Notícias

Aluno da ETE em São José do Egito foi um dos escolhidos para o Programa Jovens Embaixadores 2021

Por André Luis

Três estudantes da Rede Estadual foram selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2021. O anúncio foi feito na última sexta-feira (7) pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, que divulgou a relação dos 33 alunos de escolas públicas de todo o País aprovados. 

Maria Clara Manso de Almeida, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Deolinda Amaral; Karolyna de Oliveira Ramos, da Escola de Aplicação do Recife; e Gabriel Espedito Gonçalves dos Santos, da Escola Técnica (ETE) Professora Célia Siqueira; farão o intercâmbio de forma online, de 14 de junho a 13 de agosto, devido à pandemia da Covid-19.  

O resultado final inclui nomes de jovens de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. 

Durante o período de intercâmbio, os Jovens Embaixadores brasileiros e americanos vão participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, e compartilharão, sempre virtualmente, um pouco de suas histórias e culturas por meio de suas famílias e comunidades. 

Além disso, os participantes deverão realizar atividades complementares que visam estimular o processo criativo e inovador de todos, contando com missões, desafios e projetos.  

A seleção aconteceu em três etapas: a primeira consistiu no envio da documentação pessoal e documentação que comprovasse que o estudante participa de iniciativas de empreendedorismo e impacto social; a segunda foi uma prova escrita; e a terceira e última foi uma entrevista. 

Primeiro sertanejo a participar do Programa, Gabriel, estudante do 3º ano da ETE Professora Célia Siqueira, em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, é pura expectativa. “Infelizmente não vai acontecer a viagem, mas tenho certeza que vou aprender muito. Sempre quis participar de algo maior que eu, e enxergo essa seleção como uma grande oportunidade. Quero ampliar meus horizontes e treinar meu inglês com os nativos. Fiquei surpreso quando soube da informação de que sou o primeiro estudante sertanejo a ser selecionado e acho que a ficha ainda não caiu”, revelou o jovem.

Outras Notícias

Campanha de Sandrinho faz adesivaço e inaugura Comitê

Na expectativa da inauguração oficial do comitê de campanha de Sandrinho Palmeira, militantes da Frente Popular participaram da motorata e do Adesivaço com os materiais de campanha dele e do candidato a vice,  Daniel Valadares. “Foi um momento importante de falar com as pessoas, abraçar os amigos queridos e sentir a energia e a alegria […]

Na expectativa da inauguração oficial do comitê de campanha de Sandrinho Palmeira, militantes da Frente Popular participaram da motorata e do Adesivaço com os materiais de campanha dele e do candidato a vice,  Daniel Valadares.

“Foi um momento importante de falar com as pessoas, abraçar os amigos queridos e sentir a energia e a alegria da nossa militância, do nosso povo querido de Afogados, que tem reconhecido o nosso trabalho e que sabe que estamos prontos pra fazer ainda mais do que já fizemos,” destacou Sandrinho.

À noite, houve a inauguração do Comitê da Frente Popular

que estava acompanhado do seu vice, Daniel Valadares, e de diversos candidatos e candidatas a uma vaga na câmara de vereadores.

A pentatleta olímpica Yane Marques acompanhou todo o trajeto, do campo do nascente ao comitê na avenida Rio Branco, ao lado de Sandrinho e Daniel. Já no palco, montado em frente ao comitê, Yane discursou.

“Essa é uma gestão humana e sensível, estou com esse time que faz as coisas acontecerem em afogados. Afogados vai continuar nessa curva ascendente de desenvolvimento e de progresso,” avaliou Yane.

O ex-prefeito Totonho destacou que o povo afogadense sempre impulsiona seus gestores a fazerem o melhor pela cidade.

O vice-prefeito Daniel Valadares destacou ações desse ciclo de gestão,  a exemplo do anel viário, da revitalização da Rio Branco, do IFPE, da Ponte Antônio Mariano, da nova Faculdade de Medicina, dentre outras ações.

“Essa é uma história de muitas conquistas, de muita dedicação, de muito trabalho, e que nós estamos dando continuidade”, afirmou Daniel.

Presente à inauguração, o Deputado Federal Carlos Veras destacou o apoio  do Presidente Lula. “Nós temos uma aliança nacional com o PSB, uma aliança estratégica que gera desenvolvimento e progresso para o Brasil e para Pernambuco, e que se repete aqui em Afogados. Já temos uma creche, uma escola em tempo integral, uma UBS, com recursos de Lula pra Sandrinho construir. Aqui em afogados o palanque do presidente Lula é Sandrinho e Daniel,” afirmou Carlos Veras.

O último a discursar foi o Prefeito Sandrinho . “Quero agradecer a presença desse multidão que veio celebrar hoje conosco, agradecer o reconhecimento do que temos feito. Ano passado entregamos uma obra por semana, esse ano já inauguramos tantas outras. Na parceria com o Presidente Lula já são mais de 10 milhões de reais captados em obras novas, que vão sair do papel, como uma nova escola em tempo integral, uma clínica de próteses ortopédicas, uma nova UBS para o bairro da Ponte. Trouxemos a faculdade de medicina, garantindo bolsas gratuitas para alunos carentes. Mas a faculdade de medicina também trará cursos de psicologia, de medicina veterinária, de radiologia. Conto com vocês para construirmos uma grande vitória, estamos prontos, preparados para fazer muito mais por afogados da Ingazeira,” afirmou Sandrinho.

Ao final do comício, Sandrinho e Daniel desceram para cumprimentar o Deputado José Patriota, que por recomendação médica, assistiu à inauguração de dentro do carro.

Fala de Zeinha gera reação de socialista histórica: “ingrato”

A fala de Zeinha Torres sobre “a vitória de Raquel Lyra no primeiro turno” gerou reações de socialistas que o taxaram de “ingrato”. Ao blog, Zeinha disse que o trabalho já realizado pela governadora deve se refletir no crescimento da sua aceitação popular. “Em dois anos, Raquel fez o que não fizeram em vinte. E […]

A fala de Zeinha Torres sobre “a vitória de Raquel Lyra no primeiro turno” gerou reações de socialistas que o taxaram de “ingrato”.

Ao blog, Zeinha disse que o trabalho já realizado pela governadora deve se refletir no crescimento da sua aceitação popular.

“Em dois anos, Raquel fez o que não fizeram em vinte. E ainda tem gente cobrando o que não cobraram dos que ficaram duas décadas no poder. Tenho certeza que essa diferença nas pesquisas vai diminuir e que até o final do ano ela estará na frente. Se Deus quiser, vamos ganhar a eleição no primeiro turno com Raquel Lyra”, completou.

A reação mais forte no post do blog no Instagram foi de Cecília Patriota, esposa do ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota. “Elogiava tanto Paulo Câmara e estava sempre sendo beneficiado, junto com sua família. Acompanhei todo o processo. Tem coragem de dizer que o PSB nunca fez nada. Pasma com tanta falsidade e ingratidão”.

Terceira Feira do Empreendedor de Tabira começa nesta quinta

Dirigentes da CDL Tabira liderados pelo Diretor Presidente Oberto Ferreira anunciaram nesta terça-feira (10), ao comunicador Anchieta Santos durante o programa Cidade Alerta da Cidade FM a programação da 3ª Fenecult- 3ª Feira do Empreendedorismo e Cultura de Tabira. Nesta quinta (12) ás 19h acontecerá a solenidade de abertura com presenças do Prefeito Sebastião Dias, […]

Foto: Facebook/Divulgação

Dirigentes da CDL Tabira liderados pelo Diretor Presidente Oberto Ferreira anunciaram nesta terça-feira (10), ao comunicador Anchieta Santos durante o programa Cidade Alerta da Cidade FM a programação da 3ª Fenecult- 3ª Feira do Empreendedorismo e Cultura de Tabira.

Nesta quinta (12) ás 19h acontecerá a solenidade de abertura com presenças do Prefeito Sebastião Dias, Presidente da CDL Oberto Ferreira, Representante do Sebrae Ana Paula da Silva, Secretário de Administração Flávio Marques, e Secretária de Turismo Gracinha Paulino; 21h Grupo de Dança Andarilho.

Na Sexta-feira (13) às 21h apresentação do Grupo de Capoeira Angola de Tabira; Companhia de Teatro de Tabira e a Banda Municipal Maestro Virgínio Gomes de Melo e no sábado encerramento com show de Lindomar Souza.

Justiça livra Dinca Brandino da acusação de conluio em leilão de frota de 2004

A Prefeitura de Tabira perdeu Ação Civil Pública por Atos de Improbidade Administrativa que moveu contra o ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino. Além de Dinca, foram alvos da ação Dionelson Amâncio, José Antônio Veras de Carvalho, José Edinaldo Galdino, Almires Pereira, Nelson João de Siqueira Filho e Ivan Amorim. A queixa, de que Dinca e […]

A Prefeitura de Tabira perdeu Ação Civil Pública por Atos de Improbidade Administrativa que moveu contra o ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino.

Além de Dinca, foram alvos da ação Dionelson Amâncio, José Antônio Veras de Carvalho, José Edinaldo Galdino, Almires Pereira, Nelson João de Siqueira Filho e Ivan Amorim.

A queixa, de que Dinca e os demais teriam agido em conluio em uma licitação tipo leilão, ferindo princípios da legalidade e publicidade.

No olho do debate, o polêmico leilão para venda de automóveis previsto para dezembro de 2004. Pouco antes, Dinca havia perdido as eleições para Josete Amaral, que conseguiu em primeiro momento suspender a alienação dos bens. Só que o TJPE permitiu o leilão em apenas 24 horas, o que feria em tese o princípio da publicidade.

O juiz observou que só essa questão, da falta de publicidade do leilão merecia análise, já que os veículos haviam sido leiloados por valores próximo aos de mercado.  Recaia sobre Dinca a acusação de que tentaria de forma atabalhoada, sem planejamento ou publicidade, se desfazer dos veículos.  No embate político, Dinca foi acusado de entregara prefeitura com frota defasada por conta do leilão.

Mas, com base em jurisprudência e análise, o Juiz Jorge William Fredi alegou que, mesmo que eventualmente parem suspeitas de conluio entre o ex-prefeito e os licitantes, “estas não foram devidamente comprovadas nos autos”, justificando a improcedência do pedido.

O juiz disse que houve oportunidade para que o município de Tabira indicasse mais provas, o que não aconteceu.

Assim, julgou improcedentes os pedidos da acusação de improbidade administrativa e  improcedente o pedido de anulação do leilão,  considerando que já  se vão mais de quinze anos de sua realização.

A informação foi repassada ao blog pelo advogado Edilson Xavier, que atuou na defesa de Dinca. Veja o teor integral da decisão clicando aqui. 

O abismo social que também existe na população encarcerada no Brasil

No Brasil, a promessa constitucional de ampla defesa e igualdade de acesso à justiça esbarra em profundas desigualdades estruturais. Embora o Estado assegure esses direitos, na prática eles se mostram quase inalcançáveis para a maior parte da população encarcerada, especialmente para os pobres e marginalizados. Uma face desse abismo está no sistema de assistência jurídica […]

No Brasil, a promessa constitucional de ampla defesa e igualdade de acesso à justiça esbarra em profundas desigualdades estruturais. Embora o Estado assegure esses direitos, na prática eles se mostram quase inalcançáveis para a maior parte da população encarcerada, especialmente para os pobres e marginalizados.

Uma face desse abismo está no sistema de assistência jurídica pública: a Defensoria Pública, prevista na Constituição, deveria garantir defesa técnica àqueles que não têm condições de pagar um advogado. No entanto, essa assistência ainda é insuficiente em grande parte das comarcas brasileiras — em 2023, só cerca de metade delas contavam com cobertura da Defensoria Pública, e na Justiça Federal essa proporção era ainda menor. Essa lacuna expõe presos à morosidade judicial e reduz as chances de uma defesa eficaz desde o início do processo penal.

A falta de assistência adequada tem consequências concretas na vida das pessoas privadas de liberdade. Muitos permanecem encarcerados por longos períodos sem julgamento — em casos extremos, presos provisórios aguardaram por mais de uma década até a decisão final que garantiu sua libertação.  Essa situação revela um Estado que, embora assegure direitos no papel, não garante os meios para que eles sejam exercidos na prática.

Estudos e levantamentos mostram que três em cada quatro pessoas presas sem julgamento se declaram pretas ou pardas, muito acima da proporção desses grupos na população geral, e que essas pessoas enfrentam maior dificuldade em acessar advogados desde a fase inicial do processo.

Enquanto isso, Bolsonaro tem célere direito a cirurgia de hérnia, General Heleno ganha numa velocidade estonteante direito a prisão domiciliar humanitária. A questão não é sobre o direito deles: é sobre a lentidão para que a parte pobre, preta e favelada encarcerada tenha o mesmo direito. Sem eles, como o sistema prisional pretende recuperá-los? Salvo caso graves como líderes do tráfico, das milícias, criminosos irrecuperáveis, havia alguma esperança para a recuperação dos demais. Mas no Brasil, há um abismo social na justiça para uns e para outros. Esse foi o tema da minha análise no Jornal Itapuama: