Afogados: vence hoje prazo do IPTU e participação em sorteio de prêmios
Por Nill Júnior
Vence nesta segunda (31) o prazo para o contribuinte ficar em dia com os tributos municipais e concorrer a diversos prêmios em Afogados da Ingazeira, segundo a prefeitura em nota. O contribuinte pode quitar o IPTU em parcela única, com desconto de 30% no valor devido; ou, se preferir, parcelar em até quatro vezes o débito.
O Secretário Municipal de Finanças, Ney Quidute, informa que este ano os contribuintes em dia poderão concorrer a diversos prêmios. “Estaremos sorteando dez geladeiras, dez TV’s de LED (32 polegadas) e uma Honda Titan, CG 125 cilindradas, como forma de premiar os contribuintes que estiverem em dia com todos os seus tributos,” informou Ney Quidute.
Para participar, o contribuinte deve comparecer à sede da Prefeitura de Afogados, munido da comprovação de quitação com os tributos (vale também para quem optar pelo parcelamento da dívida), pegar uma cópia do regulamento do sorteio, preencher o cupom e depositar na urna que será utilizada para o sorteio, a ser realizado em Novembro.
O IPTU segue rigorosamente a legislação pertinente, a Lei Complementar Municipal nº 024/2014 e Decreto nº 12 de 19 de Abril de 2017.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Campus do IFPE em Afogados da Ingazeira, realizou reuniões com a comunidade acadêmica, para socializar o relatório final da Autoavaliação Institucional do ano de 2020, relativo aos cursos superiores. “A autoavaliação é um instrumento para que a gente possa avaliar nossos cursos e obter dados para melhorar sua […]
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Campus do IFPE em Afogados da Ingazeira, realizou reuniões com a comunidade acadêmica, para socializar o relatório final da Autoavaliação Institucional do ano de 2020, relativo aos cursos superiores.
“A autoavaliação é um instrumento para que a gente possa avaliar nossos cursos e obter dados para melhorar sua qualidade”, comentou Anderson Silva, diretor de ensino do Campus.
A reunião ocorreu com docentes e técnicos administrativos na parte da manhã, já à noite aconteceu um encontro com os estudantes dos cursos Bacharelado em Engenharia Civil e Licenciatura em Computação. Ambas as reuniões aconteceram pelo Google Meet.
Sobre a Autoavaliação Institucional – Nessa edição, foram avaliados o Eixo II – Desenvolvimento Institucional – Dimensão 1: Missão e PDI; Dimensão 3: Responsabilidade social; e Eixo IV – Políticas de Gestão de Pessoas – Dimensão 5: Políticas de Pessoal; Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição; Dimensão 10: Sustentabilidade financeira.
A partir dessas dimensões, foram desenvolvidos os indicadores e os aspectos a serem observados no conjunto do IFPE.
Em seguida, são apresentados os dados oriundos da coleta realizada por meio do instrumento “Dia da Avaliação” – questionários online para cada um dos segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos).
Por fim, o relatório apresenta a síntese de todas as dimensões avaliadas em seu conjunto. A avaliação contou com 2.109 participantes, entre docentes, discentes e técnicos-administrativos dos campi da Instituição que ofertam Educação Superior e Educação a Distância (EaD).
Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), realizou a entrega de uma ambulância zero quilômetro para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Adauta Paulino dos Santos, localizada no Povoado Lagoa do Caroá, zona rural do município. O novo veículo, um Fiat Fiorino equipado com ar-condicionado para motorista e paciente, foi […]
Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), realizou a entrega de uma ambulância zero quilômetro para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Adauta Paulino dos Santos, localizada no Povoado Lagoa do Caroá, zona rural do município. O novo veículo, um Fiat Fiorino equipado com ar-condicionado para motorista e paciente, foi adquirido com recursos próprios da prefeitura.
A entrega contou com a presença de moradores da comunidade e profissionais de saúde que atuam na UBS. O prefeito Anchieta Patriota estava acompanhado da secretária municipal de Saúde, Alessandra Noé, do diretor de Transportes do município, Carlos Eduardo, e da diretora de Transportes da Secretaria de Saúde, Socorro Jurubeba.
Durante o evento, Anchieta Patriota destacou a importância de continuar investindo em melhorias na área da saúde: “É mais um veículo que chega para reforçar a nossa frota de ambulâncias, garantindo atendimento de qualidade à população daqui no momento em que ela mais precisa. Fico feliz em manter o nosso ritmo de investimentos na área da saúde, que é uma das principais prioridades do nosso governo”, afirmou o prefeito.
A nova ambulância irá fortalecer o atendimento aos moradores de Lagoa do Caroá e região, somando-se à estrutura já existente na UBS, que conta com um veículo dedicado à locomoção da equipe de saúde em suas atividades diárias.
O incrível Lula A mais recente pesquisa Datafolha indica que o presidente Lula (PT) lidera com folga a corrida presidencial para 2026. Na sondagem espontânea — quando o eleitor responde em quem votaria sem que nomes sejam apresentados — o petista tem 20% das menções. Outros 1% responderam “no atual presidente” e mais 1% disseram […]
A mais recente pesquisa Datafolha indica que o presidente Lula (PT) lidera com folga a corrida presidencial para 2026.
Na sondagem espontânea — quando o eleitor responde em quem votaria sem que nomes sejam apresentados — o petista tem 20% das menções. Outros 1% responderam “no atual presidente” e mais 1% disseram “no PT” ou “no candidato do PT”. Bolsonaro, mesmo inelegível, aparece com 14%. Tarcísio de Freitas (Republicanos) é citado por 1%. A maioria, 52%, afirma não saber em quem votar.
No cenário estimulado sem Jair Bolsonaro, Lula aparece com 35% das intenções de voto. Em seguida, surge um bloco de nomes da direita: Tarcísio tem 15%, Pablo Marçal (PRTB) marca 11%, Ratinho Junior (PSD) tem 5%, Eduardo Leite (PSDB) e Romeu Zema (Novo) aparecem com 3% cada, e Ronaldo Caiado (União Brasil), 2%. Brancos, nulos e “nenhum” somam 16%, e 2% não souberam responder.
Quando a disputa é simulada entre Lula, Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, o petista se mantém à frente com 35%. Michelle atinge 15%, e Eduardo marca 11%. Ambos empatam tecnicamente, mas ficam distantes do ex-presidente. Marçal, Ratinho, Zema, Leite e Caiado permanecem entre 10% e 3%.
Entre eleitores que se declaram fortemente bolsonaristas, 41% votariam em Michelle em um cenário sem Tarcísio nem Eduardo. Caso o nome da vez fosse Eduardo, ele teria 30% desse grupo. Já Tarcísio, sem Michelle ou Eduardo na disputa, atrairia 40% dos bolsonaristas convictos.
Num cenário com Lula, Tarcísio e Marçal, o petista lidera com 43%, seguido por Tarcísio com 24%. Marçal aparece com 15% e ficaria fora de um eventual segundo turno.
Em outra simulação, com 36% das intenções de voto, Lula supera Bolsonaro (30%), Ciro Gomes (12%), Pablo Marçal (7%) e Eduardo Leite (5%).
Por fim, no confronto direto entre Lula e Jair Bolsonaro, o petista aparece com 36% e o ex-presidente, com 30%. Marçal tem 7%, Eduardo Leite 5% e os votos brancos e nulos somam 9%. Outros 2% não souberam responder.
O levantamento foi feito com 3.054 pessoas em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa mostra que o presidente voltou a crescer nas intenções de voto e parou de sangrar na avaliação de governo.
Lula venceria Jair Bolsonaro (PL) e também qualquer herdeiro político da direita.
A pesquisa vem na mesma semana em que a pesquisa Quaest mostrava um cenário de avaliação de governo mais preocupante com avaliação negativa de 56%. Ainda assim, também mostrou Lula batendo todos os seus adversários.
Agora, na avaliação do governo do Datafolha, Lula subiu de 24% para 29% de ótimo/bom, mas ainda é superado pelos que consideram sua gestão ruim ou péssima (38%). Ou seja: estancou a queda, mas ainda não virou o jogo completamente.
Segundo o Blog do Esmael, algumas explicações para o início da reversão do que se considera o fundo do poço: a leitura no Palácio do Planalto é de que a mudança na Secom, com Sidônio Palmeira no comando, começa a dar frutos.
A campanha “Brasil dando a volta por cima”, o aumento do salário mínimo, a promessa de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e os programas sociais voltaram à vitrine.
Mas nem tudo são flores. “A gente ainda não acertou a narrativa”, confessou o próprio Lula a senadores, segundo Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), relatou.
No Congresso, a base quer mais resultados e menos ruídos. E teme os efeitos econômicos das medidas protecionistas de Donald Trump, caso ele volte ao poder nos EUA.
De toda forma, impressiona a resiliência política do presidente de 79 anos. Em um momento, chegamos a nos perguntar se era o fim da era Lula. Poucos nomes da política nacional teriam capacidade de recuperação em um cenário tão adverso. De longe, não é o mesmo Lula dos governos anteriores por vários fatores. O mundo é outro. Mas é certo dizer que não há nenhum nome hoje no seu espectro político com essa capacidade de renascer mesmo no cenário mais adverso.
Cem dias
Os novos prefeitos, em linhas gerais, tem ocupado a imprensa para avaliação positiva dos cem dias, que terá marco temporal dia 10. Nomes como Flávio Marques (Tabira), Pollyana Abreu (Sertânia), Fredson Britto (São José do Egito), Aline Karina e Berg Gomes (Carnaíba) tem falado em avanços. A diferença é que os três primeiros questionam a herança dos antecessores Nicinha, Evandro Valadares e Ângelo Ferreira. E os dois últimos, defendem o legado dos antecessores Adelmo Moura e Anchieta Patriota.
Defesa
Falando a Alberes Xavier, Anchieta Patriota defendeu o deputado estadual Diogo Moraes, também do PSB, com que mantém parceria política/eleitoral. “Diogo tem um mandato popular, em defesa de justiça social e dos direitos das pessoas. Tem forte atuação em nossa região e estamos fechados com ele. Está preparado para ser o representante do Pajeú na Assembleia Legislativa”.
Debate
O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, do PSB, faz avaliação dos cem dias do seu governo 2.0 quinta, dia 10, no Debate das Dez do programa Manhã Total. Claro, além da pauta administrativa, trata da pauta política e das articulações em torno de 2026 e 2028.
Amém?
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, também está em meio à multidão que segue o Frei Gilson, o religioso famoso por acordar milhões de pessoas às quatro da manhã para uma corrente de oração. O curioso é que o Frei virou alvo da esquerda por orações que pediam pra Deus livrar o Brasil do petismo e do comunismo.
Desenha
Da série “vai entender”: o deputado estadual Izaías Régis, decidiu ficar no PSDB mesmo após Álvaro Porto passar a liderar a legenda. Jornalistas deram como certo que, ao ficar no PSDB, ele ficaria com Álvaro. Mas, garante, vai continuar com a governadora Raquel Lyra. O parlamentar garantiu lealdade a ex-tucana. É a decisão do tipo “vivendo com o inimigo”. Como isso vai se sustentar?
Barbeiragem
Chega a impressionar o ato de improbidade da gestão Nicinha e Dinca, convocando aprovados em um concurso que não tinha mais validade, expirada em setembro de 2022. Agora, o promotor Rennan Fernandes notificou a gestão Flávio Marques que certamente vai ter que cancelar os atos. E Nicinha, deverá responder pelo ato de improbidade.
Sem Lula
Segundo o Datafolha, Ciro Gomes (PDT) aparece na frente com 19% das intenções de voto, seguido pelo atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 16%, e por Fernando Haddad (PT), que comanda no momento o Ministério da Fazenda – com 15% das intenções de voto.
Colado
Pré-candidato a Deputado Estadual, o prefeito Adelmo Moura (PSB) colou ao lado de nomes como Sandrinho Palmeira e Mayco da Farmácia do prefeito e Pré-candidato ao governo, João Campos. Adelmo sabe que precisa de espaços inclusive no Recife para ter chances de ficar com uma das vagas à ALEPE.
Trunfos
Socialistas vibraram com a presença de Álvaro Porto no Congresso do PSB em Recife. Também acharam bom ver Teresa Leitão desejando sucesso a Sileno Guedes, reconduzido à presidência do PSB de Pernambuco, e a João Campos, que assumirá a presidência nacional da legenda. Acreditam que podem juntar petistas e tucanos no mesmo palanque.
O esquema
Segundo a Polícia Civil, Cacique Marcos teria direcionado concorrências para retribuir o apoio financeiro recebido durante a campanha de 2020. Cacique era Secretário do antecessor aliado, Bal de Mimoso. “No período investigado, de janeiro de 2021 até setembro de 2022, 15 certames foram fraudados, gerando um dano ao patrimônio público de R$ 15,7 milhões”, afirmou o delegado Jeová Miguel, da Delegacia de Combate à Corrupção de Caruaru.
A interina
Tem 41 anos, é do PT e com história no movimento sindical a prefeita interina Cilene Martins de Lima, a Cilene do Sindicato. Aliada de nomes como Carlos Veras, ainda não se manifestou sobre o período de interinidade. A dúvida sempre é se espera o desfecho ou se já dá sua cara ao governo.
E como fica?
A regra é clara: se os crimes tiverem relação exclusiva com as eleições de 2020 e Cacique Marcos for condenado, Cilene assume definitivamente a gestão. Se houver ramificação e interferência nas eleições de 2024 na esfera eleitoral, além da ação civil, se condenados, cai a chapa toda e são convocadas novas eleições. Até lá, o presidente da Câmara, hoje Guila Araújo, assume. Mas o cenário é tido como absolutamente incerto.
Frase da semana:
“Tenho certeza que a união que vai tirar Pernambuco do atraso vai começar hoje aqui”.
De Álvaro Porto, do PSDB, mordido com Raquel Lyra, no Congresso do PSB, em Recife.
Na noite deste sábado, 16 de março, ocorreu o evento de filiação partidária dos partidos Republicanos e Podemos em Brejinho. O momento contou com a presença do Prefeito Gilson Bento, do vice-prefeito Naldo de Valdim, vereadores e secretários, além de lideranças políticas municipais. Também esteveram presentes o Ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho […]
Na noite deste sábado, 16 de março, ocorreu o evento de filiação partidária dos partidos Republicanos e Podemos em Brejinho.
O momento contou com a presença do Prefeito Gilson Bento, do vice-prefeito Naldo de Valdim, vereadores e secretários, além de lideranças políticas municipais.
Também esteveram presentes o Ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho juntamente com seu irmão Carlos Costa, o Presidente Estadual do Republicanos Samuel Andrade e o Presidente da AMUPE Marcelo Gouveia.
Pelo Republicanos foram filiados os pré-candidatos a vereador Bizu, Galeguinho do Milhão, Inácio Teixeira, Josélia, Maria Holanda e Zan Isidro.
Pelo Podemos os filiados foram a ex-prefeita Tânia Maria e os pré-candidatos a vereador Cida de Valtinho, Erivan, Fabiana Moura, Lan de Zé Birro, Matheus Allan e Pastor Dênis.
Os pré-candidatos Felipe Rocha, Francisco Martins, Rossinei Cordeiro e Tony Raylã que são filiados ao Republicanos, também estiveram presentes no ato de filiação.
Com os novos filiados agora o prefeito Gilson Bento conta com seis vereadores na base governista.
Desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula virou assunto nas redes petistas e bolsonaristas Por Raphael Veleda / Metrópoles A disputa política que será travada até outubro deste ano tomou o Carnaval com o desfile da Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí nesse domingo (15/2). Com uma homenagem ao presidente Lula (PT) […]
Desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula virou assunto nas redes petistas e bolsonaristas
Por Raphael Veleda / Metrópoles
A disputa política que será travada até outubro deste ano tomou o Carnaval com o desfile da Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí nesse domingo (15/2). Com uma homenagem ao presidente Lula (PT) e provocações ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), retratado como palhaço na prisão, a escola inflamou apoiadores do petista e, principalmente, seus opositores, que viram na avenida uma afronta à legislação eleitoral.
Os dias que antecederam o desfile já foram de disputa nas redes e na Justiça. A oposição, sem sucesso, tentou proibir o desfile. E mesmo parte dos aliados de Lula viu no desfile da Acadêmicos de Niterói e no envolvimento direto do presidente e da primeira-dama Janja uma casca de banana.
Venceu, porém, a visão de que participar diretamente do desfile da escola que levou o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” para a Sapucaí era um risco político que valia a pena. Elogioso ao petista, o samba-enredo passou longe de qualquer tema polêmico de sua trajetória, como as investigações sobre corrupção.
Janja, porém, desistiu de desfilar na última hora, enquanto Lula desceu do camarote de onde acompanhava a escola de samba para ver parte do desfile da pista. Foi cercado por apoiadores, seguranças e jornalistas.
A decisão de Janja de não desfilar ocorreu em meio a questionamentos a respeito de delitos eleitorais na apresentação. Ministros do governo foram aconselhados a não desfilar nesse domingo, a fim de evitar questionamentos jurídicos da apresentação.
Você precisa fazer login para comentar.