Notícias

Afogados: Seminário debate educação contextualizada para o semiárido 

Por André Luis

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, promoveu neste início de semana  o Seminário de encerramento do Curso de Formação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.

O seminário aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunindo professores cursistas e professores das escolas do campo. O curso teve carga horária de cento e sessenta horas/aula. 

“Esse curso é muito importante para o amadurecimento dos nosso professores, tendo em vista uma educação contextualizada e a convivência com o semiárido. Iremos a partir de agora dar ênfase a projetos nesse sentido, debatendo diretrizes municipais para a educação contextualizada de convivência com o semiárido”, destacou a Secretária de Educação de Afogados, Wiviane Fonseca. 

Durante o seminário ocorreram debates sobre “Socialização das aprendizagens e experiências vividas no curso”; “Mapeamento das Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido em Afogados da Ingazeira” e “Inventário das Práticas Pedagógicas Contextualizadas do Município”. 

Também foi apresentado o  Videodocumentário sobre agricultores/experimentadores locais elaborado pelas Escolas Santa Joana e Escola Hortêncio Barbosa Lira. Além da apresentação dos projetos de ensino e Intervivência Pedagógica na Comunidade. 

Estiveram participando do encerramento as representantes da Fundação Joaquim Nabuco, Edilene Barbosa Pinto e Janiza da Rocha; representando a Rede de educação do semiárido brasileiro, o Prof. Dr. Edmerson Reis, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, e o ex-prefeito José Patriota. 

“É fundamental para a nossa realidade debatermos uma educação contextualizada, que leve em conta as especificidades do ambiente em que estamos inseridos, e as boas práticas de convivência com o semiárido, para a construção de uma educação verdadeiramente emancipadora,” destacou o Prefeito de Afogados Alessandro Palmeira.

O ex-prefeito de Afogados, José Patriota, representante histórico, desde os seus tempos de FETAPE, da luta por políticas públicas de convivência com o semiárido, destacou os avanços dessa luta no campo educacional. “Fico feliz em ver que a nossa luta não foi em vão. Em ver os educadores empenhados em levar para os seus alunos uma educação que leve em conta os saberes acumulados por gerações e gerações na convivência com o solo, o clima, a cultura dessa região tão rica e desafiadora que é o nosso semiárido,” destacou Patriota. 

Integrantes da banda da Escola de Música Bernardo Delvanir Ferreira, sob a coordenação do Maestro Cacá Malaquias, ficaram encarregados da parte cultural das atividades.

Outras Notícias

Itapetim: Adelmo Moura anuncia aumento de 34% no piso salarial dos professores

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, anunciou um aumento de 34% no piso salarial dos professores do município. O novo valor do piso será pago já a partir de março. O reajuste supera o percentual de 33,24% estabelecido pelo Governo Federal. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. “Quero ressaltar o nosso […]

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, anunciou um aumento de 34% no piso salarial dos professores do município. O novo valor do piso será pago já a partir de março.

O reajuste supera o percentual de 33,24% estabelecido pelo Governo Federal. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

“Quero ressaltar o nosso compromisso e respeito aos professores, que são os principais responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa e pelo avanço da nossa educação”, afirmou Adelmo.

“Da Poesia ao Vídeo – Ocupação Pajeú” divulga programação compelta

Oficinas gratuitas de videopoesia acontecem no Sertão do Pajeú em abril e maio A edição do projeto “Da Poesia ao Vídeo – Ocupação Pajeú” promove nos meses de abril e maio oficinas formativas itinerantes no Sertão do Pajeú, nas cidades de Carnaíba, Tabira e Triunfo, em formato híbrido.  As inscrições estão abertas a partir desta […]

Oficinas gratuitas de videopoesia acontecem no Sertão do Pajeú em abril e maio

A edição do projeto “Da Poesia ao Vídeo – Ocupação Pajeú” promove nos meses de abril e maio oficinas formativas itinerantes no Sertão do Pajeú, nas cidades de Carnaíba, Tabira e Triunfo, em formato híbrido.  As inscrições estão abertas a partir desta terça (1º) e seguem até 15 de abril através do link disponível no Instagram @dapoesiaovideo ou aqui

Podem se inscrever artistas, professores, estudantes e público geral que tenham interesse em aprender sobre o universo da videopoesia. 

As aulas são divididas em expositivas (online) e práticas (presenciais) com carga horária total de 20h/aula, ministradas pela produtora e realizadora audiovisual Eva Jofilsan. A atividade formativa visa a ampliação do debate acerca da videopoesia, gênero que conecta o audiovisual e a literatura. 

Durante as oficinas, os participantes irão trabalhar a captação audiovisual e os processos de montagem. Ao final de cada oficina, será apresentado um videopoema, tendo como base o universo poético e cultural do sertão pernambucano, que poderão ser inscritos em mostra e festivais audiovisuais. 

A ocupação Pajeú acontece por reconhecer a importância da região, com destaque para a poesia. A oficina une os conhecimentos técnicos do audiovisual à força criativa dos agentes poéticos e culturais dos autores sertanejos em um exercício de democratização dos conceitos de videopoesia e estímulo à produção no interior. 

“A escolha de concentrar o projeto no Sertão do Pajeú era um desejo antigo, pois entendo a região como um berço da criação poética, especialmente da cultura oral no Estado. Ao mesmo tempo, o videopoema abre inúmeras possibilidades de experimentação visual e de recriação da palavra poética. Acredito que esse encontro entre a riqueza da oralidade e o audiovisual resultará em uma fusão muito frutífera de olhares e abordagens”, destaca Eva Jofilsan.

‘Da Poesia ao Vídeo’ teve início na Região Metropolitana do Recife, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Recife. O projeto já passou pelos municípios de Bezerros, Taquaritinga do Norte, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns, Jatobá (Aldeia Pankararu), Goiana e Vitória de Santo Antão. A Ocupação Pajeú contempla o sertão de pernambuco com o intuito de continuar promovendo acesso à formação às pessoas que residem fora da capital pernambucana. Muitos alunos tornaram-se multiplicadores nas oficinas realizadas pelo projeto.

O projeto Da Poesia ao Vídeo é uma realização da Espiral Filmes com produção da Anilina Produções e incentivo do Funcultura Audiovisual/ Fundarpe/ Secult/ Governo de Pernambuco.

Confira a programação completa da ‘Da Poesia ao Vídeo – Ocupação Pajeú’:

Abril – encontros online  

Aulão geral com todas as cidades

23/4, 24/4 e 25/4 | 19h às 21h 

Mentoria por cidade | 18h às 22h 

28/4 – Carnaíba

29/4 – Tabira

30/4 – Triunfo

Maio – encontros presenciais

Carnaíba

05 e 06/5 | 08h às 12h

Local: Escola Municipal Domingos Jacinto Ferreira

Endereço: Praça Pedro Bezerra, SN, Ibitiranga, Carnaíba-PE.

Tabira

08 e 09/5 | 14h às 18h

Local: Centro Cultural Poeta Zé de Mariano Rua Amâncio Siqueira, 08, Centro, CEP: 56.780-000, Tabira–PE

Triunfo

12 e 13/5 | 14h às 18h

Local: Casa Brincante Rua Fídeas Corte de Alencar, 22, Alto da Boa Vista, CEP: 56.870-000, Triunfo-PE

Acompanhe o projeto:

Linktree: https://linktr.ee/dapoesiaovideo 

Instagram: https://www.instagram.com/dapoesiaovideo 

Youtube: https://www.youtube.com/@dapoesiaovideo 

Túlio Gadêlha apresenta PL para priorizar profissionais da saúde para EPIs, testagem e tratamento de Covid-19

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) apresentou projeto de lei que estabelece prioridade de atendimento aos profissionais de saúde na destinação de equipamentos de proteção individual (EPIs), na testagem e no tratamento do coronavírus (Covid-19) enquanto durar o estado de calamidade pública. No último final de semana, duas profissionais da área da saúde morreram em […]

Foto: Alexandre Amarante/Divulgação

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) apresentou projeto de lei que estabelece prioridade de atendimento aos profissionais de saúde na destinação de equipamentos de proteção individual (EPIs), na testagem e no tratamento do coronavírus (Covid-19) enquanto durar o estado de calamidade pública.

No último final de semana, duas profissionais da área da saúde morreram em decorrência do Covid-19, sendo uma delas no estado de Pernambuco e uma em Goiás. Outra morte de profissional de saúde está sendo investigada em Pernambuco. A falta de EPIs também tem sido uma reclamação constante de profissionais da área.

“É necessário garantirmos a maior proteção possível aos profissionais de saúde, pois eles estão na linha de frente desse combate. Precisamos, ainda, identificar rapidamente os infectados e tratá-los, para reduzir o risco à sua vida e a de seus colegas e pacientes”, justifica.

O PL 1483/20, que já está tramitando na Câmara dos Deputados, segue a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A organização recomendou prioridade nos testes em pacientes vulneráveis e profissionais de da área da saúde, em locais onde há transmissão comunitária, como o Brasil, por causa do risco de transmitir doença a pacientes e da perda da força de trabalho.

Prefeitos e gestores de autarquias discutem Proupe

Do Blog do Magno Prefeitos do interior do Estado e gestores de 11 autarquias atenderam ao chamado da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e da Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior) para discutir a situação do Proupe (Programa Universidade para Todos em Pernambuco). Todos aproveitaram a reunião, realizada ontem, no Recife, para apresentar as […]

12032013_944874198918483_3671842248991880764_n

Do Blog do Magno

Prefeitos do interior do Estado e gestores de 11 autarquias atenderam ao chamado da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e da Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior) para discutir a situação do Proupe (Programa Universidade para Todos em Pernambuco). Todos aproveitaram a reunião, realizada ontem, no Recife, para apresentar as dificuldades pelas quais as instituições estão passando devido ao atraso no repasse das bolsas.

O presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e vice-presidente da Assiespe, Rinaldo Remígio, destacou que, após um protesto realizado por professores e estudantes em frente ao Palácio do Campo das Princesas na semana passada, o governo realizou o pagamento de uma parcela atrasada na última segunda-feira, mas três meses ainda estão pendentes. O débito já ultrapassaria R$ 8 milhões. O presidente da Facape vem buscando, junto a parlamentares e representantes do Governo do Estado, estratégias para regularização do pagamento e permanência do programa nos próximos semestres.

“As autarquias atendem diretamente a uma população de quase 4 milhões de habitantes, chegando a beneficiar até municípios de estados vizinhos. Com o atraso do Proupe, muitas dessas instituições estariam com estrutura e salários comprometidos”, reforçou.

O presidente da Amupe, José Patriota, reconheceu a importância do pleito e destacou a necessidade de manter o Proupe como instrumento facilitador no acesso dos estudantes ao Ensino Superior. Durante a reunião de ontem, ficou agendado mais um encontro no dia 8 de outubro com os secretários estaduais da Fazenda, Márcio Stefani, e da Ciência e Tecnologia, Lúcia Melo.

“Representantes da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), secretários estaduais, prefeitos e gestores das autarquias deverão participar de uma nova reunião no início do próximo mês para apresentação de uma proposta definitiva acerca do futuro do Proupe. Acreditamos que a união de forças fortalecerá o programa que abre os caminhos e dá oportunidades para muitos estudantes do interior”, disse o professor Remígio.

Prefeita de Itaíba na Marcha

Acompanhada do vice-prefeito Valdo do Pipa, a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), participa de hoje até o dia 24 da Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios-CNM, em Brasília-DF. Além de participar dos debates e palestras sobre os mais variados temas, a prefeita vai em busca de recursos e projetos para o […]

Acompanhada do vice-prefeito Valdo do Pipa, a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), participa de hoje até o dia 24 da Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios-CNM, em Brasília-DF.

Além de participar dos debates e palestras sobre os mais variados temas, a prefeita vai em busca de recursos e projetos para o município.

Com uma programação vasta que vai desde debates com os presidenciáveis à premiação de iniciativas inovadoras dos municípios por todo o País, a Marcha é um marco que oferece oportunidade única de buscar novas ações para Itaíba. Além disso, a prefeita Regina participa também do Movimento Mulheres Municipalistas.

“É uma grande oportunidade que temos de lutar e garantir que os municípios brasileiros tenham mais autonomia, mais recursos para que possa atender as demandas da população que são cada vez mais crescentes”, ressaltou Regina. “Além disso, temos a oportunidade de encontrar e visitar ministérios e gabinetes parlamentares em busca de ações, projetos e recursos para obras em nosso município”, concluiu.

A abertura da Marcha dos Prefeitos acontece agora pela manhã com a presença do presidente da república Michel Temer (MDB) e do presidente da CNM, Paulo Roberto Ziulkoski, além de ministros, representantes da ONU, Sebrae, Banco do Brasil, CEF, OAB, entre outros.