Notícias

Afogados: Seminário busca fortalecer a Rede de Assistência a soropositivos

Por Nill Júnior

Integrar os profissionais que atuam nas diversas Secretarias Municipais e fortalecer a rede pública municipal de assistência aos pacientes que vivem hoje com HIV/AIDS em Afogados da Ingazeira.

Com esses objetivos, a Prefeitura de Afogados promoveu, nesta quarta (06), um seminário envolvendo advogados, assistentes sociais, educadores e profissionais de saúde, no auditório da Secretaria de Educação. O seminário foi coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A ação faz parte da programação do “Dezembro Vermelho”, em atenção à importância doda prevenção e do diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis como AIDS e Sífilis.

Para o médico do Centro de Testagem e Acolhimento, serviço ofertado pela rede municipal de Saúde, Jandiéverton Lima, “o seminário foi bastante esclarecedor, não apenas para que a rede pública possa humanizar ainda mais o atendimento a esses pacientes, como também para nivelar procedimentos nas áreas de exames, nos atendimentos, e também no campo jurídico”.

 “Nós estamos realizando diversas atividades ao longo do mês em combate ao vírus HIV, e não podemos só alertar a população sobre esse problema, mas também os nossos profissionais que todos os dias atendem diversos casos de DST’s no município, e que precisam também estar capacitados para atender àqueles que procuram os serviços municipais seja da secretaria de saúde, assistência social ou educação,” finalizou o Secretário de Saúde de Afogados, Artur Amorim.

Outras Notícias

Pedro Eurico foge de perguntas e manda vídeo ao Fantástico

O ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico falou pela primeira vez da denúncia da ex-esposa, a economista Maria Eduarda Marques de Carvalho. Ela acusou o ex-marido de agressões físicas, tortura psicológica e até estupro, em denúncia que a princípio o derrubou do cargo. Primeiro o Fantástico ouviu a economista. “A primeira agressão que eu […]

O ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico falou pela primeira vez da denúncia da ex-esposa, a economista Maria Eduarda Marques de Carvalho. Ela acusou o ex-marido de agressões físicas, tortura psicológica e até estupro, em denúncia que a princípio o derrubou do cargo.

Primeiro o Fantástico ouviu a economista. “A primeira agressão que eu sofri dele estava dentro da minha casa. Ele me pega pela cabeça pelo pescoço assim, puxa meu cabelo, mete minha cabeça no armário no quarto, e eu caio, desfalecida”, recorda Maria Eduarda.

Pedro Eurico foi indiciado por cinco crimes: lesão corporal, estupro consumado e estupro tentado, violência psicológica, perseguição e descumprimento de medida protetiva.

“Essas denúncias agora veiculadas não são verdadeiras. Tudo isso não passa de uma manipulação para tentar destruir a minha imagem de homem público, construída ao longo de 40 anos. Dentro desse período, nunca pratiquei violência, muito menos contra a minha ex-esposa. Não comungo com ações criminosas. Na verdade, tudo isso se tem início de uma ação de divórcio, onde se discute bens, e me coloco a disposição da justiça e das autoridades no que for necessário”, relata Pedro Eurico. No vídeo, fica evidente a fala decorada, em alguns momentos recorrendo ao texto, típico de quem é orientado por advogados.

Fredson Brito terá maioria oposicionista na Câmara ou vai virar o jogo?

O candidato oposicionista Fredson Brito (Republicanos) conquistou a vitória nas eleições municipais de São José do Egito. No entanto, apesar do triunfo nas urnas para a prefeitura, o cenário político para a governabilidade vai precisar de costura política. A base do candidato derrotado George Borja (PSB), que tem Evandro Valadares, Paulinho Jucá e cia, conseguiu […]

O candidato oposicionista Fredson Brito (Republicanos) conquistou a vitória nas eleições municipais de São José do Egito.

No entanto, apesar do triunfo nas urnas para a prefeitura, o cenário político para a governabilidade vai precisar de costura política.

A base do candidato derrotado George Borja (PSB), que tem Evandro Valadares, Paulinho Jucá e cia, conseguiu eleger a maioria dos vereadores, com oito dos 13 assentos da Câmara Municipal.

A base de apoio de Fredson na Câmara é composta por Aldo da Clipsi, Albérico Tiago, Daniel Siqueira (que já lançou o nome para disputar a presidência da Câmara), Vicente de Vevéi e Damião de Carminha.

Enquanto isso, a oposição ao novo prefeito conta com uma bancada formada por Adeílton de Bráz, Romerinho Dantas, Patrícia de Bacana, Fernanda de Flávio Jucá, Beto de Marreco, Tadeu do Hospital, Luiz de Raimundo e Gerson Sousa.

Com essa configuração, Fredson Brito, que assume a prefeitura em um cenário de divisão política, terá que buscar diálogo e articulação para aprovar projetos e garantir a governabilidade.

Em se tratando de São José do Egito,  não haverá como dizer que essa formatação se mantém até o dia da posse. No bloco dos eleitos,  há quadros que mudaram mais de uma vez de base no curso do mandato, eleitos cuja uma banda da família já apoiou Brito, e partidos que podem ser atraídos para o time governista, como o União Brasil.

Humberto saiu satisfeito do Pajeú

O candidato ao Senado Humberto Costa, do PT, comemorou em nota a agenda em seis cidades da região do Pajeú. Ele passou defendendo Haddad, que muitos sertanejos chamaram na visita de “Andrade”. “Não deixaram Lula ser candidato, mas vamos dar a resposta para eles elegendo Haddad presidente do Brasil. Eles verão que quem manda é […]

O candidato ao Senado Humberto Costa, do PT, comemorou em nota a agenda em seis cidades da região do Pajeú. Ele passou defendendo Haddad, que muitos sertanejos chamaram na visita de “Andrade”.

“Não deixaram Lula ser candidato, mas vamos dar a resposta para eles elegendo Haddad presidente do Brasil. Eles verão que quem manda é o povo e o povo quer Lula e Haddad”, disse Humberto.

A agenda começou com uma carreata com a prefeita Tânia, em Brejinho. De lá, a comitiva seguiu para Itapetim onde participou de mais uma carreata da Frente Popular, junto com o prefeito Adelmo Moura.

Em São José do Egito, Humberto esteve com o prefeito Evandro Valadares. Em Santa Terezinha, houve carreata organizada pelo prefeito Vaninho de Danda. Ainda em Santa Terezinha, a comitiva fez visita ao ex-prefeito Adeval, que anunciou apoio aos candidatos da Frente Popular.

O início da noite ficou em Afogados da Ingazeira houve a Prosa Política, da chapa majoritária. O prefeito José Patriota, que também é presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), comemorou a ida de Paulo, Humberto e Jarbas à cidade e afirmou que, lá, a ordem é votar na chapa completa. “Teremos uma enorme votação para a Frente Popular, vamos reeleger Paulo e os dois senadores”, se comprometeu Patriota.

Após passar por cinco municípios, a agenda encerrou em Tabira com uma caminhada e comício que reuniu diversos prefeitos da região. Humberto falou da importância de trabalhar todos os dias para eleger o representante de Lula.

Unidade de Araripina ganha dez leitos de UTI

Em pronunciamento nesse fim de semana, após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, o governador de Perrnambuco, Paulo Câmara, anunciou a abertura de 50 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em cinco hospitais. Uma das unidades que receberá o reforço, exclusivo para o tratamento de pacientes com Covid-19, é o Hospital […]

Em pronunciamento nesse fim de semana, após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, o governador de Perrnambuco, Paulo Câmara, anunciou a abertura de 50 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em cinco hospitais.

Uma das unidades que receberá o reforço, exclusivo para o tratamento de pacientes com Covid-19, é o Hospital e Maternidade Santa Maria (HMSM), localizado em Araripina.

Os outros 40 leitos serão distribuídos igualmente entre o Hospital João Murilo de Oliveira, em Vitória de Santo Antão; Hospital Miguel Arraes, em Paulista; Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa e Centro de Educação Saúde Comunitário – Cesac Prado, em Recife.

Essas novas vagas farão Pernambuco ultrapassar a marca de 1.600 leitos de UTI exclusivos para infectados pelo novo coronavírus.

Além disso, o Estado inicia hoje mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19. Na última quinta-feira, 1, a Secretaria Estadual de Saúde repassou 394 mil doses de vacinas às 12 Gerências Regionais de Saúde (GERES). Com informações do Blog do Alvinho Patriota.

Afogados: Graça Góes defende ex-prefeito na polêmica de casarão

Esta semana, a polêmica da vez em Afogados da Ingazeira, foi de novo, a demolição do casarão que pertenceu à família Góes para construção de uma farmácia. O prédio que não era tombado foi locado para uma rede de farmácia pelos atuais proprietários. Novamente, foram levantados questionamentos sobre quem teria a responsabilidade pela preservação do […]

Esta semana, a polêmica da vez em Afogados da Ingazeira, foi de novo, a demolição do casarão que pertenceu à família Góes para construção de uma farmácia.

O prédio que não era tombado foi locado para uma rede de farmácia pelos atuais proprietários.

Novamente, foram levantados questionamentos sobre quem teria a responsabilidade pela preservação do casario dos anos 1800. O atual prefeito, Sandrinho Palmeira, disse que a responsabilidade histórica é de todos, sociedade civil e suas representações ao longo da história, já que nunca houve proposição de tombamento. Nas redes sociais, até a responsabilidade do ex-prefeito José Patriota foi levantada, com uma suposta tentativa de encaminhar um tombamento ou aquisição pelo município.

O fato novo partiu da advogada Graças Góes. Em nota ao blog ela afirmou que não participou de nenhum encontro ou reunião com o então prefeito José Patriota para discussão sobre o tombamento do casarão centenário. “Assim, discordo do veredicto de que haja qualquer culpa ou responsabilidade do ex-gestor”, disse.