Notícias

Afogados: prefeitura e entidades parceiras promovem ações no mês da mulher

Por Nill Júnior

A Coordenadoria municipal de políticas públicas para as mulheres de Afogados da Ingazeira promove, até o próximo dia 17 de março, uma série de atividades alusivas às comemorações do dia internacional da mulher, que o mundo celebra amanhã (08).

Estão sendo promovidas palestras sobre o combate à violência contra a mulher, ações preventivas de saúde, orientações sobre geração de renda, os impactos negativos da reforma da previdência social, dentre outras.

As ações envolvem parcerias com as entidades ligadas à questão de gênero, igrejas, escolas, unidades básicas de saúde, rotary club, sindicato de trabalhadores rurais, polícia militar, conselhos de bairro e unidades de ensino da rede municipal de Educação.

Segundo Risolene Lima, Coordenadora Municipal de Políticas para as mulheres, as diversas parcerias fortalecem a programação. “Vamos colocar no centro das discussões temas como a violência contra a mulher, a discriminação no mercado de trabalho, e pautar a importância de lutarmos por uma sociedade mais justa, com respeito às mulheres,” afirmou Risolene.

Neste último final de semana, já foram promovidas ações nos bairros São Braz, Sobreira e São Francisco. Ontem foi a vez do Bairro Brotas. Nesta terça (07), as atividades serão na sede da associação de moradores do Bairro Borges, a partir das 19h. Amanhã, no dia internacional da mulher, o encontro será na Escola Maria Giselda Simões, no Bairro Costa, a partir das sete da noite. Confira o restante da programação:

10 de março – São Cristóvão (casa de Eraldo Guarda), 19h

14 de março – Centro Comunitário do Bairro Padre Pedro Pereira – 18h30

16 de março – palestra sobre geração de renda (polo moveleiro), 19h com as mulheres do Laura Ramos.

17 de Março – Seminário de encerramento com a participação de mulheres da cidade e do campo.

Outras Notícias

Secretário de Educação rebate críticas e atribui atrasos a cautelares do TCE-PE em audiência pública

Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o secretário estadual de Educação, Gilson José Monteiro Filho, defendeu a gestão da pasta e atribuiu atrasos em licitações a “cautelares e impugnações judiciais” do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O debate, realizado nesta terça-feira (1º), foi marcado por cobranças de deputados e […]

Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o secretário estadual de Educação, Gilson José Monteiro Filho, defendeu a gestão da pasta e atribuiu atrasos em licitações a “cautelares e impugnações judiciais” do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

O debate, realizado nesta terça-feira (1º), foi marcado por cobranças de deputados e representantes de estudantes e professores sobre falhas em programas como merenda escolar, kits escolares e Ganhe o Mundo.

Kits escolares atrasados

Monteiro Filho reconheceu que a entrega dos kits para 2025 está incompleta, mas afirmou que a distribuição em 2024 foi concluída. Para este ano, citou entraves:

“O processo licitatório começou em abril de 2024, mas enfrentamos cautelares do TCE que suspenderam a licitação por meses. Uma delas questionou especificações técnicas, como o tipo de caneta esferográfica”.

Como solução emergencial, a secretaria aderiu a uma ata do FNDE, mas o material é insuficiente: “Temos quatro cadernos por aluno, mas faltam itens como lápis de cor”. A previsão é que os kits restantes cheguem até 20 de abril.

Merenda escolar e licitações

O secretário destacou que o TCE-PE suspendeu licitações por questionar o modelo de contratação:

“O tribunal exigiu que a merenda terceirizada fosse detalhada por gramas de cada alimento, não apenas como ‘prato pronto’. Isso nos obrigou a refazer todo o processo em 2023”.

Sobre a falta de proteína, explicou: “Houve atraso em contratos com a CEASA, mas hoje já normalizamos a distribuição. Estamos incluindo filé de peixe no cardápio”.

Ganhe o Mundo paralisado

O programa de intercâmbio, que enviou alunos ao Chile, está travado para EUA e Canadá devido a disputas jurídicas. O secretário afirmou:

“Uma empresa habilitada foi contestada por fazer parte de um grupo econômico irregular. O TCE exigiu nova licitação, mas a PGE ainda analisa se a empresa pode ser contratada”.

Famílias protestaram: “São 700 estudantes com vidas paralisadas. Alguns completam 18 anos e podem perder a vaga”, disse Adriana, mãe de um selecionado.

Fardamento e climatização

Fardamento: Das 1 milhão de unidades previstas, 566 mil foram entregues. A meta é distribuir mais duas peças por aluno até abril.

Climatização: Apenas 500 das 1.069 escolas estão com ar-condicionado. O secretário prometeu concluir 100% até 2026, com a instalação de 306 subestações pela Neoenergia.

Monteiro Filho repetidamente citou o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco como um dos responsáveis pelos atrasos:

“O TCE suspendeu a licitação da merenda por 9 meses em 2023, exigindo mudanças no edital”.

“No Ganhe o Mundo, uma decisão do conselheiro Valdecir Pascoal criou regras que atrasaram os processos”.

“Sobre o lote das merendeiras, o TCE anulou a desqualificação de uma empresa, mas manteve a licitação válida para outros lotes”.

Reações

Deputados: Waldemar Borges (PSB) criticou a gestão: “Dois anos e meio são suficientes para resolver problemas básicos. Não basta culpar o TCE”.

Estudantes: Cleiton Lima, da União dos Estudantes, denunciou falta de diálogo: “Gerências regionais ameaçam alunos que protestam”.

Professores: Ivete Caetano, do Sintep, destacou que 77% das escolas pesquisadas não receberam kits escolares em 2025.

O secretário se comprometeu a: enviar um cronograma detalhado de entregas à Alepe; apurar denúncias de perseguição a estudantes; reunir-se com mães do Ganhe o Mundo para explicar os entraves jurídicos.

Operação da PF erradica plantios de maconha em 14 cidades sertanejas

A Polícia Federal em Pernambuco concluiu ontem a operação “Cânhamo II” que visa erradicar plantios de maconha no Sertão Pernambucano e que faz parte das medidas estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no […]

Nota a Imprensa 057-2016-(Operacao-Canhamo-II-Erradicacao de Maconha)-Foto-01

A Polícia Federal em Pernambuco concluiu ontem a operação “Cânhamo II” que visa erradicar plantios de maconha no Sertão Pernambucano e que faz parte das medidas estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no sertão do Estado de Pernambuco.

A operação contou com um efetivo 40 policiais entre federais, civis, militares e do corpo de bombeiros. Os policias trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais contando com o apoio de 01 (uma) aeronave da CAOP-Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal/DF e outra do Grupamento Tático Aéreo da SDS-Secretaria de Defesa Social, além de 04 (quatro) botes infláveis do Corpo de Bombeiros e NEPOM-Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal.

Nesta ação foram alcançados os municípios de Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Bela Vista, Belém do São Francisco, Mirandiba, Ibimirim, Petrolândia, Afrânio, Dormentes, Carnaubeira da Penha, Floresta, Betânia, Manari e Ilhas do São Francisco.

Ao todo, foram 188 mil pés erradicados, que produziriam 62 toneladas.

Nota a Imprensa 057-2016-(Operacao-Canhamo-II-Erradicacao de Maconha)-Foto-17

Segundo nota ao blog, durante o ano a Polícia Federal realiza entre 3 a 4 operações de erradicação de maconha, o que faz a oferta da droga diminuir significativamente na capital pernambucana bem como no agreste e sertão.

O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e a conseqüente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas).

As constantes operações policiais de erradicação de maconha havidas no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai.  Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.

No total, 73% não receberam conteúdo no WhatsApp contra candidatos, diz Ibope

Pesquisa Ibope para presidente divulgada nesta terça-feira (23) também perguntou aos eleitores se eles reberam conteúdo com críticas ou ataques a algum candidato à presidência pelo WhatsApp na semana que antecedeu o primeiro turno. A pergunta feita pelo Ibope foi: “Sem considerar a propaganda eleitoral gratuita, o(a) sr(a) recebeu conteúdo com críticas ou ataques a […]

Pesquisa Ibope para presidente divulgada nesta terça-feira (23) também perguntou aos eleitores se eles reberam conteúdo com críticas ou ataques a algum candidato à presidência pelo WhatsApp na semana que antecedeu o primeiro turno.

A pergunta feita pelo Ibope foi: “Sem considerar a propaganda eleitoral gratuita, o(a) sr(a) recebeu conteúdo com críticas ou ataques a algum candidato à Presidência pelo WhatsApp, na semana que antecedeu a disputa do primeiro turno? (Caso sim) E o(a) sr(a) recebeu conteúdo pelo WhatsApp contra qual(is) candidato(s)?”.

Os resultados para a pergunta acima foram:

Não recebeu: 73%

Fernando Haddad (PT): 18%

Jair Bolsonaro (PSL): 18%

Ciro Gomes (PDT): 3%

Marina Silva (Rede): 2%

Não sabe/Não respondeu: 2%

Alvaro Dias (Pode): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 1%

Eymael (DC): 1%

Geraldo Alckmin (PSDB): 1%

Henrique Meirelles (MDB): 1%

João Amoêdo (Novo): 1%

Vera (PSTU): 1%

João Goulart Filho (PPL): 1%

Carnaval Tradição dos Tabaqueiros começa hoje em Afogados da Ingazeira

Por Juliana Lima Começa hoje (24), a programação oficial do Carnaval Tradição dos Tabaqueiros, em Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano. A abertura oficial será às 19h, no polo Rio Branco, com desfile dos blocos Flor de Mandacaru, Melhor idade, Troças, Rei e Rainha 2017, Princesa do Carnaval, Tabaqueiros, Virgens, Passistas, Boi de Genésio, Bloco […]

Carnaval de Afogados da Ingazeira (Foto: Cláudio Gomes/ Prefeitura de Afogados da Ingazeira)

Por Juliana Lima

Começa hoje (24), a programação oficial do Carnaval Tradição dos Tabaqueiros, em Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano.

A abertura oficial será às 19h, no polo Rio Branco, com desfile dos blocos Flor de Mandacaru, Melhor idade, Troças, Rei e Rainha 2017, Princesa do Carnaval, Tabaqueiros, Virgens, Passistas, Boi de Genésio, Bloco bando de loucos, Orquestra de Frevo e Foliões até à Praça de Alimentação.

Antes, às 16h, tem concentração do Bloco Amigos do Meury (Rua Professor Vera Cruz com a Avenida Rio Branco) e às 18h tem o Bloco Bando de Loucos (concentração em frente ao Bar do Pilão).

Ás 21 horas a folia será na Praça de Alimentação, o Polo do Frevo, comandada pela Orquestra de Frevo Jogando Brasa. Amanhã a folia começa logo cedo com o Carnaval na Feira, às 08h.

Confira a programação:

Sexta (24)

16h – Bloco Amigos do Meury; 1

8h – Bloco Bando de;

19h – Abertura (Polo Rio Branco);

21h – Orquestra de Frevo Jogando Brasa (Polo do Frevo)

Sábado (25) 

8h – Carnaval na feira;

11h- Bloco Asa no Frevo, com Orquestra Jogando Brasa & Quarteto do Samba;

14h – Banda Idem (Polo AABB);

15h – Edmilson e Banda Encantos Dourados (Sítio São João) e Bloco das Virgens;

18h – Entrega de certificados aos participantes das Oficinas de máscaras (Polo do Frevo);

19h – Apresentação de Maracatu (Polo do Frevo);

19h20 – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo);

22h – Bloco A Onda – Trio da Huana (Polo Rio Branco)

Domingo (26) 

8h – Virgens do Sobreira;

10h – Gustavo Pinheiro (bairro Brotas) e Bloco Chupa Litro

12h – Genival (Polo Clube Campestre)

14h – Bloco Cazá Cazá e Bloco Leão do Norte

15h – Bloco Pererecas em Chamas e Bloco Enchendo e Derramando

16h – Bloco Unidunitê –

17h – Trio Elétrico Tradição dos Tabaqueiros (Polo Rio Branco)

19h – Desfile de Fantasia Infantil (Polo do Frevo)

20h – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo)

22h – Bloco A Onda – Pedrinho Pegação (Polo Rio Branco)

Segunda (27)

10h – Bloco os Grilados

12h – Josimar Show (Polo AABB)

12h30 – Quarteto do Samba (Polo Campestre)

14h – Banda Metrópole (Polo Tradição dos Tabaqueiros) e Bloco Tô na Folia (Polo das Tradições)

15h – Concentração do Bloco dos Tabaqueiros, Bloco Mela-Mela e Bloco Pererecas em Chamas

17h – Fabiana Pimentinha – Trio Elétrico Tradição dos Tabaqueiros

19h – Concurso de Tabaqueiros (Polo do Frevo)

20h – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo)

22h – Turma da Bregadeira – Bloco A Onda (Polo Rio Branco)

Terça (28) 

12h – Genival e Grupo Versátil em ritmo de Carnaval (Polo AABB)

12h30 – Paulo Márcio e banda (Polo Campestre)

14h – Concentração do Bloco A Cobra Vai Subir

15h – Bloco Pererecas em Chamas

16h- Bloco dos Lisos

17h – Bloco A Cobra Vai Subir

19h – Desfile das Virgens (Polo do Frevo)

20h – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo)

22h – Ramon Schnayder – Bloco A Onda – (Polo Rio Branco)

Servidores de Sertânia participam do Medida Certa‏

Os servidores das secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social e Cidadania participaram, nesta quinta-feira (9), das atividades da Semana da Alimentação Saudável – Programa Servidores na Medida Certa, realizada pela prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde/Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O objetivo foi orientar os servidores sobre hábitos […]

3

Os servidores das secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social e Cidadania participaram, nesta quinta-feira (9), das atividades da Semana da Alimentação Saudável – Programa Servidores na Medida Certa, realizada pela prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde/Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

O objetivo foi orientar os servidores sobre hábitos de alimentação saudável, além da avaliação antropométrica (tamanho, massa e proporções do corpo humano). “A conversa que tivemos com a nutricionista foi muito proveitosa. Tiramos várias dúvidas sobre alimentação saudável e certamente vamos cuidar mais e melhor da nossa saúde”, disse a orientadora social Isabel Freitas, que parabenizou a iniciativa.

Nesta sexta-feira (10), participam do Medida Certa os servidores das secretarias de Agricultura e meio Ambiente, de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, além dos servidores que trabalham no prédio sede da Prefeitura.

No dia 21 deste mês, será realizada uma palestras com os agentes comunitários de saúde sobre a importância da Antropometria como controle nutricional do Bolsa Família.