Notícias

Afogados: prefeitura anuncia pagamento

Por Nill Júnior

prefeitura-de-Afogados2A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa em nota que inicia nesta segunda (30) o calendário de pagamento de 1.557 servidores públicos municipais, salários referentes ao mês de Março.

Recebem hoje, servidores das Secretarias de Administração, Agricultura, Assistência Social, Controle Interno, Cultura e Esportes, Finanças, Infraestrutura, Transportes, além do Gabinete e Procuradoria.

Na terça (31), será a vez dos servidores da Educação, aposentados e pensionistas. Nos dias 01 e 02 de Abril, receberão os funcionários da Saúde.

“Apesar da crise e da queda nas receitas, estamos conseguindo pagar em dia o nosso funcionalismo”, declarou o Prefeito José Patriota. Com o pagamento do funcionalismo, estão sendo injetados 2,2 milhões de Reais na economia afogadense.

Outras Notícias

Internauta Repórter: “Compesa não repõe calçada após instalar hidrômetro”

O internauta repórter Lourival Alves foi criativo: dizendo estar homenageando a primavera e em protesto contra a Compesa,  que instalou seu hidrometro há mais de um ano e nunca arrumou  sua calçada, resolveu plantar grama no local. “Foi o que resolvi fazer para eviotar deixar um buraco no local. Estou satisfeito com o resultado. Ainda vou plantar […]

IMG_1930

O internauta repórter Lourival Alves foi criativo: dizendo estar homenageando a primavera e em protesto contra a Compesa,  que instalou seu hidrometro há mais de um ano e nunca arrumou  sua calçada, resolveu plantar grama no local.

“Foi o que resolvi fazer para eviotar deixar um buraco no local. Estou satisfeito com o resultado. Ainda vou plantar uma rosa no local”, diz em tom de ironia. Ele reside na Rua Odete Patriota, Bairro Manoela Valadares.

A queixa é de que esse prolema de falta de reposição da Compesa é verificado em várias outras vias da cidade.

Nota da Compesa: Segundo Washington Jordão, Chefe de Distribuição da Compesa, a companhia abriu um chamado para identificar o imóvel, quem realizou o serviço e solicitar reparo de imediato.

Desemprego cai em dezembro, mas renda tem 1º recuo desde 2005

Do G1 O desemprego ficou em 6,9% em dezembro do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo mês de 2014, a taxa havia ficado em 4,3% e em novembro de 2015, em 7,5%. No início da série histórica da pesquisa, o desemprego havia ficado […]

Desemprego ficou em 6,9% em dezembro, segundo o IBGE
Desemprego ficou em 6,9% em dezembro, segundo o IBGE

Do G1

O desemprego ficou em 6,9% em dezembro do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo mês de 2014, a taxa havia ficado em 4,3% e em novembro de 2015, em 7,5%. No início da série histórica da pesquisa, o desemprego havia ficado em 12,3%.

Considerando apenas o mês de dezembro, essa taxa é a maior já registrada desde 2007, quando o desemprego bateu 7,4%.

Com o aumento do desemprego, o rendimento real da população ocupada diminuiu. Ao atingir a média de R$ 2.265,09 em 2015, os “salários” sofreram uma queda de 3,7% na comparação com 2014, o primeiro recuo desde 2005. O rendimento caiu mais no Sudeste, nas cidades de Belo Horizonte (-4,6%), Rio de Janeiro (-4,0%) e São Paulo (-4,0%).

Maior alta da série
A média anual da população desocupada somou 1,7 milhão, número 42,5% acima do registrado no ano anterior. Essa é a maior alta anual da série, de acordo com o IBGE. No entanto, em relação a 2003, o contingente de desocupados caiu 35,5%.

A taxa média para o ano foi estimada em 6,8%, uma alta de 2 pontos percentuais em relação ao índice de 2014, de 4,8%. De acordo com a pesquisa,” foi a maior de toda a série anual da pesquisa [março de 2002], e também interrompeu a trajetória de queda que ocorria desde 2010″.

Ao contrário da população desocupada, a ocupada atingiu 23,3 milhões de pessoas, o que representa uma queda de 1,6% frente o ano anterior.

Também recuou o percentual médio de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado: de 50,9% em 2014 para 50,3% no ano seguinte. Já o contingente de pessoas nessa situação caiu 2,7% – a primeira queda anual em toda a série.

De novembro para dezembro, conforme indica o IBGE, houve estabilidade em quase todos os grupos de atividades, menos o da construção, que registrou queda de -3,9% no número de empregados e da indústria, que recuou 3,6%. Na comparação com dezembro do ano anterior, a população ocupada na indústria recuou 8,4% e os outros grupos não tiveram variação.

Estudo
De 2003 para 2015, a proporção de pessoas ocupadas com 11 anos ou mais de estudo cresceu de 46,7% para 66,5%. Aumentou também a proporção de trabalhadores com o ensino superior completo: em 2003 eles representavam 13,8%, em 2015, 22,0%.

Homens e mulheres
A pesquisa apontou diferenças entre os rendimentos de homens e mulheres e entre brancos e pretos ou pardos. Em 2015, em média, as mulheres ganhavam perto de 75,4% do rendimento dos homens, representando uma alta frente a 2014, quando o percentual era de 74,2%.

De 2003 para 2015, o rendimento dos trabalhadores de cor preta ou parda cresceu 52,6%, enquanto o rendimento dos trabalhadores de cor branca cresceu 25%. No entanto, ainda que tenha havido aumento no período, os ocupados de cor preta ou parda ganhavam, em média, em 2015, 59,2% do rendimento recebido pelos trabalhadores de cor branca.

Governo articula a ampliação de voos da Azul em Pernambuco

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a vice, Priscila Krause, receberam a visita do diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, e do diretor institucional da companhia, César Gandolfo, nesta quarta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas. A consolidação e ampliação do hub da Azul em Pernambuco e a regularidade […]

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a vice, Priscila Krause, receberam a visita do diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, e do diretor institucional da companhia, César Gandolfo, nesta quarta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas. A consolidação e ampliação do hub da Azul em Pernambuco e a regularidade da frequência de voos para Fernando de Noronha estiveram na pauta do encontro. 

A empresa Azul Linhas Aéreas é a que tem o maior volume de voos no estado, tendo seu hub no aeroporto do Recife. A companhia já anunciou um novo voo internacional entre o Recife e a cidade de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, que começa a operar no dia 14 de fevereiro, e também garantiu a frequência do novo voo entre o Recife e o aeroporto de Fernando de Noronha, que passa a ser diário a partir da semana que vem. 

“O turismo é um vetor estratégico de desenvolvimento para Pernambuco. Vamos trabalhar para ampliar essa atividade com investimentos em infraestrutura e cooperação com o trade turístico”, destacou a governadora Raquel Lyra.

“O hub da Azul é extremamente importante para o nosso estado porque conecta o Recife a 43 destinos diferentes. A empresa tem sido uma grande parceira comercial, tanto na geração de empregos como para trazer turistas, conectando Pernambuco com o mundo”, afirmou o secretário de Turismo, Daniel Coelho.

Já o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou a relevância da presença da companhia aérea em diferentes cidades do estado. “Diante da nossa parceria com a Azul, nós conseguimos aumentar a malha aérea para Noronha, que é um pleito do trade turístico local. A empresa é a única que atende o interior do estado, chegando a Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Araripina”, pontuou.

“Pernambuco é de extrema relevância e viemos alinhar sobre como iremos continuar trabalhando em conjunto. Vamos atender a demanda alta de turistas no estado, principalmente no verão”, concluiu o diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos.

Calumbi divulga programação oficial da Festa de Dezembro 2025

A Prefeitura de Calumbi publicou, nesta terça-feira (25), a programação completa da Festa de Dezembro 2025, eventos que ocorrerão entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro. A agenda reúne atrações musicais de alcance nacional e artistas da região, distribuídos ao longo de sete dias de apresentações. De acordo com a gestão municipal, […]

A Prefeitura de Calumbi publicou, nesta terça-feira (25), a programação completa da Festa de Dezembro 2025, eventos que ocorrerão entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro. A agenda reúne atrações musicais de alcance nacional e artistas da região, distribuídos ao longo de sete dias de apresentações.

De acordo com a gestão municipal, a festa mantém a tradição de movimentar o município no fim do ano, com shows gratuitos e atividades que devem atrair moradores e visitantes.

Programação

Sábado, dia 29 de novembro: Priscila Senna e Anjo Azul.

Quarta-Feira, dia 3 de dezembro: Teto Fonseca; Vanja Nery; Jhon do Piseiro; e Edson Mariano.

Quinta-feira, dia 4 de dezembro: Denise Lima; Marquinho Moreno; Neno Vieira; e Jorge Vaqueiro.

Sexta-feira, dia 5 de dezembro: Feitiço de Menina; e David Luan.

Sábado, dia 6 de dezembro: Cavaleiros; e Felipão.

Domingo, dia 7 de dezembro: Walkiria Santos; Márcia Felipe; e Buteco dos Amigos.

A Prefeitura informou que, nos próximos dias, deve divulgar detalhes sobre horários, estrutura e organização do evento.

“A Festa de Dezembro é um momento importante para fortalecer nossa cultura, movimentar a economia local e reunir a população em um evento que já faz parte da identidade de Calumbi. Preparamos uma programação ampla, que valoriza nossos artistas e traz grandes atrações para o município. Esperamos que todos possam participar com alegria e responsabilidade”, afirmou o prefeito Joelson.

Ingazeira: prefeitura confirma inscrição para disputa no Congresso da Amupe

Por Anchieta Santos Vice-campeã da iniciativa “Práticas Inovadoras”  2014, a Prefeitura de Ingazeira já encaminhou a sua inscrição à AMUPE para o segundo Congresso dos municípios, que acontece no próximo mês. O município apresentará o “Projeto Promoção da Saúde de Ingazeira”, com o tema “Era uma vez um município que mudou sua realidade pela promoção da […]

foto
A Secretária Fabiana Torres e equipe.

Por Anchieta Santos

Vice-campeã da iniciativa “Práticas Inovadoras”  2014, a Prefeitura de Ingazeira já encaminhou a sua inscrição à AMUPE para o segundo Congresso dos municípios, que acontece no próximo mês.

O município apresentará o “Projeto Promoção da Saúde de Ingazeira”, com o tema “Era uma vez um município que mudou sua realidade pela promoção da Saúde”. De acordo com a Secretária de Saúde Fabiana Torres, em contato com a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, o Projeto envolve práticas da promoção a Saúde.

Combate ao álcool e as drogas, violência de trânsito e doméstica, alimentação saudável, lazer e outros temas na área de prevenção estão incluídos no projeto.

A Secretária está confiante de que Ingazeira vai outra vez disputar os primeiros lugares no Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco.