Afogados: Prefeito solicita e Celpe cancela desligamento em dia de feira
Por Nill Júnior
Ao tomar conhecimento ontem, pela rádio, do desligamento da Celpe, sem nenhum comunicado ou acerto com a prefeitura de Afogados da Ingazeira, o prefeito José Patriota entrou em contato com representantes da empresa para que esta suspendesse o referido desligamento.
“Hoje é dia de feira, antecipada em decorrência do feriado, e seria um transtorno muito grande para o comércio e a população em geral. Além disso, temos um estoque de vacinas grande por conta da campanha de vacinação contra a gripe influenza, que deve iniciar nos próximos dias, e esse estoque poderia também ser danificado”, informou o prefeito.
“Sendo assim, eles atenderam ao nosso pleito e irão remarcar nova data, avisando-nos com maior antecedência”, concluiu. De fato, o comunicado da Celpe causou confusão. Escolas chegaram a liberar alunos acreditando que não haveria aulas. O comunicado, anunciado apenas na área da Celpe, informava o cancelamento no fornecimento para serviços de manutenção em várias ruas da cidade entre 7h e 13h.
A pesquisa DataTrends, a segunda desde o início da pré-campanha parece que conseguiu a façanha de ser comemorada pelos dois palanques. Nesta terça, o programa Rádio Vivo escutou os dois pré-candidatos à prefeitura dizendo o que acharam do levantamento. Danilo Simões e Sandrinho Palmeira disseram a Juliana Lima e Júnior Cavalcanti o que acharam da […]
A pesquisa DataTrends, a segunda desde o início da pré-campanha parece que conseguiu a façanha de ser comemorada pelos dois palanques.
Nesta terça, o programa Rádio Vivo escutou os dois pré-candidatos à prefeitura dizendo o que acharam do levantamento. Danilo Simões e Sandrinho Palmeira disseram a Juliana Lima e Júnior Cavalcanti o que acharam da pesquisa.
Em linhas gerais, os dois comemoraram, adotando o mesmo tom das notas oficiais divulgadas na imprensa nesta segunda.
Mais pesquisas: E é só o começo. Foi apenas o segundo levantamento em parceria com o Blog do Finfa. Os próximos dias devem reservar mais emoções, com a primeira pesquisa Múltipla com Blog Nill Júnior e mais levantamentos registrados, caso oficializados por outros institutos.
A Rádio Pajeú editorialmente divulga e repercute todos os levantamentos da região até a eleição, em parceria com os blogs do Finfa (DataTrends), Nill Júnior (Múltipla) e Blog do Magno (Opinião).
O Rádio Vivo vai ao ar das 5h às 7h da manhã.
Manhã Total : já a Manhã Total às 8h debate “As pesquisas e a política”. Pesquisas influenciam ou não o voto do povo?
O que disseram Sandrinho e Danilo no Radio Vivo, a opinião de Ronald Falabella, do Instituto Múltipla. Os próximos levantamentos. Pesquisa faz diferença em campanha e pré-campanha?
Em 62 anos de história, a Rádio Pajeú já foi alvo de tentativas de censura, intimidação e ameaças. Lá atrás, nos anos 70, com Dom Francisco esbravejando pelos pobres, taxado de comunista pelo Regime Militar, uma das ideias dos coronéis foi tirar do ar os programas do Movimento de Educação de Base, o MEB. Sabendo […]
Em 62 anos de história, a Rádio Pajeú já foi alvo de tentativas de censura, intimidação e ameaças.
Lá atrás, nos anos 70, com Dom Francisco esbravejando pelos pobres, taxado de comunista pelo Regime Militar, uma das ideias dos coronéis foi tirar do ar os programas do Movimento de Educação de Base, o MEB. Sabendo da repercussão negativa que teria tirar a emissora do ar, resolveram apreender os rádios cativos nas casas das famílias que aprendiam lições e noções de cidadania e direitos pelo rádio. Dom Francisco foi ao Comando do Exército em Recife e desafiou os fardados a rádio do ar. “Fazem como quem em vez de fechar o chuveiro, querem tapar buraquinho por buraquinho”.
De saudosa memória, o radialista Anchieta Santos foi ameaçado e chegou a usar escolta por suas posições duras em defesa da democracia e por ouvir nomes que representavam esse movimento. Um de seus alvos era Inocêncio Oliveira, que nos anos 70 e 80 mandava e desmandava na região. Políticos ligados a ele também eram questionados por muitos dos que hoje ocupam espaço de poder na região, fruto da gangorra da política, onde tudo que sobe, uma hora desce. Mais recentemente, pra provar que a coação não tem partido, a Rádio foi procurada e pressionada por críticas do radialista ao PT, na fase mais dura da operação Lava Jato. A ligação dos governos petistas “em nome da governabilidade” com o que havia de mais podre na política brasileira rendia críticas do profissional. E a Rádio que sempre condenou a corrupção se posicionou várias vezes contra desvios por aliados do governos petistas.
No início dos anos 2000, a ex-prefeita Giza Simões, levada por bajuladores, chegou a enviar ofício prometendo retirar a mídia institucional da Rádio Pajeú se não fossem afastados da emissora Aldo Vidal e este jornalista, pela apresentação de um programa à época identificado como espaço da Frente Popular do município. O diretor Rogério Oliveira disse o que se esperava: que não havia a menor possibilidade de ceder à proposta. Ela chegou a interromper a mídia institucional, mas percebendo que era a maior prejudicada, sem ter onde prestar contas de seu mandato, voltou atrás e se disse arrependida.
Mais recentemente, tem sido alvo de ligados ao Bolsonarismo, por conta da conhecida linha editorial da emissora, alinhada ao que pensa a Diocese de Afogados da Ingazeira e a CNBB, na defesa da vida, pela vacina, pelos direitos humanos, contra a fome, miséria, autoritarismo, ditaduras, desigualdades. Eles sempre confundiram a posição como afronta ao seu político de estimação. Mas a Pajeú nunca defendeu políticos e sim políticas públicas. Claro, isso não quer dizer que não discuta ajustes pontuais, de mais proximidade ainda de suas posições e sua grade. Mas essa é uma prerrogativa institucional e intransferível. Não pode, não deve nem vai ceder a ingerências externas. Foi assim como comerciantes locais alinhados ao Bolsonarismo ensaiaram boicote comercial. O tiro saiu pela culatra.
Nem tanto tempo faz, um áudio de um ultra conservador xingando a emissora e o comentarista Saulo Gomes correu as redes. Mesmo que ignorado pelo baixo nível, foi rebatido de forma elegante pelo Bispo Dom Egídio Bisol, testemunha de sua condução e posições alinhadas à Diocese.
Mesmo que tenha espaço para o pensar de várias correntes, ela sempre foi identificada por suas posições humanistas como “rádio à esquerda”, “comunista”, “socialista”. Até no plano regional é vítima da confusão que se faz pelos espaços institucionais cedidos a prefeituras, nunca confundido com sua atuação democrática, ouvindo a sociedade e mantendo suas bandeiras em defesa principalmente da população vítima das desigualdades. Posição que lhe garante um modelo único de apoio popular, com a própria população ajudando a manter sua sustentabilidade, com o modelo de sócios contribuintes. Graças a essa formatação, a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios mantém além da Rádio Pajeú, o Museu do Rádio e o Cine São José, com programação regular.
Foi muito grande a expectativa gerada pelo Debate realizado entre candidatos a prefeito de Carnaíba. Além da presença de Diógenes Gomes, candidato da terceira via, havia muita expectativa para o encontro frente a frente de Anchieta Patriota e José Francisco Filho, adversários históricos que não ficavam tão próximos a anos. Nos últimos trinta anos, ou […]
A “encarada” entre Didi e Anchieta: encontro histórico, em flagrante do Afogados On Line
Foi muito grande a expectativa gerada pelo Debate realizado entre candidatos a prefeito de Carnaíba. Além da presença de Diógenes Gomes, candidato da terceira via, havia muita expectativa para o encontro frente a frente de Anchieta Patriota e José Francisco Filho, adversários históricos que não ficavam tão próximos a anos.
Nos últimos trinta anos, ou um outro foi hegemônico na política de Carnaíba. Pela rivalidade histórica, esperava um clima mais áspero. Mas em linhas gerais, o debate de Carnaíba foi o melhor da série até agora, com críticas no campo administrativo e não pessoais.
por Bruna Verlene Aconteceu durante este final de semana em Serra Talhada, o 1º Eco Esporte, organizado pelo designer Emerson Rocha, e a Exposição “Vestimenta e Atavios” do produtor de artes e figurinista Paulo César Frazelly. Abertura do final de semana foi com a Exposição “Vestimenta e Atavios”, que aconteceu no Museu do Cangaço. A […]
Aconteceu durante este final de semana em Serra Talhada, o 1º Eco Esporte, organizado pelo designer Emerson Rocha, e a Exposição “Vestimenta e Atavios” do produtor de artes e figurinista Paulo César Frazelly.
Figurinos da Paixão de Cristo. Foto: Bruna Verlene
Abertura do final de semana foi com a Exposição “Vestimenta e Atavios”, que aconteceu no Museu do Cangaço. A exposição contou a apresentação da peça teatral Cordelina, que conta a história de amor entre uma jovem e um pé de angico.
Cordelina. Foto: Bruna Verlene
O 1º Eco Esporte teve início no sábado (18) com rapel na ponte da Caxixola sobre o rio Pajeú, logo após os aventureiros puderam conferir apresentação da turma do skate na Concha Acústica. No domingo (19) as atividades tiveram início logo pela manhã, com passeio de bicicleta pelas principais ruas da cidade, e o evento foi encerrado com uma trilha na serra que dá o nome a Capital do Xaxado.
O Secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá, anunciou nas redes sociais que está cancelada a realização da Festa de Reis, que ocorre tradicionalmente em janeiro. Como motivo, a preocupação com o momento epidemiológico e o medo de uma nova onda da Covid-19, a partir da identificação de uma nova variante. O […]
O Secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá, anunciou nas redes sociais que está cancelada a realização da Festa de Reis, que ocorre tradicionalmente em janeiro.
Como motivo, a preocupação com o momento epidemiológico e o medo de uma nova onda da Covid-19, a partir da identificação de uma nova variante.
O Secretário elencou as ações para combater a pandemia de Covid-19. “Tudo que pudemos fizemos. Leitos, UTIS. Investimos pesado e nos tornamos referência. Não podemos deixar que uma nova onda da pandemia se instale em nossa cidade”.
Ele destacou ainda outras decisões necessárias como a interrupção das aulas presenciais e o fechamento do comércio. “Perdemos parentes e amigos”.
E seguiu: “nos dói muito não realizar a nossa tradicional Festa de Reis, mas não podemos ser irresponsáveis com as vidas da nossa gente” afirmou.
Você precisa fazer login para comentar.