Afogados: população com 18 anos ou mais já pode tomar reforço com vacina bivalente
Por André Luis
A Prefeitura de Afogado da Ingazeira, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, ampliou o público que pode tomar a dose de reforço da vacina bivalente contra a COVID.
A vacina de reforço foi especialmente produzida pela Pfizer para combater as diversas novas variantes do vírus da COVID.
Para tomar a vacina, precisa ter tomado o mínimo de duas doses das vacinas anteriores, há pelo menos quatro meses. Será exigido o uso de máscara nas dependências do centro de vacinação, que fica na Rua Professor Vera Cruz, no. 140, ao lado da Casa Siqueira. O funcionamento é de segunda à sexta, das 7h30 às 17h.
Para agilizar a vacinação, é preciso levar um documento de identificação e o cartão de vacina. Quem tiver perdido o cartão, ou não estiver de posse dele, não deixará de tomar a vacina, uma vez que os funcionários da unidade poderão levantar os dados através do sistema de informações do SUS.
Segundo ex-diretor, empresa aceitava que pagamento de até 30% de propriedades de alto padrão fosse sem registro Por: Flávio Ferreira / Folha de São Paulo A empresa do grupo Odebrecht dedicada à venda de unidades residenciais e comerciais no Brasil aceitava receber dos clientes até 30% do preço dos imóveis em caixa dois, segundo um […]
Fachada do empreendimento Parque da Cidade, na zona sul de São Paulo; local é um dos empreendimentos da Odebrecht que teriam sido fonte para o caixa dois da empresa – Bruno Santos/Folhapress
Segundo ex-diretor, empresa aceitava que pagamento de até 30% de propriedades de alto padrão fosse sem registro
Por: Flávio Ferreira / Folha de São Paulo
A empresa do grupo Odebrecht dedicada à venda de unidades residenciais e comerciais no Brasil aceitava receber dos clientes até 30% do preço dos imóveis em caixa dois, segundo um delator.
Fachada do empreendimento Parque da Cidade, na zona sul de São Paulo; local é um dos empreendimentos da Odebrecht que teriam sido fonte para o caixa dois da empresa
Os valores por fora abasteciam os cofres do setor de propinas da empreiteira.
Essa estratégia da Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) fugiu do padrão do esquema de corrupção do grupo revelado na Operação Lava Jato, uma vez que a regra era obter recursos em caixa dois somente por meio de operações realizadas no exterior.
Os pagamentos por fora eram admitidos pela empresa quando os compradores adquiriam imóveis de alto valor.
O dinheiro dessas operações também era usado para quitar despesas com fornecedores da companhia de maneira não contabilizada.
As informações sobre o método incomum de abastecimento do setor de propinas da empresa foram reveladas pelo ex-diretor da OR Paul Elie Altit, que trabalhou no grupo Odebrecht por 34 anos, em depoimento ao Ministério Público do estado de São Paulo.
Apesar de o delator não ter entrado em detalhes sobre essas transações, elas podem ter envolvido a sonegação de impostos, como os incidentes sobre lucro imobiliário e o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), e de taxas como as de registro em cartórios de imóveis.
Como a OR recebia parte dos preços de seus imóveis em dinheiro vivo não registrado oficialmente, também é possível que as compras com caixa dois tenham servido para esquentar dinheiro resultante de atos de corrupção ou outros ilícitos, ou composto esquemas de lavagem de dinheiro.
A Folha indagou a Odebrecht sobre quais clientes da companhia fizeram pagamentos de imóveis não contabilizados, mas a empresa não respondeu a essa questão.
O testemunho de Altit foi realizado em dezembro passado e faz parte dos desdobramentos da Lava Jato em São Paulo.
A partir de delações vindas do Supremo Tribunal Federal, membros da Promotoria do Patrimônio Público e Social e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) iniciaram novos questionamentos aos colaboradores da Odebrecht.
A nova leva de depoimentos está detalhando o funcionamento da área de subornos e mostrando exceções às regras do sistema de pagamentos ilícitos da companhia.
Altit foi ouvido em apurações dos promotores José Carlos Blat e Letícia Ravacci sobre corrupção envolvendo o projeto Parque da Cidade, grande empreendimento da Odebrecht na zona sul de São Paulo, com mais de 16 mil metros quadrados de área construída.
O projeto na Marginal Pinheiros já tem duas torres comerciais prontas, intituladas Sucupira e Tarumã, e tem um parque linear em construção.
A partir dessa investigação, os promotores acusaram o ex-secretário municipal de Controle Urbano Orlando de Almeida Filho e o filho dele, Orlando de Almeida Neto, de terem recebido propina da Odebrecht no valor de R$ 6 milhões em troca da aceleração de aprovações de órgãos municipais para o projeto.
Em ação de improbidade administrativa, a Promotoria afirma que o delito teve início em 2010, durante a gestão paulistana de Gilberto Kassab (PSD), atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Ao falar sobre as atividades da empresa, Altit disse que “alguns clientes da OR, em determinados contextos, sobretudo quando faziam a aquisição de grandes lajes, com volumes grandes, eles tinham como condição de aquisição pagar uma parte por fora”.
Em seguida, explicou como o dinheiro em espécie vindo dos clientes ia parar no departamento de subornos.
“Como a gente não tinha conta lá fora, não contabilizada, e era auditado por empresa de primeiríssima linha, a gente pegou esse caixa, de clientes privados, que representava às vezes 10%, 20% ou 30% eventualmente do preço, e colocava para ser estacionado com a estrutura do Hilberto Silva [área de propinas]”.
De acordo com Altit, os valores em caixa dois também eram usados para pagar despesas ordinárias.“Depois a gente ficava tentando trazer esse recurso de volta. Nós pagamos alguns arquitetos, alguns escritórios de advocacia, para trazer isso de volta para o sistema”, disse. Empresa diz que deixou de aceitar valores em espécie
Outro lado
Em nota, a Odebrecht informou que, quanto à OR, “foram adotadas medidas como a proibição de pagamentos em espécie e análise de conformidade na homologação de fornecedores e em todos os processos de vendas para clientes”. Também foi criado um canal de denúncias terceirizado e independente, segundo a empresa.
“A transformação empreendida no Grupo Odebrecht nos últimos anos está consolidada na nova Política sobre Governança. Entre as mudanças estão a adoção de robusto sistema de conformidade”, afirma a companhia. “A Odebrecht reitera que reconheceu os seus erros, pediu desculpas públicas e está comprometida com a retomada do seu crescimento e com a entrega de produtos e serviços com qualidade para a sociedade.”
O ex-secretário Orlando de Almeida Filho nega que ele e o filho tenham cometido quaisquer crimes. “Já juntei aos autos das apurações do Ministério Público todos os documentos que me isentam da prática de irregularidades”, afirma. “Vamos apresentar defesa prévia na ação de improbidade administrativa e esperamos que o juiz decrete a extinção do processo logo no início.”
Kassab afirma que “não tem envolvimento com o inquérito e desconhece o caso”. O atual ministro diz que “as apurações em andamento são importantes para o país e devem continuar, e entende que, como determina a legislação, todas as pessoas devem ter assegurado o amplo direito à defesa”.
Por André Luis As escolas municipais José Batista Neto (Ibitiranga) e Joana Freire (sede), de Carnaíba, e a Escola Municipal de Iguaracy, foram premiadas com o Prêmio Escola Destaque – Criança Alfabetizada 2023, do Governo Estadual. A solenidade de entrega da premiação foi realizada nesta sexta-feira (20), no Recife. O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, […]
As escolas municipais José Batista Neto (Ibitiranga) e Joana Freire (sede), de Carnaíba, e a Escola Municipal de Iguaracy, foram premiadas com o Prêmio Escola Destaque – Criança Alfabetizada 2023, do Governo Estadual. A solenidade de entrega da premiação foi realizada nesta sexta-feira (20), no Recife.
O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, e a secretária de Educação Cecília Patriota, estiveram presentes no evento, representando o município. Também participaram da premiação as gestoras Lucimery Medeiros (Joana Freire), Adriana Marques (José Batista), a coordenadora do Programa Criança Alfabetizada no município, Magdalha Gomes e as professoras Lucivania Gomes, Iracema Tavares e Thais Freitas.
O prefeito Anchieta Patriota comemorou a conquista das duas escolas municipais. “É uma honra para nossa cidade receber esse reconhecimento do Governo do Estado”, disse o prefeito. “Isso é fruto do trabalho árduo de nossos professores, gestores e alunos.”
“Estamos trabalhando para garantir que todas as crianças de Carnaíba tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou a secretária Cecília Patriota. “Esse prêmio é um incentivo para que continuemos avançando nessa área.”
As duas escolas carnaibanas já haviam sido premiadas em edições anteriores. Em 2022, a Escola Joana Freire foi a escola municipal com o melhor resultado no Inaf de Pernambuco.
Por Iguaracy, o prefeito Zeinha Torres (PSB) recebeu o prêmio das mãos da governadora Raquel Lyra. Ele comemorou a conquista da Escola Municipal de Iguaracy. “Em nome da nossa Secretária de Educação e Esportes, Rita de Cássia, gostaria de parabenizar todos os responsáveis que contribuíram para mais essa conquista para o nosso município”, disse o prefeito.
“Iguaracy vem avançando ao longo dos últimos anos, abraçamos este desafio e trabalhamos incansavelmente para garantir um futuro brilhante para nossos alunos”, afirmou Zeinha Torres.
O Prêmio Escola Destaque – Criança Alfabetizada é concedido às escolas que obtiverem os melhores resultados no Índice de Alfabetização Funcional (Inaf) do Estado. O Inaf é um instrumento de avaliação que mede o nível de alfabetização dos alunos do 3º ano do ensino fundamental.
Abate de carne, Adutora, PEs, transporte escolar e Portal da Transparência estiveram na pauta Promotores do Pajeú estiveram reunidos com prefeitos da região esta semana. Na pauta, vários foram os temas. No tocante à regularização do abate da carne, comercializada em condições impróprias em algumas cidades, foi definido prazo para melhoria do abate em Iguaraci, […]
Abate de carne, Adutora, PEs, transporte escolar e Portal da Transparência estiveram na pauta
Promotores do Pajeú estiveram reunidos com prefeitos da região esta semana. Na pauta, vários foram os temas. No tocante à regularização do abate da carne, comercializada em condições impróprias em algumas cidades, foi definido prazo para melhoria do abate em Iguaraci, Ingazeira, Tabira, Solidão, Carnaíba e Quixaba. Ou melhoram seu abate ou o transferem para Afogados, onde há um recém entregue Abatedouro Regional. Foi dado prazo de 30 dias.
Adutora do Pajeú: A fase da obra que vai levar água para cidades do Alto Pajeú e Paraíba depende do eixo leste da Transposição, que precisa andar com mais agilidade. “Se não fizer isso vamos colocar tubos para transportar vento”, diz o promotor Lúcio Almeida.
A obra no trecho até Tabira sai até dezembro. Até São José e Tuparetama tem previsão até maio de 2015 se houver complementação por empenho. “A obra no tocante à fornecedora dos tubos tem valor de R$ 200 milhões, mas só tem R$ 80 mi empenhados. E a execução, com orçamento de R$ 140 mi só teve empenhados R$ 70 milhões.
Aterros sanitários e fim de lixões: um representante do Cimpajeu, que é presidido por Luciano Duque, o Secretário Albertino Bezerra ouviu dos promotores o desejo de confecção com os municípios de um Termo de Ajustamento Ambiental. Já houve um projeto adiantado com o Iterpe, que pode precisar de alguns ajustes.
Rodovias estaduais : O MP quer que a PE 292 seja feita dentro dos padrões de pavimento adequado, com sinalização horizontal e vertical. “Em Iguaraci, a Prefeitura reclama que a sinalização no município é mal feita”, diz Lúcio. Os promotores querem que seja regulamentada a legislação sobre animais soltos. E quer pressa nas PEs entre Ingazeira e o 49 e de Custódia a Iguaraci, que já foram objeto de projeto executivo.
Transporte escolar: os promotores alegam que houve avanços. Na maioria dos municípios, não há mais veículo aberto transportando. Os promotores querem georeferenciamento com racionalização de rotas.
Portais da Transparência: estão funcionando os portais das prefeituras, mas os promotores solicitam novo check list e fiscalização pela CGU e pelo CAOP Patrimônio Público para que os portais possam viabilizar informações em tempo e da forma adequada.
O vereador Ezinho Construção, da cidade de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, morreu esta tarde após ser transferido para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. Ele foi vítima de uma homicídio. O vereador Ezinho estava dentro do seu depósito de materiais de construção, localizado no município, quando foi alvejado. Após ser socorrido inicialmente no […]
O vereador Ezinho Construção, da cidade de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, morreu esta tarde após ser transferido para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.
Ele foi vítima de uma homicídio. O vereador Ezinho estava dentro do seu depósito de materiais de construção, localizado no município, quando foi alvejado.
Após ser socorrido inicialmente no hospital local, Ezinho recebeu os primeiros atendimentos de emergência. Diante da gravidade do seu estado de saúde, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou a remoção urgente para a capital pernambucana, mas ele não resistiu.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre as circunstâncias do atentado. O caso segue sob investigação, segundo o Panorama PE.
Ezio Galindo Cordeiro tinha 48 anos e foi eleito em 2024 pelo Podemos. O parlamentar, empresário do ramo de material de construção foi eleito com 533 votos, sendo o quinto mais votado na cidade.
Ele fazia oposição ao prefeito Simãozinho. O gestor cancelou a tradicional Festa do Alverne, que aconteceria entre 26 e 27 de abril, em virtude da morte do vereador.
Candidatos estão empatados com 28,2% e 27,6%, respectivamente. Gonzaga tem 11,6% e Guilherme Coelho, 10,4% A pesquisa do Instituto Múltipla para Deputado Federal em Petrolina mostra quadro totalmente indefinido em relação a quem será o candidato majoritário no maior colégio eleitoral do Sertão. Segundo dados do Instituto, o Deputado Estadual e candidato a Federal Adalberto […]
Candidatos estão empatados com 28,2% e 27,6%, respectivamente. Gonzaga tem 11,6% e Guilherme Coelho, 10,4%
A pesquisa do Instituto Múltipla para Deputado Federal em Petrolina mostra quadro totalmente indefinido em relação a quem será o candidato majoritário no maior colégio eleitoral do Sertão.
Segundo dados do Instituto, o Deputado Estadual e candidato a Federal Adalberto Cavalcanti, que faz dobradinha com Odacyr Amorim, tem 28,2%. Fernando Filho, herdeiro político do candidato Fernando Bezerra Coelho está praticamente empatado com ele, com 27,6%. Gonzaga Patriota aparece com 11,6%. Já Guilherme Coelho tem 10,4%.
Segundo o levantamento, 14%, ainda dizem não ter candidato. Afirmam que vão votar branco e nulo 3,6%. Pastor Eurico aparece com 1,4%. Outros candidatos somam 3%.
A Pesquisa foi feita entre 01 e 02 de outubro. A pesquisa foi composta por 500 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no município de Petrolina e distribuída da seguinte forma: Área urbana 74,6% e Área rural 25,4%.
O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,0% Ela foi registrada no TRE sob o número PE 0042/2014 e BR 01013/2014.
Você precisa fazer login para comentar.