Notícias

Afogados: moradora desabafa contra a Compesa

Por Nill Júnior

Danyele Suenya também volt0u a cobrar atitude do poder público

Por André Luis

A moradora do Residencial Dom Francisco, em Afogados da Ingazeira, Danyele Suenya enviou um texto para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, onde faz um desabafo contra a Compesa e faz um chamamento à população para que lutem por seus direitos.

No texto, Dany, como é conhecida, questiona: “até quando a população afogadense vai ficar sendo castigada pelo desserviço da Compesa?” Ainda: “Até quando pagaremos por algo que não temos? Até quando o poder público ficará de braços cruzados vendo o povo clamar por água?  É mais fácil fazer praças e fontes do que brigar por um bem tão precioso que é água”.

Dany diz alerta ainda que a população precisa parar de se esconder atrás dos locutores e ir a luta. “não dá pra ficar só mandando mensagem para as rádios e não ter coragem de colocar a cara pra fora e cobrar seus direitos”. Leia a íntegra do desabafo no final da matéria.

Dany, assim como milhares de moradores de Afogados da Ingazeira, está revoltada com os serviços prestados pela Compesa na cidade. Há três ou quatro semanas que as reclamações relacionadas ao abastecimento de água na cidade tem tido uma escalada. Todos os dias centenas de ouvintes da Rádio Pajeú, entram em contato cobrando água nas torneiras. Mudanças no calendário de abastecimento – que não é seguido nem mesmo pela própria empresa dificulta ainda mais a vida da população.

Na quinta-feira, 14 de outubro, durante a 33ª Sessão Ordinária, a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira decidiu, por 7 votos a 3, convidar o gerente regional da Compesa, Gustavo Serafim, para prestar esclarecimentos com relação a dificuldade no abastecimento de água no município.

O debate foi provocado pelo vereador César Tenório, que sugeriu – como garantido durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, na quarta-feira (13) – o envio de um ofício à diretoria estadual da empresa, no Recife, assinado pelos treze vereadores da Casa.

O vereador Erickson Torres, no entanto, sugeriu, antes do envio do ofício, convidar o gerente regional para prestar esclarecimentos sobre a real situação que estaria dificultando o abastecimento de água na cidade.

Participando do programa A Tarde é Sua, no dia 13 de outubro, o prefeito Alessandro Palmeira disse que o município vem acompanhando a situação e que em contato com o gerente regional da Compesa, Gustavo Serafim, foi admitido que existem problemas técnicos a serem sanados.

“Gustavo também reconheceu que o novo calendário de distribuição, não foi o suficiente para resolver os problemas”, informou o prefeito.

Ainda segundo Palmeira, a gestão também está entrando em contato com outros setores da Compesa, no Recife, buscando soluções para a problemática da falta de abastecimento regular. Ele também prometeu um feedback com relação à resolução da situação.

O vereador Douglas Eletricista, se manifestou durante o programa desta segunda-feira (01.11). Ele reconheceu o sofrimento da população, disse que a Câmara não está omissa, mas cobrou que todos se juntem para cobrar melhores serviços da Compesa. “A Câmara está de portas abertas. Convido a todos os moradores que tem sofrido com a falta de água a irem acompanhar a próxima sessão”, afirmou.

Outras Notícias

Múltipla afere cenário em Águas Belas

No primeiro minuto desta quarta (14) o blog divulga uma pesquisa Múltipla com a intenção de votos para prefeito em Águas Belas. Na cidade, disputam a preferência do eleitorado o candidato governista,  Maurício de Josué, do PT, apoiado pelo prefeito Luiz Aroldo, e Dr. Elton Martins,  filiado ao Republicanos,  pela oposição. O Instituto também aferiu […]

No primeiro minuto desta quarta (14) o blog divulga uma pesquisa Múltipla com a intenção de votos para prefeito em Águas Belas.

Na cidade, disputam a preferência do eleitorado o candidato governista,  Maurício de Josué, do PT, apoiado pelo prefeito Luiz Aroldo, e Dr. Elton Martins,  filiado ao Republicanos,  pela oposição.

O Instituto também aferiu a avaliação da gestão do petista Luiz Aroldo na cidade.

A pesquisa tem o número de identificação  PE – 07721/2024

Foi realizada dias 9 e 10 de agosto com 300 entrevistas. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro para mais ou menos de 5,7%.

Fonte pública para realização da pesquisa – Censo 2010/2022 e TSE (Julho/24).

A divulgação ocorre na parceria do blog e do PanoramaPE.  Também no Instagram do blog, Múltipla e PanoramaPE.

“Nunca mais eu voto em Evandro”. Disse Antônio Andrade presidente da Câmara de SJE

Do blog do Geraldo Palmeira O presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito, Antônio Andrade (PSB), não está nada satisfeito com o tratamento que tem recebido do prefeito Evandro Valadares. Alegando falta de diálogo e incompreensão com os aliados, Antônio Andrade soltou o verbo ao anunciar seu rompimento com o gestor. Antônio […]

Do blog do Geraldo Palmeira

O presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito, Antônio Andrade (PSB), não está nada satisfeito com o tratamento que tem recebido do prefeito Evandro Valadares. Alegando falta de diálogo e incompreensão com os aliados, Antônio Andrade soltou o verbo ao anunciar seu rompimento com o gestor.

Antônio Andrade disparou contra o prefeito e garantiu que “nunca mais eu voto em Evandro, ele segue o caminho dele e eu sigo o meu”, afirmou o presidente, prometendo fiscalizar a atual administração.

Antônio Andrade disse que vem sofrendo retaliações do prefeito desde a sua eleição para a presidência da Câmara de Vereadores, que contrariou os interesses de Evandro.

Segundo Andrade a retaliação aos seus seguidores foi mais visível com a demissão de seis aliados indicados por ele para trabalharem no governo. “Reconheço que Jotinha (referindo-se ao vereador Jota Ferreira) teve mais votos em Riacho do Meio e tem o direito de indicar mais pessoas, mas veja só, Jotinha indicou 46 pessoas e eu só indiquei 16 e, destes, seis foram demitidos, procurei Evandro Valadares para falar com ele, estavam na reunião ele, o vice Eclériston Ramos e o chefe de gabinete Roberto Sampaio, porém nada que falei adiantou e ele (Evandro) manteve o meu pessoal demitido”.

Antônio Andrade afirmou que, como sempre, cumprirá um papel responsável e fiscalizador em relação ao Executivo.

Amupe e CAU/PE firmam acordo para preservação de patrimônios históricos

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) vão celebrar um acordo de parceria para mapear a situação dos patrimônios imateriais em todos os municípios pernambucanos. Em reunião realizada nesta quarta-feira (14), por videoconferência, o presidente da Amupe, José Patriota, e o conselheiro do CAU, Sérgio Motta, […]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) vão celebrar um acordo de parceria para mapear a situação dos patrimônios imateriais em todos os municípios pernambucanos. Em reunião realizada nesta quarta-feira (14), por videoconferência, o presidente da Amupe, José Patriota, e o conselheiro do CAU, Sérgio Motta, discutiram pontos do acordo.

Em primeiro momento, o pacto servirá para auxiliar o Conselho na intermediação com as prefeituras a fim de iniciar uma esquematização da atual situação dos patrimônios nas cidades em quatro principais eixos: gestão, escopo normativo, profissionais e projetos/obras, e a importância de observar as regras do “Protocolo de Boas Práticas da Salvaguarda”. O trabalho será coordenado pela Comissão Temporária de Patrimônio Cultural (CPC).

Ao elogiar a iniciativa, Patriota colocou a Amupe à disposição e ressaltou a importância da sensibilização para a preservação do patrimônio. “Valorizar o patrimônio público é valorizar a nossa própria identidade como povo. Com isso, é importante termos profissionais qualificados na gestão desses espaços históricos. O patrimônio histórico, ambiental ou artístico, seja lá o tipo que for, é sinônimo de promoção da cultura, defesa e conservação”, concluiu.

Para o conselheiro Sérgio Motta, a parceria com a Amupe é importante tendo em vista a capacidade de articulação da entidade municipalista. Motta ainda afirmou que “o principal objetivo é identificar e promover as boas práticas associadas à salvaguarda cultural, que tenham no bojo das questões a valorização e legitimação da categoria profissional do Arquiteto e Urbanista, devidamente habilitado para tanto”, destacou o conselheiro.

Sávio nega pleitear PSB em Tuparetama

O ex-prefeito de Tuparetama, Saulo Torres, negou ao blog que esteja pleiteando o PSB,  como noticiou o comunicador Anchieta Santos em nota ao blog. “Isto para mim está fora de cogitação”, garante. Sávio disse ainda que hoje integra a nova Executiva Estadual do PTB estadual,  como forma de comprovar que não busca os socialistas. Sobre […]

savio-torresO ex-prefeito de Tuparetama, Saulo Torres, negou ao blog que esteja pleiteando o PSB,  como noticiou o comunicador Anchieta Santos em nota ao blog. “Isto para mim está fora de cogitação”, garante.

Sávio disse ainda que hoje integra a nova Executiva Estadual do PTB estadual,  como forma de comprovar que não busca os socialistas.

Sobre assessoria com Armando, garantiu: “Não perdi cargo com Armando porque simplesmente não tinha para perder”, afirmou.

Eleição da UVP se transforma em disputa judicial

A eleição da União de Vereadores de Pernambuco (UVP) se tornou uma verdadeira disputa judicial nos últimos dias. Depois que nesta quinta-feira (30), o Tribunal de Justiça em Pernambuco suspendeu o pleito por irregularidades no processo de convocação, do pleito, o grupo do atual presidente, Léo do Ar, de Gravatá, conseguiu na tarde desta sexta-feira […]

A eleição da União de Vereadores de Pernambuco (UVP) se tornou uma verdadeira disputa judicial nos últimos dias. Depois que nesta quinta-feira (30), o Tribunal de Justiça em Pernambuco suspendeu o pleito por irregularidades no processo de convocação, do pleito, o grupo do atual presidente, Léo do Ar, de Gravatá, conseguiu na tarde desta sexta-feira (31), uma liminar para manter a escolha da nova presidência para a próxima semana.

Já na noite de ontem, o candidato de oposição, Zé Raimundo, de Serra Talhada, conseguiu uma nova decisão que mantém a suspensão da escolha do novo presidente.

No texto, o desembargador Bartolomeu Bruno referendou a motivação reconhecida ainda ontem. No dia 17 de fevereiro, a sexta-feira anterior ao Sábado de Zé Pereira, a comissão eleitoral da UVP, que é comandado pelo presidente da Câmara de Gravatá, Léo do Ar (PSDB), publicou no Diário Oficial do Estado a convocação para as inscrições das chapas concorrentes, mas sem dar o prazo necessário.

Na liminar, a Justiça reconheceu as irregularidades e suspendeu a eleição. O prazo para a nova eleição deverá ser publicado com “ampla divulgação” e também precisa respeitar o prazo de 15 dias entre a divulgação e o início do período das inscrições.

“Assim, não obedecido o critério estampado no § 1o, do art. 43, do Estatuto, verifica-se a ilegalidade do processo eleitoral. Eis aqui a probabilidade do direito. […] Isto posto, com base no art. 1019, I do CPC de 2015, DEFIRO a antecipação da tutela recursal para SUSPENDER a Assembleia que se realizaria no dia 03 de abril de 2023 (segunda-feira), para a eleição da Diretoria e Conselho fiscal da União dos Vereadores de Pernambuco”, diz o desembargador.

A UVP e a comissão eleitoral têm 15 dias para se pronunciar e tentar recorrer. As informações são do Blog Cenário.