Afogados: moradora desabafa contra a Compesa
Danyele Suenya também volt0u a cobrar atitude do poder público
Por André Luis
A moradora do Residencial Dom Francisco, em Afogados da Ingazeira, Danyele Suenya enviou um texto para o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, onde faz um desabafo contra a Compesa e faz um chamamento à população para que lutem por seus direitos.
No texto, Dany, como é conhecida, questiona: “até quando a população afogadense vai ficar sendo castigada pelo desserviço da Compesa?” Ainda: “Até quando pagaremos por algo que não temos? Até quando o poder público ficará de braços cruzados vendo o povo clamar por água? É mais fácil fazer praças e fontes do que brigar por um bem tão precioso que é água”.
Dany diz alerta ainda que a população precisa parar de se esconder atrás dos locutores e ir a luta. “não dá pra ficar só mandando mensagem para as rádios e não ter coragem de colocar a cara pra fora e cobrar seus direitos”. Leia a íntegra do desabafo no final da matéria.
Dany, assim como milhares de moradores de Afogados da Ingazeira, está revoltada com os serviços prestados pela Compesa na cidade. Há três ou quatro semanas que as reclamações relacionadas ao abastecimento de água na cidade tem tido uma escalada. Todos os dias centenas de ouvintes da Rádio Pajeú, entram em contato cobrando água nas torneiras. Mudanças no calendário de abastecimento – que não é seguido nem mesmo pela própria empresa dificulta ainda mais a vida da população.
Na quinta-feira, 14 de outubro, durante a 33ª Sessão Ordinária, a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira decidiu, por 7 votos a 3, convidar o gerente regional da Compesa, Gustavo Serafim, para prestar esclarecimentos com relação a dificuldade no abastecimento de água no município.
O debate foi provocado pelo vereador César Tenório, que sugeriu – como garantido durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, na quarta-feira (13) – o envio de um ofício à diretoria estadual da empresa, no Recife, assinado pelos treze vereadores da Casa.
O vereador Erickson Torres, no entanto, sugeriu, antes do envio do ofício, convidar o gerente regional para prestar esclarecimentos sobre a real situação que estaria dificultando o abastecimento de água na cidade.
Participando do programa A Tarde é Sua, no dia 13 de outubro, o prefeito Alessandro Palmeira disse que o município vem acompanhando a situação e que em contato com o gerente regional da Compesa, Gustavo Serafim, foi admitido que existem problemas técnicos a serem sanados.
“Gustavo também reconheceu que o novo calendário de distribuição, não foi o suficiente para resolver os problemas”, informou o prefeito.
Ainda segundo Palmeira, a gestão também está entrando em contato com outros setores da Compesa, no Recife, buscando soluções para a problemática da falta de abastecimento regular. Ele também prometeu um feedback com relação à resolução da situação.
O vereador Douglas Eletricista, se manifestou durante o programa desta segunda-feira (01.11). Ele reconheceu o sofrimento da população, disse que a Câmara não está omissa, mas cobrou que todos se juntem para cobrar melhores serviços da Compesa. “A Câmara está de portas abertas. Convido a todos os moradores que tem sofrido com a falta de água a irem acompanhar a próxima sessão”, afirmou.