Notícias

Afogados: Emídio Vasconcelos oficializa sua candidatura a prefeito

Por Nill Júnior

EmidioVasconcelos

A Coligação União Pelo Povo oficializou o nome de Emídio Vasconcelos como candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira,  pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O anúncio foi feito durante a convenção partidária realizada na manhã deste sábado (30), na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira. Ramiro Simões, irmão da ex-prefeita Giza Simões, foi confirmado como vice-prefeito na composição da chapa.

Em seu discurso Emídio agradeceu o apoio de familiares, parentes e amigos, agradeceu também pela confiança de seu partido o PT e dos demais partidos que compõem a Coligação.

Emídio disse que o momento era de muita emoção, realização de um sonho e de muito sacrifício, lembrou quando há trinta anos teve que partir, deixando para trás seus pais, parentes e amigos, por falta de trabalho, de perspectiva de vida e com o sonho de vencer e retornar para influenciar positivamente nos destinos de sua terra.

convencao1

convencao6

Emídio falou ainda sobre os três pilares que irão sustentar a sua campanha, que são: democracia, renovação da política e defesa das conquistas sociais. Na oportunidade também foram homologadas as candidaturas dos pré-candidatos (as) a vereadores (as) pela coligação União Pelo Povo, composta pelos partidos: PT, PTB, PTN e PSOL.

Estiveram presentes no evento o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, a secretária estadual de Organização da legenda, Sheila Oliveira, o secretário de Relações Institucionais do PT, Veronis Carvalho, os assessores do senador Humberto Costa (PT), Dilson Peixoto e Wedson Galindo, presidentes de partidos, pré-candidatos e militantes.

Outras Notícias

Atrações a conta gotas na Festa Universitária em São José do Egito

por Anchieta Santos Primeiro foi a demora para a Associação Cultural de São José do Egito tratar da Festa Universitária que este ano viverá a sua 43ª edição. Depois de cobrada a Associação convidou a imprensa para uma entrevista coletiva no último sábado (12) onde divulgaria as atrações da Festa. Minutos antes a coletiva foi […]

150237_277547332368403_1342188284_n

por Anchieta Santos

Primeiro foi a demora para a Associação Cultural de São José do Egito tratar da Festa Universitária que este ano viverá a sua 43ª edição. Depois de cobrada a Associação convidou a imprensa para uma entrevista coletiva no último sábado (12) onde divulgaria as atrações da Festa.

Minutos antes a coletiva foi cancelada e foi anunciado que na segunda (14) a programação seria fechada e na terça revelada. Até ás 22hs da noite de terça (15) a única atração anunciada foi a banda de cultura popular, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, do Distrito Federal.

Pouco depois, mais algumas atrações foram anunciadas: Lenilson Nunes
e Santana “O cantador” (dia 18),  Vozes & Versos e Banda Pinga Fogo (dia 19) e Renato Marinho e Trio e Banda Asas da América (dia 20).

O que chama a atenção é que a Festa já começa nesta quinta (17) e vai até o dia 20 de julho e por enquanto as  atrações estão definidas a conta gotas, o que parece muito pouco.

CPI do Senado quer gastos de sete cidades em PE, diz blog

Blog do Magno O presidente da CPI da Covid-19 no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), enviou o “Oficio 365/2021 – CPIPANDEMIA” para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) requisitando informações sobre todos os processos investigativos, relatórios de auditorias e inspeções, com papéis de trabalho, sobre todos os recursos federais aplicados pelo Estado de […]

Blog do Magno

O presidente da CPI da Covid-19 no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), enviou o “Oficio 365/2021 – CPIPANDEMIA” para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) requisitando informações sobre todos os processos investigativos, relatórios de auditorias e inspeções, com papéis de trabalho, sobre todos os recursos federais aplicados pelo Estado de Pernambuco e sete cidades do Estado. O Ofício atendeu a requerimento do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Além do Governo de Pernambuco, estão abrangidos pela requisição da CPI em Pernambuco as seguintes prefeituras: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Caruaru e Petrolina. O TCE-PE terá até a semana que vem para atender a requisição.

O foco maior da CPI, contudo, segue sendo a gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB) em 2020, alvo de sete Operações da Polícia Federal sobre supostos desvios de verbas para covid-19. Um recorde nacional de operações da PF em uma mesma cidade em 2020.

O próprio TCE-PE, na semana passada, fez um julgamento tentando dar a compra dos respiradores como regular. A PF rebateu dias depois em nota oficial, indiciando por crimes três assessores de Geraldo Júlio.

A Justiça Federal já liberou para a CPI o acesso à Operação Apneia, famosa nacionalmente pela compra de respiradores de porcos para os recifenses. Esta semana, já chegaram novos Ofícios da CPI pedindo à Polícia Federal acesso a outras operações contra a gestão de Geraldo Júlio.

Nomes que apoiariam Adelmo Moura definem substituto até quarta-feira com aval de João Campos

O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB) anunciou em primeira mão ao Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que até quarta ele e prefeitos da região que seguiriam com seu projeto vão ter seus nomes definidos para a disputa estadual. A definição será do prefeito do Recife, João Campos, conforme compromisso […]

O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB) anunciou em primeira mão ao Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que até quarta ele e prefeitos da região que seguiriam com seu projeto vão ter seus nomes definidos para a disputa estadual.

A definição será do prefeito do Recife, João Campos, conforme compromisso assumido com as lideranças.

A contrapartida, dizem os gestores, tem relação com um palno de ação para a região, caso João seja eleito governador.

Um nome por cidade

Um fato novo, segundo Adelmo, é que cada base terá um nome diferente. Isso vale para ele e Aline Karina, o prefeito Sandrinho Palmeira, os vereadores da oposição em São José do Egito,  o prefeito de Solidão, Mayco da Farmácia.

Pelo que o blog apurou,  a ideia é que, assim,  não haja “posse” do espólio eleitoral,  dando a possibilidade de retomada do projeto do “candidato da terra” em 2030.

Chuvas com grande incidência de raios caem na região

Foi confirmado o alerta da meteorologia e as chuvas voltaram essa noite e madrugada ao Sertão do Pajeú. A APAC emitiu um alerta de chuva para o Sertão e o Agreste. Em boa parte das cidades, um fenômeno observado foi o de raios e trovões. Muitos acordaram de madrugada com o susto provocado pelo fenômenos. […]

Foi confirmado o alerta da meteorologia e as chuvas voltaram essa noite e madrugada ao Sertão do Pajeú.

A APAC emitiu um alerta de chuva para o Sertão e o Agreste.

Em boa parte das cidades, um fenômeno observado foi o de raios e trovões. Muitos acordaram de madrugada com o susto provocado pelo fenômenos.

Em Carnaíba, a chuva chegou a 80 milímetros. Em Afogados da Ingazeira, foram 20 milímetros. Mas choveu em toda a região. Imagens de riachos e rios com muito volume de água começaram a correr as redes sociais.

O INMET renovou o alerta para chuvas intensas.  “As regiões do Sertão e Agreste estão com bastante convergência de umidade e áreas de instabilidades que devem provocar pancadas de chuva em vários municípios, com intensidades moderadas e localmente forte”, explicou a Apac.

Ministro que já “salvou” Sávio Torres vai julgar seu recurso no TSE

A notícia foi ao ar em primeira mão da Coluna do Domingão: chegou ao TSE o Recurso Especial Eleitoral do prefeito reeleito de Tuparetama Sávio Torres, que tenta garantir sua diplomação. O relator do caso será o Ministro Tarcísio Carvalho Neto. Pelo que o blog apurou, o Ministro deve tomar a decisão monocraticamente já que […]

A notícia foi ao ar em primeira mão da Coluna do Domingão: chegou ao TSE o Recurso Especial Eleitoral do prefeito reeleito de Tuparetama Sávio Torres, que tenta garantir sua diplomação.

O relator do caso será o Ministro Tarcísio Carvalho Neto.

Pelo que o blog apurou, o Ministro deve tomar a decisão monocraticamente já que o pleno só volta em fevereiro, depois do recesso.  Apos ouvir a Procuradoria Eleitoral, deve decidir o futuro de Sávio de forma liminar .

A probabilidade mais remota é de que o Ministro aguarde o fim de recesso para submeter o processo ao pleno da corte. Isso porque a decisão envolve necessidade mais imediata, por tratar-se de caso envolvendo diplomação.

Sávio ganhou o direito de disputar ns justiça local mas perdeu no recurso do TRE. O MP recorreu da decisão alegando contas rejeitadas do gestor.  Sávio tem mostrado confiança na rejeição da decisão.  A oposição aposta na manutenção do quadro.

O Ministro Tarcísio Carvalho Neto já protagonizou um outro recurso de Sávio.  Em agosto de 2017, o TSE decidiu sobre a inelegibilidade ou não do Prefeito em mais um recurso do TSE.

O ministro Tarcísio em sua fala decidiu acompanhar a divergência do ministro Gilmar Mendes e negou provimento ao recurso. Com isso o prefeito se livrou de perder o mandato.

No recurso, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a coligação adversária afirmaram que Domingos Sávio Torres (PTB),  estaria inelegível por causa de rejeição de contas públicas e suposta condenação criminal transitada em julgado.

Mas o ministro Admar Gonzaga mudou seu voto e acompanhou o ministro Tarcísio, fechando assim o placar da votação em 5×2 para Sávio.