Notícias

Afogados: em Carta Aberta, professores denunciam descaso e exclusão no rateio do Fundeb

Por André Luis

Imagem meramente ilustrativa

Os professores prestadores de serviços da rede municipal de Afogados da Ingazeira divulgaram uma carta aberta denunciando a precarização de suas condições de trabalho e a exclusão do rateio dos recursos do Fundeb, anunciado pela Secretaria de Educação para ser pago até o final do ano.

De acordo com o documento, os prestadores de serviços recebem um salário de R$ 1.345,00 há mais de quatro anos, sem direito ao 13º salário, ao terço de férias ou ao pagamento do mês de janeiro. A insatisfação aumentou após o anúncio de que não seriam incluídos no rateio, destinado apenas aos profissionais ativos que integram a folha dos 70% do Fundeb.

A carta questiona a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, que alega a impossibilidade de incluir os prestadores por eles estarem vinculados à folha dos 30% do Fundeb. Os professores argumentam que a legislação não permite o pagamento de funcionários com recursos dos 30%, destinados exclusivamente à manutenção da rede, o que torna a situação ainda mais controversa.

Além da questão salarial, os professores destacam a importância de sua atuação nos resultados positivos obtidos pelo município em avaliações externas, como IDEB, SAEPE e IDEPE. Segundo eles, apesar de serem maioria na rede, seu trabalho não tem recebido o devido reconhecimento.

“Contribuímos efetivamente para os prêmios que o município vem recebendo ao longo dos anos. Nós zelamos pela qualidade da educação, mas nosso trabalho não é respeitado nem valorizado”, afirmam na carta.

Os educadores questionam ainda a manutenção do regime de prestação de serviços e a falta de medidas para melhorar suas condições de trabalho. “É justo, senhor prefeito, continuar com esse sistema de prestador de serviço? É justo passarmos 60 dias sem salários?”, indagam.

A carta conclui com um apelo por mudanças no tratamento dos profissionais da educação no município: “Afogados precisa urgentemente respeitar e valorizar todos os profissionais da educação. Esse sistema é imoral, injusto e desumano.” Leia abaixo a íntegra da Carta Aberta:

CARTA ABERTA

Os professores do município de Afogados da Ingazeira – PE, que se encontram na condição de PRESTADORES DE SERVIÇOS sentem na pele a falta de valorização e reconhecimento por parte da gestão do município. 

Como se não bastasse receber um salário de R$ 1.345,00 reais há mais de 4 anos, SEM DIREITO ao 13º salário, terço de férias e ao SALÁRIO DO MÊS DE JANEIRO, também não terão direito ao rateio, que foi anunciado na última sexta-feira pela Secretária de Educação, com previsão de pagamento até o último dia do ano. De acordo com o que foi apurado, o rateio deve ser repartido com todos os profissionais da educação que estão ativos.

 No comunicado de esclarecimento que foi enviado para as escolas, a secretária de educação alega que os prestadores de serviço não podem receber porque fazem parte da folha de pagamento Fundeb dos 30% e não dos 70%.

O mais curioso ainda é que de acordo com a lei, não pode ser pago funcionário com a folha dos 30%, tendo em vista que a mesma é para manutenção e não pagamento de funcionários. 

No tocante aos resultados divulgados recentemente, premiações e homenagens recebidas pelos índices alcançados pelo município, nas AVALIAÇÕES EXTERNAS: IDEB, SAEPE E IDEPE, há valiosa contribuição dos PROFESSORES PRESTADORES NA REDE, que hoje são maioria e infelizmente não têm seu trabalho respeitado e valorizado.

A pergunta que fica é: “Senhora Secretária de Educação”, foi justa essa forma de dividir o rateio? É justo não se preocupar e nem buscar uma forma de melhorar o salário dos professores prestadores que fazem o mesmo trabalho dos efetivos e contratados?” É justo senhor prefeito, continuar com esse sistema de PRESTADOR DE SERVIÇO? É justo passarmos 60 dias sem salários? 

Nós contribuímos efetivamente pelos prêmios que o município vem recebendo ao longo dos anos. Nós zelamos pela QUALIDADE DA EDUCAÇÃO do nosso município.

Olhem por nós! 

Esse sistema adotado pelo município é imoral! É injusto! É desumano!

Afogados precisa urgentemente respeitar e valorizar TODOS os profissionais da educação.

Outras Notícias

PSB de Tabira entrega solicitação ao Governo do Estado

O PSB de Tabira esteve nesta quinta-feira (23) em Afogados da Ingazeira participando do seminário “Pernambuco em Ação, onde o Governo do Estado prestou contas das ações realizadas no sertão do Pajeú. Na oportunidade o presidente do PSB, Pipi da Verdura, o vereador, Marcos Crente, o ex-vereador, Zé de Bira, e a advogada, Laudiceia Rocha, […]

O PSB de Tabira esteve nesta quinta-feira (23) em Afogados da Ingazeira participando do seminário “Pernambuco em Ação, onde o Governo do Estado prestou contas das ações realizadas no sertão do Pajeú.

Na oportunidade o presidente do PSB, Pipi da Verdura, o vereador, Marcos Crente, o ex-vereador, Zé de Bira, e a advogada, Laudiceia Rocha, entregueram um requerimento ao Governador, Paulo Câmara (PSB), e ao Secretário de Agricultura do Estado, Nilton Mota, onde se solicita a: Segunda etapa do Curral do Gado; Água Simplificada e a terceira parcela do FEM 2014; o FEM 2015 e o FEM 2016.

A primeira etapa do Curral do Gado de Tabira ficará pronta em 120 dias. E para que a feira do gado continue sendo referência em todo estado, o PSB fez essa solicitação ao Governo do Estado para que a obra tenha sua segunda etapa realizada o mais rápido possível.

“Essa é a forma de levar a mensagem ao povo Tabirense de que estamos trabalhando, independente de estarmos ou não no poder, nós iremos junto ao Governo do Estado fazer essas solicitações para dias melhores para o povo de Tabira “, declarou o ex-vereador do PSB, Zé de Bira. Também participaram da entrega da solicitação os vereadores Alan Xavier e Aldo Santana.

Prefeitura de Afogados reuniu gestores de PE e PB para apresentar boas práticas

A Prefeitura de Afogados reuniu ontem prefeitos e secretários dos Estados de Pernambuco e Paraíba para apresentar ações exitosas de gestão e estimular o intercâmbio de boas práticas entre os municípios. Em sua saudação inicial, o Prefeito de Afogados e anfitrião do evento, Sandrinho Palmeira, destacou a importância da troca de experiências entre os municípios. […]

A Prefeitura de Afogados reuniu ontem prefeitos e secretários dos Estados de Pernambuco e Paraíba para apresentar ações exitosas de gestão e estimular o intercâmbio de boas práticas entre os municípios.

Em sua saudação inicial, o Prefeito de Afogados e anfitrião do evento, Sandrinho Palmeira, destacou a importância da troca de experiências entre os municípios. “Hoje estamos aqui apresentando a vocês ações premiadas que desenvolvemos aqui em Afogados, mas quero também ir aos municípios de vocês conhecer ações exitosas que possamos trazer para Afogados,” afirmou Sandrinho.

O encontro de boas práticas aconteceu ontem (04) no espaço Kabbana recepções. A Prefeitura de Afogados apresentou três ações importantes, que tem gerado economia para o município: o sistema de reuso do Vianão, transformando esgoto bruto em água rica em nutrientes, e que tem gerado uma economia mensal de 20 mil reais na conta de água; o centro de telemedicina, que tem diminuído a fila de espera por consultas com especialistas e os custos com TFD; e a Farmácia Viva, que transforma plantas da caatinga em medicamentos fitoterápicos gratuitos para a população, e que já foi pauta de destaque no programa Globo Repórter.

Estiveram presentes ao encontro os Prefeitos Fredson Brito, de São José do Egito; Pedro Alves, de Iguaracy; Luciano Bonfim, de Triunfo; e Genivaldo Tembório, Prefeito da cidade Paraibana da Prata, também presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental. Além deles, presenças dos vice-prefeitos Daniel Valadares (Afogados), Cícero Batista (Carnaíba), além de secretários municipais representando os Prefeitos de Bodocó, Solidão, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha e Taquaritinga do Norte. O hospital regional Emília Câmara também se fez presente na pessoa de seu diretor, Sebastião Duque.

Centro de Telemedicina – com mais de 3 mil consultas realizadas, a unidade oferece consultas gratuitas em 26 especialidades, gerando, desde sua implantação, uma economia de 2,5 milhões de Reais para o município com relação aos custos de consultas presenciais e TFD. Durante o encontro, foi instalado um “consultório” para a consulta de um paciente cardiopata com um médico cardiologista, Maikon Libório, que estava em São Paulo. Após a consulta, o paciente já saiu com a receita médica e a solicitação de exames complementares em mãos.

Sistema de Reuso – Premiado pelo ministério do meio ambiente e com o prêmio Vasconcelos Sobrinho do CPRH, tem gerado uma economia mensal de 20 mil reais na conta de água.

Farmácia Viva – calcado na sabedoria dos agricultores e no conhecimento dos mais antigos na utilização das plantas, o projeto envolve três níveis: a sementeira (onde são cultivadas as plantas), o laboratório fitoterápico (onde as plantas são transformada em medicamentos), e a Farmácia (onde os produtores podem ser acessados pela população). A economia gerada com a produção de fitoterápicos gira em torno de 120 mil Reais por ano na despesa com a compra de medicamentos pela Prefeitura de Afogados.

“Esse evento é um marco, a telemedicina é uma realidade que não tem mais volta. Esse tipo de consulta é realmente algo fabuloso para o nosso Pajeú, em função da carência que nós temos por certas especialidades,” afirmou o médico e prefeito de Iguaracy, Pedro Alves.

“É um prazer vir aqui conhecer mais de perto essas práticas exitosas que vem sendo implantadas aqui em Afogados, na perspectiva de podermos algumas dessas ações para São José do Egito,” afirmou o Prefeito Fredson Brito.

Outro gestor presente, que também é médico, foi o Prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim. “Gestão nova tem que inovar também. Eu estou no 5º mandato, mas é um mandato novo e a gente tem que acompanhar hoje a inteligência artificial, o uso da tecnologia na medicina, isso tudo é importante para a gente. Prefeito tem que ser inovador, por isso estou aqui para pegar essas práticas exitosas da saúde para levar para o nosso município também”, finalizou Luciano Bonfim.

A parte cultural do evento contou com apresentações do sanfoneiro Leandro Cavalcante e do cantor e compositor Paulo Matricó.

Gonzaga Patriota se diz “pré-candidatíssimo” ao Senado 

Em entrevista ao programa Opinião, da Rádio Grande Rio AM, nesta segunda-feira (28), o ex-deputado federal Gonzaga Patriota afirmou que pretende disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. Em tom descontraído, mas incisivo, Gonzaga se declarou “pré-candidatíssimo” e criticou aliados que, segundo ele, tentam desestimular sua candidatura. “Eles ficam rindo. Eu digo: […]

Em entrevista ao programa Opinião, da Rádio Grande Rio AM, nesta segunda-feira (28), o ex-deputado federal Gonzaga Patriota afirmou que pretende disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. Em tom descontraído, mas incisivo, Gonzaga se declarou “pré-candidatíssimo” e criticou aliados que, segundo ele, tentam desestimular sua candidatura.

“Eles ficam rindo. Eu digo: ‘Sou pré-candidatíssimo a senador’, e eles ficam rindo: ‘Calma, Gonzaguinha, espera um pouquinho’”, relatou o ex-deputado, ao comentar a reação de interlocutores políticos.

Gonzaga fez referência à eleição de 1982, quando, segundo ele, obteve uma expressiva votação graças ao apoio popular no Sertão. “O povo da Diocese de Petrolina, que pegava o Sertão do São Francisco, Sertão Central, Sertão do Araripe e até perto do Pajeú, sentiu a falta do advogado Gonzaga Patriota, que era o advogado dos pobres, dos agricultores”, disse.

Na época, Gonzaga afirmou que esperava 7 mil votos e terminou com mais de 15 mil. “Se deixarem eu ser candidato a senador… E olha que, quanto mais candidatos, melhor ainda para mim. O povo de Pernambuco está sentindo falta de Gonzaga Patriota, com certeza.”

O ex-parlamentar também criticou alianças que considera confusas e que podem gerar conflitos dentro do próprio grupo. “Tem ‘caba’ que tá pedindo voto pra Miguel, pra Silvinho, pra não sei quem… Aí ele vai enrolar o outro lá. Vota no Miguel pra deputado e ainda tem Marília Arraes, que é forte também”, declarou.

Gonzaga encerrou reforçando que há duas vagas ao Senado na próxima eleição e sugeriu que parte do eleitorado pode dividir os votos. “Não pode deixar aqui: ‘Silva, eu vou votar em Miguel’. Aí vota em Miguel e vota em Gonzaga, que tem duas vagas.”

 

 

Serra: ao blog, Armando fala das últimas pesquisas. “Enfrentamos um sistema poderoso. Não imaginávamos que seria diferente”

por Bruna Verlene Na tarde desta sexta (12) o candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), esteve em Serra Talhada participando de uma carreata pelas principais ruas da cidade, ao lado do prefeito Luciano Duque e dos candidatos a deputado federal e estadual Pedro Eugênio, Zeca Cavalcanti, Augusto César e Manoel Santos. Armando falou […]

DSC04693
Foto: Bruna Verlene

por Bruna Verlene

Na tarde desta sexta (12) o candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), esteve em Serra Talhada participando de uma carreata pelas principais ruas da cidade, ao lado do prefeito Luciano Duque e dos candidatos a deputado federal e estadual Pedro Eugênio, Zeca Cavalcanti, Augusto César e Manoel Santos.

Armando falou ao blog sobre as ultimas pesquisas, do Datafolha e IMN que apontaram virada de Câmara, mesmo que no limiar da margem de erro indicando empate técnico.  Ela ainda não havia se manifestado abertamente sobre o tema. Questionado se a vantagem de Câmara ainda tinha relação com a comoção pela morte de Eduardo Campos, Monteiro foi enfático ao falar que esta eleição será polarizada, disputada e equilibrada. “Nunca imaginávamos que seria diferente”, afirmou.

DSC04728
Durante o trajeto o candidato ganhou uma espiga de milho. Foto: Bruna Verlene

Armando afirmou que enfrenta um poderio político e uma máquina grande. “Nós estamos enfrentando um sistema de força poderoso, que controla o Governo, que controla a prefeitura do Recife, que tem uma super estrutura em matéria de apoios partidários. Mas o meu sentimento é que o povo de Pernambuco irá votar conscientemente, e aí vai separar o que o voto em homenagem ao passado e o voto de construção do futuro”, afirmou Armando.

O candidato do PTB ainda foi questionado pelo blog sobre a sua ida ao Ministério Público Eleitoral na tarde desta quinta (11), para dar continuidade as investigações sobre a relação entre o seu adversário e a empresa Bandeirante Pneus. Armando Monteiro voltou a cobrar e afirmou que toda figura publica tem que se submeter a processos de esclarecimentos à população.

“Há fatos que não foram esclarecidos.  O candidato adversário ao invés de esclarecê-los fica sempre querendo atribuir à uma invenção. Todos os fatos que nós levantamos foram trazidos pela imprensa. É preciso que ele dê um esclarecimento amplo sobre esse assunto e não deu. Parece que ele não tem como dar esse esclarecimento”, declarou Armando.

DSC04691
Prefeito Luciano Duque. Foto: Bruna Verlene

Luciano Duque – Em conversa com o blog o prefeito de Serra Talhada falou que a eleição está decidida em favor de Armando, apesar das pesquisas recentes. Duque aposta que Dilma – que apresentou crescimento nos últimos levantamentos – vai “puxar” Armando. “ A cada dia Dilma cresce mais nas pesquisas e junto com Armando, Pernambuco vai continuar crescendo no rumo certo”, declarou Duque.

DSC04719
Augusto César e Zeca Cavalcanti. Foto: Bruna Verlene

Augusto César – O deputado e candidato a reeleição Augusto César falou ao blog que Serra Talhada demonstrou alegria e segurança à candidatura de Armando Monteiro no ato desta tarde. “ Aqui tem emoção e não comoção. É uma candidatura que veio pra ficar e ser consolidada na terra dele, na terra do avô dele. Daqui hoje sai a vitória de Armando. Serra Talhada tem pé quente”.

Márcia e Breno cumprem agenda em Belmonte e aumentam expectativa sobre articulação para 2026

A prefeita Márcia Conrado esteve com o marido e pré-candidato a Deputado Estadual Breno Araújo em São José do Belmonte, onde, ao lado do prefeito Vinicius Marques (PSB) e do Federal Pedro Campos,  participaram de mais uma Festa da Pedra do Reino. A informação é de que no balaio dos apoios da candidatura do odontólogo […]

A prefeita Márcia Conrado esteve com o marido e pré-candidato a Deputado Estadual Breno Araújo em São José do Belmonte, onde, ao lado do prefeito Vinicius Marques (PSB) e do Federal Pedro Campos,  participaram de mais uma Festa da Pedra do Reino.

A informação é de que no balaio dos apoios da candidatura do odontólogo a Estadual,  está o apoio do socialista belmontense.

A agenda reforça o alinhamento de Márcia com o palanque socialista, em torno da reeleição de João Campos,  e o distanciamento do palanque da governadora Raquel Lyra,  levando no balaio o candidato a Estadual e presidente estadual do AVANTE,  Sebastião Oliveira.