Notícias

Afogados da Ingazeira e seus 114 anos

Por Nill Júnior

O querido e saudoso Anchieta Santos resgatou em 2019 o texto da Coluna do Domingão do 30 de junho daquele ano, véspera dos 110 anos de Afogados da Ingazeira.

O texto chama a atenção por suas coisas: primeiro por sua característica temporal e depois, por ter sido levado ao ar no dia seguinte, aquele primeiro de julho de 2019, na voz de um dos homenageados do dia, o radialista Anchieta Santos, em seu programa Rádio Vivo.

Quando Anchieta aproveitava um de meus textos, sabia que estava aprovado. Era uma espécie de selo de qualidade. Aqui, o texto que mantém sua característica atemporal e, abaixo, o áudio do vozeirão da Pajeú fazendo referência ao que diferencia a cidade das demais:

O município de Afogados da Ingazeira comemora emancipação política. Se já é muito diferente de quando Manuel Francisco da Silva instalou a primeira fazenda, pelos idos de 1870, época em que a edificação de casas cresceu, imagine nos últimos 30 anos. Porque é certo dizer que a cidade deu um salto nas últimas três décadas.

Em parte pela evolução dos tempos, em parte pelos gestores, empreendedores e sua gente. Todos se encantam com a Princesa do Pajeú. Impossível não ter quem não se envolva emocionalmente com a grandiosidade da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, única em beleza, com sua Praça Arruda Câmara, o sistema viário de contorno, a nova Rio Branco requalificada, a Barragem de Brotas, suas belezas naturais, a Rádio Pajeú e o Museu do Rádio, o Cine São José, mas principalmente com sua gente. No Pajeú, todos somos acolhedores. Em Afogados, não é diferente.

Daqui, nomes importantes ganharam destaque: Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho, um dos nomes mais importantes da história da Igreja, aqui radicado, Diógenes Arruda Câmara, Monsenhor Arruda, Yane Marques, Maria Dapaz, Waldecyr Menezes, Antonio Silvino, Padre Carlos Cottart. São apenas alguns exemplos que explicam o protagonismo da Terra de Sol e Encantos Mil.

Outra marca, mais contemporânea, dos gestores que se revezam na cidade. Numa característica rara, todos deixaram legado e importante contribuição. No recorte do tempo das últimas três décadas, Orisvaldo Inácio, Giza Simões, Totonho Valadares e José Patriota cumpriram cada um com sua característica sua missão. No passado, ciclos como de Antonio Mariano, João Alves Filho e Zezé Rodrigues merecem registro.

Claro, há gargalos importantes que precisam ser enfrentados de olho nas próximas gerações. Mobilidade, trânsito, urbanismo, planejamento, mais cursos superiores, atração de mais empresas para geração de emprego e renda. Desafio de quem está e para quem vem que não podem ser esquecidos e sim enfrentados.

Terra marcada pela formação política diferenciada em muito pelo trabalho realizado pela Igreja através de Dom Francisco com um instrumento como a Rádio Pajeú, uma das emissoras mais importantes do Nordeste do Brasil, pelo papel social que cumpre. Não é a toa que tantos nomes importantes da política nacional valorizam a consciência crítica da cidade. Viva Afogados, sua história e sua gente! Do progresso, a chama acesa!

Ouça com Anchieta Santos e o Hino de Afogados cantado por Maciel Melo:

Outras Notícias

Em nota, gestão Guga Lins culpa Cleide por rombo em Instituto de Previdência

A Prefeitura de Sertânia emitiu nota ao blog dizendo ter sido alvo de “informações inverídicas e caluniosas acerca do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais  – IPSESE”. “É caluniosa a acusação feita recentemente por alguns blogs ligados a setores de oposição, afirmando que o IPSESE estaria quebrado e que haveria um rombo na Prefeitura e no […]

A Prefeitura de Sertânia emitiu nota ao blog dizendo ter sido alvo de “informações inverídicas e caluniosas acerca do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais  – IPSESE”.

“É caluniosa a acusação feita recentemente por alguns blogs ligados a setores de oposição, afirmando que o IPSESE estaria quebrado e que haveria um rombo na Prefeitura e no Fundo Municipal de Saúde”, diz o texto.

E continua: “na verdade, o prefeito Guga Lins herdou um fundo de previdência sem reserva de capital e contas a pagar da ex-prefeita Cleide Ferreira, sendo obrigado a assumir os débitos da gestão passada, incluindo a folha de pagamento dos aposentados referente ao mês de dezembro de 2012, no valor de R$ 329.477,27, a folha de pagamento dos ativos referente a dezembro de 2012, e outros débitos que totalizaram R$ 4.409.030,21, fato que levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a denunciar a ex-prefeita de Sertânia, Cleide Ferreira.

Diz ainda que o Prefeito Guga Lins foi obrigado a realizar um parcelamento junto ao INSS referente às contribuições previdenciárias devidas dos anos anteriores a 2013, num total de 53 parcelas.  Atualmente, esse valor mensal de R$ 23.750,00 debitado diretamente da conta do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), totalizando um valor aproximado de R$ 1.258.750,00.

“É importante frisar que esses débitos com o INSS (RGPS), deixados pelas gestões anteriores, estão sendo honrados pelo Prefeito Guga Lins, bem como os débitos perante o IPSESE, os quais já foram quitados pela municipalidade, motivo pelo qual a diretoria do Instituto forneceu uma declaração afirmando a não existência de débitos da gestão passada, uma vez que foram pagos pela atual gestão”.

E conclui:”Portanto, as respectivas dificuldades enfrentadas atualmente pela atual gestão, referentes ao IPSESE, são frutos das gestões anteriores, que entregaram o município com um fundo financeiro sem reserva de capital e incapaz de custear o aumento gradual de suas despesas”.

Festival Sertão Alternativo cresce em 2019

Terceira edição do evento, que acontece em Afogados da Ingazeira, começa nesta terça-feira (12) e vai até o sábado (16) Sob o comando do coletivo Espaço e Resistência, o festival independente de música Sertão Alternativo, realizado na cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, cresce no ano de 2019 e assume lugar de […]

Terceira edição do evento, que acontece em Afogados da Ingazeira, começa nesta terça-feira (12) e vai até o sábado (16)

Sob o comando do coletivo Espaço e Resistência, o festival independente de música Sertão Alternativo, realizado na cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, cresce no ano de 2019 e assume lugar de festival de cultura. O evento começa nesta terça-feira (12) e vai até o sábado (16), três dias a mais que nas edições passadas. Toda a programação é aberta ao público gratuitamente.

Ao todo, são mais de trinta atividades, entre shows de música de artistas de todo o estado de Pernambuco, mesas de glosa, poesia, debates, oficinas, espetáculos de teatro, exposições etc. Com apoios da prefeitura de Afogados da Ingazeira, das secretarias da Mulher e de Cultura do Governo do Estado, Pitú, Conchittas Bar, dentre outras marcas, o festival conseguiu ampliar a programação, abrangendo outros formatos e atividades.  Entre as novidades estão atividades em todas as escolas municipais de Afogados da Ingazeira e dentro de comunidades do entorno, mais um palco e atividades ao longo de todo o dia.

De acordo com Laeiguea Bezerra, uma das produtoras do festival e integrante do coletivo Espaço e Resistência, a intenção é ampliar o festival a cada ano, abrangendo mais linguagens artísticas e alcançando um público cada vez maior. “Ampliamos o festival para fortalecê-lo, investindo cada vez mais na valorização da cultura do Sertão, não só das músicas, mas também de outras linguagens artísticas e atividades políticas. Pela primeira vez, o festival terá cinco dias e esperamos continuar crescendo e alcançando públicos cada vez maiores nos próximos anos”, afirma.

Além da valorização cultural local, o festival é engajado em valorizar toda a cultura pernambucana, levando artistas de todo o estado para o Sertão. Outro ponto relevante é a questão financeira para a cidade de Afogados da Ingazeira. Centenas de pessoas devem se hospedar na cidade durante o evento, movimentando a economia local.  São mais de cinquenta pessoas, somente dentre os envolvidos diretamente na realização das atividades do festival, e espera-se que mais pessoas circulem durante os cinco dias, vindo de outras cidades do Sertão do Pajeú, do Recife e de outras localidades.

Programação completa:

Terça-feira, 12 de novembro

8h – Oficina de estêncil com Israel Lima na Escola Municipal Geraldo Cipriano

10h – Oficina “O corpo e o lúdico” com Marília Carolina, Ewerton Saile (Educadores Físicos) e Ananda Sabrina (Enfermeira) na Escola Municipal Professora Maria Gizelda Simões Inácio

15h – Cine-debate com Maria Aparecida e Richard Soares (Cine do Beco) na Escola Estadual Cônego João Leite

18h – Espetáculo “Decripolou Totepou –  De crianças, Poetas e Loucos Todos Temos um Pouco” com Odília Nunes na Praça do Conjunto Habitacional

Laura Ramos

Quarta-feira, 13 de novembro

9h – Oficina “Contação de histórias: poética de um corpopalavra” com Nanda Melo no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira

9h – Projeto “Outras Palavras” (Secult/PE) no Cine São José: com conversa com o escritor José Juva (Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura), vivência com o Mestre Nado (Patrimônio vivo de Pernambuco). Abertura com a poeta Thaynnara Queiroz e Coletivo Espaço e Resistência

14h – Oficina “Histórias para brincar” com Gisélia Lima na Escola Municipal Professora Letícia de Campos Goés

18h – Espetáculo “Mulambo Mambembe” com o palhaço Sequinho (Pedro Milhomens/Cirkombi) na Praça do Conjunto Habitacional Miguel Arraes

18h – Roda de diálogo sobre as políticas públicas de Juventudes com Joelma Carla (Defensora das políticas públicas de Juventudes e Codeputada Estadual na mandata coletiva das Juntas) na Praça do Conjunto Habitacional Laura Ramos

Quinta-feira, 14 de novembro

18h – Espetáculo “Donas da Casa” com o Coletivo Pantim (Triunfo) no Conjunto Habitacional Miguel Arraes (Casa de Núbia)

19h – Debate sobre o enfrentamento à violência contra a mulher com Marilia Correia (Coordenadora Regional da SEC Mulher) no Conjunto Habitacional Miguel Arraes (Casa de Núbia)

20h – Shows na Rua Professor Vera Cruz

-Carla Alves

-Jéssica Caitano

-Boemia Alternativa

-Homenagem à Boate Marquise com Dj W. Rocha

Performance poética: “Mormaço” com Elizeu Braga

Recital: Luna Vitrolira, Jéssica Caitano

Sexta-feira, 15 de novembro

18h – Mesa de glosas com as Poetas do Pajeú: Milene Augusto, Elenilda Amaral, Erivoneide Amaral e Francisca Araújo.

20h – As Poetas do Pajeú

20h30min – Shows na Rua Professor Vera Cruz

-Coco Negros e Negras do Leitão da Carapuça

-Batucada feminista do Sertão

-Mayra Clara, Vinícius Barros e Fernandes

-Lucas Torres

Performance: “STOP 2m + g” com Letícia Barbosa

Recital: Grupo Feminino de Declamação Celeste Vidal (Thaynnara Queiroz, Uilma Queiroz, Natália Oliveira, Carla Santana)

01h – After com Roda de poesia: Giuseppe Macena, Renato de Aracaju, Thaynnara Queiroz , Carla Santana, Danilo Leite e convidadxs

Sábado, 16 de novembro

18h – Roda de diálogo “Produção cultural do Cais ao Sertão: quem protagoniza esse rolê?”:

-Paulo André Pires (Abril Pro Rock)

-AquaMaya (Aqualtune Produções)

-Carla Alves (cantora, representando músicos de Afogados da Ingazeira)

-Paulo Henrique Morais (Coletivo Mangaio, Fundação Cultural Ambrosino Martins, Radiola Serra Alta)

-Lucas Lima (Cientista Político do Coletivo Vendaval)

-Odília Nunes (Atriz, palhaça e agente cultural – é gestora do projeto “No meu terreiro tem arte”)

20h – Shows na Rua Professor Vera Cruz

-Ednardo Dali e Eduardo Dali

-A Revolta Social

-Dani Carmesim

-Verdes e Valterianos

-Rayssa Dias

Performance “Ser ou não ser: the gay clow” com Allana The Queen

Recital: Priscila Ferraz e Cla Solar

De 12 a 16 de novembro

8h às 12h e 14h às 20h – Exposição “Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho” no Espaço Projeta (ao lado da Secretaria Municipal de Educação)

De 14 a 16 de novembro

20h – Exposição “Corra risco” Nayane Nayse na barraca do festival

20h – Lançamentos de livros

– O desencontro da poesia (Thaynnara Queiroz)

– Bar beira de estrada (Nilson Gonçalves)

-Teorias de um louco (Marcos Nascimento)

Serviço

Sertão Alternativo 2019

Quando: 12 a 16 de novembro

Onde: Afogados da Ingazeira

Outras informações:

Telefone: (81) 9 8557- 8382

Instagram: @sertaoalternativo

Raquel Lyra participa de aula inaugural dos novos servidores da Polícia Científica de Pernambuco

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou nesta segunda-feira (6) da aula inaugural do Curso de Formação Profissional (CFP) da Polícia Científica. O grupo é composto por 229 aprovados no último concurso público, que estão na etapa final antes da nomeação. O curso tem como foco a capacitação técnica para atuação na elucidação de crimes […]

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou nesta segunda-feira (6) da aula inaugural do Curso de Formação Profissional (CFP) da Polícia Científica. O grupo é composto por 229 aprovados no último concurso público, que estão na etapa final antes da nomeação. O curso tem como foco a capacitação técnica para atuação na elucidação de crimes e produção de provas periciais.

Segundo a governadora, o reforço da Polícia Científica integra o programa Juntos pela Segurança, que prevê investimentos de R$ 2,3 bilhões em ações de modernização e ampliação das forças de segurança. “Estamos ampliando o efetivo, investindo em tecnologia, novos equipamentos e na construção de complexos policiais. Queremos garantir que a investigação aconteça no tempo certo e que o atendimento à população seja mais próximo em todas as regiões do Estado”, afirmou Raquel Lyra.

A turma é composta por 82 peritos criminais, 68 médicos legistas e 79 agentes de medicina legal. A formação será em tempo integral, com carga horária que varia entre 642 e 768 horas-aula, dependendo da função.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que os novos profissionais se somam aos mais de 7 mil servidores das forças de segurança que devem ser incorporados até 2026. “O Governo segue cumprindo a meta do Juntos pela Segurança de recompor e fortalecer as polícias e o Corpo de Bombeiros, ampliando a capacidade de enfrentamento à violência”, declarou.

Além da convocação, o Governo do Estado anunciou investimentos de cerca de R$ 49 milhões na construção e retomada dos Complexos de Polícia Científica (CPCs) em nove municípios do Interior, incluindo Arcoverde, Floresta, Garanhuns, Ouricuri, Petrolina, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão. As unidades de Caruaru e Salgueiro estão com licitação em andamento.

O gerente-geral de Polícia Científica, Wagner Bezerra, afirmou que o reforço de pessoal e as novas unidades vão melhorar a prestação do serviço. “A expansão da estrutura e o ingresso de novos servidores vão reduzir o tempo de deslocamento das famílias e oferecer mais agilidade e qualidade no atendimento à sociedade”, disse.

A formação, com duração de quatro meses, é coordenada pela Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), pela Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) e pela Coordenação de Ensino, Pesquisa e Gestão da Qualidade (CEPGQ).

Juliana Ferreira, uma das alunas do curso, falou sobre a importância do novo ciclo profissional. “Quero contribuir para que Pernambuco seja mais seguro e acolhedor com as vítimas de violência. A perícia é a última voz da vítima, e quero garantir que essa voz seja ouvida”, afirmou.

Também participaram da solenidade a secretária de Administração, Ana Maraíza; o vice-prefeito de Olinda, Chiquinho; os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronel Ivanildo Torres e Francisco Cantarelli; e representantes do Ministério da Justiça e do Ministério Público de Pernambuco.

CNM defende eleições gerais em 2022

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) defendeu em carta aberta a realização de eleições gerais em 2022. A nota é assinada por seu presidente, Glademir Aroldi. Com isso, defende a entidade, não haveria pleito este ano. Na carta,  a CNM considera os  inúmeros prazos a serem cumpridos, em atendimento à legislação eleitoral. Ainda o fato de […]

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) defendeu em carta aberta a realização de eleições gerais em 2022. A nota é assinada por seu presidente, Glademir Aroldi.

Com isso, defende a entidade, não haveria pleito este ano. Na carta,  a CNM considera os  inúmeros prazos a serem cumpridos, em atendimento à legislação eleitoral.

Ainda o fato de que atualmente 1.313 prefeitos em exercício têm mais de 60 anos e, destes, 1.040 têm o direito de concorrer à reeleição.

“Na última eleição, apenas 18% dos atuais prefeitos foram reeleitos. Portanto, atualmente, 82% dos prefeitos em exercício têm o direito de concorrer à reeleição. O direito à reeleição é constitucional”.

A CNM alega ainda que  nas atuais condições, haverá  a preponderância do poder econômico e a supremacia das oligarquias políticas no resultado das urnas, “pela inviabilidade da discussão pública de propostas e exposição de candidatos”.

“O risco para a democracia é gravíssimo já que a participação popular será tolhida pelo medo da infecção, pelo desconhecimento das plataformas políticas e até mesmo dos candidatos”.

A Confederação acrescenta que o próprio TSE divulgou estudo que aponta que nada mais nada menos que 55 (cinquenta e cinco) países adiaram as eleições.

“Nos mais de 3.000 Municípios com até 20.000 habitantes, a campanha eleitoral acontece sobretudo no “corpo-a-corpo”: de casa em casa, no encontro direto com o eleitor, com a exposição presencial de projetos, visitas domiciliares, o que será impossível em nome da defesa da saúde dos munícipes”.

Para a entidade, as redes sociais, embora promovidas a grande instrumento de propaganda, não valem para o debate local, pois boa parcela dos candidatos não tem instrumentos tecnológicos capazes de realizar sua inserção em todas as mídias e de produzir posts que promovam favoravelmente sua candidatura.

“Na atual conjuntura, não há possibilidade de assegurar a igualdade de oportunidades entre os concorrentes”.

Sobre  os custos, diz que é totalmente inoportuna a gastança com as campanhas e o próprio pleito que, segundo Estudos, chegam a valores em torno de 3,5 a 4,5 bilhões de dólares (de 19 a 24 bilhões de reais) pois estes recursos precisam ser destinados para suprir as deficiências do sistema de saúde e possibilitar que mais vidas sejam salvas.

Ainda cita estudos que mostram a falta de controle da pandemia no Brasil, como o publicado pelo “Imperial College London”, no qual o Brasil é atualmente considerado o epicentro da Covid-19 na América Latina e o estudo do laboratório de inovação de dados da Universidade de Singapura que sinaliza que no Brasil o surto irá pelo menos até a virada do ano de 2020 para 2021.

Aprovação do governo Márcia Conrado se mantém estável, com 61% de aprovação

O Instituto Múltipla em parceria com o Farol de Notícias, realizou mais uma rodada de pesquisas em Serra Talhada, revelando vários cenários da disputa eleitoral em 2026, e avaliando as gestões dos governos Lula, Raquel Lyra e Márcia Conrado. Segundo o levantamento, o governo Márcia Conrado conta com a aprovação de 61% e desaprovação de 31%. Já 8% dos entrevistados não opinaram. […]

O Instituto Múltipla em parceria com o Farol de Notícias, realizou mais uma rodada de pesquisas em Serra Talhada, revelando vários cenários da disputa eleitoral em 2026, e avaliando as gestões dos governos Lula, Raquel Lyra e Márcia Conrado.

Segundo o levantamento, o governo Márcia Conrado conta com a aprovação de 61% e desaprovação de 31%. Já 8% dos entrevistados não opinaram.

Os índices praticamente são os mesmos da pesquisa realizada em abril passado, quando Márcia cravou 62% de aprovação e 29% de desaprovação, mostrando estabilidade. Não foi divulgada a classificação da gestão, entre bom, ruim regular, ótimo e péssimo.

Foram realizadas 350 entrevistas entre os dias 18 e 19 de julho, com margem de erro de 5,2% para mais ou menos.