Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Afogados da Ingazeira: Aluno da rede municipal vence 7ª Olimpíada Nacional de Saúde e Meio Ambiente

Publicado em Notícias por em 27 de novembro de 2014

SAM_2124

por Rodrigo Lima

A educação de Afogados da Ingazeira tem mais um grande motivo para comemorar: o Jovem Francisco Quirino, aluno da rede pública municipal de ensino venceu, nesta quarta (26), a 7ª Olimpíada Nacional de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz, uma das mais importantes referências nacionais em saúde pública.

Francisco é aluno da Escola Dom Mota. Com apenas 13 anos de idade, ele já havia vencido, há cerca de um mês, o concurso Deputado-mirim, promovido pela Câmara dos Deputados, em Brasília, onde apresentou, no plenário, o seu projeto para melhorar a participação social nos rumos da educação pública.

A medalha de ouro da 7ª Olimpíada foi entregue na seda da Fundação Oswaldo Cruz, no Palácio de Manguinhos, sede da entidade no Rio de Janeiro. Francisco Quirino esteve acompanhado da sua professora e orientadora, Eliane Fernandes. A palestra de abertura foi proferida pelo renomado jornalista André Trigueiro, especialista em sustentabilidade, que atua na Globo News.

SAM_2123

Francisco Quirino venceu na categoria “Produção de Texto – ensino fundamental”, com o texto “A peleja do progresso com a sustentabilidade”. Foram inscritos 520 projetos, participando escolas de todo o país. Segundo informações do site da Fiocruz, os jurados “ficaram impressionados com a diversidade das temáticas, a criatividade nas abordagens e o engajamento de professores e alunos de cada canto do país.”

O objetivo da olimpíada é incentivar trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, aproximando o conhecimento científico do cotidiano escolar. O Prefeito de Afogados, José Patriota, ficou emocionado ao saber da premiação. “Essas conquistas mostram que estamos no rumo certo, estamos oferecendo às nossas crianças uma escola pública de qualidade, que pode competir, em pé de igualdade, com qualquer escola do Brasil,” afirmou José Patriota.  A Secretaria de Educação está planejando uma homenagem ao Francisco e aos demais alunos e professores que se destacaram em 2014.

Prêmios – além das conquistas citadas no texto, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira também comemorou no primeiro semestre do ano, a conquista do Prêmio Nacional “Curta Histórias”, promovido pelo Ministério da Educação e vencido por alunos e professores da Escola Municipal Francisca Lira.

Comentário(s) (1)

Trackback | Comentários RSS

  1. Edna Paz disse:

    Como afogadense, me sinto orgulhosa dessa produção nova. Tantos ganhos e estímulos para essa gente que mesmo distante dos grandes centros urbanos, não se amedronta e enfrenta as distâncias e preconceitos que ainda marcam negativamente a nossa sociedade.
    Vocês todos estão de parabéns. Aproveitem para se mostrar para o mundo com toda a auteticidade que só a coragem e determinação são capazes de mover esses talentos que jazem dentro de cada nordestino. Vou acompanhar essa nova descoberta e conto com vocês, alunos e professores para fazer a vanguarda da ciência da literatura, sem esmorecer. Tenham em mim, uma admiradora.
    Só faria agora uma sugestão: Não poderia ser publicado esse projeto para tomarmos conhecimento do seu conteúdo ou isso feriria alguma norma que dsconheço?
    De qualquer modo, todos estão de parabéns. Estou muito feliz por todos voces.
    Obrigada pela oportunidade de poder aqui expressar minha alegria!

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: