Notícias

Afogados: Câmara não aprova requerimento de Vicentinho pedindo dados à Agricultura e debate esquenta

Por Nill Júnior

ontemO clima voltou a esquentar na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira em sessão realizada na noite desta segunda (10). A informação é do Afogados On Line.

O vereador Vicente Zuza (Vicentinho) apresentou  requerimento pedindo informações sobre a quantidade de poços perfurados no município, quantidade de poços instalados em 2013 e 2014, localidades beneficiadas por esses poços, nome do proprietário onde o poço foi perfurado ou instalado, vazão individual de cada poço, quais os convênios assinados para esses poços, qual o valor disponibilizado para a perfuração ou instalação dos poços e na perfuração quantos deram água e quantos deram secos.

A bancada de situação que estava presente, formada por Raimundo Lima, Luis Bizourão, Reinaldo Lima, Pedro Raimundo, Cícero Miguel, Augusto Martins e Zé Carlos votou contra o requerimento apresentado.

Vicentinho alegou que a propaganda institucional que estava sendo veiculada pelo executivo trazia informações mentirosas sobre a perfuração de poços e a quantidade de água que estava sendo distribuída.

Irritado, o vereador Renon de Ninô taxou de vergonhosa a decisão dos vereadores que tem a obrigação de fiscalizar. “Isso é uma vergonha para essa Casa que tem o poder de fiscalizar o Executivo. Essa Casa precisa ser um pode independente e não acontecer isso que aconteceu aqui nessa noite. É uma vergonha para nós vereadores”, disse Renon.

O líder do governo, Raimundo Lima, disse que vergonhoso é a Câmara convocar algum secretário para prestar esclarecimentos e alguns vereadores faltarem à sessão quando o convocado comparecia. O vereador disse que não se sente envergonhado em ter votado contra o requerimento de Vicentinho e afirmou que isso é um direito de cada um.

O debate seguiu com outro governistas e oposicionistas se degladiando. Ainda usaram da fala nomes como Zé Negão e Augusto Martins. Faltou o vereador Igor Mariano.

Outras Notícias

Caso em Triunfo: PM diz ter sido agredido por mulher e apresenta imagens

O caso da ação de policiais militares no episódio envolvendo uma mulher de 29 anos em Triunfo segue tendo repercussão. O blog recebeu imagens do Policial Militar que diz ter sido agredido por ela. O PM, cujo nome não foi revelado,  apresentou as imagens ao comando do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Seria lotado em […]

O caso da ação de policiais militares no episódio envolvendo uma mulher de 29 anos em Triunfo segue tendo repercussão.

O blog recebeu imagens do Policial Militar que diz ter sido agredido por ela. O PM, cujo nome não foi revelado,  apresentou as imagens ao comando do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Seria lotado em Santa Cruz da Baixa Verde. “O policial em destaque ficou bastante lesionado”, disse um profissional  próximo . Também que a suposta vítima teria um histórico de perturbação e outros episódios.

O 14º BPM, responsável pela área de atuação dos policiais envolvidos na ocorrência emitiu uma nota defendendo a atuação policial:

Em virtude das imagens e do procedimento dos policiais militares, o comando determinou o imediato deslocamento do Oficial de Operações para a cidade de Triunfo-PE para apurar como se deu toda a ocorrência.

Durante as diligências, foi verificado o B.O registrado pelo efetivo, em desfavor da mulher que aparece no vídeo, cuja natureza foi desacato/desobediência/lesão corporal/ameaça/resistência.

Vale ressaltar que um dos militares envolvidos foi condutor e vítima nessa ocorrência, vindo a sofrer lesões no rosto e pescoço. O Oficial ouviu por termos de declarações todos os policiais militares envolvidos na ocorrência e devidamente orientado pela Diretoria de Polícia Judiciária Militar (DPJM), o Comando do Batalhão vai instaurar o procedimento investigatório pertinente.

Mulher é encontrada morta em residência no bairro Costa

Claudinha era esposa de Val da Escolinha de futebol. Ela deixa três filhos, dentre eles um bebê de dois meses Segundo informações chegadas a redação do blog, Claudia Nunes Lima, conhecida por Claudinha, 34 anos, esposa de Val da Escola de Futebol Atletas do Amanhã, foi encontrada morta em sua residência no bairro Costa, em […]

Claudinha era esposa de Val da Escolinha de futebol. Ela deixa três filhos, dentre eles um bebê de dois meses

Segundo informações chegadas a redação do blog, Claudia Nunes Lima, conhecida por Claudinha, 34 anos, esposa de Val da Escola de Futebol Atletas do Amanhã, foi encontrada morta em sua residência no bairro Costa, em Afogados da Ingazeira.

As informações dão conta de que Val, ao chegar em casa neste domingo (9) após ter ido à igreja, encontrou sua esposa no muro desacordada. Ele ainda tentou reanimá-la, mas Claudinha já estava sem vida.

Os indícios são de que Claudinha teria cometido suicídio. Ela deixa três filhos, dentre eles um bebê de dois meses. A maior probabilidade é de que ela tenha tido um episódio causado por depressão pós parto.

O blog e a Rádio Pajeú evitam espetacularização de episódios como esse que, segundo os especialistas, pode estimular outros episódios. O ideal é que a partir dessas situações, haja um debate sobre gatilhos que evitem esse tipo de episódio.

Opinião : eleição de estaduais em 2014 será termômeto para Patriota e Totonho

Por Marcos Oliveira* A Frente Popular está dividida em Afogados da Ingazeira. O ex-prefeito Totonho Valadares apoia a reeleição do deputado Valdemar Borges e o prefeito José Patriota sinaliza o seu apoio para o ex-prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota, que dividiu espaço no camarote oficial da prefeitura durante a Expoagro. Valdemar Borges, que nas últimas […]

ptPor Marcos Oliveira*

A Frente Popular está dividida em Afogados da Ingazeira. O ex-prefeito Totonho Valadares apoia a reeleição do deputado Valdemar Borges e o prefeito José Patriota sinaliza o seu apoio para o ex-prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota, que dividiu espaço no camarote oficial da prefeitura durante a Expoagro.

Valdemar Borges, que nas últimas eleições teve pouco mais de três mil votos com o apoio do ex-prefeito Totonho Valadares, sem o apoio do prefeito José Patriota pode não chegar a mil votos, dizem analistas.

O que se comenta é que o ex-prefeito está juntando os descontentes com Patriota e que poderá ser candidato a prefeito em 2016, com apoio até da União Pelo Povo.

José Patriota foi eleito com o apoio de Totonho Valadares e hoje para muitos aliados do atual prefeito, essa eleição será o termômetro, a hora, a oportunidade, de Zé mostrar a sua liderança, a sua força política. Mostrar que tem luz própria independente do apoio do ex- prefeito Totonho.

Quando se fala que as eleições de 2016 passam por 2014, podemos comprovar que é a mais pura verdade .

*Marcos Oliveira apresenta seu comentário no programa A Voz da Notícia e o reproduz em nosso blog

Amupe participa de reunião do Cisape e discute compra de vacinas

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), na pessoa do seu presidente José Patriota, participou nesta sexta-feira (12/03) de reunião do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe de Pernambuco (Cisape), que teve por objetivo buscar alternativas que otimizem a execução das ações governamentais através dos consórcios. A secretaria estadual de Infraestrutura, Fernanda Batista, participou e apresentou […]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), na pessoa do seu presidente José Patriota, participou nesta sexta-feira (12/03) de reunião do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe de Pernambuco (Cisape), que teve por objetivo buscar alternativas que otimizem a execução das ações governamentais através dos consórcios.

A secretaria estadual de Infraestrutura, Fernanda Batista, participou e apresentou um panorama dos investimentos do Governo do Estado na região do Araripe, como a entrega da Ponte Bodocó, o andamento das obras da PE 674 e o início dos trabalhos na PE 576, com projetos em andamento para as rodovias estaduais 507, 545 e 625, além da iniciativa de modernização do aeródromo de Araripina.

Outras experiências de consórcios foram discutidas. A exemplo das ações e experiências em compras compartilhadas do Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe), apresentada por seu secretário executivo, José Mário Barros Falcão, e a gestão do Samu regional por Consórcio, pelo Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), feita por José Patriota.

O presidente da Amupe também explicou aos gestores a posição da Amupe quanto a possível compra de vacinas por Estados e Municípios, caso a União não cumpra com o Plano Nacional. José Patriota foi enfático ao afirmar que “a possibilidade  de compra diretamente por Estados e Municípios ficou complicada após as sanções das Leis 14.124 e 14.125, além da resolução RDC n° 476 da Anvisa, que obriga prefeitos e secretários de Saúde a assinarem uma declaração que comprove o não cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde”.

A reunião também trouxe informes sobre o feirão de negociação da Celpe e recomendações do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT/PE).

Antônio Campos e Tonho de Lula declaram apoio a Sílvio Costa

O deputado federal e candidato a senador pela coligação Pernambuco Que Você Quer, Silvio Costa (Avante) recebeu, na tarde desta quarta-feira (22), o apoio do líder da oposição em Olinda e neto do ex-governador Miguel Arraes, Antônio Campos. “É importante Pernambuco ter Silvio Costa, no Senado Federal, para a defesa do direto trabalhista. Eu voto […]

O deputado federal e candidato a senador pela coligação Pernambuco Que Você Quer, Silvio Costa (Avante) recebeu, na tarde desta quarta-feira (22), o apoio do líder da oposição em Olinda e neto do ex-governador Miguel Arraes, Antônio Campos.

“É importante Pernambuco ter Silvio Costa, no Senado Federal, para a defesa do direto trabalhista. Eu voto em Silvio Costa porque também estou honrando e dando segmento à memória do meu avô Miguel Arraes. Silvio Costa sempre foi um defensor da democracia, vice-líder da oposição ao governo Temer e votou contra a reforma trabalhista. Silvio, inclusive, foi um grande defensor da candidatura de Marília Arraes. Em função disso, voto em Armando para governador, mas quero deixar registrado que Silvio Costa será o meu senador”, definiu Antônio Campos, que foi candidato a prefeito de Olinda em 2016, recebendo mais 90 mil votos do eleitorado.

“Ter o voto de Antônio Campos, neto do doutor Miguel Arraes, líder da oposição de Olinda e referência de determinação, é sinal de que estou do lado certo da história. Ele é um dos 28 brasileiros que protocolou o pedido de impeachment do Presidente Temer”, agradece Silvio Costa.

Iati – Ainda nesta quarta-feira (22), Sílvio Costa recebeu mais uma declaração de apoio de prefeito do PSB. Desta vez, o prefeito de Iati, no Agreste Meridional, Tonho de Lula, do PSB, que anunciou o voto no deputado federal e candidato a senador.

“Voto em Silvio Costa porque tenho certeza de que hoje ele é o melhor para Pernambuco. Não tenho dúvida de que Silvio, junto com o presidente Lula, dará vez e voz ao povo pernambucano, como sempre deu. E também estou fazendo essa escolha por causa dos eleitores do meu município, que estão pedindo para que meu voto seja dele”, afirmou o prefeito de Iati, eleito em 2016.

“Pra mim é um grande privilégio receber o apoio de Tonho de Lula. Estamos juntos para defender a política da ética, unido ao povo de Iati, certo de que podemos fazer a diferença para o Pernambuco que nós queremos”, agradeceu Silvio.

Com mais de 19 mil habitantes (IBGE, 2015), a história da cidade de Iati começa no século 19, quando muitos escravos se refugiaram da perseguição naquela região do Agreste de Pernambuco. Criado em dezembro de 1963, após ser desmembrado de Águas Belas, o município de Iati tem sua economia baseada na produção agrícola e forte pecuária leiteira.