Notícias

A ética e o papel do Estado nas relações jurídicas e sociais em tempos de pandemia

Por Nill Júnior

*Por Renan Walisson de Andrade

As relações jurídicas devem ser realizadas sob o respeito mútuo, lastreadas na boa-fé, sob o enfoque da ética, transformando vidas, convivências e mudando a realidade social de um povo.

As relações sociais, atualmente, ou desde longo tempo, estão, na concepção de Zigman Baumer, líquidas. Isto porque a sociedade evolui, e com ela novas situações surgem trazendo ao ser humano novos desafios e novas concepções.

Com a instituição do Estado Democrático de Direito, o qual surge para controlar a convivência humana, através de seus Poderes constituídos, a sociedade passou por diversas transformações que dependeram e dependem, ou estão dependendo, de novas ações de controle por parte do Poder Público. E estas ações devem ser pautadas na ética.

Em 2020, diante de tantos problemas já enfrentados por nosso povo, fomos surpreendidos pela pandemia causa pelo novo Coravirus causador da Covid-19, o mundo está vivendo uma situação atípica, sobretudo porque as outras epidemias regionais e pandemias mundiais surgiram em tempos radicalmente diferentes dos atuais. Hoje, o acesso à informação é disponível a todos. As informações são transmitidas num piscar de olhos. O medo e o pânico são compartilhados com muita facilidade. Informações falsas surgem tão rápido que sequer dar tempo de controla-las. A identificação dos possíveis responsáveis, nem sempre é possível.

Diante de tal quadro, surge a importância do Estado para controlar, salvar e resgatar vidas, seres, economias etc.

A ética, que deve estar presente nas relações sociais, encontra-se ausente em alguns casos. Diariamente, verifica-se que os noticiários trazem informações de Chefes de Estado preocupados com sua permanência no Poder, em detrimento da recuperação e resgate das vidas de muitos. Governos que desrespeitam os Poderes da República, que levam pânico à população e não enxergam sob o olhar da ética.

Para Aristóteles a felicidade é o bem de todos os homens. E ser feliz, em tempos de pandemia, é realizar ações concretas.

Percebe-se que esta ausência de ética nas ações sociais e governamentais está indo às pessoas e gerando situações de intrigas, discórdias e desatendimento as recomendações das autoridades sanitárias, ocasionando num aumento singular do número de mortos e de pessoas infectadas com a doença. Há, a meu ver, uma ausência de liderança ética e responsável para conduzir as ações e transmitir à população mais segurança. Sem liderança, tudo fica solto. As pessoas desacreditam na ciência, nos médicos, no outro. E, só param para acreditar quando o pior acontecer e algum parente ou amigo próximo falece.

Ademais, bem disse Mário Sérgio Cortella: “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal”. Que cada um faça sua parte em prol do bem de todos, acreditando na ciência, respeitando a dor do próximo e provocando uma consciência crítica coletiva para que possamos atingir a felicidade plena, e vivermos numa sociedade ética que transforme a realidade social das pessoas.

*Renan Walisson de Andrade é acadêmico de Direito na faculdade de Integração do Sertão – FIS e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Carnaíba.

Outras Notícias

Deputado Kaio Maniçoba anuncia recursos para saúde de Floresta

A população do município de Floresta vai ser beneficiada com mais uma emenda do deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB). Desta vez, os recursos serão oriundos do Ministério da Saúde e deverão ser destinados para a manutenção e custeio da Unidade Básica de Saúde da cidade. Em audiência com Ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi viabilizado […]

A população do município de Floresta vai ser beneficiada com mais uma emenda do deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB). Desta vez, os recursos serão oriundos do Ministério da Saúde e deverão ser destinados para a manutenção e custeio da Unidade Básica de Saúde da cidade.

Em audiência com Ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi viabilizado o montante de R$ 600 mil que vão beneficiar o setor da saúde de Floresta. “Estarei encaminhando um ofício para o prefeito Ricardo informando a respeito de mais esta conquista, e irei fiscalizar a implantação desse recurso”, enfatizou Maniçoba.

O deputado ainda ressaltou que sua missão é faz fazer mais e melhor pelo povo do sertão. E que continuará trabalhando para levar ainda mais benefícios para fazer de Floresta uma cidade cada vez mais desenvolvida.

Mãe de filho assassinado em Afogados agradece solidariedade

Por Inácia Soares* A paz do Senhor esteja contigo! Saúdo a todos e venho agradecer a solidariedade do povo de Afogados da Ingazeira e cidades vizinhas. Sei que a precoce morte de meu filho e a forma covarde com que ele foi brutalmente assassinado chocou a população. O que mais me impressionou foi a revolta […]

Por Inácia Soares*

A paz do Senhor esteja contigo!

Saúdo a todos e venho agradecer a solidariedade do povo de Afogados da Ingazeira e cidades vizinhas. Sei que a precoce morte de meu filho e a forma covarde com que ele foi brutalmente assassinado chocou a população.

O que mais me impressionou foi a revolta do povo em diversas manifestações, pelo  que agradeço.

Para mim e minha família está sendo muito difícil conduzir as nossas vidas sem a presença de meu filho, que foi neto, irmão, esposo, pai, amigo honesto, calmo, afetuoso, amoroso, companheiro, enfim, uma pessoa do bem.

É com pesar que falo de meu filho ainda transtornada com a falta dele, pois junto com ele foi uma parte de mim. Sei que a justiça já está tomando suas decisões perante a covardia humana.

Deus terá misericórdia de todos nós, da família e amigos de Ocimar. Acredito que Deus fará justiça, pois um crime assim não passará impune.

Crendo na ressurreição, sei que a alma de meu filho descansa em paz.

Agradeço mais uma vez a solidariedade e orações . Obrigada a todos,

*Inácia Soares da Silva é mãe de Ocimar Soares da Silva, 27 anos, morto há uma semana em um bar de Afogados da Ingazeira. O acusado está preso.

Serviço: aprovados no vestibular da UPE devem se matricular em janeiro

Um recado aos feras classificados no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) de 2016: as matrículas devem ser realizadas entre os dias 20 e 22 de janeiro. O estudante classificado que não realizar a matrícula nesses dias será automaticamente desclassificado e perderá a vaga na instituição. O primeiro remanejamento será divulgado no dia 16 de fevereiro. […]

FACITEC-UPE1-660x375

Um recado aos feras classificados no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) de 2016: as matrículas devem ser realizadas entre os dias 20 e 22 de janeiro. O estudante classificado que não realizar a matrícula nesses dias será automaticamente desclassificado e perderá a vaga na instituição. O primeiro remanejamento será divulgado no dia 16 de fevereiro.

A UPE dividiu as datas e horários por critérios de aprovação. No dia 20, das 8h às 12h, apenas os alunos classificados no sistema universal, que não são cotistas, e foram classificados na primeira entrada do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) vão poder fazer a matrícula.

Já a manhã do dia 21 é destinada para os classificados através do sistema de cotas na primeira entrada do SSA. Os classificados para segunda entrada poderão realizar suas matrículas no mesmo dia das 13h às 17h.

No dia 22 os alunos retardatários terão a última oportunidade de garantir a vagar. Neste dia não haverá critério entre os dois sistemas (universal e de cotas) e/ou as duas entradas.

Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no interior do estado deverão realizar a matrícula na unidade do seu curso.

No momento da matrícula o aprovado deve apresentar duas fotos 3×4 atuais, original e cópia (ou apenas cópia autenticada) dos seguintes documentos: identidade, CPF, certificado de conclusão do ensino médio, certidão de nascimento ou de casamento, título de eleitor e comprovante de votação e, para homens, prova de quitação do serviço militar, se maior de 18 anos.

Dentre os locais de matrícula no interior, estão o Campus Arcoverde, na Rua Gumercindo Cavalcanti, s/n – São Cristovão. O fone é o  (87) 3822-6626. O Campus Salgueiro, na Av. Verimundo Soares, s/n, Km 511, BR 232 com o fone: (87) 3871-8707. Em  Petrolina, na BR 203, Km 2 – Vila Eduardo. Fone: (87) 3866-6470. Em Serra Talhada, na Av. Afonso Magalhães, s/n – Nossa Senhora da Conceição. Fone 3831-2311.

Zema anuncia apoio a Bolsonaro

O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta terça-feira (4) que apoiará o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial. Bolsonaro, que tenta a reeleição, enfrentará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na votação marcada para o próximo dia 30. No primeiro turno, Bolsonaro ficou atrás de Lula. O candidato do PL recebeu 51 milhões […]

O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta terça-feira (4) que apoiará o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial.

Bolsonaro, que tenta a reeleição, enfrentará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na votação marcada para o próximo dia 30. No primeiro turno, Bolsonaro ficou atrás de Lula. O candidato do PL recebeu 51 milhões de votos (43,20%) enquanto o petista ficou com 57,2 milhões (48,43%).

Romeu Zema, reeleito em primeiro turno com 56,18% dos votos válidos, anunciou o apoio a Bolsonaro após uma reunião com o presidente no Palácio da Alvorada, em Brasília. Braga Netto, candidato a vice na chapa do PL, também participou do encontro.

“Momento em que o Brasil precisa caminhar pra frente. Acredito muito mais na proposta do presidente Bolsonaro do que na proposta do adversário [Lula]”, afirmou Zema.

Ele declarou ter herdado uma “tragédia” do governo petista de Fernando Pimentel em Minas Gerais e que esse foi um dos motivos que o levou a Brasília para declarar apoio ao candidato do PL no segundo turno da disputa presidencial.

Bolsonaro agradeceu o apoio do governador reeleito de Minas. “Sempre tivemos diálogo muito franco, nada tratado entre nós visava outros interesses a não ser o futuro do estado e, da nossa parte, do Brasil. O governador Zema passou um breve filme do que foi a gestão do PT para seu estado, e podemos dizer a mesma coisa sobre o Brasil”, afirmou o presidente.

“Esse apoio do governador Zema é muito bem-vindo. Segundo estado maior colégio eleitoral. Decisivo”, completou.

No primeiro turno, Lula venceu em Minas Gerais e obteve 48,29% dos votos registrados para presidente da República no estado (5.802.571). O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), obteve 43,60% dos votos (5.239.264). Simone Tebet (MDB) teve 4,17% dos votos em Minas, e Ciro Gomes (PDT), 2,58%. Na capital, Belo Horizonte, Bolsonaro ganhou com 46,60% do eleitorado. Lula ficou com 42,53%.

Afogados será o único município do interior a receber uma das pré-conferências setoriais de Cultura

A IV Conferência Estadual de Cultural promoverá vinte e oito pré-conferências, sendo 15 delas Regionais e 13 setoriais, abrangendo todos os segmentos culturais. Cada setorial abordará um segmento específico, sendo eles: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Cultura Popular; Circo; Dança; Design e Moda; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Teatro e Ópera; e Patrimônio Cultural. Todas as pré-conferências […]

Vice-Prefeito Alessandro Palmeira e o Secretário Edygar Santos, reunidos em Afogados
com a Secretária Executiva de Cultura de Pernambuco, Silvana Meireles, e com Janaína Guedes, Diretora de
Planejamento da Secretaria Estadual de Cultura.

A IV Conferência Estadual de Cultural promoverá vinte e oito pré-conferências, sendo 15 delas Regionais e 13 setoriais, abrangendo todos os segmentos culturais. Cada setorial abordará um segmento específico, sendo eles: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Cultura Popular; Circo; Dança; Design e Moda; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Teatro e Ópera; e Patrimônio Cultural.

Todas as pré-conferências setoriais realizar-se-ão em Recife, mais especificamente no museu do trem, próximo à casa da cultura. Uma única exceção será a de literatura, que acontecerá na próxima Sexta, no auditório da EREM Professora Ione Góes Barros (Colégio Normal Estadual), a partir das 8h. A expectativa da Secretaria Estadual de Cultura é de que 4.000 pessoas, em todo o Estado, participem das diversas etapas da conferência.

O objetivo é construir, de forma coletiva, um plano que dará maior estruturação e consolidação ao Sistema de Cultura de Pernambuco. “Será uma Conferência que reunirá fazedores de cultura da sociedade civil e do poder público para discutir e aprovar a proposta do Plano Estadual de Cultura de Pernambuco, ajudando, portanto a estruturar e consolidar o Sistema Estadual de Cultura e a democratizar os processos de participação social nas políticas públicas de cultura,” avaliou Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja, que deverá participar das discussões em Afogados.

Confira as reuniões setoriais que já aconteceram e as que ainda estão programadas: Artesanato (18/11), Audiovisual  (21/11), Literatura (24/11), Teatro e Ópera (25/11), Circo (27/11), Design e Moda (30/11), Cultura Popular (02/12), Gastronomia (04/12), Música (12/12), Patrimônio (13/12), Fotografia (14/12), Artes Visuais (15/12) e Dança (16/12).

“Acho que é uma conquista importante para Afogados e para o Pajeú poder sediar os debates sobre um segmento tão importante para a nossa cultura, que dialoga tanto com a nossa tradição cultural. Ser o único município fora do Recife a sediar uma Pré Conferência setorial é prova do reconhecimento da importância que Afogados e a região do Pajeú tem para a cultura pernambucana,” destacou o Secretário Municipal de Cultura e Esportes, Edygar Santos.

No link abaixo você pode conferir a minuta do plano estadual que estará em discussão durante as pré-conferências:

http://www.cultura.pe.gov.br/wp-content/uploads/2017/11/minuta-1-plano-estadual.pdf