Notícias

O que indica a pesquisa Múltipla

Por Nill Júnior

No Jornal Itapuama desta segunda-feira (1), analiso a mais recente pesquisa Múltipla sobre a disputa pelo Governo de Pernambuco, com João Campos à frente e Raquel Lyra enfrentando o desafio de melhorar sua imagem na Região Metropolitana.

Também destaco os índices de aprovação, rejeição e a força dos apoios de Lula e Bolsonaro no Estado.

O comentário aponta que Raquel tem desempenho um pouco melhor no interior, mas precisa crescer na RMR para levar a disputa ao segundo turno, enquanto João Campos trabalha para manter uma vantagem confortável na corrida eleitoral.

Raquel sabe disso. Tanto que tem buscado fortalecer as ações na região.  Foi o caso dos mais de 2 mil PMs recém formados, os “laranjinhas”, e agora, anunciando um Pernambuco Meu País Verão,  em cinco cidades do Grande Recife e do Litoral Sul do estado entre dezembro e janeiro.

Outro problema é a rejeição: a governadora lidera quando a pergunta é sobre em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Ela tem 51%, contra 23% de João Campos, 18% de Eduardo Moura e 12% de Ivan Moraes.

Outras Notícias

Morre menina espancada por colegas em Belém de São Francisco

A tragédia envolvendo a menina Alícia Valentina, de 10 anos, ganhou contornos ainda mais sombrios após a confirmação de morte cerebral na noite do último sábado (6). A criança havia sido agredida por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, na quarta-feira (3). Após a agressão, Alícia foi inicialmente levada […]

A tragédia envolvendo a menina Alícia Valentina, de 10 anos, ganhou contornos ainda mais sombrios após a confirmação de morte cerebral na noite do último sábado (6). A criança havia sido agredida por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, na quarta-feira (3).

Após a agressão, Alícia foi inicialmente levada para o hospital por funcionários da escola, apresentando um sangramento no nariz. Após ser atendida, foi liberada. No entanto, a situação se agravou em casa, onde começou a vomitar sangue, levando a família a buscar atendimento novamente. A menina foi transferida para o Hospital de Salgueiro e, devido à gravidade do seu estado, foi encaminhada para o Hospital da Restauração, no Recife.

A escola emitiu um comunicado afirmando que prestou todo o socorro necessário e que o Conselho Tutelar, junto com a Secretaria Municipal de Educação, está acompanhando o caso. A prefeitura de Belém do São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reiterou que desde o primeiro momento ofereceu assistência às famílias envolvidas e que o caso está sob apuração para garantir que todas as medidas cabíveis sejam adotadas.

“Ressaltamos que o episódio está em processo de apuração para que sejam adotadas todas as medidas cabíveis, de forma responsável e transparente”, diz a nota da prefeitura, que também destaca o compromisso com a proteção e o bem-estar dos estudantes da rede pública.

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que está investigando o caso, mas não pode fornecer detalhes adicionais para preservar a identidade dos menores envolvidos e o andamento das investigações. O corpo de Alícia Valentina será sepultado nesta segunda-feira (8), em sua cidade natal, Belém do São Francisco.

Serra confirma 51 novos casos e mais um óbito por Covid-19

Ao todo, o município tem setenta e quatro óbitos oficialmente. A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa no boletim epidemiológico desta quarta-feira (30), que o município atingiu a marca dos 5.592 pacientes recuperados da Covid-19.  Nas últimas 24 horas foram confirmados 51 novos casos positivos da doença, diagnosticados através de 32 testes rápidos, 12 […]

Ao todo, o município tem setenta e quatro óbitos oficialmente.

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa no boletim epidemiológico desta quarta-feira (30), que o município atingiu a marca dos 5.592 pacientes recuperados da Covid-19. 

Nas últimas 24 horas foram confirmados 51 novos casos positivos da doença, diagnosticados através de 32 testes rápidos, 12 resultados de Swab e 7 exames particulares, sendo 22 pacientes do sexo masculino e 29 do sexo feminino, com idades entre 01 e 73 anos.

O município tem 5.746 casos confirmados, 122 em investigação, 25.370 descartados, 63 em isolamento domiciliar, 17 em internamento hospitalar, 80 casos ativos e 74 óbitos.

O óbito de número 74 se trata de uma idosa de 82 anos, moradora da AABB, ex-tabagista e portadora de bronquite crônica, que faleceu no último dia 16 de novembro. O caso estava em investigação aguardando confirmação da causa da morte pela Covid-19.

Mulher morre em acidente de moto na PE-275

Um grave acidente registrado na tarde desse sábado (09), na PE-275, entre São José do Egito, Ambó e Brejinho, deixou uma mulher morta e outro ferido. Foi na altura do Bar do Val, conhecido como Bar do Peixe. A mulher, identificada como Neide Silva ou Neide de Célia da Lagoinha, 32 anos,  estava na garupa […]

Um grave acidente registrado na tarde desse sábado (09), na PE-275, entre São José do Egito, Ambó e Brejinho, deixou uma mulher morta e outro ferido.

Foi na altura do Bar do Val, conhecido como Bar do Peixe.

A mulher, identificada como Neide Silva ou Neide de Célia da Lagoinha, 32 anos,  estava na garupa da moto.

Segundo relatos ao blogueiro Marcelo Patriota,  um homem conduzia a motocicleta Honda 125cc quando um dos pneus estourou.

Ele perdeu o controle. Neide morreu a caminho do hospital. Ela deixa dois filhos de oito meses e oito anos.

O condutor da motocicleta, cujo nome não foi informado,  foi transferido para o Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira.

 O corpo de Neide está sendo velado na casa da família em Lagoinha.  O sepultamento será neste domingo  (10).

Covid-19: Pajeú contabiliza 1.635 casos confirmados, 49 óbitos e 1.168 curas

Serra Talhada passou dos 800 casos de Covid-19 e Tabira dos 200. Por André Luis De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (08.07), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, nas últimas 24 horas, dez cidades registraram sessenta e três novos casos da Covid-19, e a região totaliza 1.635. Portanto, os […]

Serra Talhada passou dos 800 casos de Covid-19 e Tabira dos 200.

Por André Luis

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (08.07), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, nas últimas 24 horas, dez cidades registraram sessenta e três novos casos da Covid-19, e a região totaliza 1.635.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 836 confirmações. Logo em seguida, com 201 casos confirmados está Tabira, São José do Egito e Afogados da Ingazeira estão com  112 casos confirmados cada.

Carnaíba chegou aos 61 casos, Triunfo tem 59, Flores está com 46,  Iguaracy está com 35, Calumbi está com 33, Brejinho, e Tuparetama tem 32 casos cada.

Itapetim está com 22 casos confirmados, Quixaba tem 16 casos, Santa Terezinha tem 13, Santa Cruz da Baixa Verde tem 11, Ingazeira está com 9 e Solidão tem 5 casos confirmados.

Mortes – A região tem no total, 49 mortes por Covid-19. Até o momento, doze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 14, Carnaíba 6 e Triunfo 6 cada, Tabira 5, Afogados da Ingazeira 4, Quixaba e Iguaracy tem 3 cada, Tuparetama, São José do Egito e Flores tem  2 óbitos cada, Itapetim e Calumbi com 1 óbito cada.

Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou setenta e quatro  novas curas clínicas, totalizando 1.168 recuperados. O que corresponde a 71,43% dos casos confirmados.

O levantamento foi fechado às 7h40 desta quinta-feira  (09.07), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Março termina com mais temporais sobre o Nordeste

Áreas de instabilidade vão continuar atuando sobre o Nordeste do Brasil nestes últimos dias de março e início de abril. O mês que já teve muita chuva vai terminar com mais temporais sobre a costa leste e norte da Região. Nesta sexta-feira (29), as áreas de instabilidade até enfraqueceram um pouco diminuindo o risco de […]

Áreas de instabilidade vão continuar atuando sobre o Nordeste do Brasil nestes últimos dias de março e início de abril. O mês que já teve muita chuva vai terminar com mais temporais sobre a costa leste e norte da Região.

Nesta sexta-feira (29), as áreas de instabilidade até enfraqueceram um pouco diminuindo o risco de temporais, mas a situação volta a ficar em alerta durante este fim de semana.

Os ventos marítimos ajudam a trazer umidade e muita nebulosidade ainda vai se espalhar pelas áreas litorâneas entre a costa de Pernambuco e do Maranhão, além do interior do Ceará, do norte do Piauí e do Maranhão. O litoral sul da Bahia também fica em atenção, com chuva frequente, moderada à forte.

As áreas de instabilidade voltam a ficar muito ativas no fim de semana e grande parte do Nordeste fica em alerta para temporais. Os últimos dias de março serão de mais chuva forte e os temporais devem se espalhar pela costa norte e costa leste da Região.

São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN) João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE) poderão ter temporais. Algumas pancadas de chuva também poderão ser fortes pelo interior do Nordeste.