A carta de Ibitiranga
O Padre Luis Marques Ferreira, da Paróquia de São Francisco e do Grupo Fé e Política, leu hoje após celebração a Carta de Ibitiranga.
O documento alerta para a situação da PE 380 e a promessa de inauguração para setembro deste ano, feita pelo governador Paulo Câmara.
Um ano depois daquele ato, a obra não tem a velocidade adequada. Hoje mesmo, um dia depois da notícia de retomada dos trabalhos, o repórter Marconi Pereira, da Rádio Pajeú e ouvintes, atestaram que não há mais movimentação de trabalhadores do local. Leia a carta aberta lida hoje:
Paróquia São Francisco de Assis
Atentos e com Esperança!
Em um grande ato público no dia 05 de agosto de 2021, tendo à frente o Governador de Pernambuco, o Sr. Paulo Câmara, acompanhado de deputados federeis e estaduais, prefeitos, secretários de Estado, vereadores, lideranças políticas, comunitárias e religiosas de toda a região, foi lançada uma boa notícia: a Ordem de Serviço para a construção da estrada que liga Afogados da Ingazeira, ao distrito de Ibitiranga, indo até à Paraíba. Grande sonho dessa população!
Passado um ano, estamos aqui, não em forma de protesto, mas para lançarmos a pertinente reflexão: Porque as obras públicas não são tratadas com a devida seriedade, pelos nossos governos? Porque muitos dos nossos líderes, mesmo tendo histórico de vivência e formação dos meios populares, não cultivam em suas práticas a forma correta de ouvir e responder os anseios e prioridades da população? Quais os motivos da falta de acompanhamento e exigências das empresas que ganham as licitações e não são responsabilizadas pelo andamento e conclusão das obras?
Estas e tantas outras perguntas justificam nossa indignação e preocupação com relação a esta obra que foi iniciada, e, em seu percurso paralisada muitas vezes, como também tratada com morosidade, dando-nos a impressão de “tapeação”.
Nós que formamos as comunidades eclesiais da região de Ibitiranga, Carnaíba e Afogados da Ingazeira, usuários desta estrada, vimos a público pedir ao nosso Governador, seus secretários e lideranças da região, que em nome da boa política, da ética, do cuidado com o bem-estar da população e do serviço público sério e de qualidade, que não frustre este povo cansado e decepcionado com os políticos, para que não sejam enganados e vítimas do Estado que não tem razão de existir, se não for para promover justiça social.
“Ninguém tem o direito de frustrar a esperança de um povo!”
Cordialmente, o povo de Deus das Serras de Ibitiranga.
Ibitiranga, Carnaíba – PE, 05 de agosto de 2022