Notícias

Xerém Cultural leva espetáculo Suspiros e Burbujas para o Sítio Serra Vermelha 

Por André Luis

Bolhas de sabão, humor e palhaçaria prometem encantar crianças e adultos; evento é aberto a toda a comunidade

Anote na agenda: domingo, 9 de junho, a partir das 16h, o Xerém Cultural levará à Serra Vermelha, zona rural de Afogados da Ingazeira, o espetáculo “Suspiros e Burbujas”, da trupe Laguz Circo e Teatro (@laguzcirco nas redes sociais). 

A “LAGUZ!” é uma companhia de Circo e Teatro Itinerante que saiu de Fortaleza (CE) e pretende chegar à Patagônia Argentina, levando pelo caminho dois espetáculos e oficinas de formação para distribuir arte e cultura pelo caminho: Afogados da Ingazeira será a próxima parada.

“Acho importante demais levar opções de cultura para lugares pouco valorizados, como é o caso da Serra Vermelha. É uma semente que a gente vai plantando nas comunidades para que elas tenham acesso a outros universos, outros olhares”, descreve Lúcio Vinicius, idealizador do Xerém Cultural.

O Festival, inclusive, já tem dias e local marcado para o ano de 2024: será de 5 a  de julho (sexta, sábado e domingo), com ações formativas e culturais na antiga Estação Ferroviária – acompanhe a programação completa em instagram.com/xerem.cultural

MAIS SOBRE SUSPIROS E BURBUJAS

Romina Sanchez, natural da Patagônia Argentina, é produtora, palhaça, malabarista, acrobata, encantadora de bolhas de sabão gigantes e artista plástica. Já Felipe Abreu Pereira é natural de Fortaleza (CE), também produtor, palhaço, malabarista e acrobata. Nos espetáculos ela é Burbuja e ele é Suspiro. A cadelinha Aracaju completa  time: ela é lamparina. Conheça mais no link instagram.com/laguzcirco

Outras Notícias

Serra tem mais 57 casos e três óbitos por Covid-19

São 735 casos de Covid-19 na Capital do Xaxado A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados mais 57 casos positivos de Covid-19, sendo 27 pacientes do sexo feminino e 30 do sexo masculino, totalizando 735 casos positivos no município. Os novos casos são referentes ao sábado (04), domingo (05) e a […]

São 735 casos de Covid-19 na Capital do Xaxado

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados mais 57 casos positivos de Covid-19, sendo 27 pacientes do sexo feminino e 30 do sexo masculino, totalizando 735 casos positivos no município.

Os novos casos são referentes ao sábado (04), domingo (05) e a esta segunda-feira (06), sendo 42 testes rápidos positivos realizados no no Laboratório Municipal e 15 resultados de swab liberados pelo Laboratório Central (Lacen-PE) referentes a pacientes da semana passada. A Secretaria não divulgou boletins no fim de semana.

Foram registrados mais três óbitos por Covid-19. O primeiro paciente tinha 49 anos, era diabético e estava internado desde o último dia 22 de junho no Hospam, onde chegou a ser entubado e faleceu na manhã deste domingo (05).

As outras duas vítimas eram idosas e faleceram na madrugada desta segunda-feira (06), sendo um paciente masculino, de 87 anos, e uma paciente feminina, de 81 anos, que apresentava obesidade.

O número de casos suspeitos caiu para 20 e o de casos descartados subiu para 2.770. Entre os casos confirmados, o município tem 514 pacientes recuperados, 199 em tratamento domiciliar e oito em leitos de internamento.

Em relação aos profissionais de saúde contaminados, 40 estão recuperados 13 em isolamento domiciliar monitorado.

O boletim diário, portanto, fica com 735 casos confirmados, 20 casos suspeitos, 514 recuperados, 2.770 descartados e 14 óbitos.

São Paulo: Reitor da UPE preside Câmara Técnica de Saúde em Fórum

O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura (Proec/UPE), Prof. Renato Medeiros, e o Assessor de Relações Internacionais da instituição, Prof. José Guido Corrêa de Araújo, participam da 57ª edição do Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), em […]

foto_abruem

O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura (Proec/UPE), Prof. Renato Medeiros, e o Assessor de Relações Internacionais da instituição, Prof. José Guido Corrêa de Araújo, participam da 57ª edição do Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), em São Paulo, para debater sobre “Internacionalização e Governança Universitária”.

O encontro, que é uma promoção da ABRUEM em parceria com a Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Unesp), segue até esta sexta-feira (09/10), com apresentações das câmaras técnicas e palestras, no Anfiteatro do NEAD – Núcleo de Ensino à Distância da UNESP.

A abertura aconteceu no auditório do Novotel Jaraguá, na capital paulista, com mesa de abertura composta pela Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, Presidente da ABRUEM, Reitor Aldo Nelson Bona – Vice-Presidente da ABRUEM, Reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto, Presidente do CRUB, Reitor Julio Cezar Durigan – UNESP (Universidade anfitriã) e Charles Delogne – Cônsul Geral da Bélgica.

Às 10h30 desta sexta-feira (09), o Reitor da UPE, Profº Pedro Falcão, preside a Câmara Técnica de Saúde, com a temática: “Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES): nova forma de integrar instituições de ensino e serviços de saúde e comunidade, e novos desafios”. A mediação será feita pela professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, presidente da Abruem e Reitora da Universidade Estadual de Santa Catarina.

A palestra será ministrada por Vinícius Ximenes, Diretor de Desenvolvimento de Educação e Saúde, do Ministério da Educação. Participam ainda do debate os professores; Elizabeth Silva Ursi (UEL), Mariane Franco (UEPA), Maurício Chaves Júnior (UEM) e Ricardo de Carvalho Lima (UPE).

Mais mensagens de lamento por morte de Eduardo

Nós que fazemos AEDAI/FAFOPAI, vimos em nome de todos os funcionários, professores e alunos externar nossos votos de pesar pelo falecimento do ex -governador Eduardo Campos. Nosso sentimento é de eterna gratidão pela sensibilidade, para com aqueles que acalentam sonhos de ingressar e concluir o ensino superior, assumindo o compromisso e cumprindo a sua promessa, […]

mg_3850

Nós que fazemos AEDAI/FAFOPAI, vimos em nome de todos os funcionários, professores e alunos externar nossos votos de pesar pelo falecimento do ex -governador Eduardo Campos.

Nosso sentimento é de eterna gratidão pela sensibilidade, para com aqueles que acalentam sonhos de ingressar e concluir o ensino superior, assumindo o compromisso e cumprindo a sua promessa, criando assim, em 2011 o programa Universidade para Todos em Pernambuco – Proupe, que veio beneficiar mais de 6 mil alunos.

A FAFOPAI conta com 389 bolsas, distribuídas para os alunos dos cursos de letras, pedagogia, história e matemática. Nossas condolências à família por essa perda irreparável.

Direção Aedai/Fafopai

O Brasil lamenta e chora a morte do eterno Ex-Governador de PE, Eduardo Campos. Nós ingazeirenses, lamentamos profundamente a perda daquele que sem sombra de dúvida era o maior Líder Político do nosso Estado, bem como do Nordeste Brasileiro.

Foi necessário perder sua vida, para que os grandes políticos entendesse que ele representava uma Nova Política, um modelo de Gestão Pública diferente do que vemos, ele sim, representava o novo para as atuais e futuras gerações!

Desejo a Família, amigos e correligionário o mais préstimos sentimentos. Que Deus possa confortar a todos que sentirão para sempre a falta de Eduardo Henrique Accioly Campos, e jamais esqueceremos a sua ultima mensagem ao povo Brasileiro: “É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa”.

Antonio de Pádua – Presidente Câmara de Ingazeira

Serra: Governo Municipal decretou Situação de Calamidade Pública

A prefeitura municipal de Serra Talhada informou em nota que tem adotado todas as medidas necessárias para assistir a população do município atingida pelas enchentes do Rio Pajeú. Diante da situação, o Governo Municipal decretou Situação de Calamidade Pública. Passado o momento das ruas alagadas, equipes do governo, envolvendo diversas secretarias, estão cuidando da assistência aos […]

A prefeitura municipal de Serra Talhada informou em nota que tem adotado todas as medidas necessárias para assistir a população do município atingida pelas enchentes do Rio Pajeú. Diante da situação, o Governo Municipal decretou Situação de Calamidade Pública.

Passado o momento das ruas alagadas, equipes do governo, envolvendo diversas secretarias, estão cuidando da assistência aos desabrigados e aos moradores de rua, além de oferecer suporte aos feirantes e comerciantes prejudicados.

A Defesa Civil continua em alerta e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania está cuidando do acolhimento e da total assistência aos desabrigados, que se encontram na Escola Manoel Pereira Neto, no Bom Jesus. A Secretaria de saúde oferece suporte médico e exames, já as secretarias de Obras e de Serviços Públicos planejam ações de recuperação das áreas atingidas pela enchente.

Projeto para resolver problemática do lixo será lançado em junho, diz Daniel Valadares

Foto: Bruna Verlene O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), disse ao Debate das Dez do programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú,  que a gestão Sandrinho Palmeira lança em junho o Plano de Tratamento de Resíduos Sólidos. Em mais de  momento,  Valadares afirmou que o plano é amplo e envolve vários setores da […]

Foto: Bruna Verlene

O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), disse ao Debate das Dez do programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú,  que a gestão Sandrinho Palmeira lança em junho o Plano de Tratamento de Resíduos Sólidos.

Em mais de  momento,  Valadares afirmou que o plano é amplo e envolve vários setores da sociedade, indo da educação à punição em casos de descumprimento das regras de descarte regular do lixo.  Ainda que, assim como em outras cidades, citando Curitiba, não se resolve o problema de uma hora pra outra, mas que o pontapé do projeto representará um grande impacto.  Também que no bojo do projeto estão previstos incentivos para o processo de coleta seletiva.

Pelo que o blog apurou,  a gestão prepara um.plano que lançará três projetos ousados e cobrados pela sociedade: tratamento de resíduos sólidos, programa Prefeitura no Bairro e disciplinamento do trânsito.

Falou também de temas como o da ponte sobre o Rio Pajeú, ligando São Cristóvão e São Francisco.  “A ponte teve a licitação assinada a licitação e a gente espera abrir o prazo para as empresas se apresentarem. Dentro desses nove dias eu tive o prazer de assinar a sua licitação.  Logo logo o prefeito vai fazer o lançamento da pedra fundamental.”

Daniel disse que não houve publicidade ao licenciamento do prefeito Sandrinho porque na prática ele continuou atuando,  sem gozar da licença de 15 dias, diferente por exemplo do que houve entre Eclérinston Ramos e Evandro Valadares.

Disse que, como disse o prefeito em outra oportunidade,  a gestão irá realizar concurso público.  Também que o município vem mantendo diálogo com professores e outras categorias.

Sobre política, disse que ainda é cedo para definir o novo Federal alinhado com sua atividade.  Ele perdeu os dois federais com quem dialogava, Gonzaga Patriota e Raul Henry, não reeleitos. Admitiu que quadros do MDB como a Deputada Iza Arruda chegaram a sondá-lo, mas disse ter tempo para definir.

Sobre 2024 e seu desejo de manter-se candidato a vice, manteve o mesmo discurso. De que quer continuar trabalhando alinhado com Sandrinho e que, como consequência,  espera dar continuidade ao projeto.  Mas que é cedo para debater o tema.