Tuparetama: Agentes de Saúde garantem 20% de insalubridade
Por Nill Júnior
O presidente da Câmara de Tuparetama Arlã Markson, esteve reunido com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde.
Eles estiveram solicitando ao Prefeito Sávio Torres o aumento do percentual de insalubridade para 20%. Os agentes recebem o valor correspondente a 10%.
Graças à solicitação do vereador presidente, segundo nota, o prefeito garantiu que será estabelecido por meio de lei própria o aumento para a categoria.
O projeto foi encaminhado para a câmara por meio do executivo e será votado na próxima sessão ordinária.
A Secretária Marta Cristina apresentou melhorias na educação e o que ainda será feito. Com objetivo de manter a população informada sobre as ações do poder público municipal, a Câmara de Vereadores de Serra Talhada traçou uma série de ações, junto às secretarias. A primeira delas, aconteceu na manhã desta segunda (05.07), no auditório da […]
A Secretária Marta Cristina apresentou melhorias na educação e o que ainda será feito.
Com objetivo de manter a população informada sobre as ações do poder público municipal, a Câmara de Vereadores de Serra Talhada traçou uma série de ações, junto às secretarias.
A primeira delas, aconteceu na manhã desta segunda (05.07), no auditório da Casa Joaquim de Souza Melo, com a presença da Secretária de Educação, Marta Cristina.
Dentre os questionamentos feitos pelos parlamentares, estavam: Protocolos de retorno às aulas; Kit merenda; Licitações; melhorias nas escolas e plano de cargos e carreiras.
Com relação ao retorno das aulas, a secretária afirmou que “ainda há necessidade de vacinar todos os professores, além de discutir toda a logística de transporte dos alunos e os meios de atender todas as medidas de biossegurança exigidas para evitar a Covid-19”, disse completando.
“Nós temos mais de 12 mil alunos, precisamos oferecer estrutura segura tanto para os alunos, quanto para os professores. E não podemos esquecer que temos uma grande parcela de pais jovens, que ainda não foram vacinados, e isso põe em risco a saúde dos docentes e discentes. Fora que ainda precisamos manter uma educação híbrida, pois possuímos alunos asmáticos, por exemplo, além de outras comorbidades, e que precisam se prevenir ainda mais”, explicou.
Em sua fala, a secretária reforçou a importância das aulas presenciais para os alunos, mas que é preciso cuidado. “Infelizmente as crianças tiveram grande prejuízo. De mil crianças do segundo ano, ano em que crianças de 7 anos já devem saber ler, apenas 50 o fazem de forma eficaz”, contou.
Os vereadores saíram da reunião satisfeitos com as respostas obtidas, e já pré-agendaram outros temas a serem debatidos em breve, ainda sobre as questões da educação de Serra Talhada.
Para o presidente da Câmara, Ronaldo de Dja, as ações têm como função, encontrar respostas para o povo.
“Estamos estreitando o diálogo entre os poderes executivo e legislativo, para que a população seja melhor atendida e mais informada sobre o que acontece no município. Independente de bandeira política, todos os vereadores estão buscando o melhor para nossa cidade e nossa gente”, finalizou.
A presidente Dilma Rousseff afirmou, em artigo publicado na edição desta sexta-feira (1) do jornal “Folha de S.Paulo”, que, embora “injustamente questionada”, não alimenta “mágoas nem rancores” em razão do pedido de impeachment que tramita na Câmara dos Deputados. No artigo, intitulado “Um feliz 2016 para o povo brasileiro”, ela apontou a necessidade de reflexão […]
A presidente Dilma Rousseff afirmou, em artigo publicado na edição desta sexta-feira (1) do jornal “Folha de S.Paulo”, que, embora “injustamente questionada”, não alimenta “mágoas nem rancores” em razão do pedido de impeachment que tramita na Câmara dos Deputados.
No artigo, intitulado “Um feliz 2016 para o povo brasileiro”, ela apontou a necessidade de reflexão sobre “erros e acertos de nossas atitudes” em 2015 – um ano “muito duro”, segundo disse – e, para 2016, ofereceu diálogo.
Mesmo injustamente questionada pela tentativa de impeachment, não alimento mágoas nem rancores. O governo fará de 2016 um ano de diálogo com todos os que desejam construir uma realidade melhor.”
Dilma Rousseff
“Mesmo injustamente questionada pela tentativa de impeachment, não alimento mágoas nem rancores. O governo fará de 2016 um ano de diálogo com todos os que desejam construir uma realidade melhor”, escreveu.
Em relação à conjuntura econônica, a presidente afirmou que a inflação cairá, prometeu a formulação de propostas de reformas previdenciária e tributária e disse que persistirá no ajuste orçamentário, em busca de equilíbrio fiscal.
“Sei que as famílias brasileiras se preocupam com a inflação. Enfrentá-la é nossa prioridade. Ela cairá em 2016, como demonstram as expectativas dos próprios agentes econômicos”, afirmou. Sobre as reformas, escreveu: “Convocarei o Conselho de Desenvolvimento Social, formado por trabalhadores, empresários e ministros, para discutir propostas de reformas para o nosso sistema produtivo, especialmente no aspecto tributário, a fim de construirmos um Brasil mais eficiente e competitivo no mercado internacional.”
Segundo Dilma, a economia brasileira tem “solidez” e isso será a base para a retomada da trajetória de crescimento. Para ela, o país terminará 2016 melhor do que apontam as atuais previsões.
A presidente atribuiu a revisão da política econômica adotada pelo governo a fatores internacionais que, segundo afirmou, afetaram o setor produtivo: “queda vertiginosa do valor de nossos principais produtos de exportação, desaceleração de economias estratégicas para o Brasil e a adaptação a um novo patamar cambial, com suas evidentes pressões inflacionárias”.
Ela reafirmou o compromisso de obter neste ano um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme proposta enviada ao Congresso e aprovada pelos parlamentares. “Fizemos e faremos esse esforço sem transferir a conta para os que mais precisam.”
Dilma disse que o governo “está fazendo sua parte” em relação à redução das despesas e racionalização dos recursos públicos. “Executamos um duro plano de contenção de gastos, economizando mais de R$ 108 bilhões em 2015 – o maior contingenciamento já realizado no país.”
A presidente também afirmou que as instituições “foram exigidas como nunca” em 2015, “responderam às suas responsabilidade” e se tornaram “mais robustas e protegidas” após as operações de combate à corrupção.
Ipec: Lula tem 51% de votos válidos no 1º turno; Bolsonaro vai a 37% Os dois institutos disseram não poder afirmar se haverá ou não segundo turno para as eleições presidenciais. O Ipec e o Datafolha divulgaram neste sábado (1º) suas mais recentes pesquisas de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa Ipec foi […]
Ipec: Lula tem 51% de votos válidos no 1º turno; Bolsonaro vai a 37%
Os dois institutos disseram não poder afirmar se haverá ou não segundo turno para as eleições presidenciais.
O Ipec e o Datafolha divulgaram neste sábado (1º) suas mais recentes pesquisas de intenção de voto na eleição presidencial.
A pesquisa Ipec foi encomendada pela Globo, e a Datafolha pela Globo e o Jornal Folha de S. Paulo. As sondagens são as últimas realizadas pelos institutos antes do 1º turno, que acontece neste domingo (2). Em votos válidos, o resultado do Ipec é este:
Lula (PT): 51% (tinha 52% no levantamento anterior do Ipec, de 27 de setembro); Jair Bolsonaro (PL): 37% (tinha 34% no levantamento anterior); Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior); Simone Tebet (MDB): 5% (tinha 5% na pesquisa anterior); Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior) Felipe d’Avila (Novo): 1% (tinha 1% no levantamento anterior).
Foram entrevistadas 3008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022.
Já o resultado do Datafolha em votos válidos é este: Lula (PT): 50% (tinha 50% no levantamento anterior do Datafolha, de 29 de setembro); Jair Bolsonaro (PL): 36% (tinha 36% no levantamento anterior); Simone Tebet (MDB): 6% (tinha 5% na pesquisa anterior); Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior); Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior).
Foram ouvidas 12,8 mil pessoas, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em 310 municípios de todas as regiões do país. O levantamento, que tem nível de confiança de 95%, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00245/2022.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Os dois institutos disseram não poder afirmar se haverá ou não segundo turno para as eleições presidenciais.
Durante sua passagem pelo município de Itapetim, além da inauguração de uma quadra da Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho, Paulo Câmara autorizou a construção da ponte rodoviária, a partir de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), e a construção de sistemas de abastecimento de água para comunidades rurais da localidade. Na avaliação […]
Durante sua passagem pelo município de Itapetim, além da inauguração de uma quadra da Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho, Paulo Câmara autorizou a construção da ponte rodoviária, a partir de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), e a construção de sistemas de abastecimento de água para comunidades rurais da localidade.
Na avaliação do governador, o Estado não pode ficar parado enquanto a população necessita de serviços públicos de qualidade. “Hoje, nós trouxemos um conjuntos de ações para o município. Estamos iniciando obras para quem precisa de água, a construção de uma ponte e a pavimentação de ruas, ambos com recursos do FEM, e também incentivos para os agricultores continuarem os seus trabalhos”, resumiu Paulo.
Ainda na solenidade, o chefe do Executivo estadual entregou simbolicamente um sistema simplificado de abastecimento de água do Sítio Cupira e fez a doação de 50 mil alevinos de três espécies diferentes.
O prefeito do município, Arquimedes Machado, afirmou que muitas das ações exitosas realizadas na sua gestão são oriundas de parcerias com o Estado. “Sem o efetivo apoio do Governo de Pernambuco não seria possível manter tantos investimentos”, garantiu o administrador, destacando as obras hídricas e de infraestrutura.
Arquimedes pontuou ainda o incentivo dado pelo ex-governador Eduardo Campos. “As obras e ações de Itapetim têm o DNA de Eduardo”, completou prefeito, que, na ocasião, entregou e batizou uma quadra com o nome do ex-gestor.
Os sistemas de abastecimento dos sítios Mãe D’água e Santo Antônio fazem parte do Programa Água para Todos do Governo Federal. Nesse caso, 167 famílias serão beneficiadas com a ação. Já os sistema implantados em Aroeira, Maniçoba, Serrinha, Recanto e Cacimba de Pedra, que vão favorecer 122 famílias, foram viabilizados pelo Estado. Em ambos os casos, as obras serão finalizadas dentro de 90 dias.
Ainda Acompanharam o governador Paulo Câmara neste ato na quadra da Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho, em Itapetim, o deputado federal Gonzaga Patriota; os deputados estaduais Angelo Ferreira e Ricardo Costa; além de prefeitos e vereadores da região.
O secretário de Agricultura Familiar de Serra Talhada, Zé Pereira, participou nesta quarta-feira (09), em Recife, de uma importante reunião com a Gerente Geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – ADAGRO, Erivânia Camelo. Na oportunidade foi discutida a construção do abatedouro de Serra Talhada e apresentado o projeto modelo do abatedouro, que […]
O secretário de Agricultura Familiar de Serra Talhada, Zé Pereira, participou nesta quarta-feira (09), em Recife, de uma importante reunião com a Gerente Geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – ADAGRO, Erivânia Camelo.
Na oportunidade foi discutida a construção do abatedouro de Serra Talhada e apresentado o projeto modelo do abatedouro, que vai atender a demanda regional de abate de animais.
“Fizemos o diagnóstico necessário para a implantação do abatedouro e entregamos o projeto modelo a ADAGRO. Esperamos agora que o nosso projeto seja aprovado e muito em breve poder iniciar a construção do equipamento”, disse Zé Pereira.
Você precisa fazer login para comentar.