Notícias

TRE-PE cassa chapa de candidatos a vereador do DEM em São Lourenço da Mata

Por André Luis

Decisão foi tomada por fraudes na cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou, nesta segunda-feira (8), a chapa do Democratas, inscrita em 2020 para concorrer à Câmara dos Vereadores de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. 

A maioria acompanhou o voto da desembargadora eleitoral Mariana Vargas, que apontou a existência de fraudes na cota de gênero, determinada pela Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições). 

Por quatro votos a três, o TRE-PE determinou a cassação do mandato do vereador Alves Rodoviário, eleito pelo DEM, naquele município, e a anulação de todos os votos recebidos pela chapa. Ainda cabe recurso ao TSE.

O tribunal deverá refazer a totalização dos votos de São Lourenço da Mata e indicar as alterações decorrentes dessa decisão. A chapa cassada apresentava o nome de três mulheres, que ao final, tiveram uma quantidade irrisória de votos ou não apresentaram prestação de contas com movimentação financeira. 

Depois de analisadas as provas apresentadas, foi declarada a inelegibilidade da então candidata Marialva Josefa dos Santos, por oito anos, a partir das eleições municipais de 2020.

A Lei das Eleições estabelece que os partidos devem apresentar no mínimo 30% de candidatas do gênero feminino quando registram suas candidaturas. Pela quarta vez, este ano, o TRE-PE identifica e pune candidaturas que são registradas apenas para atender a exigência legal. 

“A fraude é caracterizada por candidaturas que têm apenas aparência de candidatura, mas que não são reais, porque não têm o propósito, mesmo que tímido, de efetiva participação na disputa eleitoral”, definiu em seu voto a desembargadora Mariana Vargas.

No caso de São Lourenço da Mata, a Justiça Eleitoral respondeu sobre uma ação movida pelo MDB, contra o Democratas, apontando que três candidatas tinham sido inscritas apenas para o preenchimento da cota de gênero, mas que, na verdade, não tinham intenção de entrar no legislativo municipal. 

Os indícios apontados foram: votação irrisória, falta de atos de campanha e prestação de contas padronizada ou até sem movimentação financeira.

As candidatas apontadas na denúncia foram Ana Paula Rodolfo da Silva, que teve apenas 2 votos, sendo ambos na sua seção eleitoral; Maria das Graças da Trindade Fernandes, que teve 7 votos, mas não votou em si mesma, uma vez que nenhum dos votos foi registrado na urna em que vota; caso também de Marialva Josefa dos Santos, que também não votou em si mesma, e declarou apoio a outro candidato, recebendo ao final 8 votos. 

Os desembargadores do TRE decidiram que o denunciante apresentou provas suficientes apenas para demonstrar a fraude praticada por Marialva Josefa.

Outras Notícias

Iguaracy: Saúde promove mutirão de vacinas contra Covid-19 e Influenza

Também foram ofertados testes rápidos para a detecção da Covid-19 Por André Luis Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde do município de Iguaracy esteve promovendo o “Vacina Já Iguaracy”, contra a Covid-19 e contra a Gripe Influenza. Além das vacinas, foram ofertados testes rápidos da Covid-19. A secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante, comentou a […]

Também foram ofertados testes rápidos para a detecção da Covid-19

Por André Luis

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde do município de Iguaracy esteve promovendo o “Vacina Já Iguaracy”, contra a Covid-19 e contra a Gripe Influenza.

Além das vacinas, foram ofertados testes rápidos da Covid-19.

A secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante, comentou a ação, em entrevista ao Repórter Municipal em Ação.

Segundo a secretária, a ação se fez necessária devido ao grande número de pessoas que ainda não haviam tomado a vacina contra a Influenza no município. Também por conta de que muita gente já estava no prazo de tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Ela explicou que o prazo para o reforço contra a Covid-19 é de quatro meses, apos a pessoa ter tomado as duas doses do imunizante.

“Resolvemos fazer esse mutirão. E conseguimos analisar aqui, infelizmente, que algumas pessoas também não haviam tomado nem a primeira dose. E hoje nós

aplicamos também, a primeira, a segunda e a dose reforço da vacina contra a Covid-19, além da vacina contra a gripe. Também realizamos testes de Covid”, explicou Joaudeni.

A secretária também alertou para o fato da crescente contaminação pela gripe. “Exatamente porque estamos vendo surgir outras gripes, como a H3N2 e que muita gente não ligava pra tomar a vacina de gripe H1N1, que resolvemos aplicar também”, disse.

Joaudeni disse ainda que diante do cenário atual onde estão aparecendo outras variantes da Covid e da gripe, as pessoas estão realmente se preocupando mais.

A secretária também lembrou dos casos de infecção simultânea que tem crescido no estado – quando a mesma pessoa contrai a Covid-19 e a Influenza – também chamada de ‘Flurona’.

Segunda Joaudeni Cavalcante, quem não pode comparecer ao mutirão realizado nesta segunda-feira, pode procurar as UBSs do município.  

“De segunda, a sexta-feira nós estamos disponibilizando das 8 às 14h a vacinação nas cinco UBSs do município. Temos todas as vacinas, tanto a de gripe como a de Covid-19. A realização dos testes está sendo realizado na Unidade Mista, na Ala Respiratória”, lembrou Joaudeni.

A secretária de Saúde não descartou um novo mutirão na próxima segunda-feira (17).

Prefeitura de Calumbi trata de demandas de pavimentação em reunião na SEDUH

A Prefeitura de Calumbi participou, nesta quarta-feira (12), de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (SEDUH), no Recife, para tratar das demandas relacionadas às obras de pavimentação do município e da prestação de contas dos projetos em andamento. O encontro contou com a presença do engenheiro da Prefeitura, Thiago Oliveira, […]

A Prefeitura de Calumbi participou, nesta quarta-feira (12), de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (SEDUH), no Recife, para tratar das demandas relacionadas às obras de pavimentação do município e da prestação de contas dos projetos em andamento.

O encontro contou com a presença do engenheiro da Prefeitura, Thiago Oliveira, além de Rafaela Dantas, Guilherme Tell, Bruno Sousa e Vinícius Alencar, representantes da SEDUH. Durante a reunião, foram discutidos os trâmites necessários para a continuidade das obras e os ajustes técnicos para a execução dos projetos.

O prefeito Joelson destacou a importância da articulação junto ao Governo do Estado para garantir melhorias na infraestrutura do município. “Estamos trabalhando para destravar projetos e assegurar que as obras avancem, beneficiando a população com mais qualidade de vida e mobilidade”, afirmou.

João Campos é questionado por passar filha de procuradora de 63º para 1º em concurso

O prefeito do Recife, João Campos (PSB-PE), nomeou como procurador do município um candidato para uma vaga reservada para PCD, que apresentou o laudo de deficiência três anos após o concurso, realizado em dezembro de 2022. Lucas Vieira Silva é filho de Maria Nilda Silva, procuradora do Ministério Público de Contas, órgão vinculado ao Tribunal […]

O prefeito do Recife, João Campos (PSB-PE), nomeou como procurador do município um candidato para uma vaga reservada para PCD, que apresentou o laudo de deficiência três anos após o concurso, realizado em dezembro de 2022.

Lucas Vieira Silva é filho de Maria Nilda Silva, procuradora do Ministério Público de Contas, órgão vinculado ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Ele disputou a vaga como candidato de ampla concorrência, mas solicitou, três anos após o concurso, a mudança de modalidade, depois de ter ficado na 63ª posição.

O pedido foi feito à Prefeitura em maio deste ano. Para isso, o filho da procuradora apresentou um laudo médico atestando Transtorno do Espectro Autista (TEA), que foi confirmado pelo Tribunal Regional do Trabalho.

A justificativa foi aceita pelo Procurador-Geral do Município, Pedro Pontes, que publicou uma nova homologação em 19 de dezembro, o que colocou Lucas em primeiro lugar entre os candidatos com deficiência.

Essa reclassificação foi usada como base para a nomeação. A portaria, assinada pelo prefeito João Campos, foi publicada no penúltimo sábado (20/12).

Ao Metrópoles, a Prefeitura do Recife disse que “a reclassificação do candidato citado no Concurso Público para o cargo de Procurador do Município ocorreu de forma regular, dentro da vigência do certame e mediante amparo administrativo, conforme previsto nas normas aplicáveis”.

Para isso, a gestão municipal menciona a decisão da Justiça que indeferiu o pedido de Marko e reforçou que “não houve privilégio, favorecimento ou irregularidade, mas sim o cumprimento do dever legal de assegurar tratamento isonômico às pessoas com deficiência, preservando o interesse público e a lisura do concurso”.

A coluna Andreza Matais, do Metrópoles, também procurou Lucas Vieira Silva, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto.

Sertão na UVP

O Sertão está representado na nova diretoria da UVP, encabeçada por Léo do Ar, de Gravatá. Rubinho do São João, de Afogados da Ingazeira, foi eleito 3° Vice-Presidente. Antônio Henrique, o Fiapo, de Sertânia, ficou na Secretaria. O vereador Edson Henrique ficou como Diretor de Cultura. Luiz André de Salgueiro foi eleito Segundo Secretário. Josinaldo Alencar, […]

O Sertão está representado na nova diretoria da UVP, encabeçada por Léo do Ar, de Gravatá. Rubinho do São João, de Afogados da Ingazeira, foi eleito 3° Vice-Presidente. Antônio Henrique, o Fiapo, de Sertânia, ficou na Secretaria.

O vereador Edson Henrique ficou como Diretor de Cultura. Luiz André de Salgueiro foi eleito Segundo Secretário. Josinaldo Alencar, de Petrolina Terceiro Secretário. Fanclécio Leandro, de Salgueiro, ficou como Diretor de Promoção. O Presidente da Câmara de Tabira, Djalma das Almofadas, foi eleito vice.

Albérico Thiago, de São José do Egito, eleito Diretor de Patrimônio. De Custódia, Cristiano Dantas foi eleito Diretor Jurídico. José Carlos Parente, de Salgueiros, Diretor de Imprensa. Pinheiro do São Miguel, de Serra Talhada, vice da área. Adriana de Lima, de Solidão foi eleita Coordenadora da Mulher Vereadora. E Margarida de Jesus, de Arcoverde, vice.

Ipec: 62% avaliam que Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026

Pesquisa Ipec divulgada neste sábado (15) aponta que 62% dos brasileiros avaliam que o presidente Lula (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Outros 35% avaliam que ele deveria se candidatar e 3% não souberam ou preferiram não opinar. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro em 131 […]

Pesquisa Ipec divulgada neste sábado (15) aponta que 62% dos brasileiros avaliam que o presidente Lula (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026.

Outros 35% avaliam que ele deveria se candidatar e 3% não souberam ou preferiram não opinar.

O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro em 131 municípios brasileiros. Foram entrevistadas 2 mil pessoas com 16 anos ou mais.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.