Notícias

Tragédia: acidente envolvendo animal na pista deixa um morto em Floresta

Por Nill Júnior

Um homem morreu e outro ficou ferido na noite desta segunda-feira (18) em Floresta (PE), Sertão de Itaparica, num acidente envolvendo um carro, uma moto e um jumento na PE-360. De acordo com informações do Blog do Elvis, o acidente aconteceu por volta das 19h50.

O homem ferido viajava num carro Fiat Strada, placa PGB-5235, e foi socorrido para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz. Ele foi identificado com Luiz Tumaz de Lima, está consciente e sendo atendido pela equipe médica local.

O homem que faleceu pilotava uma moto Yamaha, placa QFH-6433, da cidade de Remígio (PB) e morreu no local. A identidade dele ainda não foi divulgada. As causas do acidente estão sendo apuradas. O jumento também morreu na hora. A Polícia Civil (PC) investiga o caso.

Outras Notícias

Idosa falece uma semana após atropelamento em Afogados

Uma semana após ser atropelada na rua Jorge Valadares, mais conhecida como rua da feirinha, no Centro de Afogados da Ingazeira, a costureira Helena Bezerra Lopes, popularmente conhecida como “Dona Lena Buga”,  de 79 anos, faleceu em decorrência dos ferimentos causados pelo acidente. O incidente ocorreu na segunda-feira (6), por volta das 18 horas, enquanto […]

Uma semana após ser atropelada na rua Jorge Valadares, mais conhecida como rua da feirinha, no Centro de Afogados da Ingazeira, a costureira Helena Bezerra Lopes, popularmente conhecida como “Dona Lena Buga”,  de 79 anos, faleceu em decorrência dos ferimentos causados pelo acidente.

O incidente ocorreu na segunda-feira (6), por volta das 18 horas, enquanto Dona Lena se dirigia para a missa. As informações foram fornecidas pelo blogueiro Jeferson Almeida, do Afogados Conectado, ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, nesta segunda-feira (13), que também informou que uma câmera de segurança de uma casa comercial registrou o momento em que a idosa foi atingida por um motociclista que transitava pela rua.

Após uma semana de luta pela vida no Hospital Regional Emília Câmara, Dona Lena não resistiu aos ferimentos e veio a falecer, deixando familiares, amigos e toda a comunidade em profundo pesar.

As pessoas tem se dividido entre aquelas que acham que o motociclista teria evitado se viesse em velocidade compatível com a via. Outras afirmam que a tentativa de atravessar a rua não deu margem para o profissional evitar o choque. E por fim há os que colocam o acidente na conta da fatalidade.

Afogados também debate à exaustão a necessidade de municipalização do trânsito.

Comunidades rurais debateram plano diretor em Afogados 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira retomou na tarde desta terça-feira (26), o debate comunitário sobre a elaboração do novo plano diretor. A reunião aconteceu em frente à igreja da comunidade rural do Alto Vermelho, reunindo também moradores das comunidades de Poços, Caiçara e Serrinha. “Essa foi a maior reunião na zona rural até agora, […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira retomou na tarde desta terça-feira (26), o debate comunitário sobre a elaboração do novo plano diretor.

A reunião aconteceu em frente à igreja da comunidade rural do Alto Vermelho, reunindo também moradores das comunidades de Poços, Caiçara e Serrinha.

“Essa foi a maior reunião na zona rural até agora, com a participação de 58 moradores e representantes de comunidades. Ficamos felizes em poder levar esse debate comunitário para todas as nossas comunidades, ouvindo a população, suas sugestões e demandas,” destacou Fernando Moraes, coordenador do novo plano diretor de Afogados.

O debate no Alto Vermelho contou também com as participações do vereador Raimundo Lima, da coordenadora da Ouvidoria Municipal, Maria José Cerquinha, e das mediadoras do debate, integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Valéria Soares e Vilsomary Marques. 

A reunião comunitária desta quarta-feira (27) reunirá moradores dos bairros Brotas, Borges, da Vila Pitombeira e Macambira, a partir das 18h30, na Escola Letícia de Campos Góes.

Escritor serra-talhadense lança primeiro volume da trilogia Diário do Cangaço

O escritor e professor Paulo César Gomes, lança na próxima segunda-feira (14), na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, durante a realização do Seminário Cariri Cangaço, o primeiro volume de uma trilogia sobre o fenômeno do cangaço, lampião e Serra Talhada.  Inicialmente o trabalho será disponibilizado em um formato de livreto/ensaio e posteriormente em uma […]

O escritor e professor Paulo César Gomes, lança na próxima segunda-feira (14), na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, durante a realização do Seminário Cariri Cangaço, o primeiro volume de uma trilogia sobre o fenômeno do cangaço, lampião e Serra Talhada. 

Inicialmente o trabalho será disponibilizado em um formato de livreto/ensaio e posteriormente em uma versão definitiva. O título do trabalho é “Diário do Cangaço: das Origens de Villa Bella a Ascensão de Lampião (1838-1930) Volume 1”.

“Confesso que o tema Cangaço não me enche os olhos, no entanto, a História como ciência me convenceu a cumprir o meu papel de historiador. Esse ensaio que está sendo inicialmente publicado em forma de livreto, posteriormente dará início a uma trilogia que se encerrará nos tempos atuais. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2015, 2016 e 2017, quando estava realizando o meu mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande, e minha monografia de História, concluída em 2009, tendo como fonte os arquivos de jornais e revistas de várias localidades do país”, explica o escritor.

Ao longo de 167 páginas, Paulo César aborda questões relacionadas à formação da cidade Villa Bella, hoje Serra Talhada, e os processos que fizeram desabrochar o fenômeno do Cangaço na região. Ele ainda destaca o papel importantíssimo da imprensa da época que fez com os fatos ocorridos no interior do Nordeste ganhassem o mundo.

“O debate sobre o Cangaço ou sobre Lampião vai muito além das paixões, ou animosidades, trata-se de um dos maiores fenômenos de violência social, com fortes traços de brutalidade e desumanidade poucas vezes vistas em sociedades tidas como civilizadas. Vale registrar o papel da imprensa que documentou o passo a passo dessa anomalia, o que nos permite dizer que existe um verdadeiro ‘diário do cangaço’, com datas e relatos originais, ainda que na época muitos boatos (fake news) fossem usadas para despistar os diferentes interessados no assunto”, concluiu PC Gomes.

SERVIÇO:

Livreto/ensaio: Diário do Cangaço: das Origens de Villa Bella a Ascensão de Lampião (1838-1930) Volume 1 (167 páginas). Valor: 39,99

Local de compras: Rua Cornélio Soares, 391 (Próximo a Igreja do Rosário dos Pretos).

Pedidos para todo o Brasil pelo whatsapp: (87) 9.9938-0839

Serra: empossada nova secretária de Educação

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), a posse da nova secretária de Educação de Serra Talhada. Marta Cristina Pereira de Lira Fonte, ex-secretária de Educação do município de Brejinho, é a nova titular da pasta. A solenidade aconteceu no auditório da própria Secretaria de Educação e contou, além de Marta Cristina, com a presença do […]

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), a posse da nova secretária de Educação de Serra Talhada. Marta Cristina Pereira de Lira Fonte, ex-secretária de Educação do município de Brejinho, é a nova titular da pasta. A solenidade aconteceu no auditório da própria Secretaria de Educação e contou, além de Marta Cristina, com a presença do prefeito Luciano Duque, da primeira-dama, Karina Rodrigues, do vice-prefeito Márcio Oliveira, do secretário Executivo de Educação, Cicero Lopes, da presidente da Autarquia Educacional, Eliane Cordeiro, do presidente do Sintest, Júnior Moraes, e do presidente da Câmara de Vereadores, Nailson Gomes, além de servidores municipais.

O prefeito Luciano Duque deu as boas-vindas à nova gestora educacional. “A cara da gestão de Serra Talhada é de ousadia, de apostar nas experiências exitosas, e Marta Cristina foi considerada a melhor secretária de educação do estado de Pernambuco, é uma pessoa que tem um vasto conhecimento sobre vida pública e gestão educacional, reconhecida por sua competência, então, não temos dúvidas que ela chega para somar conosco, além de ser pajeuzeira assim como nós”. O gestor também agradeceu ao ex-secretário Edmar Júnior pelo trabalho à frente da pasta. “Faço um agradecimento ao professor Edmar Júnior e a todos que fizeram parte da equipe e construíram nossa educação ao longo de sua gestão, tivemos entregas, avanços, e agradecemos por essa contribuição”, disse o prefeito.

Empossada nova secretária de Educação, Marta Cristina falou dos desafios e agradeceu pela confiança do governo municipal. “Esse é um grande desafio que aceitamos com a motivação que vem do amor que temos pela educação, espero poder trazer minha contribuição para essa cidade e corresponder às expectativas da gestão municipal, a quem agradeço pela confiança em nosso trabalho; sei que dificuldades existem, mas conto com o apoio e a parceria de todos do governo, da equipe educacional que aqui encontrei e, principalmente, do povo de Serra Talhada”, disse.

Emília Câmara se destaca no parto humanizado com alívio da dor

Ontem (01), no Debate das Dez da Rádio Pajeú, o Hospital Regional Emília Câmara anunciou um avanço histórico na assistência ao parto. A maternidade passa a oferecer o óxido nitroso como método de alívio da dor, tecnologia segura, humanizada e já utilizada em diversos países. Com ela, a gestante sente menos dor, mantém autonomia e […]

Ontem (01), no Debate das Dez da Rádio Pajeú, o Hospital Regional Emília Câmara anunciou um avanço histórico na assistência ao parto.

A maternidade passa a oferecer o óxido nitroso como método de alívio da dor, tecnologia segura, humanizada e já utilizada em diversos países.

Com ela, a gestante sente menos dor, mantém autonomia e vive um parto mais tranquilo e acolhedor.

É a primeira maternidade de Pernambuco e a segunda do Nordeste, pelo SUS, a disponibilizar esse recurso.

“Um passo importante que só foi possível graças ao apoio do Governo de Pernambuco e ao trabalho dedicado da nossa equipe”, destaca a unidade em nota.

O programa recebeu o obstetra Jordão Albuquerque, o Diretor Clínico Jair Flávio e a Chefe de Enfermagem Jamilly Melo.

O parto normal oferece benefícios como recuperação mais rápida para a mãe, menor risco de infecções e ausência de cicatriz abdominal.

Para o bebê, o parto normal ajuda a fortalecer o sistema imunológico e intestinal ao entrar em contato com a flora vaginal da mãe, além de reduzir problemas respiratórios, pois o tórax é comprimido e o líquido pulmonar é expelido durante a passagem pelo canal de parto, dentre outras vantagens.