O presidente em exercício Michel Temer (PMDB) nomeou para o cargo de Subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, o advogado Gustavo do Vale Rocha, advogado do presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Gustavo do Vale Rocha é membro Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A nomeação foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira, 16.
Em maio de 2015, o Senado aprovou a nomeação de Vale Rocha para integrar o CNMP no biênio 2015-2017. O advogado, indicado pela Câmara dos Deputados, foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Durante a sabatina, o advogado confirmou, após perguntas de parlamentares, advogar para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas apenas em ações privadas, sem relação com o Ministério Público. Ele acrescentou não ser advogado de nenhum parlamentar envolvido na Operação Lava Jato.
“Agirei com a isenção e a imparcialidade necessárias. Vossas excelências podem ter certeza disso”, assegurou por diversas vezes ao longo da sabatina.
Rocha entrará no lugar de Jorge Rodrigo Araújo Messias, o ‘Bessias’, mensageiro do “polêmico” termo de posse que a agora presidente afastada Dilma Rousseff enviou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando pretendia nomeá-lo para a Casa Civil. Após o afastamento de Dilma, Messias passou a fazer parte da equipe a serviço do Gabinete Pessoal da Presidência, grupo designado para continuar trabalhando para Dilma até a conclusão da análise do pedido de impeachment.
O CNMP é composto por 14 conselheiros, que são indicados por suas instituições de origem e precisam também da aprovação do Senado Federal e da Presidência da República para assumir o cargo. A indicação é para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato. O presidente do Conselho é o procurador-geral da República. Cabe aos conselheiros, entre outras atividades, elaborar projetos, propostas ou estudos sobre matérias de competência do CNMP.
O ex-jogador de futebol Pelé, de 74 anos, deixou a UTI e agora tem tratamento de cuidados semi-intensivos, segundo informações do boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein na manhã desta terça-feira (2). Pelé foi internado no dia 24 de novembro. Ainda de acordo com o boletim, o ex-jogador segue evoluindo, se alimentando e já […]
O ex-jogador de futebol Pelé, de 74 anos, deixou a UTI e agora tem tratamento de cuidados semi-intensivos, segundo informações do boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein na manhã desta terça-feira (2). Pelé foi internado no dia 24 de novembro.
Ainda de acordo com o boletim, o ex-jogador segue evoluindo, se alimentando e já caminha pelo quarto. A hemodiálise segue suspensa após exames realizados nesta manhã.
Internação
Pelé foi internado no dia 24 de novembro no Hospital Albert Einstein, que fica no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, para tratar uma infecção urinária.
A assessoria do hospital informou, na quinta-feira (27), que Pelé tinha infecção abdominal. Ele foi levado para a UTI por ser um melhor local para monitoramento do quadro, segundo o hospital. Pela manhã, ele tinha sido transferido para a unidade de cuidados especiais do hospital.
Prezado Nill Júnior, Num gesto de quem está desesperado, talvez sem condições psicológicas, em razão das dezenas de Processos que responde na Justiça Comum, Federal, TCE-PE, TCU, a alguns Ministério, de denúncias da PGU e CGU, além de outros assuntos de cunho “financeiros”, o atual Prefeito Sávio Torres alimenta, também, sempre que pode, o acirramento […]
Num gesto de quem está desesperado, talvez sem condições psicológicas, em razão das dezenas de Processos que responde na Justiça Comum, Federal, TCE-PE, TCU, a alguns Ministério, de denúncias da PGU e CGU, além de outros assuntos de cunho “financeiros”, o atual Prefeito Sávio Torres alimenta, também, sempre que pode, o acirramento político entre este blogueiro e o próprio.
Falando a Anchieta Santos, em áudio reproduzido por seu blog, comparou-me a um “rádio de pilha”, afirmando que “fico falando sozinho”. Até esta colocação, não sabia que rádios de pilhas falam só, sem que aja a intervenção humana para que este seja ligado ou desligado, coisa que ele não sabe comparar, por seu completo despreparo intelectual para discernir alguns assuntos.
Não fui candidato porque não quis e sabe ele que se tivesse sido, seria eleito. Se o ex Prefeito Dêva tivesse nos ouvido, com os pés no chão, com vontade em se manter como gestor, possibilitando-nos fazer uma política voltada a colocar a gestão no conhecimento do povo, se humildemente tivesse proposto que nos mantivéssemos juntos contra o desmando provocado pelo prefeito nas administrações anteriores, com certeza, o prefeito seria ele e o atual prefeito já teria se mudado de Tuparetama, porque aqui não tem trabalho para que sobrevivesse sem nada fazer.
Mas infelizmente administrar é um complexo de ações que muitos não estão preparados para gerir. Outros o estão, porém, a seu favor e dos seus, como se aplica na visível ação de nepotismo “escondido” em Tuparetama, onde uns recebem para dividir com outros os seus parcos vencimentos.
O “samaritano” que administra Tuparetama, como dito acima, responde a dezenas de processos por malversação de recursos públicos, fraudes, majoração de salários e falsidade ideológica, conforme demonstrado na sua condenação em primeira instância pelo juízo de Tuparetama sobre os Empréstimos do Banco Matone, onde ele é réu confesso.
Fui, sem nenhum ego próprio, o calo no pé do atual gestor nas administrações anteriores. Fui, sou e serei seu adversário eternamente, posto que colocou minha amada cidade nas páginas policiais sobre festas fantasmas e tantos outros escândalos. Ainda hoje responde ele pelas circunstâncias duvidosas de contratações de Bandas sem licitações.
Fui e mantive viva a oposição, como se fosse um singelo “Rádio de Pilhas”, que denunciava todos os erros cometidos por um gestor que pensa mais em si do que no povo, tentando transpor que nada deve à justiça, onde, pelo adágio popular “está mais sujo do que poleiro de Pato”. Usa do cargo com unhas e dentes para nele se manter e achando que quem não o acompanha deve-se manter calado, aceitar o que ele pratica, mesmo que erroneamente, não aceitando nenhuma crítica ou mesmo se achando maior do que as demais pessoas.
O mundo não acabou, outras eleições virão e quem quiser disputar mandatos eletivos, pode. Vivo estarei, espero e, se houver probabilidades voltaremos a política para ser adversário do Prefeito atual de Tuparetama, sendo ele o que mais processos responde na justiça e quem tem tantos processos assim, incluindo-se de Improbidade, não pode se gabar de ser justo. Algo errado existe.
Vou continuar como um “Rádio de Pilha”, denunciando as coisas erradas de um gestor que de mim, não merece o mínimo de credibilidade. Que pode enganar a outros, a mim não!
Neste sábado (30) em Petrolândia, no Sertão Pernambucano, o deputado Alberto Feitosa (SD) falou sobre os resultados positivos da possível instalação da Usina Nuclear em Itacuruba. Ele tem insistido na defesa da usina, mesmo com Igreja e movimentos sociais se mostrando contrários. Dentro do tema, o parlamentar abordou exemplos de usinas existentes na Europa, nos […]
Neste sábado (30) em Petrolândia, no Sertão Pernambucano, o deputado Alberto Feitosa (SD) falou sobre os resultados positivos da possível instalação da Usina Nuclear em Itacuruba. Ele tem insistido na defesa da usina, mesmo com Igreja e movimentos sociais se mostrando contrários.
Dentro do tema, o parlamentar abordou exemplos de usinas existentes na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia e na Argentina.
Também falou dos impactos sociais, econômicos e culturais refletidos na vida dos cidadãos brasileiros que se beneficiam do investimento em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que, neste ano, foi escolhida como Patrimônio Mundial, Natural e Cultural da UNESCO, bateu o recorde na produção de sardinha do País, além de ser um grande polo turístico nacional.
Quatro dias atrás, um documento contra a implantação de uma usina nuclear no município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, será entregue nesta quarta-feira (27) à governadora em exercício, Luciana Santos, na sede da vice-governadoria do Estado, no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana.
A “Carta de Floresta”, como o documento foi intitulado, será entregue pelos representantes da Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2). O texto reforça a importância do diálogo com o Estado sobre a real necessidade da implantação da usina e os possíveis impactos que a construção às margens do Rio São Francisco podem causar.
O deputado Alberto Feitosa falou da importância e da oportunidade de esclarecer mais sobre o tema, bem como, se colocou a disposição para realizar mais vezes esse tipo de evento.
Na foto, Zé Tenório de boina ao lado de outros nomes históricos da Pajeú durante o Debate das Dez do dia 4 de outubro de 2018. Faleceu na tarde desta quinta-feira (01.04), no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, o radialista e aposentado da Celpe, José Tenório Cavalcanti, 75 anos, vítima da […]
Na foto, Zé Tenório de boina ao lado de outros nomes históricos da Pajeú durante o Debate das Dez do dia 4 de outubro de 2018.
Faleceu na tarde desta quinta-feira (01.04), no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, o radialista e aposentado da Celpe, José Tenório Cavalcanti, 75 anos, vítima da Covid-19.
Zé Tenório estava internado há alguns dias. Devido o seu estado se agravar, foi Intubado, mas não resistiu, evoluindo a óbito.
Zé Tenório trabalhou muito anos na Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, em seguida, trabalhou na Celpe, onde se aposentou. Ultimamente apresentava, aos domingos, o programa ‘Tocando o passado’, na Rádio Afogados FM e era ministro da Eucaristia na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.
No dia 4 de outubro, data em que a Rádio Pajeú completou 59 anos, Zé Tenório esteve ao lado de outros nomes históricos da emissora Zé Leite e Ednar Charles, participando do Debate das Dez. Os três compartilharam experiências e contaram muitas histórias sobre a emissora, além de matar as saudades dos microfones do prefixo.
O Polo Sindical da FETAPE do Sertão do Pajeú, que reúne 13 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, divulgou nota de solidariedade ao agricultor familiar Aristides Santos, de Tabira, diante das acusações atribuídas a ele no âmbito das investigações da Operação Sem Desconto. Com mais de 30 anos de atuação no movimento sindical […]
O Polo Sindical da FETAPE do Sertão do Pajeú, que reúne 13 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, divulgou nota de solidariedade ao agricultor familiar Aristides Santos, de Tabira, diante das acusações atribuídas a ele no âmbito das investigações da Operação Sem Desconto.
Com mais de 30 anos de atuação no movimento sindical rural, Aristides Santos já exerceu funções de direção na CUT e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabira, a FETAPE e a CONTAG.
Na nota, as entidades destacam a trajetória de Aristides na defesa da agricultura familiar e afirmam não haver, segundo o documento, histórico de acusações ou condutas que desabonem sua atuação sindical.
O Polo Sindical também afirma que, durante as investigações, foram afastadas acusações relacionadas a pagamento de vantagens indevidas, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo Aristides e outros dirigentes da CONTAG. As entidades ressaltam, contudo, que permanecem questões que deverão ser analisadas no processo judicial, com garantia do contraditório, produção de provas e direito de defesa.
As entidades reafirmaram confiança em Aristides Santos e defenderam o respeito ao devido processo legal, ao direito de defesa e à presunção de inocência. “Temos confiança de que, no decorrer das investigações e dos procedimentos legais, os fatos serão devidamente esclarecidos e a verdade prevalecerá”, afirma a nota.
A manifestação foi assinada em Afogados da Ingazeira, no último dia 11 de agosto de 2026, pelos sindicatos que integram o Polo Sindical do Sertão do Pajeú. Entre eles estão as entidades de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Quixaba, Solidão, Tabira, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim, Brejinho, Tuparetama, Iguaracy, Ingazeira e Sertânia. Veja nota na íntegra:
NOTA DE SOLIDARIEDADE DOS 13 SINDICATOS DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DO POLO SINDICAL DO PAJEU A ARISTIDES SANTOS
O Polo Sindical da FETAPE do Sertão do Pajeú, que reúne e organiza 13 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, vem a público manifestar sua total solidariedade ao companheiro Aristides Santos, diante das acusações que lhe foram atribuídas no âmbito das investigações da Operação Sem Desconto.
Aristides Santos é agricultor familiar do município de Tabira e possui mais de 30 anos de atuação no Movimento Sindical Rural. Ao longo dessa trajetória, tem dedicado sua vida à organização e à defesa dos direitos dos agricultores e agricultoras familiares, sempre pautando sua atuação na responsabilidade, na transparência, no compromisso e na defesa dos interesses da classe trabalhadora.
Durante sua trajetória no MSTTR, Aristides Santos exerceu importantes funções de representação, tendo sido Diretor da Central Única dos Trabalhadores(as) – CUT, presidido o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabira (STR Tabira), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), uma das maiores organizações de trabalhadores e trabalhadoras rurais da América Latina. Em mais de três décadas de militância sindical, Aristides sempre construiu sua atuação com compromisso e dedicação à agricultura familiar e à defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Não há, em sua trajetória, histórico de acusações ou condutas que desabonem sua atuação sindical. E mais, durante as investigações ora mencionadas, foram afastadas acusações relacionadas ao pagamento de vantagens indevidas, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o nome de Aristides e demais dirigentes da CONTAG, permanecendo questões que serão objeto do regular processo judicial, no qual deverão ser plenamente assegurados o contraditório, a produção de provas e o direito de defesa.
Por isso, reafirmamos nossa confiança no companheiro Aristides Santos e em sua trajetória de vida e de luta. Defendemos o respeito ao devido processo legal, ao direito de defesa e à presunção de inocência, princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito.
Temos confiança de que, no decorrer das investigações e dos procedimentos legais, os fatos serão devidamente esclarecidos e a verdade prevalecerá.
Neste momento, o Polo Sindical da FETAPE do Sertão do Pajeú reafirma seu compromisso com a defesa da justiça, da democracia, da liberdade sindical e daqueles e daquelas que dedicam suas vidas à luta em defesa da agricultura familiar e dos direitos da classe trabalhadora. Nossa solidariedade, nosso respeito e nosso apoio ao companheiro Aristides Santos!
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Afogados da Ingazeira – PE – STR de Afogados da Ingazeira;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Carnaíba – PE – STR de Carnaíba;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixaba – PE – STR de Quixaba;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Solidão – PE – STR de Solidão;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Tabira – PE – STR de Tabira;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santa Terezinha – PE – STR de Santa Terezinha;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de São José do Egito – PE – STR de São José do Egito;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itapetim – PE – STR de Itapetim;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Brejinho – PE, STR de Brejinho;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Tuparetama – PE – STR de Tuparetama;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Iguaracy – PE – STR de Iguaracy;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Ingazeira – PE – STR de Ingazeira;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Sertânia – PE – STR de Sertânia
Você precisa fazer login para comentar.