Notícias

Temer e Cunha tramavam ‘diariamente’ queda de Dilma, diz Funaro em delação

Por Nill Júnior

O corretor Lúcio Funaro disse em sua delação premiada que, na época do impeachment, o então vice-presidente Michel Temer tramava “diariamente” a deposição da ex-presidente da República Dilma Rousseff com o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A afirmação consta de um dos anexos da colaboração de Funaro, já homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na qual ele descreve a relação com a cúpula do PMDB e nomeia os “operadores” de Temer em supostos esquemas de corrupção.

Conforme Funaro, Cunha sempre foi o arrecadador de propinas para o chamado “quadrilhão” do PMDB, enquanto Temer atuava no núcleo político, viabilizando interesses de empresas que pagavam subornos ao grupo.

Funaro afirmou que a relação de Cunha e Temer oscilava, dependendo do “momento político”. “Na época do impeachment de Dilma Rousseff, eles confabulavam diariamente, tramando a aprovação do impeachment e, consequentemente, a assunção de Temer como presidente”, exemplificou o corretor num dos trechos do anexo.

Temer e seu partido romperam com Dilma meses antes de o afastamento dela ser aprovado e confirmado, mas o agora presidente sempre rejeitou a pecha de “conspirador” ou “golpista”.

Procurado, o Palácio do Planalto ainda não comentou as declarações de Funaro.

A defesa de Eduardo Cunha se manifestou da seguinte forma: “Enquanto não for levantado o sigilo, a defesa de Eduardo Cunha não comentará os supostos termos de delação.”

Outras Notícias

Renata Campos chega para votar acompanhada dos cinco filhos

Do JC Online Sem falar com a imprensa e demonstrando emoção, Renata Campos votou no início da tarde deste domingo (05) na Faculdade Marista, no bairro de Apipucos. Acompanhada dos cinco filhos, a viúva de Eduardo Campos passou pouco mais 30 minutos entre a fila e a cabine de votação. Visivelmente sensibilizada ao sair da […]

Viúva de Eduardo Campos demonstrou emoção durante o processo de votação na Faculdade Marista, em Apipucos
Viúva de Eduardo Campos demonstrou emoção durante o processo de votação na Faculdade Marista, em Apipucos

Do JC Online

Sem falar com a imprensa e demonstrando emoção, Renata Campos votou no início da tarde deste domingo (05) na Faculdade Marista, no bairro de Apipucos. Acompanhada dos cinco filhos, a viúva de Eduardo Campos passou pouco mais 30 minutos entre a fila e a cabine de votação. Visivelmente sensibilizada ao sair da Seção, ela abraçou o clã que a aguardava do lado de fora.

Após confirmar o voto, Renata Campos deixou escapar a frase “hoje o dia era dele”, referindo ao marido, o ex-governador Eduardo Campos, morto no dia 13 de agosto, em acidente aéreo em Santos, São Paulo. Eduardo era candidato a presidente da república pelo PSB. Com a morte dele, quem assumiu a chapa foi Marina.

O filho João votou em seguida e, ao final do procedimento, ainda na cabine de votação, ergueu o punho e bradou a frase que ficou famosa com o pai, Eduardo Campos: “Não vamos desistir do Brasil.” O primogênito da família Campos saiu aos prantos, assim como Maria Eduarda que votou com a bandeira da candidata Marina Silva, estendida em suas costas.

Já Pedro preferiu votar depois e ficou junto com o prefeito do Recife, Geraldo Júlio e os candidatos Paulo Câmara e Raul Henry, que acompanharam Renata durante o processo de votação.

Covid-19 chega a 98,7% dos municípios brasileiros

Doença atinge 100% das cidades do Norte do país. Levantamento mostra que apenas 67 cidades brasileiras ainda estão livres de casos da doença. A Covid-19 já atinge 98,7% dos municípios brasileiros, segundo levantamento da Globonews. Neste domingo (16), o Brasil chegou ao total de 107.305 óbitos por causa da doença e 3.318.168 brasileiros com o […]

Doença atinge 100% das cidades do Norte do país. Levantamento mostra que apenas 67 cidades brasileiras ainda estão livres de casos da doença.

A Covid-19 já atinge 98,7% dos municípios brasileiros, segundo levantamento da Globonews. Neste domingo (16), o Brasil chegou ao total de 107.305 óbitos por causa da doença e 3.318.168 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia.

A região Norte do país foi a primeira a registrar 100% do seu território com casos do novo coronavírus. De acordo com dados das secretarias estaduais de saúde, apenas 67 cidades brasileiras ainda estão livres de casos da doença.

Ao todo, são 17 estados com todas as cidades com pelo menos um caso de coronavírus. Não há nenhum estado brasileiro que não registre 90% de seu território atingido.

O mesmo levantamento foi realizado há 15 dias e, desde então, mais três estados atingiram o patamar de 100%: Mato Grosso do Sul, Tocantins e Pernambuco.

Entretanto, Rio Grande do Sul e Minas Gerais mostraram o maior crescimento de municípios com casos registrados. E é sintomático, uma vez que estes dois estados sempre mostraram os números mais baixos neste mesmo levantamento.

Índice nas regiões: Região Norte: 100%; Região Sudeste: 98%; Região Centro-Oeste: 98%; Região Sul: 97%; Região Nordeste: 99%.

Estados com 100% das cidades com casos: Amapá – 16 das 16 cidades (100%); Rio de Janeiro – 92 das 92 cidades (100%); Espírito Santo – 78 das 78 cidades (100%); Pará – 144 das 144 cidades (100%); Acre – 22 das 22 cidades (100%); Rondônia – 52 das 52 cidades (100%); Ceará – 184 das 184 cidades (100%); Roraima – 15 das 15 cidades (100%); Alagoas – 102 das 102 cidades (100%); Sergipe – 75 das 75 cidades (100%); Rio Grande do Norte – 166 das 166 cidades (100%); Maranhão – 217 dos 217 cidades (100%); Amazonas – 62 das 62 cidades (100%); Mato Grosso – 141 das 141 cidades (100%).

Estados que têm cidades sem registro: Paraná – 396 das 399 cidades (99%) (subiu 4 cidades); Santa Catarina – 294 das 295 cidades (99%) (subiu 2 cidades); Piauí – 222 dos 224 (99%) (Subiu 2 cidades); Bahia – 414 das 417 cidades (99%) (Subiu 7 cidades); Paraíba – 222 das 223 cidades (99%) (Subiu 1 cidade); São Paulo – 642 das 645 cidades (99%) (Estável); Goiás – 241 das 246 cidades (97%) (Subiu 6 cidades); Minas Gerais – 824 das 853 cidades (96%) (subiu 24 cidades); Rio Grande do Sul – 477 das 497 cidades (93%) (Subiu 11 cidades).

Negros e Negras do Leitão leva seu Coco de Roda para o Palco do FIG 2023

Por André Luis O grupo de Coco de Roda Negros e Negras do Leitão levou seu espetáculo para o Palco Ariano Suassuna, no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), na tarde deste sábado (29).  Formado por cerca de 20 pessoas de diferentes idades – dos cinco aos 80 -, os moradores da comunidade centenária do […]

Por André Luis

O grupo de Coco de Roda Negros e Negras do Leitão levou seu espetáculo para o Palco Ariano Suassuna, no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), na tarde deste sábado (29). 

Formado por cerca de 20 pessoas de diferentes idades – dos cinco aos 80 -, os moradores da comunidade centenária do Leitão da Carapuça, em Afogados da Ingazeira, são os guardiões da Serra do Giz, área de preservação reconhecida pelo Estado e de acesso restrito, mas também guardiões do Coco de Roda, herança de seus antepassados que migraram de Custódia (PE) em busca de terra para sobreviver.

Da tradição da pisada do barro para construção de casas de taipa, as gerações brincantes do Coco foram passadas à frente. O grupo surgiu na década de 1970 e, desde então, tem se apresentado em diversos festivais e eventos pelo Brasil. No FIG, o grupo apresentou um repertório de canções e danças tradicionais do Coco de Roda, além de músicas autorais.

A apresentação do Negros e Negras do Leitão foi um sucesso de público e crítica. O grupo recebeu muitos aplausos e elogios pela sua energia, alegria e talento. A apresentação foi uma oportunidade para o público conhecer um pouco da cultura do interior de Pernambuco e, também, para celebrar a preservação da cultura popular brasileira.

O grupo Negros e Negras do Leitão é um exemplo de como a cultura popular pode ser preservada e transmitida de geração em geração. Através da dança, da música e da brincadeira, o grupo mantém viva a tradição do Coco de Roda, uma das mais importantes expressões culturais do interior de Pernambuco.

Djalma Alves tem Agravo negado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco

Por André Luis Na 40ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada na quarta-feira (22), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco julgou o Agravo interposto pela Prefeitura Municipal de Solidão, no processo digital TCE-PE nº 2159127-1, que trata do auto de infração lavrado em desfavor do prefeito Djalma Alves, em razão de sonegação de documento […]

Por André Luis

Na 40ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada na quarta-feira (22), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco julgou o Agravo interposto pela Prefeitura Municipal de Solidão, no processo digital TCE-PE nº 2159127-1, que trata do auto de infração lavrado em desfavor do prefeito Djalma Alves, em razão de sonegação de documento ou informação pelo não envio de Plano de Ação visando à adequação da destinação dos resíduos sólidos urbanos – exercício financeiro de 2020.

O prefeito Djalma Alves, representado pela advogada Laudicéia Rocha de Melo – OAB/PE N° 17.355, teve seu recurso analisado pelo Relator, Conselheiro Ranilson Ramos.

O Agravo em questão foi interposto contra o despacho nº 072/2021 (PETCE Nº 29135/2021 – PETCEWEB-015283). O Acórdão T.C. nº 2010/2023, publicado no Diário Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco desta sexta-feira (24), trouxe a decisão unânime dos Conselheiros do Tribunal de Contas.

O teor do acórdão destaca que, após a análise dos autos do Processo TCE-PE nº 2159127-1, os Conselheiros consideraram que os pressupostos de legitimidade, tempestividade e interesse processuais para a interposição do recurso foram atendidos. No entanto, os argumentos apresentados pelo Agravante, Djalma Alves de Souza, não foram considerados suficientes para modificar a decisão recorrida.

O relator, Conselheiro Ranilson Ramos, embasou sua decisão nos artigos 77, inciso II, parágrafos 3º e 4º, e no artigo 79, §1°, ambos da Lei Estadual nº 12.600/2004 (Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco). O Acórdão decidiu, à unanimidade, preliminarmente, conhecer do presente processo de Agravo e, no mérito, negar-lhe provimento, mantendo, na íntegra, os termos da deliberação atacada.

A sessão contou com a presença do Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, presidente em exercício, e dos Conselheiros Valdecir Pascoal, Marcos Loreto, Carlos Neves, Eduardo Lyra Porto, Rodrigo Novaes, e do Dr. Gustavo Massa, Procurador-Geral. 

Hospital informa que Pedro Araújo permanece em observação

O Hospital Regional Emília Câmara repassou ao blog, por meio de contato direto, atualização sobre o estado de saúde do editor-chefe do PE Notícias, Pedro Araújo, internado após passar mal e sofrer uma queda em casa. Segundo a unidade hospitalar, o paciente segue em observação clínica enquanto aguarda os resultados dos exames laboratoriais. A equipe […]

O Hospital Regional Emília Câmara repassou ao blog, por meio de contato direto, atualização sobre o estado de saúde do editor-chefe do PE Notícias, Pedro Araújo, internado após passar mal e sofrer uma queda em casa.

Segundo a unidade hospitalar, o paciente segue em observação clínica enquanto aguarda os resultados dos exames laboratoriais. A equipe médica informou ainda que uma nova tomografia deverá ser realizada em até 48 horas para reavaliação do quadro.

De acordo com a atualização, até o momento não foram identificadas alterações relevantes nos exames iniciais. Conforme o hospital, caso seja constatada alguma mudança no quadro clínico, a conduta indicada será conservadora.

Pedro Araújo permanece acompanhado por familiares, e o caso segue sob monitoramento da equipe médica. Novas informações poderão ser divulgadas conforme a evolução clínica.