Notícias

Tadeu Alencar: “Pernambuco sofre retaliação do Governo Temer”

Por Nill Júnior

“Pernambuco não vem tendo o tratamento que merece”. É esta a constatação do deputado federal Tadeu Alencar (PSB) ao falar sobre a relação entre o Poder Central e o Governo do Estado ao longo de 2017.

Segundo Tadeu, Pernambuco vive uma retaliação explícita do Governo Federal, que, por exemplo, marcou por três vezes uma vinda do Presidente Michel Temer para devolver a autonomia de Suape, o que não se concretizou.

“Vamos exigir tratamento diferente do que Pernambuco vem recebendo. É por isto que lá na frente vai ficar difícil a quem hoje dá suporte ao governo mais impopular da história, pretender autoridade política para dizer que Pernambuco quer mudar. Pernambuco quer continuar mudando, porque vem mudando desde 2007, com uma transformação vigorosa no cenário social e econômico, iniciada pelo governador Eduardo Campos e continuada por Paulo Câmara”, ressalta Tadeu.

O parlamentar também lembra que o Governo Temer liberou apenas 40% da emenda de bancada de Pernambuco, de execução obrigatória, de R$ 168 milhões, para a Adutora do Agreste, obra essencial para a assistência hídrica para mais de 60 cidades.

“A adutora do Agreste praticamente paralisou o ano passado. Foi preciso gestões do governador Paulo Câmara para que se pudesse, ainda muito insuficientemente, retomar o seu ritmo”, afirma Tadeu relembrando que a execução da obra deveria ser de responsabilidade do Governo Federal mas que o Governo de Pernambuco se dispôs a executá-la, com recursos da União, que pararam de ser repassados.

Tadeu lembra também do empréstimo de R$ 600 milhões que Pernambuco ainda não teve liberados, apesar de contar com espaço fiscal. Ainda segundo o parlamentar, as medidas adotadas pelo governador Paulo Câmara, independente do que poderá vir do Governo Federal, serão suficientes para cumprir a maioria dos compromissos firmados em praça pública com o povo pernambucano.

 

Outras Notícias

Serra: Corrida da Fogueira acontece neste domingo

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Esportes e Lazer, realiza neste domingo (18), a 6ª edição da Corrida da Fogueira. Com participação de cerca de 500 atletas, incluindo profissionais e amadores, a corrida terá uma premiação de doze mil reais. Os corredores e as corredoras profissionais vão percorrer 10 km, saindo do Aeroporto; […]

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Esportes e Lazer, realiza neste domingo (18), a 6ª edição da Corrida da Fogueira. Com participação de cerca de 500 atletas, incluindo profissionais e amadores, a corrida terá uma premiação de doze mil reais.

Os corredores e as corredoras profissionais vão percorrer 10 km, saindo do Aeroporto; já os participantes amadores percorrerão 05 km, saindo da Avenida Olímpio de Menezes Leal, na Caxixola.

A concentração dos competidores terá início às 6h, na Estação do Forró, de onde ônibus levarão os atletas até os locais de largada. As mulheres de todas as categorias largarão de 07h30, já os homens de 08h. A chegada também será na Estação do Forró.

Para garantir total segurança do resultado, cada participante terá um chip de cronometragem eletrônica, que serão entregues neste sábado (17), das 08h às 18h, no Ginásio Egídio Torres. Para receber o chip, cada participante deverá doar dois quilos de alimentos não perecíveis.

“Vamos fazer mais uma grande corrida, são doze mil reais em premiação e um número recorde de participantes, tanto de Serra Talhada quanto de fora”, disse o prefeito Luciano Duque.

Serra chega a 429 casos de Covid

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informou em nota que foram confirmados mais vinte e oito casos positivos de Covid-19 nesta quinta-feira (25), sendo quinze pacientes do sexo masculino e treze do sexo feminino, totalizando 429 casos. O número de casos suspeitos aguardando resultados subiu para 36 e o número de casos descartados subiu […]

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informou em nota que foram confirmados mais vinte e oito casos positivos de Covid-19 nesta quinta-feira (25), sendo quinze pacientes do sexo masculino e treze do sexo feminino, totalizando 429 casos.

O número de casos suspeitos aguardando resultados subiu para 36 e o número de casos descartados subiu para 1.955.

O município tem duzentos e sessenta e quatro pacientes recuperados, cento e cinquenta e dois em isolamento domiciliar monitorado e quatro em leitos de internamento.

Em relação aos profissionais de saúde contagiados, 27 estão recuperados e seus estão em isolamento domiciliar monitorado.

O boletim diário, portanto, fica com quatrocentos e vinte e nove (429) casos confirmados, trinta e seis (36) casos suspeitos, duzentos e sessenta e quatro (264) recuperados, mil novecentos e cinquenta e cinco (1.955) descartados e nove (09) óbitos.

Presidente do STR de Tabira na lista de beneficiários do Bolsa Família

No dia em que a nova direção do Partido dos Trabalhadores foi empossada em Tabira, surgiu uma bomba para os petistas desativarem. Nas redes sociais de tabirenses repercute a notícia de que o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mauricio Bezerra Carlos, filiado ao PT, é beneficiário do Bolsa Família no Governo do aliado Sebastião […]

No dia em que a nova direção do Partido dos Trabalhadores foi empossada em Tabira, surgiu uma bomba para os petistas desativarem.

Nas redes sociais de tabirenses repercute a notícia de que o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mauricio Bezerra Carlos, filiado ao PT, é beneficiário do Bolsa Família no Governo do aliado Sebastião Dias (PTB). A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Detalhe: o Programa é comandado pela petista Socorro Leandro. Ontem durante entrevista à Rádio Cidade FM a nova Presidente do PT, Socorro Veras, (esposa do vereador Aristóteles Monteiro, irmã do Presidente da CUT Carlos Veras e do Presidente da Contag Aristides Santos), defendeu o trabalho do Bolsa Família de sua cidade.

Em alguns sindicatos rurais os dirigentes recebem gratificação. Em Tabira existem informações de que em Assembleia foi definido um salário  para o Presidente.

A produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta não localizou o Presidente Mauricio Bezerra Carlos para se defender. Pelo que se observa, Mauricio e a Coordenadora do Bolsa Família tem algo em comum: o PT.

Prefeito do Recife cumpriu 43,5% dos compromissos de campanha

Do g1-PE A seis meses do fim do mandato, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), cumpriu 17 das 39 promessas de governo que fez durante a campanha para as eleições de 2020, quando foi eleito. Isso representa 43,5% dos compromissos que são monitorados pelo g1 em todo o Brasil. Além disso, houve cinco promessas […]

Do g1-PE

A seis meses do fim do mandato, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), cumpriu 17 das 39 promessas de governo que fez durante a campanha para as eleições de 2020, quando foi eleito. Isso representa 43,5% dos compromissos que são monitorados pelo g1 em todo o Brasil.

Além disso, houve cinco promessas que não saíram do papel, e outras 17 que foram cumpridas em parte — quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências (veja aqui o levantamento completo).

O monitoramento das promessas dos políticos é feito por mais de 50 jornalistas do g1 de todo o Brasil desde 2015. A relação completa das promessas por capital está na página especial “As promessas dos políticos” (consulte aqui).

No link, é possível ver todas as promessas feitas pelos prefeitos e o andamento de cada uma. Para selecionar as promessas em 2020, o g1 considerou o que pode ser claramente cobrado e medido. Para a avaliação do terceiro ano e meio do mandato dos prefeitos, foram consideradas as respostas enviadas pelas gestões até o dia 30 de junho.

Temas das promessas

As promessas de João Campos foram feitas nas áreas de administração, direitos humanos e sociais, economia, educação e cultura, habitação, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde e turismo.

As áreas que concentram mais promessas são saúde e direitos humanos e sociais, com seis compromissos, cada. Na primeira, houve duas promessas cumpridas, duas cumpridas parcialmente e duas que ainda não saíram do papel, que são a construção do Hospital da Criança e de um centro de referência para pessoas com deficiência.

Já na área de direitos humanos e sociais, foram três promessas totalmente cumpridas, duas cumpridas parcialmente e uma, para construção de um centro de convivência para idosos, que ainda não foi cumprida.

Metodologia

O g1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos.

Quais são os critérios para medir as promessas?

Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento

Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências

Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências

Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status será “cumpriu” apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é “não cumpriu”. Se a promessa é construir dez hospitais e cinco já foram inaugurados, o status é “em parte”. Se a promessa é inaugurar dez quilômetros de uma rodovia e cinco quilômetros já foram entregues à população, o status é “em parte”.

Policia Militar apreende quatro espingardas, três armas brancas e munição na zona rural de Flores

Três suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada e autuados em flagrante delito por porte ilegal de armas.  Por Juliana Lima  Policiais Militares do 14° BPM apreenderam quatro espingardas e três armas brancas na zona rural do município de Flores, no Sertão do Pajeú. A ocorrência aconteceu por volta das 12h […]

Três suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada e autuados em flagrante delito por porte ilegal de armas. 

Por Juliana Lima 

Policiais Militares do 14° BPM apreenderam quatro espingardas e três armas brancas na zona rural do município de Flores, no Sertão do Pajeú.

A ocorrência aconteceu por volta das 12h do último domingo (10), quando o efetivo recebeu informações anônimas sobre uma roça de maconha na localidade. De imediato o efetivo foi ao local, onde foram encontradas três motocicletas estacionadas dentro da mata em um pé de serra.

Ao seguir o rastro dos indivíduos até o alto da serra, os policiais encontraram três suspeitos almoçando em uma latada (rancho) e uma espingarda de dois canos pendurada.

Na abordagem pessoal foram encontradas duas facas peixeiras na cintura dos envolvidos e um punhal dentro de um bornal. Os envolvidos informaram que estavam se preparando para caçar e entregaram mais três espingardas ao efetivo.

Foram apreendidas também 04 munições Cal.32 CBC, 02 recipientes com pólvora, 02 recipientes com chumbo e 01 caixa de espoletas.

Diante do ocorrido, os imputados juntamente com o material apreendido foram encaminhados para a DPC local e posteriormente para a Delegacia de Serra Talhada para serem tomadas as medidas cabíveis.