Notícias

Tabira: Prefeitura entrega calçamentos em diversos bairros

Por André Luis

A Prefeitura Municipal de Tabira, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, informou em nota que está promovendo melhorias na infraestrutura urbana da cidade.

Este ano, diversas ruas receberam obras de calçamento, alterando a mobilidade dos moradores. 

Entre as ruas beneficiadas estão: Rua Manoel Paulino de Melo (Fátima I), Rua Manoel Aderval de Santana (Dercilio de Brito), Ruas Áurea Correira de Siqueira e Petrônio Portela (João Cordeiro), Ruas Lina Maria da Conceição e Santa Luzia (Bairro Nair), Rua João Brandino Cristóvão (Jureminha) e Rua Antônio Alexandrino de Menezes (Barreiros I).

Segundo nota da assessoria, essas obras fazem parte de um esforço da gestão 2021/2024, que já calçou mais de 50 ruas em diversos bairros do município. 

O Secretário de Obras e Urbanismo, José Batista, destacou que o trabalho continuará. “Ainda temos muitas ruas para calçar. Temos, por exemplo, a Rua Nilo Coelho, no bairro Juliana Dantas, e outras vias que, em breve, iniciarão os trabalhos.”

Outras Notícias

Governo do Estado libera uma parcela do ProUPE

O Governo do Estado cumpriu o acordo feito com as treze Autarquias Municipais que fazem parte da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (Assiespe) e liberou o pagamento de mais uma parcela do Programa Universidades Para Todos em Pernambuco (Proupe). O repasse feito pelo governo ao Proupe é referente ao mês de junho deste ano […]

1472162232O Governo do Estado cumpriu o acordo feito com as treze Autarquias Municipais que fazem parte da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (Assiespe) e liberou o pagamento de mais uma parcela do Programa Universidades Para Todos em Pernambuco (Proupe).

O repasse feito pelo governo ao Proupe é referente ao mês de junho deste ano e está disponível desde ontem (31) nos bancos. O pagamento da parcela fecha o período do terceiro trimestre do ano.

O presidente da Facapa, Rinaldo Remígio, que também é presidente da Assiespe comemorou a notícia. “Agora só nos resta aguardar a publicação do Edital para abertura de novas vagas possibilitando que os nossos estudantes realizem os seus sonhos de poderem concluir os seus estudos universitários”, declarou.

Recentemente uma Comissão de Requalificação reescreveu uma nova redação da lei que regulamenta o Proupe. A proposta, que irá beneficiar mais estudantes, foi entregue a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para aprovação.

Em 2019, seja feliz! Depois, seja o que você quiser!

A escritora Socorro Acioli, em texto que corre as redes sociais, nos ajudou a entender o que é ser feliz. “O que mais a impressiona no seu texto é descobrir o que define pessoas felizes”, diz. “A felicidade, essa meta por vezes impossível, é parte deles, está intrínseco. Vivem um dia após o outro desfrutando […]

Caio Felipe, 2 anos, brincando de ser o papai. A felicidade dele e das demais crianças depende da nossa felicidade e do legado que construirmos. Foto de Cláudio Gomes

A escritora Socorro Acioli, em texto que corre as redes sociais, nos ajudou a entender o que é ser feliz. “O que mais a impressiona no seu texto é descobrir o que define pessoas felizes”, diz.

“A felicidade, essa meta por vezes impossível, é parte deles, está intrínseco. Vivem um dia após o outro desfrutando de uma alegria genuína, leve, discreta, plantada na alma como uma árvore de raízes que força nenhuma consegue arrancar”.

Segue: “dos felizes que conheço, nenhum leva uma vida perfeita. Não são famosos. Nenhum é milionário, alguns vivem com muito pouco, inclusive. Nenhum tem saúde impecável, ou uma família sem problemas. Todos enfrentam e enfrentaram dissabores de várias ordens. Mas continuam discretamente felizes.

O primeiro hábito que eles têm em comum é a generosidade. Mais que isso: eles têm prazer em ajudar, dividir, doar. Ajudam com um sorriso imenso no rosto, com desejo verdadeiro e sentem-se bem o suficiente para nunca relembrar ou cobrar o que foi feito e jamais pedir algo em troca.

Os felizes costumam oferecer ajuda antes que se peça. Ficam inquietos com a dor do outro, querem colaborar de alguma maneira. São sensíveis e identificam as necessidades alheias mesmo antes de receber qualquer pedido. Os felizes, sobretudo, doam o próprio tempo, suas horas de vida, às vezes dividem o que têm, mesmo quando é muito pouco.

Eu também observo os infelizes e já fiz a contraprova: eles costumam ser egoístas. Negam qualquer pequeno favor. Reagem com irritação ao mínimo pedido. Quando fazem, não perdem a oportunidade de relembrar, quase cobram medalhas e passam o recibo. Não gostam de ter a rotina perturbada por solicitações dos outros. Se fazem uma bondade qualquer, calculam o benefício próprio e seguem assim, infelizes. Cada vez mais”.

Se a felicidade reside também na inquietação com a dor do outro, na luta por dias melhore para determinada parcela ou comunidade, isso explica o fato de que o blog fecha 2018 com sentimento de dever cumprido, uma espécie de departamento da felicidade. Essa certamente é a característica que mais preenche nossos temas e linha editorial. Em nome das causas e bandeiras que defendeu, o blog não teve filtro ou condicionante. Não evitou ou poupou. Também não enfrentou ou agrediu gratuitamente. Com equilíbrio sobre dosar e fazer o bom debate, seu pedaço na contribuição para uma região, estado, país melhor.

A maior consequência disso se reflete no números: a audiência média do blog nunca esteve tão grande e sólida. São dados que impressionam, mas que ao mesmo tempo explicam um trabalho prestes a completar 15 anos em 2019. Só isso para explicar, por exemplo, a repercussão de uma Coluna que escolheu o dia de menor audiência média na blogosfera pra existir: o Domingão. Aí reside a certeza da máxima do blog de que seu maior cliente é mesmo Sua Majestade, o leitor. Ele é fiscal, exigente, plural, bússola para uma condução sempre em busca da isenção editorial, prestação de serviço e interlocução com as instituições espalhadas pelos quatro cantos.

Projetos para 2019? São muitos. Não é brincadeira, o blog completa 15 anos, a Rádio Pajeú, mãe da comunicação na região onde estamos há bem mais tempo vai fazer 60 anos, quem escreve vai fazer 4.5. Assim, tem muita coisa pra andar.

Uma delas será na volta das férias mudar a foto capa do blog. A pedido de quem compara o editor real com o virtual daquela imagem no topo da página, tá na hora de mostrar os cabelos brancos que os últimos anos acresceram. Outro projeto bem mais importante será o lançamento do quadro O Blog na História, também aos domingos, com um fato que tenha completado cinco, dez, quinze anos e que mereça ser relembrado, fruto de nosso acervo.

Por fim, quem sabe o maior projeto continue sendo mesmo buscar a cada dia continuar sendo feliz no trabalho e na vida, busca que só cessa quando cessa o respirar da gente.

Seja Feliz em 2019!

TRE-PE tem novo presidente

Desembargador Frederico Neves renuncia à Presidência e o desembargador Carlos Moraes assume O desembargador Carlos Frederico Gonçalves de Moraes (foto acima) é o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Em sessão virtual realizada nesta sexta-feira (04/06), o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves renunciou à Presidência para que o colega assumisse. A […]

Desembargador Frederico Neves renuncia à Presidência e o desembargador Carlos Moraes assume

O desembargador Carlos Frederico Gonçalves de Moraes (foto acima) é o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Em sessão virtual realizada nesta sexta-feira (04/06), o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves renunciou à Presidência para que o colega assumisse.

A mudança foi aprovada por unanimidade pela Corte Eleitoral. Clique aqui e assista à sessão.

Constitucionalmente, o presidente e o vice-presidente (que também acumula a Corregedoria Eleitoral) dos TREs são provenientes dos Tribunais de Justiça dos Estados.

Os desembargadores Frederico Neves e Carlos Moraes foram indicados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para a Corte Eleitoral de Pernambuco em maio de 2019.

Já no TRE, em setembro do mesmo ano, ambos foram eleitos para presidente e vice-presidente, respectivamente.

Com a renúncia do presidente, haverá uma troca de cadeiras. O desembargador Frederico Neves, cujo biênio no TRE termina em 4 de setembro, será vice-presidente e corregedor.

Já o biênio do desembargador Carlos Moraes começou em 2 de dezembro de 2019. Assim, ele ficará à frente do Tribunal durante aproximadamente seis meses.

Visivelmente feliz com a decisão de renunciar para homenagear o colega e amigo Carlos Moraes, o desembargador Frederico Neves explicou sua atitude. “É um ato de reconhecimento à seriedade e à competência de um homem comprometido com a ética e com a moralidade”.

Todos os desembargadores e desembargadoras da Corte, bem como o procurador regional eleitoral substituto, Joaquim Dias, elogiaram a postura do desembargador Frederico Neves.

Também não faltaram palavras para enaltecer a capacidade e a competência do desembargador Carlos Moraes.

Emocionado, o desembargador Carlos Moraes agradeceu a todos e destacou a felicidade que sentia naquele momento. “Este é um dos momentos mais agradáveis e importantes da minha carreira”, disse.

Desde que tomaram posse e passaram a integrar a Mesa Diretora do Tribunal, os desembargadores Frederico Neves e Carlos Moraes sempre trabalharam em perfeita harmonia. Juntos, por exemplo, comandaram com sucesso as eleições de 2020, uma das mais difíceis da história por causa da pandemia da covid-19.

Luciano Torres participa do seminário de abertura do ano letivo

O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB-PE), participou do Seminário de Abertura do Ano Letivo 2025, intitulado “Construindo Caminhos para o Pleno Desenvolvimento”, que aconteceu ao longo do dia na Câmara Municipal de Vereadores do município de Ingazeira. Acompanhado por professores e profissionais da educação, Luciano acompanhou à palestra com o Padre Arlindo, que abordou […]

O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB-PE), participou do Seminário de Abertura do Ano Letivo 2025, intitulado “Construindo Caminhos para o Pleno Desenvolvimento”, que aconteceu ao longo do dia na Câmara Municipal de Vereadores do município de Ingazeira.

Acompanhado por professores e profissionais da educação, Luciano acompanhou à palestra com o Padre Arlindo, que abordou o tema “O Encantamento pela Educação e o Bem Estar do Servidor”.

O prefeito destacou que foi um momento único e repleto de aprendizado para todos os presentes. “A educação é a base do nosso desenvolvimento. Momentos como este nos inspiram a trabalhar ainda mais pela formação e valorização dos nossos educadores”, afirmou Luciano.

No período da tarde, a programação do seminário seguiu com a palestra da professora Maria Medeiros, que apresentou novas perspectivas e reflexões sobre os desafios e oportunidades na área educacional.

Dia 6 as aulas começam para os anos iniciais, do 1° ao 5° ano, além de anos finais (7°, 8° e 9°) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dia 10, alunos ea educação infantil e 6° ano do ensino integral.

Filho que vendeu tudo para ajudar pai com Covid é premiado e pode recomeçar

Há muitas histórias inspiradoras que merecem ser contadas. Essa veio ao blog por intermédio do amigo Lupércio Morais Barbosa. Em Ingazeira, um filho desesperado com o pai que contraiu Covid-19 vendeu todos os bens que tinha na tentativa de ajudar a salvá-lo. José Milton Filho vendeu um terreno e gastou tudo que tinha pra ajudar […]

Há muitas histórias inspiradoras que merecem ser contadas. Essa veio ao blog por intermédio do amigo Lupércio Morais Barbosa.

Em Ingazeira, um filho desesperado com o pai que contraiu Covid-19 vendeu todos os bens que tinha na tentativa de ajudar a salvá-lo.

José Milton Filho vendeu um terreno e gastou tudo que tinha pra ajudar o pai e a família que ficou.  Ele também contraiu Covid mas teve apenas sintomas leves.

O senhor Zé Milton pai completou 71 anos na UTI onde esteve internando por 58 dias na cidade de Araripina. Foi o primeiro caso confirmado e recuperado da cidade de Ingazeira. “Pensei que não voltaria pra casa”. Era pedreiro e arrimo da família.

Desesperado, o filho colocou um pequeno comercio na cidade para tentar fazer algum caixa e ajudar a manter as coisas do pai, e manter a família. Não foram poucos  os que o flagraram chorando todos os dias pedindo a Deus para salvar o pai.

Graças à ciência, aos médicos, orações e ao amor de filho, que deu um objetivo de vida ao seu Zé Milton, ele teve alta e hoje está praticamente recuperado da doença.

A recompensa ao filho veio através da fezinha que ele fazia comprando cartelas do festival de prêmios Mandacaru da Sorte. Sorteado domingo passado, hoje ele recebeu uma picape zero quilômetro e R$ 20 mil de premiação pela cartela premiada. Para muitos, uma recompensa pela luta e sofrimento para ter o pai vivo.

“Agradeço muito a todos os profissionais que cuidaram muito bem de mim, onde não pude ter contato com minha família e eles me deram muita atenção e carinho”, diz o pai emocionado. Linda história.