Notícias

Sintepe celebra aprovação de projeto de reajuste salarial para educadores de Pernambuco

Por André Luis

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) anunciou nesta segunda-feira (17), através de suas redes sociais, a aprovação nas comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) do Projeto de Lei que prevê o reajuste salarial da categoria. A medida é fruto de um acordo firmado entre o Sintepe e o Governo do Estado, após intensas negociações.

Na manhã desta segunda-feira, representantes do Sintepe estiveram presentes na Alepe para acompanhar a votação nas comissões. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade tanto na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) quanto na Comissão de Finanças, o que representa um avanço significativo para os trabalhadores em educação do estado.

“A Direção do Sintepe esteve na manhã de hoje, 17 de junho, na Assembleia Legislativa de Pernambuco para acompanhar a votação do Projeto de Lei sobre o reajuste salarial dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação, após acordo firmado em Mesa de Negociação entre o Sintepe e o Governo do Estado. Duas comissões aprovaram o Projeto de Lei por unanimidade, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) e a Comissão de Finanças,” informou o Sintepe em sua postagem.

Além disso, o sindicato comunicou que o Projeto de Lei poderá ser votado no Plenário na próxima quarta-feira (19). Há grandes expectativas de que o projeto seja aprovado, dado que se trata de um acordo resultante de uma negociação já estabelecida.

“O Sintepe estará presente na votação do plenário e continuará na luta até que o Projeto de Lei seja sancionado pela governadora e os/as trabalhadores/as recebam seus reajustes,” acrescentou o sindicato, ressaltando o compromisso contínuo com a causa dos educadores.

Outras Notícias

Empresa terceirizada assume operação no aeroporto de Serra Talhada

Duas equipes de especialistas em operações aeroportuárias da empresa Infracea foram enviadas aos aeroportos para iniciar os procedimentos de start up dos aeródromos. Dentre deveres da empresa com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Governo do Estado de Pernambuco está a elaboração de um plano de trabalho, que deverá conter a previsão de entrega dos documentos, manuais, […]

Duas equipes de especialistas em operações aeroportuárias da empresa Infracea foram enviadas aos aeroportos para iniciar os procedimentos de start up dos aeródromos.

Dentre deveres da empresa com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Governo do Estado de Pernambuco está a elaboração de um plano de trabalho, que deverá conter a previsão de entrega dos documentos, manuais, procedimentos operacionais, treinamentos e demais assuntos relacionados ao planejamento operacional da empresa para estes aeroportos.

A Infracea é expert no assunto, tendo inclusive prestado assessoria para grandes operadoras multinacionais sobre este assunto, que são itens que compõem as boas práticas requeridas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), seguidas com excelência por todas as empresas que entendem o grau de responsabilidade que um aeroporto exige.

O Aeroporto Santa Magalhães é um aeródromo público localizado no município de Serra Talhada, situado a 412 km da capital Recife – cerca de 6h em um trajeto de carro com trânsito normal.

Com uma faixa de pista de 1.800 metros de comprimento por 30 metros de largura, localizado a 35,7 km (50 min) da região do Pajeú principalmente pela concentração de hospitais, clínicas e escolas de medicina, indústrias como a de cimento, empresas de serviços, comércio e instituições de ensino. Com o início da operação desses dois novos aeroportos, a Infracea consolida sua presença no Nordeste do Brasil.

Contando agora com oito terminais aeroportuários, 3 no sul do país, 1 no sudeste e agora 3 no nordeste do país. Com um total de 20 bases operacionais pelo Brasil em outros aeroportos, em 57 cidades distribuídas em 11 estados e Distrito Federal – onde está localizada a sede da empresa. Com contratos em mais outras 20 localidades, desde projetos, obras, consultorias e serviços pontuais em aeroportos regionais e internacionais.

SJE: ações buscam garantir segurança no trabalho para servidores municipais

Com objetivo de evitar acidentes de trabalho e prevenir doenças nos servidores públicos municipais, a Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância em Saúde começou a colocar em prática ações de conscientização e prevenção. Na manhã dessa terça-feira (11), a equipe da Coordenadora Naldirene Barros foi […]

Com objetivo de evitar acidentes de trabalho e prevenir doenças nos servidores públicos municipais, a Prefeitura de São José do Egito, através da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância em Saúde começou a colocar em prática ações de conscientização e prevenção.

Na manhã dessa terça-feira (11), a equipe da Coordenadora Naldirene Barros foi até a Secretaria de Infraestrutura. Além de realizar orientações para os profissionais, também foram realizados testes de HIV, Sífilis e hepatite para todos os trabalhadores da pasta.

Segundo Naldirene Barros, o trabalho começou com esses profissionais justamente por estarem expostos diariamente na varrição de ruas e na coleta de lixo.

Outras ações similares devem acontecer também em outras secretarias municipais, além de levar mais informação a população.

Suplente de vereador diz ter deixado Sebastião Oliveira por falta de atenção

Convidado do Programa Serra FM Notícias desta segunda-feira (22), na Serra FM, o suplente de vereador Romerio do Carro de Som disse que saiu do grupo de Sebastião Oliveira e Carlos Evandro por falta de atenção, que o grupo estaria disperso e sem organização. ‘’O motivo de ter saído foi por falta de atenção, não […]

Convidado do Programa Serra FM Notícias desta segunda-feira (22), na Serra FM, o suplente de vereador Romerio do Carro de Som disse que saiu do grupo de Sebastião Oliveira e Carlos Evandro por falta de atenção, que o grupo estaria disperso e sem organização.

‘’O motivo de ter saído foi por falta de atenção, não tive nenhum desentendimento com ninguém lá, nem com Carlos Evandro e nem com Sebastião, mas a atenção dele é pouca, tem muita demanda, e o grupo dele aqui a atenção é pouca, porque tem que ter grupo, tem que sentar e conversar, conversando é que se entende, e o grupo tá disperso”, disse Romério.

Questionado como se deu a aproximação do grupo do prefeito Luciano Duque, ele disse que o contato acontecia desde a eleição. “Eu já vinha conversando com Luciano faz tempo, desde o tempo da eleição a gente conversava, mas nunca tinha dado certo, agora teve o convive de Dr Valdir, que me incentivou a conversar com Márcio (Oliveira), Márcio me levou até Luciano e a gente se entendeu, só tenho a agradecer a confiança dele, o convite que ele me fez e agora estamos juntos”.

A entrevista foi concedida aos comunicadores Juliana Lima e Joãozinho Teles, logo após a posse de Romério do Carro de Som no cargo de secretário executivo de Esporte e Lazer do município, que aconteceu na manhã de ontem na sede da Prefeitura Municipal.

LW se encontra com Raquel Lyra

O prefeito Wellington Maciel teve encontro no Palácio do Campo das Princesas com a governadora Raquel Lyra. “Cumprindo agenda no Recife nesta terça (02), estive com a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, juntamente com os nossos Secretários Rejane Maciel (Assistência Social), Peu Brandão (Turismo e Eventos) e Juliana Aguiar (Cultura), neste dia tão importante para […]

O prefeito Wellington Maciel teve encontro no Palácio do Campo das Princesas com a governadora Raquel Lyra.

“Cumprindo agenda no Recife nesta terça (02), estive com a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, juntamente com os nossos Secretários Rejane Maciel (Assistência Social), Peu Brandão (Turismo e Eventos) e Juliana Aguiar (Cultura), neste dia tão importante para a segurança do nosso Estado e também para Arcoverde”.

O 3º BPM foi contemplado com motos para reforçar a segurança da cidade, assim como da região.

“Já iniciando o ano com muito trabalho e esta grande novidade para Arcoverde, estamos todos muito felizes por nossa população, que agora conta com mais reforço para a segurança pública”, disse.

Ouro Velho encerra 2025 com contas antecipadas e novos investimentos garantidos

Gestão de Doutor Júnior assegura recursos para frota e nova unidade escolar; salários e encargos de janeiro já foram quitados. A prefeitura de Ouro Velho encerrou o exercício de 2025 com um cenário de robustez fiscal e novos aportes em infraestrutura e educação. Em balanço divulgado no final de dezembro, o prefeito Doutor Júnior detalhou […]

Gestão de Doutor Júnior assegura recursos para frota e nova unidade escolar; salários e encargos de janeiro já foram quitados.

A prefeitura de Ouro Velho encerrou o exercício de 2025 com um cenário de robustez fiscal e novos aportes em infraestrutura e educação. Em balanço divulgado no final de dezembro, o prefeito Doutor Júnior detalhou a chegada de recursos federais e estaduais, além da antecipação de pagamentos que garantem a estabilidade econômica do município para o início de 2026.

No campo da infraestrutura e apoio à produção, o município confirmou a entrada em caixa de R$ 316 mil, viabilizados pelo senador Efraim Filho. O montante será destinado à compra de um caminhão frigorífico. Segundo o gestor, este é um “investimento importante para fortalecer nossos serviços e a economia local”.

A área educacional também recebeu fôlego extra através de parcerias com o Governo da Paraíba. Doutor Júnior confirmou a liberação de recursos para a construção de uma nova escola, fruto de articulação com o governador João Azevêdo e o deputado Wilson Filho.

O prefeito destacou que a verba já está disponível nas contas da prefeitura, reforçando o que classificou como “compromisso com a educação”.

O que mais chamou a atenção no fechamento das contas, entretanto, foi a estratégia de fluxo de caixa. Além de quitar os salários dos servidores e o pagamento de fornecedores, a gestão antecipou inclusive o recolhimento do INSS referente a janeiro de 2026.

“Organização, respeito e responsabilidade com o dinheiro público”, sintetizou Doutor Júnior ao comentar a saúde financeira da cidade.

Ao projetar o novo ciclo, o prefeito demonstrou otimismo, ancorado na continuidade dos repasses e na manutenção da ordem administrativa.

“2025 foi um ano muito bom. 2026 será um dos melhores anos da história de Ouro Velho”, concluiu.