Notícias

“Shopping Serra Talhada não vai brigar com comércio local”, diz administrador

Por Nill Júnior

Administrador do Shopping Serra Talhada, que será inaugurado nesta quinta ao meio dia,  João Graciliano, foi o convidado da Quarta com Live.

Ele deu detalhes do início das atividades do empreendimento de 32 mil metros quadrados,  com 24 mil metros de área construída e previsão de gerar até o fim do ano mil empregos.

Quatro meses depois da data prevista por conta da pandemia da Covid-19,  o Shopping abrirá com capacidade reduzida. Não alcançará ainda as 75 lojas abertas,  mas terá suas quatro lojas satélites e outros estabelecimentos funcionando das 10h às 20h, horário autorizado pelo Estado.

A Praça de Alimentação atenderá apenas para coleta das refeições no local.

Como será feito o controle e se saberá que a capacidade máxima foi atingida, respeitando o protocolo do Governo do Estado ? Um sistema com infravermelho faz a contagem automática e poderá limitar acesso a partir da capacidade atingida.

A engenharia é a mesma que construiu o Riomar. A sustentabilidade e tecnologia, segundo Graciliano, são similares.

Ele destacou que o empreendimento não “tomará clientes” do comércio tradicional da Capital do Xaxado. “O Shopping não vem para substituir o comércio do centro nem tirar grande fatia do comércio”.

Ele explicou que o shopping busca o nicho de mercado não atendido.  “Nossas pesquisas mostraram um mercado residual extremamente generoso na região. Dinheiro que não ficava em Serra Talhada”. Também destacou que há o movimento contrário,  de quem vem ao shopping e depois usa serviços e compra no centro.

Ele também destacou que já foi o tempo em que shoppings eram vistos como espaços elitizados. “Não nos voltamos apenas para o público A e B”. Públicos de menor renda,  como os atualmente beneficiados pelo Auxílio Emergencial também são alvo do empreendimento.

Uma curiosidade destacada por ele é que, apesar da choradeira das associações de shoppings centers,  há setores que não tem do que reclamar.

O setor de itens para o lar, por exemplo , cresceu muoto porque as pessoas estão mais em casa. Já o de vestuário teve queda, pois não há tantos eventos sociais na pandemia. Mas na média, não há uma retração tão grande.

Para ver o papo completo, clique aqui é acesse a IGTV do blog.

Outras Notícias

Alckmin oficializa filiação ao PSB

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin oficializou, nesta quarta-feira (23), a sua filiação ao PSB. Cotado para ser o vice na chapa de Lula em outubro, o ex-tucano terá a missão de ampliar o alcance da candidatura do ex-presidente. Ele será importante, segundo aliados de Lula, para conquistar eleitores de centro e setores econômicos […]

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin oficializou, nesta quarta-feira (23), a sua filiação ao PSB.

Cotado para ser o vice na chapa de Lula em outubro, o ex-tucano terá a missão de ampliar o alcance da candidatura do ex-presidente.

Ele será importante, segundo aliados de Lula, para conquistar eleitores de centro e setores econômicos ainda relutantes ao retorno do PT ao poder.

A entrada de Alckmin na disputa eleitoral também serve ao propósito de Lula de tentar ocupar o vácuo político ainda não preenchido na chamada terceira via, de eleitores de centro.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, ressaltou a necessidade de a oposição a Jair Bolsonaro ampliar o leque de apoios durante o pleito.

“Não se trata de uma disputa entre esquerda e direita. Será entre a democracia e o arbítrio”, disse Siqueira, que mais de uma vez fez referência a Jair Bolsonaro: “essa anomalia (governo Bolsonaro) precisa ser encerrada”.

Adversário histórico do PT em São Paulo e em disputas nacionais, Alckmin ainda é recebido com relutância por correntes do petismo. Nesta quarta-feira, a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, representou Lula na cerimônia.

Sávio Torres comemora registro de candidatura

O candidato a prefeito pela Coligação União Pelo Progresso  Sávio Torres comemorou nas ruas com carreata o registro de sua candidatura, deferido ontem pela Justiça Eleitoral. O blog ouviu o advogado Napoleão Manoel Filho que confirmou a decisão. Pesou a favor de Sávio o fato de não haver nas ações das quais responde nenhuma sentença […]

thumbnail_IMG-20160906-WA0096O candidato a prefeito pela Coligação União Pelo Progresso  Sávio Torres comemorou nas ruas com carreata o registro de sua candidatura, deferido ontem pela Justiça Eleitoral. O blog ouviu o advogado Napoleão Manoel Filho que confirmou a decisão.

Pesou a favor de Sávio o fato de não haver nas ações das quais responde nenhuma sentença definitiva, transitada e julgada. Ou seja, como não há condenação definitiva, Sávio não pode ser considerado impedido de registro da candidatura. Ele ainda acredita que conseguirá reverter eventuais condenações em última instância.

Claro, a decisão foi comemorada pelo candidato nas ruas de Tuparetama. Ele havia sido desafiado por nomes como o de Joel Gomes, que afirmou que ele não seria candidato por “inúmeras ações de improbidade”.

Márcia Conrado reconduzida à Diretoria Executiva do COSEMS/PE

A secretária municipal de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado, foi reconduzida à Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco – COSEMS/PE, para o biênio 2019-2020. A secretária serra-talhadense permanece na função de Secretária de Articulação Regional do COSEMS-PE, após eleição realizada na última terça-feira (09), durante a 11° edição do Congresso […]

A secretária municipal de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado, foi reconduzida à Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco – COSEMS/PE, para o biênio 2019-2020. A secretária serra-talhadense permanece na função de Secretária de Articulação Regional do COSEMS-PE, após eleição realizada na última terça-feira (09), durante a 11° edição do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, em Gravatá-PE.

O evento, que começou na terça (09) e terminou nesta quinta-feira (11), reuniu centenas de gestores federais, estaduais, municipais e especialistas em saúde no Portal de Gravatá Hotel Fazenda. Com o tema “Os desafios para o SUS na atualidade”, o evento apresentou uma programação extensa, incluindo a 69° edição do Encontro de Secretários(as) Municipais de Saúde de Pernambuco, a 3° Mostra Pernambuco Aqui tem SUS e a Assembleia Geral dos Secretários.

A gestora da Saúde de Serra Talhada salientou a importância do município permanecer na diretoria executiva e agradeceu ao conselho pela confiança. “Estou muito grata ao conselho de representantes dos secretários municipais de saúde do Estado pela confiança, um órgão importante que vem lutando e unindo forças para melhorar a qualidade e ampliar a saúde ofertada à população de todos os municípios pernambucanos, principalmente de nossa região. Enquanto secretária de Articulação Regional, nosso compromisso é continuar representando os interesses de Serra Talhada e da região dentro do conselho, levando nossas pautas e buscando o melhor para a saúde das pessoas”, disse.

A Diretoria Executiva do COSEMS/PE para o biênio 2019-2020 tem a seguinte formação: Presidente: Orlando Jorge de Andrade (secretário de Saúde de Paudalho); Vice-Presidente: José Edson de Souza (secretário de Saúde de Brejo da Madre de Deus); Secretário-Geral: Elídio Moura (secretário de Saúde de Barreiros); Secretária de Articulação Regional: Márcia Conrado (secretária de Saúde de Serra Talhada) e Secretária Administrativa: Fabiana Bernart (secretária de Saúde de Paulista).

Afogados ganha duas novas versões para o seu hino

Por André Luis No Debate das Dez da Pajeú desta segunda (25), o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, o secretário de Cultura e Esportes, Edygar Santos, o secretário de Agricultura Ademar Oliveira e o Capitão Ayram Muniz, comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, falaram sobre a realização da Expoagro 2018. Durante o […]

Por André Luis

No Debate das Dez da Pajeú desta segunda (25), o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, o secretário de Cultura e Esportes, Edygar Santos, o secretário de Agricultura Ademar Oliveira e o Capitão Ayram Muniz, comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, falaram sobre a realização da Expoagro 2018.

Durante o debate o produtor Neto Costa, apresentou em primeira mão duas novas versões para o hino de Afogados da Ingazeira. A BPM já havia feito esse trabalho a alguns anos e presenteou a Cidade e a Rádio Pajeú. Foi gravado por Maciel Melo e Banda.

Neto explicou que foi procurado por uma pessoa de um balé cultural que irá realizar uma apresentação durante a Expoagro 2018, lhe perguntando se teria como fazer uma versão do hino da cidade em ritmo de forró.

“Eu disse pro cara que não tinha como, mas resolvi comprar a viagem dele e lhe pedi uns quatro dias para pensar em algo e resolvi fazer duas novas versões do hino, uma em ritmo de baião e outra em ritmo de frevo”, disse Neto.

Neto ainda disse que procurou o secretário de comunicação do município Rodrigo Lima e que este junto com o secretário de Cultura e Esportes Edygar Santos compraram a ideia na hora. “Então procurei Luiz Paulo, que já fez uma loucura uma outra vez, quando pegou as músicas de Luiz Gonzaga e transformou em frevo, ele fez as bases no tom de Emanuel da dupla Júnior e Emanuel e assim gravamos”. Neto disse ainda que ficou muito contente com o resultado. Ouça abaixo as duas versões:

Hino de Afogados da Ingazeira Baião:

Hino de Afogados da Ingazeira Frevo:

CPI da Pandemia e CPMI das Fake News dão início a cooperação técnica em agosto

Em agosto, a CPI da Pandemia passará a ter a colaboração técnica da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News. A intenção é investigar uma possível rede de disseminação de notícias falsas sobre temas como a eficácia das vacinas contra o coronavírus e a existência de “tratamentos precoces”. Indicados pela relatoria da comissão mista, […]

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Em agosto, a CPI da Pandemia passará a ter a colaboração técnica da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News. A intenção é investigar uma possível rede de disseminação de notícias falsas sobre temas como a eficácia das vacinas contra o coronavírus e a existência de “tratamentos precoces”.

Indicados pela relatoria da comissão mista, os técnicos vão ajudar a analisar documentos probatórios.

A parceria é fruto de requerimento do relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), aprovado em 15 de julho. Ele destaca “a notória especialização” da equipe da CPMI em averiguar as ações relacionadas às fake news no território brasileiro e considera uma linha importante das investigações apurar a existência de uma ação coordenada, quais seriam seus integrantes, sua organização e seu modo de atuação em relação à epidemia de covid-19.

Renan ressalta que já requereu da CPMI das Fake News o compartilhamento de dados relativos à temática do combate ao coronavírus e afirma que essas  informações deverão ser inseridas em seu relatório. Requerimentos nesse sentido também foram apresentados pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Pandemia.

“É importante apurar o alcance dessas notícias. Práticas com o claro objetivo de tornar o ambiente profícuo à disseminação de uma determinada ideologia política visando a sua hegemonia, bem como para o atingimento de outros objetivos ilícitos, inclusive de caráter econômico e financeiro”, argumenta Renan na justificativa de seu requerimento (REQ 949/2021).

Compartilhamento de dados
Presidente da CPMI das Fake News, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) disse à Agência Senado nesta quarta-feira (21) que, antes do pedido de liberação de uma equipe técnica pela CPI da Pandemia, a comissão mista já havia compartilhado dados e informações sobre possíveis crimes relativos à crise sanitária.

O senador pediu a sua assessoria que passasse “um pente-fino” nos dados levantados pela CPMI e afirmou estar à disposição para tratar de fatos novos.

Para Coronel, a desinformação sobre a vacinação é o principal problema relativo à pandemia de coronavírus. Ele é autor de um projeto de lei (PL 5.555/2020) que torna crime a propagação de notícias falsas sobre a eficácia da vacina ou que desestimulem a população a aderir ao programa de imunização do governo federal.

O ofício para a formalização da cooperação técnica entre as duas comissões foi recebido na terça-feira (20) pela relatora da CPMI, deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Em nota, ela disse ter “plena certeza de que os dados já colhidos pela CPMI serão determinantes no cruzamento de informações, para identificar os autores de desinformação sobre o coronavírus”. As informações são da Agência Senado.