Notícias

Sertão do Pajeú se aproxima dos 21 mil casos confirmados e totaliza 361 óbitos por Covid-19 

Por André Luis

Afogados da Ingazeira e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença

Por André Luis

Após os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta qarta-feira (24), a região totaliza 20.956 casos confirmados de Covid-19. Foram 96 novos casos nas últimas 24 horas.

Portanto, os números de casos de cada município ficam assim: Serra Talhada, 7.482; Afogados da Ingazeira, 3.320; Tabira 1.929, São José do Egito, 1.577; Carnaíba,  1.101; Flores, 765; Itapetim, 703; Santa Terezinha, 701; Triunfo, 681; Iguaracy, 503; Calumbi, 377; Brejinho, 369; Solidão, 344; Quixaba, 314; Santa Cruz da Baixa Verde, 314; Tuparetama, 305 e Ingazeira, 171 casos confirmados.

Óbitos – Com mais dois óbito em Afogados da Ingazeira e um em Serra Talhada, a região conta com 361 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada (112); Afogados da Ingazeira (40); São José do Egito (27); Flores (27); Carnaíba (22); Triunfo (22); Tabira (21); Santa Terezinha (20); Tuparetama (17); Iguaracy (15); Itapetim (12); Quixaba (10); Brejinho (5); Santa Cruz da Baixa Verde (5); Calumbi (3); Solidão (2) e Ingazeira (1).

Detalhes dos óbitos

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira, registrou os óbitos de duas mulheres (63 e 86 anos). Ambas eram aposentadas e apresentavam comorbidades. A de 63 anos tinha problemas psiquiátricos e faleceu no HREC em 27 de outubro de 2020, mas a SES-PE só confirmou ao município ontem. Já a paciente de 86 anos era diabética e hipertensa, faleceu nesta quarta (24) no HREC e estava internada desde o dia 18/02/21. 

O 112° óbito em Serra Talhada se trata de paciente do sexo masculino, 86 anos. Ele apresentava comorbidades e veio a óbito no dia 23/03, no Hospital Eduardo Campos.

Recuperados –  A região tem agora no total 20.093 pacientes recuperados da Covid-19. O que corresponde a 95,88% dos casos confirmados. Ontem, foram 86 curas clínicas na região.

Outras Notícias

Dados de vacinação de Bolsonaro foram inseridos e apagados de sistema às vésperas de viagem aos EUA, diz PF

A investigação da Polícia Federal sobre fraude nos dados de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e de familiares e ajudantes dele, apontam que informações falsas sobre a imunização foram inseridas e excluídas do sistema do Ministério da Saúde no fim de 2022, às vésperas da viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos, pouco antes do […]

A investigação da Polícia Federal sobre fraude nos dados de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e de familiares e ajudantes dele, apontam que informações falsas sobre a imunização foram inseridas e excluídas do sistema do Ministério da Saúde no fim de 2022, às vésperas da viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos, pouco antes do fim do mandato.

Segundo apurou a TV Globo, em 21 de dezembro do ano passado, foram incluídas informações sobre a aplicação de duas doses da vacina da Pfizer contra Covid-19 no ex-presidente. Após o lançamento no ConecteSUS, é possível gerar um comprovante de imunização.

De acordo com o que foi inserido no sistema Rede Nacional de Dados em Saúde, Bolsonaro teria recebido a primeira dose em 13 de agosto de 2022 e a segunda, em 14 de outubro do mesmo ano, no Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (RJ).

As informações foram inseridas pelo secretário de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha, preso na operação desta quarta-feira (3).

Em 27 de dezembro, os dados foram excluídos pela servidora Claudia Helena Acosta Rodrigues Da Silva, sob alegação de “erro”. Ela foi alvo de mandado de busca e apreensão.

Segundo a Polícia Federal, o ajudante de ordens Mauro Cid Barbosa era quem controlava o cadastro de Jair Bolsonaro no ConecteSUS. Os acessos à plataforma foram feitos por um computador atribuído a Cid.

Três dias após a exclusão das informações, em 30 de dezembro, Bolsonaro viajou aos Estados Unidos, onde permaneceu até março deste ano.

Nesta quarta, após a operação, o ex-presidente voltou a negar que tenha sido vacinado contra a Covid-19. “Não existe adulteração da minha parte, eu não tomei a vacina”, disse a jornalistas. As informações são do g1.

Árvore Ser Tão Natal será inaugurada nesta quarta-feira em São José do Egito

A Prefeitura de São José do Egito está convidando para a inauguração da árvore SER TÃO NATAL, que marca o início das festividades de fim de ano na cidade. A abertura oficial acontece, nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro de 2021 às 19h em frente ao Monumento aos Poetas, na Rua da Baixa, e vai […]

A Prefeitura de São José do Egito está convidando para a inauguração da árvore SER TÃO NATAL, que marca o início das festividades de fim de ano na cidade. A abertura oficial acontece, nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro de 2021 às 19h em frente ao Monumento aos Poetas, na Rua da Baixa, e vai contar com a presença do Prefeito Evandro Valadares, do Secretário de Cultura, Turismo e Esportes Henrique Marinho, além da equipe de Governo.

“Quem passou pela Rua da Baixa nos últimos dias, deve ter notado a nossa equipe trabalhando na montagem da árvore e na instalação da iluminação de natal. Não preciso nem dizer, que substituímos a estrela, que normalmente fica no topo das árvores tradicionais, por uma viola, né? A ideia para criação da nossa árvore principal partiu do secretário Henrique Marinho”, explica a Prefeitura em nota.

“Buscando a representatividade na nossa cultura nas mais diversas formas, elaboramos a árvore para apresentar o Natal com nossa poesia, em um equipamento diferente das árvores tradicionais.” Você vai se surpreender”, afirma Henrique.

Foram Inseridos e inseridas alguns poetas e algumas poetas de São José do Egito de gerações diferentes. Ao todo são 18 poemas, entre sextilhas, quadras e sete linhas, para Isabelly Moreira “o intuito foi contemplar o maior número de gente possível, mantendo uma dinâmica de poesias que se aproximassem em estilo.” 

Dá para imaginar como seria o nascimento do menino Jesus, se Ele tivesse nascido no sertão? Como seria a anunciação do anjo? E quais seriam os presentes oferecidos pelos Reis Magos sertanejos? Foi com esse conceito: Ser Tão Natal que o artista plástico e publicitário Marcos Pê criou as ilustrações inspiradas na técnica da xilogravura. 

O artista é natural de Cajazeiras-PB e reside em Teresina-PI desde 1983. Que já ilustrou vários livros: No altar da poesia, Um mar de poesia, Canta Dores, Cancela Velha, Outros mares, Invernia, O que é poesia, Inspiração e outros. E como diretor de arte do longa-metragem João, foi também responsável pela reconstrução artística das sequências de dramatização. Ele também é o autor das artes do Portal de Entrada de São José do Egito.

A iluminação que cobre toda estrutura da nossa árvore, que tem um pouco mais de 8 metros de altura, muda de cor gradualmente e conta também com um pisca-pisca, trazendo ainda mais magia e encantamento. 

“Ficou curioso ou está curiosa para ver essa obra de arte com aproximadamente 8 metros de altura? Convidamos você para fazer uma visita à instalação, lembrando que a árvore ficará montada em frente ao Monumento aos Poetas, próximo a Banca de Revista Criativa, até o dia 06 de janeiro de 2022. Renovamos os votos de esperança num futuro melhor. Desejamos a todos e a todas Feliz Natal e próspero Ano Novo”, afirma a Prefeitura.

Afogados: Prefeitura promove torneio aberto de futsal

por Rodrigo Lima A partir desta quinta (16) acontece em Afogados da Ingazeira, o 4º Campeonato Afogadense aberto de Futebol de Salão. Nove equipes estão inscritas para participar do torneio, concorrendo a premiações em dinheiro, troféus e medalhas. Participam as equipes do CNA, Rancho Fundo, Combinado Sobreira, Força Jovem, Mercantil Tavares F.C., Academia Vida Ativa […]

unnamed

por Rodrigo Lima

A partir desta quinta (16) acontece em Afogados da Ingazeira, o 4º Campeonato Afogadense aberto de Futebol de Salão. Nove equipes estão inscritas para participar do torneio, concorrendo a premiações em dinheiro, troféus e medalhas.

Participam as equipes do CNA, Rancho Fundo, Combinado Sobreira, Força Jovem, Mercantil Tavares F.C., Academia Vida Ativa F.C, São Borges, Real Sobreira e Grêmio da Alagoinha. A cerimônia de abertura ocorre nesta quinta, a partir das 18 horas, no Centro Desportivo Lúcio Luiz de Almeida.

A rodada de abertura terá os seguintes jogos: Rancho Fundo x Real Sobreira (19h) e CNA x Academia Vida Ativa (20h).

Os jogos do campeonato acontecerão todas as quintas e sextas sempre às 19 horas, até o dia 14 de Novembro, quando ocorrerão as finais do torneio.

“Já realizamos torneios de handebol, xadrez, basquete, já apoiamos os times de afogados na Copa do Interior e na Série A2, e estamos promovendo a inclusão de crianças e adolescentes através do Programa Esporte nos Bairros. Esse torneio é mais uma iniciativa importante no âmbito da política municipal de valorização do esporte amador,” afirmou o Secretário Municipal de Cultura e Esportes, Alessandro Palmeira.

Verão deve trazer chuvas ao Sertão, diz APAC

O verão, que começou  oficialmente à 1h19 da madrugada deste domingo (21) em Pernambuco, deve trazer temperaturas mais altas ao Estado e, no Sertão pernambucano, o maior índice de chuvas do ano. As informações são da Agência Pernambucana de Águas, a Apac. De acordo com a agência, a média das temperaturas máximas em Pernambuco no trimestre dezembro, janeiro […]

O verão, que começou  oficialmente à 1h19 da madrugada deste domingo (21) em Pernambuco, deve trazer temperaturas mais altas ao Estado e, no Sertão pernambucano, o maior índice de chuvas do ano. As informações são da Agência Pernambucana de Águas, a Apac.

De acordo com a agência, a média das temperaturas máximas em Pernambuco no trimestre dezembro, janeiro e fevereiro giram em torno de 34º no Sertão e 32° no Agreste, na Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O verão também costuma ter os maiores índices pluviométricos no Sertão. Segundo a Apac, a média no Sertão de Pernambuco é de 360 mm (milímetros) e de 330 mm no Sertão do São Francisco. No Agreste, a média é de 217 mm. Já na Zona da Mata, 315 mm, e no Litoral, 490 mm aproximadamente. Para se ter uma ideia, as chuvas na primavera, estação que antecede o verão, costumam ser de, em média, 45 mm no Sertão.

Além de ser a estação mais quente do ano, o verão – que vai até as 3h50 da madrugada de 20 de março – é conhecido por ter dias mais longos.

No entanto, a Apac afirma que, em Pernambuco, o aumento das horas do dia é pouco perceptível devido à localização do Estado.

Posicionado em uma região tropical e perto da Linha do Equador, a incidência dos raios solares em Pernambuco deve manter uma proporção constante, o que implica em uma variação pequena (de poucos minutos) no tamanho do dia.

Artur Amorim tranquiliza sobre aumento de casos de Covid e desmente boatos sobre vacinas

O secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, comentou o aumento dos casos de Covid-19 no município. Durante entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, nesta quinta-feira (27), ele destacou que o crescimento já era esperado para este período e reforçou a importância da vacinação. “Desde o fim da pandemia, a gente […]

O secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, comentou o aumento dos casos de Covid-19 no município.

Durante entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, nesta quinta-feira (27), ele destacou que o crescimento já era esperado para este período e reforçou a importância da vacinação.

“Desde o fim da pandemia, a gente sempre alertou que a Covid veio para ficar e que precisaríamos aprender a conviver com ela. Felizmente, a vacina tem evitado casos graves”, afirmou.

Segundo Artur, a alta circulação de pessoas no retorno às aulas e a proximidade do Carnaval contribuíram para o aumento recente. “Na semana passada, registramos 24 casos notificados de Covid-19. Nenhum deles apresentou complicações”, disse. Ele também alertou para o impacto das mudanças climáticas no aumento de doenças respiratórias e adiantou que a vacinação contra a gripe pode ser antecipada no Nordeste.

Vacinação disponível e fake news preocupam

O secretário reforçou que todas as vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e incentivou a população a manter o esquema vacinal atualizado. “Quem tiver dúvida sobre sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde. Temos um sistema que registra todas as doses aplicadas”, explicou.

Artur também criticou a disseminação de boatos sobre vacinas, que têm levado à queda na imunização de crianças. “Infelizmente, ainda circulam áudios espalhando mentiras sobre a tríplice viral. Isso faz com que pais deixem de vacinar seus filhos, colocando-os em risco. Vacina salva vidas, não há discussão sobre isso”, alertou.

Saída da ministra da Saúde

Ao comentar a recente demissão da ministra da Saúde, Nísia Trindade, Artur Amorim reconheceu o trabalho da gestora na reestruturação do SUS, mas apontou que a decisão teve forte motivação política. “Nísia pegou um sistema degradado e conseguiu organizar muita coisa, mas sempre houve uma pressão política para substituí-la”, avaliou.

O secretário reforçou que, apesar dos desafios, a saúde municipal segue monitorando os casos de Covid e garantindo a vacinação da população. “Se houver qualquer alteração no cenário epidemiológico, vamos informar a população. O importante é que todos façam sua parte e se protejam”, concluiu.