Serra Talhada registra segundo menor número de homicídios desde 2004
Segunda maior cidade do Sertão, Serra Talhada apresenta redução nos números de homicídios em relação ao mesmo período de 2021. São 16 homicídios em 2022, dois a menos que o ano anterior e 15 a menos que 2020, quando foram contabilizadas 31 mortes na capital do xaxado.
Os dados foram confirmados pelo delegado regional Marcos Virgínio em entrevista à Rádio Cultura FM, neste sábado (10). Com relação às sete cidades que integram a área da 21ª Delegacia Seccional, houve uma redução de 23% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) neste ano de 2022. Foram 43 homicídios na região em 2021.
“Nós contabilizamos o ano passado de forma geral uma redução de vinte por cento em toda a área em termos de Crimes Violentos Letais Intencionais e esse ano nós estamos atualmente com vinte e três por cento de redução sobre o que já foi reduzido no ano passado, então hoje a gente está na casa dos trinta e poucos homicídios e o ano passado a gente teve quarenta e nove. A gente está reduzindo em torno de dez ou onze em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou.
No tocante aos homicídios cometidos em Serra Talhada durante o ano, o delegado informou que a Polícia Civil já conseguiu elucidar cerca de 60%. São dois homicídios a menos que em 2018, quando foram registradas 18 mortes, e 15 a menos que no ano de 2020, que terminou com 31 mortes. “Até o momento nós temos cerca de sessenta por cento desses crimes já resolvidos, outros deles são um pouco mais complexos, mas todos esses casos que aconteceram aqui estão tramitando, estão tendo a sua sequência, nenhum deles está parado, todos os crimes estão sendo investigados independente de ser mais complexo ou menos complexo”, disse.
Se Serra Talhada não voltar a registrar homicídio até o fim do ano, 2022 será o ano mais tranquilo desde 2004. “É um número muito significativo tendo em conta que em outras épocas já se contabilizou mais de trinta, quarenta homicídios aqui, e esse ano se as projeções se mantiverem como estão nós teremos o segundo melhor ano da série histórica aqui em Serra Talhada, o segundo ano mais tranquilo de toda a série, só perdendo para 2004 quando nós tivemos 14 homicídios”, completou o delegado.