Notícias

Serra Talhada registra quinto homicídio do ano

Por Nill Júnior
Foto: Celso Garcia/Farol de Notícias

A cidade de Serra Talhada registrou o quinto homicídio do ano de 2022. O jovem identificado como Yuri Ítalo Leite dos Santos, 20 anos, foi morto a tiros no início da tarde desta segunda-feira (18). Ele era morador do Alto da Conceição.

O crime aconteceu na Rua São Vicente de Paula, no bairro Cagep, nas imediações da UPAE. A vítima foi alvejada com pelo menos três disparos de arma de fogo e veio a óbito no local. As polícias Civil e Militar foram acionadas e estão tomando as providências cabíveis. Ainda não há informações confirmadas acerca da motivação e autoria do crime. 

Somente nos primeiros quatro meses do ano, Serra Talhada já registrou cinco homicídios. A primeira vítima foi um mototaxista de 46 anos que foi encontrado morto no mês de janeiro na zona rural, já no dia 31 de março foi registrado um duplo homicídio também na zona rural do município. As vítimas foram identificadas como Maicon dos Santos Silva, de 24 anos, e Benjamin Soares da Silva, de 56 anos, que estavam desaparecidos. 

Outras Notícias

Coluna do Domingão

Semana ruim pro bolsonarismo Esta semana pode trazer importantes desfechos na política brasileira, com o julgamento da ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, além da apreciação da indicação do advogado Cristiano Zanin ao STF (Supremo Tribunal Federal). Será julgada, na próxima quinta-feira (22), a ação no […]

Semana ruim pro bolsonarismo

Esta semana pode trazer importantes desfechos na política brasileira, com o julgamento da ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, além da apreciação da indicação do advogado Cristiano Zanin ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Será julgada, na próxima quinta-feira (22), a ação no TSE interpelada pelo PDT pedindo a inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder político envolvendo a reunião, em julho do ano passado, com embaixadores no Planalto, quando o então mandatário mentiu sobre as urnas eletrônicas, sem provas.

A PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral) recomendou a inelegibilidade do ex-presidente argumentando ter havido abuso de autoridade, desvio de finalidade e uso indevido dos meios de comunicação –no caso, pela reunião ter sido transmitida nas redes oficias do governo e pela TV Brasil.

Caso seja considerado inelegível, Bolsonaro ficará de fora das eleições de 2026, e possivelmente, de 2030 –o prazo é contado a partir do pleito passado. O próprio ex-presidente admite a possibilidade de ficar inapto a concorrer no próximo pleito, e já pensa em alternativas à decisão.

Na próxima quarta-feira (21), ocorrerá a sabatina de Cristiano Zanin, indicado por Lula para o STF no Senado. O petista oficializou a escolha do advogado em 1º de junho. Zanin terá de responder a perguntas dos parlamentares na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Depois disso, sua indicação será votada no plenário do Senado.

Zanin vem participando de almoços e jantares com senadores. Mais recentemente, participou de conversas com líderes da bancada evangélica, que o elogiaram por entender que questões importantes ao grupo, como o aborto, devem ser tratadas pelo Congresso Nacional.

O relator da indicação, Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), deu parecer positivo ao advogado, confirmando o cumprimento dos requisitos para a vaga na Suprema Corte brasileira. Senadores da base aliada de Lula calculam que Zanin deverá ter cerca de 55 votos, 14 a mais que o necessário.

São duas notícias ruins para o bolsonarismo, que vem sofrendo derrocadas desde a eleição do ano passado. E há quem diga que é só o começo.

É doido, mas não é burro

Bolsonaro não orientou Waldemar Costa Neto ou aliado algum a ser contra a indicação de Zanin ao STF. Ele pode ser doido como dizem, mas não é burro: “será o advogado lulopetista o meu juiz amanhã”.

Substitutos

Com a morte de Danda Gaia, Leque Brás foi eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz da Baixa Verde.  Já o parlamentar Francisco Rufino, o Titico, do Podemos, assume cadeira com a vacância gerada pelo assassinato do parlamentar.

Sem passar recibo

A prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  não respondeu até agora a cobrança de Luciano Duque,  que a cobrou diálogo com o bloco governista.  O gesto é estratégico.  Os dois vivem um xadrez político com olho em 2024.

Cadê o meu cargo?

Dos nomes que apoiaram Raquel Lyra em 2022, Marcos Oliveira (Serra Talhada) e Diógenes Patriota (Tuparetama) estão entre os que ainda não foram designados para nenhuma função pública.  E olha que são da “turma do osso”, que a apoiou desde o primeiro turno.

Pula essa

A desistência de Rubinho do São João da briga pela vice e possível dor de cabeça para a Frente Popular facilitou tanto a vida de Sandrinho e Daniel de que já tem gente antecipando o debate de 2028, quando obrigatoriamente será iniciado um novo ciclo.

Pente fino

O TCU vai realizar auditoria especial integrada para checar se a essa altura há conformidade entre o CadUnico e os dados de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O pente fino vai avaliar em várias cidades o desenho, procedimentos e supervisão dos processos de cadastramento das famílias, para aferir se as gestões estão aplicando corretamente o Bolsa Família.

Escolhidas

Em Pernambuco estão na lista das cidades auditadas Afogados da Ingazeira,  Arcoverde,  Calumbi, Custódia,  Flores, Itapetim, Mirandiba, Salgueiro,  Belmonte,  Serra Talhada,  São José do Egito,  Tabira e Triunfo. A escolha é por amostragem,  não indicando necessariamente irregularidades.

Sala pronta

Heleno Mariano,  que coordenou a Ciretran regional, foi confirmado com uma missão na gestão Sandrinho Palmeira para auxiliar no processo de municipalização do trânsito em Afogados da Ingazeira.  Como ele mesmo já confirmou, vai ocupar uma sala no Terminal Rodoviário Andrelino Lucas.

Dilemas socialistas 

Enquanto Adelmo Moura tem pelo menos quatro nomes para escolher seu candidato em 2024, tendo que cuidar para manter os não ungidos unidos, Anchieta Patriota ainda não encontrou o nome com perfil para receber seu apoio em Carnaíba.  Pesquisa, escuta, sondagem e até rezadeira se precisar não estão descartados para apontar o caminho. Ele garante que vai dar tempo de achar alguém competitivo.

Frase da semana:

“Motivado por compreensões pessoais, somando-se a um pedido da família e o desejo de uma vida pacata, decidi não mais disputar eleição para nenhum cargo político no próximo ano.”

De Rubinho do São João,  na bomba da semana,  deixando a disputa da vice, da vereança e da vida política.

Ex-prefeito Dêva Pessoa diz que está sofrendo fogo amigo em Tuparetama

O Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM de Tabira desta terça-feira (26) recebeu o ex-prefeito de Tuparatema, Dêva Pessoa, para falar sobre os rumos da oposição no município. Inicialmente Dêva desmentiu os boatos de que está havendo uma aproximação com o grupo governista. “Nunca houve nenhuma conversa”, disse ele, mas sem descartar que futuras […]

O Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM de Tabira desta terça-feira (26) recebeu o ex-prefeito de Tuparatema, Dêva Pessoa, para falar sobre os rumos da oposição no município.

Inicialmente Dêva desmentiu os boatos de que está havendo uma aproximação com o grupo governista. “Nunca houve nenhuma conversa”, disse ele, mas sem descartar que futuras conversas possam acontecer.

O ex-prefeito relatou as dificuldades que vem tendo para unir o grupo da oposição em Tuparetama. E, pelos relatos, não é somente nessa eleição, mas a desunião já vem de longe, quando decidiram o voto em um nome para deputado e, no apagar das luzes, o acordo foi quebrado.

Outra questão reclamada por Dêva é o fogo amigo que vem sofrendo. Sem citar nomes, mas disse que é gente que ele apoia, vem passando nas casas dizendo que Dêva não pode ser candidato por impedimento na justiça.

“Eu acho bom que passem de volta nas casas que disseram isso e desfaçam o que fizeram”, afirmou Dêva reconhecendo que será muito difícil unir as oposições em Tuparetama, mas dando a certeza que não ficará de fora da política esse ano e de alguma forma participará. As informações são de Júnior Alves.

Sinézio diz que Dilma vence 5º turno e Lula o 6º turno em 2018

Com reprodução de Júnior Campos Sindicalista e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, Sinézio Rodrigues do PT, quando assunto é o processo de impedimento da Presidente Dilma Rousseff (PT), o parlamentar não economiza saliva ao desqualificar o processo que tramita no senado federal. Além de afirmar defender a vontade da população, “que conferiu […]

814339ef-da7e-4d52-93a6-48bf4ca38875

Com reprodução de Júnior Campos

Sindicalista e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, Sinézio Rodrigues do PT, quando assunto é o processo de impedimento da Presidente Dilma Rousseff (PT), o parlamentar não economiza saliva ao desqualificar o processo que tramita no senado federal.

Além de afirmar defender a vontade da população, “que conferiu à Presidenta da República o exercício de seu mandato”, Rodrigues continua sublinhado que o impedimento de Dilma fragiliza as instituições e fragiliza a democracia.

Para Rodrigues, são ”trezentos picaretas querem usurpar o seu mandato. A presidente não vai sofrer impeachment. Nós vamos vencer o 5º turno, e nós vamos vencer o 6º turno e vai ser Lula 2018”.

Quanto às dificuldades que atravessa o País, além de ressaltar que os opositores da presidente tem desrespeitado à ordem constitucional, e que a pauta sustentada pelo PMDB provocou a desestabilização, política e econômica brasileira; Rodrigues reconhece que mudanças precisam realizadas.

“Eu acho, que agente tem que reconhecer que de fato, muita coisa precisa ser corrigida. Eu não vou dizer que eu aprovo tudo que o PT tem feito neste País. Alguns atos precisam de correção sim. Eu não aprovo a política econômica da presidente Dilma. Mas, não vão ser eles, que vão melhorar. Eles não tem moral para conduzir esse País, por que quando conduziram foi pra gerar pobreza e fome”, cravou Sinézio.

Afogados será o único município do interior a receber uma das pré-conferências setoriais de Cultura

A IV Conferência Estadual de Cultural promoverá vinte e oito pré-conferências, sendo 15 delas Regionais e 13 setoriais, abrangendo todos os segmentos culturais. Cada setorial abordará um segmento específico, sendo eles: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Cultura Popular; Circo; Dança; Design e Moda; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Teatro e Ópera; e Patrimônio Cultural. Todas as pré-conferências […]

Vice-Prefeito Alessandro Palmeira e o Secretário Edygar Santos, reunidos em Afogados
com a Secretária Executiva de Cultura de Pernambuco, Silvana Meireles, e com Janaína Guedes, Diretora de
Planejamento da Secretaria Estadual de Cultura.

A IV Conferência Estadual de Cultural promoverá vinte e oito pré-conferências, sendo 15 delas Regionais e 13 setoriais, abrangendo todos os segmentos culturais. Cada setorial abordará um segmento específico, sendo eles: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Cultura Popular; Circo; Dança; Design e Moda; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Teatro e Ópera; e Patrimônio Cultural.

Todas as pré-conferências setoriais realizar-se-ão em Recife, mais especificamente no museu do trem, próximo à casa da cultura. Uma única exceção será a de literatura, que acontecerá na próxima Sexta, no auditório da EREM Professora Ione Góes Barros (Colégio Normal Estadual), a partir das 8h. A expectativa da Secretaria Estadual de Cultura é de que 4.000 pessoas, em todo o Estado, participem das diversas etapas da conferência.

O objetivo é construir, de forma coletiva, um plano que dará maior estruturação e consolidação ao Sistema de Cultura de Pernambuco. “Será uma Conferência que reunirá fazedores de cultura da sociedade civil e do poder público para discutir e aprovar a proposta do Plano Estadual de Cultura de Pernambuco, ajudando, portanto a estruturar e consolidar o Sistema Estadual de Cultura e a democratizar os processos de participação social nas políticas públicas de cultura,” avaliou Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja, que deverá participar das discussões em Afogados.

Confira as reuniões setoriais que já aconteceram e as que ainda estão programadas: Artesanato (18/11), Audiovisual  (21/11), Literatura (24/11), Teatro e Ópera (25/11), Circo (27/11), Design e Moda (30/11), Cultura Popular (02/12), Gastronomia (04/12), Música (12/12), Patrimônio (13/12), Fotografia (14/12), Artes Visuais (15/12) e Dança (16/12).

“Acho que é uma conquista importante para Afogados e para o Pajeú poder sediar os debates sobre um segmento tão importante para a nossa cultura, que dialoga tanto com a nossa tradição cultural. Ser o único município fora do Recife a sediar uma Pré Conferência setorial é prova do reconhecimento da importância que Afogados e a região do Pajeú tem para a cultura pernambucana,” destacou o Secretário Municipal de Cultura e Esportes, Edygar Santos.

No link abaixo você pode conferir a minuta do plano estadual que estará em discussão durante as pré-conferências:

http://www.cultura.pe.gov.br/wp-content/uploads/2017/11/minuta-1-plano-estadual.pdf

Manari recebe sementes de milho e sorgo

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) junto com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) entregou, na tarde da sexta-feira (26), mais de 3 mil quilos de sementes de milho e sorgo aos agricultores e agricultoras do município de Manari, no sertão do Moxotó, beneficiando mais de 620 famílias.  No evento estavam presentes o secretário Claudiano […]

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) junto com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) entregou, na tarde da sexta-feira (26), mais de 3 mil quilos de sementes de milho e sorgo aos agricultores e agricultoras do município de Manari, no sertão do Moxotó, beneficiando mais de 620 famílias. 

No evento estavam presentes o secretário Claudiano Martins, o presidente do IPA, Kaio Maniçoba, o presidente do PP no Recife, Lula da Fonte, o prefeito do município, Junior de Audálio, os secretários de governo Otaviano Martins e Van de Otaviano, além do secretário executivo de Agricultura Familiar Humberto Arraes e outros representantes do município e da secretaria.

O secretário Claudiano Martins afirmou estar muito feliz em poder levar, pela primeira vez, a entrega de sementes do programa Campo Novo presencialmente ao município. “Era um dever meu vir até Manari após assumir a secretaria. Ajudar esse povo que tanto me apoiou. E podem ter certeza que esse é só o começo. À frente da secretaria, vou trazer muitos projetos para Manari”, completou.

Em todo o Estado, está prevista a entrega de 472.150 quilos, beneficiando mais de 80 mil agricultores familiares do Sertão do Araripe, Pajeú, São Francisco, Itaparica, Central e Moxotó. Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado.