Notícias

Serra Talhada: novo diretório do PT toma posse nesta sexta-feira

Por André Luis

Nova presidente será a militante cultural Cleonice Maria.

Da Ascom PT /Serra Talhada

Toma posse neste dia 10 de janeiro o novo Diretório Municipal do PT de Serra Talhada, tendo como presidente a militante cultural Cleonice Maria. Ela é filiada desde 1989, mas tem sua referência no campo da cultura, como atriz e dançarina, pesquisadora e produtora cultural.

Mulher e negra, até os quinze anos morou em casa de taipa, de origem humilde, mas, logo na adolescência envolveu-se nos movimentos de igreja e com os grupos de teatro, onde começou também sua militância partidária. “Foi no PT que aprendi a ler o mundo, a entender os conflitos de classes, a ver a possibilidade de construção de uma nova sociedade”, revela Cleonice Maria.

“Sei que não é fácil dirigir um partido neste momento que o Brasil está passando, tempos nebulosos e de desmonte, mas topei a parada por que tenho ao meu lado companheiras e companheiros valorosos”, destaca seu otimismo.

Atualmente formada em História, preside a Fundação Cultural Cabras de Lampião, é casada com Anildomá Willans de Souza, com quem tem dois filhos: Kalr Marx e Sandino Lamarca.

Cleonice Maria foi eleita presidente numa convergência de forças internas do PT, representadas pela CNB, Articulação de Esquerda e Avante, sua tendência.

Lideranças estaduais e regionais de movimentos sociais e culturais, além de dirigentes partidários,  confirmam presenças.

Serviço:

Posse do Diretório Municipal e Cleonice Maria

Local: Restaurante Dona Aristânia (Batukão)

Data: Dia 10 de janeiro

Hora: 18:30

Outras Notícias

Boa representação sertaneja em Marcha dos Prefeitos

Ato é um dos últimos de José Patriota que deixará entidade para dar lugar a Luciano Torres Uma boa representação de prefeitos do Pajeú participa da Marcha que acontece em Brasília, aberta esta manhã. Além do prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da AMUPE, José Patriota, outros gestores acompanharam a solenidade de abertura. Em […]

Fotos: Júnior Finfa
José Vanderlei (Brejinho), Luciano Duque (Serra Talhada), Dêva Pessoa (Tuparetama), Marcones Libório (Salgueiro) e o próximo presidente da Amupe, Luciano Torres (Ingazeira) na Marcha em Brasília. Fotos: Júnior Finfa

Ato é um dos últimos de José Patriota que deixará entidade para dar lugar a Luciano Torres

Uma boa representação de prefeitos do Pajeú participa da Marcha que acontece em Brasília, aberta esta manhã. Além do prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da AMUPE, José Patriota, outros gestores acompanharam a solenidade de abertura.

Em Brasília, Luciano Duque (Serra Talhada), Romério Guimarães (São José do Egito). Dêva Pessoa (Tuparetama), coordenador do Cimpajeú, José Vanderley  (Brejinho), Luciano Torres (Ingazeira), Zé Pretinho (Quixaba) e  José Mário Cassiano (Carnaíba). Ligado ao Cimpajeú, participa também o prefeito de Sertânia, Guga Lins. Outros gestores como Marcones Libório (Salgueiro) também estão no encontro.

Vale registrar que este é o último grande evento com José Patriota a frente da Amupe. O prefeito irá deixar a entidade em junho porque vai disputar a reeleição da prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Estatuto não permite.

E quem assume é o Vice-Presidente da entidade e prefeito de Ingazeira Luciano Torres. Não deixará de ser um mandato histórico considerando que, populacionalmente, é o menor município do Estado, o que não tira sua importância como Terra Mãe do Pajeú.

Justiça Eleitoral impugna pesquisa do Instituto Total em Serra Talhada

A Justiça Eleitoral de Serra Talhada suspendeu a divulgação de uma pesquisa realizada pelo Instituto Revista Total Brasil, contratada pela Editora e Gráfica Mesquita Brasil Ltda., nesta terça-feira (24), após o juiz Diógenes Portela constatar irregularidades no processo. A pesquisa foi impugnada devido à denúncia da Coligação Majoritária “A Força do Trabalho”, que apontou falta […]

A Justiça Eleitoral de Serra Talhada suspendeu a divulgação de uma pesquisa realizada pelo Instituto Revista Total Brasil, contratada pela Editora e Gráfica Mesquita Brasil Ltda., nesta terça-feira (24), após o juiz Diógenes Portela constatar irregularidades no processo. A pesquisa foi impugnada devido à denúncia da Coligação Majoritária “A Força do Trabalho”, que apontou falta de transparência e inconsistências nos dados apresentados. 

A principal irregularidade destacada foi o fato de o instituto e a contratante terem o mesmo proprietário, Marcelo Antônio de Sousa Mesquita, sem que essa relação fosse devidamente declarada. 

Segundo a Resolução TSE nº 23.600/2019, quando a empresa responsável pela pesquisa e a contratante são a mesma, é obrigatório informar essa condição no registro e apresentar um demonstrativo financeiro detalhado. 

No entanto, a omissão dessas informações foi vista como uma tentativa de fraude, comprometendo a confiabilidade do levantamento. Além disso, o plano amostral utilizado na pesquisa apresentou divergências em relação aos dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), principalmente nas variáveis de faixa etária e escolaridade.

A decisão judicial ressaltou também a padronização suspeita do valor contratado para a pesquisa, fixado em R$ 6 mil em todos os municípios pesquisados, independentemente de fatores como extensão territorial e dificuldades de acesso. Esse fator levantou questionamentos sobre a transparência na utilização dos recursos envolvidos. O conjunto dessas irregularidades motivou a suspensão da pesquisa, que não poderá ser divulgada. 

Diante dessas falhas, a Justiça Eleitoral destacou a importância da transparência e da precisão nos levantamentos estatísticos durante o período eleitoral.

Amupe realiza última assembleia do ano

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), vai promover no dia 26 de novembro, próxima terça-feira, a última assembleia para prefeitos no ano. Na pauta de reunião estão assuntos como a Cessão Onerosa, que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro, a nova carteira de identidade, que passou a vigorar esse mês e os precatórios […]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), vai promover no dia 26 de novembro, próxima terça-feira, a última assembleia para prefeitos no ano. Na pauta de reunião estão assuntos como a Cessão Onerosa, que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro, a nova carteira de identidade, que passou a vigorar esse mês e os precatórios do Fundef, além de outros assuntos pertinentes à gestão pública.

Para discutir com prefeitos a atual situação da cessão onerosa, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) vai enviar ao Recife um técnico para esclarecer também se o dinheiro sai esse ano ou não. Uma equipe da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) vai explicar aos presentes todo o processo de implementação da emissão da nova carteira de identidade nos municípios, tendo em vista a demanda inicial para a tiragem do documento e os equipamentos necessários para levar a ação para os municípios.

Sobre o extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), uma equipe do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) vai explicar para os gestores todo o processo estrutural do Fundo e onde o dinheiro pode ser aplicado.

O presidente da Amupe, José Patriota, afirma que “a discussão da próxima assembleia, que será na terça-feira, dia 26 de novembro, é de fundamental importância para melhorarmos ainda mais a gestão pública de Pernambuco. Além dos assuntos citados, discutiremos outras pautas de interesse dos municípios. Convido todos os prefeitos e prefeitas para participarem do encontro, pois será um momento rico de troca de conhecimento e, consequentemente, sairemos ainda mais focados, buscando a melhoria de vida dos pernambucanos”, concluiu.

Serviço

Assembleia Geral da Amupe

Local: Sede da Amupe, Av. Recife, 6205 – Jardim São Paulo, Recife, 50781-000;

Data: 26/11 (terça-feira);

Horário: a partir das 09h.

Clebel Cordeiro recua e já fala que pode disputar a reeleição em Salgueiro: “Ganho deles de novo”

Depois de dizer diversas vezes – em entrevistas e discursos – que não disputaria a reeleição em 2020, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (foto), recuou esta semana e já fala que existe a possibilidade de tentar renovar o mandato na próxima eleição. Em entrevista ao Programa Carlos Britto, na Rádio Rural FM, de Petrolina, […]

Depois de dizer diversas vezes – em entrevistas e discursos – que não disputaria a reeleição em 2020, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (foto), recuou esta semana e já fala que existe a possibilidade de tentar renovar o mandato na próxima eleição.

Em entrevista ao Programa Carlos Britto, na Rádio Rural FM, de Petrolina, Clebel disse que não deseja, mas pode entrar no pleito se as pesquisas indicarem que seu candidato corre risco de perder.

“Se a pesquisa apontar que o meu candidato vai perder, aí eu entro na briga. Eu não queria, mas aí eu entro. A oposição vai levar surra de novo. Entro para mostrar que ganho deles de novo. Ficaram 16 anos no poder e eu os venci. Vou ganhar de novo”, garantiu.

Durante a entrevista, ele ainda disse que não tinha vontade de ser prefeito, mas foi incentivado por amigos e acabou derrotando um grupo que estava no poder a 16 anos.

Serra: Prefeito busca atrair investidores Chineses para o Município

Nesta segunda-feira (28) o Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque esteve em reunião com representantes de empresários chineses que pretendem se instalar no Brasil, mais precisamente em Pernambuco e, a Capital do Xaxado tem estado na mira destes empresários. O primeiro contato aconteceu quando do seminário sobre a Zona Franca do Semiárido que aconteceu na […]

unnamed

Nesta segunda-feira (28) o Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque esteve em reunião com representantes de empresários chineses que pretendem se instalar no Brasil, mais precisamente em Pernambuco e, a Capital do Xaxado tem estado na mira destes empresários.

O primeiro contato aconteceu quando do seminário sobre a Zona Franca do Semiárido que aconteceu na cidade no último dia 8, na oportunidade o prefeito foi apresentado, pelo empresário Giovani Andrada, ao representante do grupo Chinês e  na oportunidade agendou a reunião que aconteceu nesta segunda-feira.

Segundo Luciano Duque, a reunião aconteceu na sede da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) no Recife, e nela, mais uma vez os representantes chineses demonstrarão a intenção de estreitar um intercâmbio comercial, cultural e sócio-econômico com o Brasil.

“São cerca de 40 indústrias que poderão aportar na cidade, fazendo uma verdadeira revolução em toda região. Não existe nada definido, estamos negociando. É necessário que façamos nosso dever de casa, ou seja, vamos apresentar todo um estudo, apresentar incentivos, estaduais e municipais e mostrar todas as nossa potencialidades, aí então de posse deste estudo eles (os chineses), tomaram sua decisão”, informou Luciano.

Serra Talhada já foi visitada pelos representantes do Grupo Chinês e parte na frente, tanto no oferecimento de mão de obra para atender a demanda das indústrias e montadoras que pretendem instalar no município como em localização geográfica. Com boa logística o município oferece vantagem para escoamento dos produtos.