Notícias

Serra Talhada e Afogados terão extensão do Festival de Cinema de Triunfo

Por Nill Júnior

Festival-de-Triunfo

Este ano, o Festival avança sobre o Sertão do Pajeú, alcançando também os moradores de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. “Esta descentralização das atividades reconhece alguns percursos valorosos que realizadores audiovisuais dessas cidades têm trilhado, tanto no pensar como no fazer cinematográfico”, revela Milena Evangelista, coordenadora de Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe, instituições realizadoras do evento.

Contando com as parcerias das Prefeituras Municipais, do SESC-PE, da Cepe Editora, da Fundação Joaquim Nabuco e de mostras audiovisuais independentes, como Cine Belo Jardim e Stopmotion, o festival vai oferecer ainda um rico leque de atividades formativas e ações especiais.

Entre elas, o seminário Inclusão no Audiovisual, para discutir temas como cotas, descentralização e representação de gênero na cadeia produtiva. De acordo com Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura, “um debate urgente, em consonância com as discussões em andamento tanto em nível estadual – por meio do Conselho Consultivo do Audiovisual – como na esfera nacional”, destaca.

Mais um importante momento de discussão e construção coletiva de políticas para o setor acontece no dia 11 de agosto. É o Seminário Diálogos da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual) – A importância dos arquivos regionais, que será realizado em parceria com a FUNDAJ.

“A ideia é reunir profissionais de preservação, cineastas, gestores culturais e o público do festival em um debate sobre políticas de preservação do audiovisual brasileiro, na perspectiva de desenvolvermos ações regionalizadas, que garantam a memória e o acesso às produções”, convida Silvana Meireles, Secretária Executiva Estadual de Cultura.

A preservação e a requalificação dos Cinemas de Rua também são temas prioritários para o Festival. Uma programação especial contará com a presença de Osvaldo Emery, arquiteto vinculado à Cinemateca Brasileira e um dos mais competentes consultores em projetos voltados à exibição cinematográfica do país. Na sexta (12), ele se reúne com gestores dos equipamentos que resistem no estado e, no sábado (13), realiza uma Master class aberta à participação de todo o público.

Veja a programação completa clicando aqui

Sessões especiais e oficinas direcionadas para crianças e adolescentes ganham ainda mais destaque nesta edição. “Uma forma de trazer este público ao cinema, estimular novos olhares e contribuir para a formação cultural da nossa gente”, comenta Márcia Souto, Presidente da Fundarpe.

Serão quatro oficinas gratuitas, para as quais as inscrições já estão encerradas: Documentando (Afogados da Ingazeira) e as inéditas Experimentando Animação (Serra Talhada), Videoclipe Experimental (Triunfo) e Oficinas criativas: as maiores historinhas brasileiras de todos os tempos (Triunfo).

No dia 12 de agosto, Serra Talhada recebe o painel Cine Educador que vai reunir professores da região em um espaço para troca de informações sobre as diversas possibilidades de utilização do audiovisual em sala de aula, como instrumento pedagógico.

Nesta edição, o Festival ainda prestará homenagens ao ator Germano Haiut, ator que soma mais de 50 anos de carreira dedicados ao teatro e ao cinema e a atriz Maeve Jinkings que tem parceria de longa data com o cinema do estado. Ambos serão reconhecidos pela importante contribuição no desenvolvimento da produção audiovisual pernambucana.

Outras Notícias

Rorró lidera com uma frente de 8 pontos em Floresta

Se a eleição para prefeito de Floresta fosse hoje, a prefeita Rorró Maniçoba (PP) seria reeleita com 47,7% dos votos, derrotando Dr. Severininho (Podemos), que teria 39,7% das intenções de voto. É o que aponta a pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com o Blog do Magno. Brancos e nulos somam 2,9%, enquanto indecisos chegam […]

Se a eleição para prefeito de Floresta fosse hoje, a prefeita Rorró Maniçoba (PP) seria reeleita com 47,7% dos votos, derrotando Dr. Severininho (Podemos), que teria 39,7% das intenções de voto.

É o que aponta a pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com o Blog do Magno. Brancos e nulos somam 2,9%, enquanto indecisos chegam a 9,7%.

Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do candidato que pretende votar sem o auxílio da lista, Rorró também lidera, com 44,6%, enquanto Severininho aparece com 35,7%. Neste cenário, brancos e nulos somam 2,9% e indecisos sobem para 16,8%.

No quesito rejeição, Rorró lidera. Entre os entrevistados, 36,3% disseram que não votariam nela de jeito nenhum, enquanto Severininho tem 25,7% dos eleitores que não votariam nele de jeito nenhum.

Estratificando o levantamento, os maiores percentuais de voto na prefeita aparecem entre os eleitores na faixa etária acima de 60 (58,6%), entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano (52,7%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (51,7%). Por sexo, 49,1% dos seus eleitores são homens e 46,4% são mulheres.

Já o Dr. Severininho aparece melhor situado entre os eleitores na faixa etária entre 25 a 34 anos (48,1%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (49%), e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (44,7%). Por sexo, 39,9% dos seus eleitores são mulheres e 39,5 são homens.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 17 de setembro, sendo aplicados 350 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-02665/2024.

Sandrinho diz ter ciência dos desafios para próximos dois anos

O prefeito de Afogados da Ingazeira,  Sandrinho Palmeira,  deixou claro ter ciência dos desafios para os 50% restantes de seu primeiro mandato. Esta semana,  no Debate das Dez do programa Manhã Total, afirmou que espera concluir 100% de seu plano de governo. “Minha expectativa é chegar ao final do nosso governo e dizer que fizemos […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira,  Sandrinho Palmeira,  deixou claro ter ciência dos desafios para os 50% restantes de seu primeiro mandato.

Esta semana,  no Debate das Dez do programa Manhã Total, afirmou que espera concluir 100% de seu plano de governo.

“Minha expectativa é chegar ao final do nosso governo e dizer que fizemos tudo o que prometemos à população de Afogados da Ingazeira”.

Sandrinho voltou a garantir a organização do trânsito,  com a municipalização,  prometendo avançar nos primeiros seis meses de 2023.

Também a realização de um concurso público.  Ele diz estar concluindo os estudos para definição do número de vagas.

De boas notícias,  destacou a disponibilidade de 50% dos recursos para a construção da ponte que liga os bairros São Cristóvão ao São Francisco e dinheiro em caixa para execução da requalificação de tuas na parceria do governo Paulo Câmara.

Sucessão e perspectiva de candidatura a reeleição: Sandrinho disse que não vê obstáculos políticos,  caso cumpra o cronograma de governo,  para pavimentar sua candidatura à reeleição em 2024.

Esses dias,  mais rumores indicaram um suposto afastamento entre ele e o Deputado Estadual eleito José Patriota.  Até o oposicionista Zé Negão soltou ter sido informado do possível lançamento do nome de Madalena Leite,  ex-primeira dama, para 2024.

Sandrinho disse não ver ameaças e sim uma boa relação com o Deputado Estadual e o ex-prefeito Totonho Valadares.  Também defendeu o alinhamento com o vice-prefeito Daniel Valadares,  o que pode indicar uma vontade de repetir a chapa em 2024.

Prefeito de Ouro Velho investe em segurança para escolas municipais e estaduais

O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, anunciou a aquisição de detectores de metais, sensores de presença e cercas elétricas para uso nas escolas municipais e estaduais. A medida tem como objetivo aumentar a segurança nas unidades de ensino e garantir a tranquilidade dos alunos, professores e demais funcionários, evitando assim possíveis invasões e vandalismo. […]

O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, anunciou a aquisição de detectores de metais, sensores de presença e cercas elétricas para uso nas escolas municipais e estaduais.

A medida tem como objetivo aumentar a segurança nas unidades de ensino e garantir a tranquilidade dos alunos, professores e demais funcionários, evitando assim possíveis invasões e vandalismo.

“Com essas medidas, a gestão municipal espera garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e profissionais da educação, além de preservar o patrimônio público,” disse o gestor.

Estado abre processo licitatório para instalação do IML em Salgueiro

Fala PE Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de Pernambuco publicou no Diário Oficial, o processo licitatório para contratação de empresa de engenharia para execução das obras de instalação do IML no município de Salgueiro. O valor estimado da obra é de R$ 512 mil e o […]

Fala PE

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de Pernambuco publicou no Diário Oficial, o processo licitatório para contratação de empresa de engenharia para execução das obras de instalação do IML no município de Salgueiro.

O valor estimado da obra é de R$ 512 mil e o processo licitatório está marcado para acontecer no dia 15 de agosto de 2022. Pelas redes sociais a vereadora e pré-candidata a Deputada Estadual Eliane Alves comemorou o avanço no andamento para instalação do IML em Salgueiro.

“Noticia boa a gente espalha logo. A instalação do Instituto Médico Legal – IML avança e logo vamos inaugurar. Os recursos foram garantidos em convênio firmado pelo Governo do Estado e Prefeitura do Salgueiro”, comemorou Eliane.

Grupo que assaltou lotérica em Afogados era de Serra e Floresta, diz PM

Homem contratado para dar fuga ao trio foi preso e deu detalhes à polícia Uma equipe de homens do 23º BPM recebeu informações de que seriam de Serra Talhada e Floresta os homens que assaltaram a Casa Lotérica “Grande Jogada”, localizada na Manoel Borba. Armados, conseguiram levar R$ 7.373,11 em espécie. O trio empreendeu fuga […]

Homem contratado para dar fuga ao trio foi preso e deu detalhes à polícia

Uma equipe de homens do 23º BPM recebeu informações de que seriam de Serra Talhada e Floresta os homens que assaltaram a Casa Lotérica “Grande Jogada”, localizada na Manoel Borba. Armados, conseguiram levar R$ 7.373,11 em espécie.

O trio empreendeu fuga para a zona rural. Depois de um cerco policial, a PM prendeu  Geneci Bezerra de Lima, 41 anos, residente no Bairro São Cristovão, Serra Talhada.

IMG-20160528-WA0025
Geneci Bezerra de Lima, 41 anos, residente no Bairro São Cristovão, Serra Talhada, daria fuga ao trio que agiu na ação

Ele foi contratado para resgatar os três autores do assalto. Estava na PE-320, em um Gol cor preta, placa JOG-7610, de Serra Talhada, com R$ 6.090,00. À polícia, ele não soube explicar a origem do dinheiro. Geneci informou o nome dos outros que participaram da ação: Joel da Silva do Nascimento, ex-presidiário de Floresta, Toni Deyvik Diaquino da Silva, e José Eduardo, ambos de Serra Talhada.

Durante as diligências, foram apreendidas ainda duas motos utilizadas no assalto: uma moto Honda Broz, ano 2011, preta, placa PFI-2838 e uma moto CG 150, preta, placa KJP-4729, mais três capacetes e moedas que foram abandonadas durante a perseguição aos meliantes dentro da caatinga, R$ 117,30.