Notícias

Serra Talhada: Dr. Luís Anselmo, irmão de Dr. Nena está entre os demitidos da Secretaria de Saúde

Por André Luis

SERRA TALHADA 04Segundo informações do Carderno 1, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada está promovendo demissões de contratados. Ainda segundo o site, não é possível afirmar a real motivação, pois não conseguiram contato com a secretária Dra. Márcia Conrado, para obter mais informações.

Um dos demitidos foi o dentista, Dr. Luis Anselmo que a cerca de 3 anos presta serviços no Posto de Saúde do Mutirão. O dentista confirmou a demissão, segundo ele, “sem maiores explicações. Trabalhei normalmente pela manhã, à tarde, por volta das 13 horas…13 horas e pouco, me chamaram no Recursos Humanos e comunicaram que havia terminado o contrato e que não renovariam…não explicaram mais nada”, informou Dr. Luís.

Dr. Luís Anselmo é irmão do médico Dr. Nena Magalhães, que recentemente rompeu com o prefeito Luciano Duque e lançou-se pré-candidato à prefeito de Serra Talhada pelo PSDB. Segundo comentários, a demissão do dentista é uma retaliação do prefeito, tal retaliação já vem atingindo também o hospital São Francisco, de propriedade de Dr. Nena, que era a principal porta de entrada para os atendimento do SUS pelo município. Notícias dão conta que a regulamentação da Prefeitura não emite mais autorizações para atendimento na unidade hospitalar.

Ainda segundo as informações, além do Dr. Luís Anselmo, outras demissões também foram anunciadas, e entre elas algumas pessoas ligadas ao vereador Dedinha Inácio, que também rompeu com o prefeito recentemente.

Outras Notícias

Pesquisa indica que Recife e Belém alcançaram curva epidêmica da Covid-19

Foto: Pascal Guyot/AFP Diário de Pernambuco Uma nota técnica assinada por pesquisadores brasileiros indica que o Recife e Belém são as únicas capitais do país que alcançaram a fase de estabilização (platô) da Covid-19 no Brasil. O estudo concluiu que, dentre as 27 capitais analisadas, 19 cidades ultrapassaram a pior fase da epidemia. Os resultados […]

Foto: Pascal Guyot/AFP

Diário de Pernambuco

Uma nota técnica assinada por pesquisadores brasileiros indica que o Recife e Belém são as únicas capitais do país que alcançaram a fase de estabilização (platô) da Covid-19 no Brasil. O estudo concluiu que, dentre as 27 capitais analisadas, 19 cidades ultrapassaram a pior fase da epidemia. Os resultados também sugerem que tanto o Recife quanto Belém frearam o crescimento exponencial inicial do número de mortes com a adoção de medidas de isolamento social no início da epidemia; Recife em maior grau do que Belém.

O estudo aponta que as duas cidades vão se diferenciar na evolução da curva epidêmica em seu estágio final, quando se comparam as velocidades com que as capitais se aproximam do fim da epidemia (platô da curva). Nessa fase, o Recife apresenta uma saturação quase exponencial, ou seja, relativamente rápida. A mesma análise aponta que Belém, ao contrário, atinge a saturação mais lentamente.

A pesquisa foi feita pelo professor Antônio Macêdo, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); o doutorando em física Arthur Brum, da UFPE, e o professor Raydonal Ospina, do Departamento de Estatística da UFPE; em parceria com pesquisadores Gerson Duarte-Filho e Francisco Almeida, do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), e Giovani Vasconcelos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os pesquisadores identificaram também que, nas capitais Goiânia, Belo Horizonte, Campo Grande, João Pessoa, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília (DF), a epidemia ainda se encontra em sua fase inicial, ou seja, o relaxamento das medidas de distanciamento social causou uma mudança de tendência à saturação. Já as curvas de óbitos causados pela Covid-19 nas capitais Rio Branco, Maceió, Manaus, Macapá, Salvador, Fortaleza, Vitória, São Luís, Cuiabá, Teresina, Rio de Janeiro, Natal, Porto Velho, Boa Vista, Aracajú, São Paulo e Palmas encontram-se próximo ao pico (ponto de inflexão).

Metodologia

O estudo se baseia nas curvas acumuladas de mortes atribuídas à Covid-19 nessas cidades até o dia 19 deste mês, a partir dos dados disponíveis na internet, mantido por Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os pesquisadores utilizaram três modelos matemáticos de crescimento implementados no aplicativo Modinterv Covid-19, desenvolvido nessas mesmas universidades. Com o aplicativo, é possível monitorar as curvas acumuladas de casos e de óbitos pela Covid-19 de países, estados e cidades brasileiras.

Os cientistas envolvidos no estudo integram a Rede Cooperativa de Pesquisa Modinterv-Covid-19. A produção científica e outras publicações do grupo podem ser acessadas em sua página na internet. 

As pesquisas produzidas pela rede integram as ações de outros dois grupos de pesquisa, análise e monitoramento da Covid-19 no estado, o “Dados e Análises para Decisões e Operações”, ligado ao Porto Digital e à Prefeitura do Recife e o Laboratório de Estatísticas Agrícolas Computacionais (Cast Lab), do Departamento de Estatística da UFPE.

Agenda: 2º Encontro do Fusca e Carros Antigos acontece este fim de semana em Serra Talhada

Quem gosta de carros antigos, especialmente a paixão nacional Fusca tem uma boa oportunidade de ver belos modelos hoje e amanhã em Serra Talhada, no 2º Encontro do Fusca e Carros Antigos, na Praça Sérgio Magalhães, área central da Capital do Xaxado. O blog é parceiro do evento. Às 11h, haverá fechamento do trânsito no […]

fusca-5

Quem gosta de carros antigos, especialmente a paixão nacional Fusca tem uma boa oportunidade de ver belos modelos hoje e amanhã em Serra Talhada, no 2º Encontro do Fusca e Carros Antigos, na Praça Sérgio Magalhães, área central da Capital do Xaxado. O blog é parceiro do evento.

Às 11h, haverá fechamento do trânsito no local do evento, montagem e organização dos estacionamentos. A exposição será aberta ao meio dia, com som mecânico.

Haverá ainda almoço oferecido pelo Clube aos Fuskeiros no local do evento. A programação ainda inclui uma visita ao Museu do Cangaço, com transporte alternativo, abertura oficial e entrega de certificados e troféus aos clubes visitantes. A noite, a partir das 20h, apresentação da fundação Cabras de Lampião e show de forró com trio pé de serra.

No domingo, café da manhã para Fuskeiros no local do evento às sete horas. Na sequência, abertura da exposição para visitantes com som mecânico e encerramento oficial ao meio dia, no Clube do Fusca de Serra Talhada.

Organizador do evento, o também radialista Waguinho Nascimento diz que a cidade já está recebendo apaixonados de várias cidades. “Muitos amigos já chegaram e outros ainda chegarão. Vamos fazer um grande evento para os antigomobilistas de outras cidades e estados”, comemora ele, proprietário de um Fusca vermelho, que não dá, não vende e não troca.

Duque e Ronaldo reúnem grupo e afinam discurso

Em um encontro realizado nessa quarta-feira, o deputado Luciano Duque e o vereador Ronaldo de Dja, pré-candidato a prefeito pelo seu grupo, reuniram lideranças e pré-candidatos a vereadores para conversarem sobre as eleições municipais. De acordo com a assessoria, foi um momento interno para organizar a ação política do grupo e preparar os próximos passos, […]

Em um encontro realizado nessa quarta-feira, o deputado Luciano Duque e o vereador Ronaldo de Dja, pré-candidato a prefeito pelo seu grupo, reuniram lideranças e pré-candidatos a vereadores para conversarem sobre as eleições municipais.

De acordo com a assessoria, foi um momento interno para organizar a ação política do grupo e preparar os próximos passos, e que contou com a presença dos partidos que compõem o grupo e de Miguel Duque, presidente estadual da juventude do Podemos.

O deputado Luciano Duque terá uma agenda intensa em Serra Talhada durante o mês de janeiro, fortalecendo não apenas o seu pré-candidato a prefeito, mas também os pré-candidatos a vereadores.

Zeinha Torres anuncia emenda de Waldemar Borges para pavimentação

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, anunciou em suas redes sociais que conseguiu junto ao Deputado estadual Waldemar borges uma emenda parlamentar no valor de R$ 180 mil para calçamentos no município. Ele esteve ao lado de Albérico Rocha, que é Diretor de Extensão Rural e de Infraestrutura Hídrica do IPA. “Estive no Gabinete do […]

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, anunciou em suas redes sociais que conseguiu junto ao Deputado estadual Waldemar borges uma emenda parlamentar no valor de R$ 180 mil para calçamentos no município. Ele esteve ao lado de Albérico Rocha, que é Diretor de Extensão Rural e de Infraestrutura Hídrica do IPA.

“Estive no Gabinete do Deputado Estadual Waldemar Borges, onde junto ao ex-prefeito Albérico Rocha recebi a excelente notícia de uma emenda parlamentar no valor de 180 mil, que será destinada para pavimentação no nosso município”, disse.

Dos 39.031 (0,87% dos válidos) que Waldemar Borges obteve no município, 1.484 votos foram obtidos no município, mais por exemplo que em Afogados da Ingazeira,onde conseguiu 1.034 votos.

Tabira: vereador recebeu proposta de R$ 700 mil para mudar voto em eleição da Mesa

Informações de bastidores chegadas ao Blog do Finfa dão conta que um parlamentar de Tabira recebeu uma proposta totalmente inusitada a poucas horas da eleição da Mesa Diretora da Câmara. Seriam R$ 700 mil, ou seja, quase três vezes o duodécimo mensal da Câmara Municipal de Tabira. Como a eleição estaria definida em torno da […]

Informações de bastidores chegadas ao Blog do Finfa dão conta que um parlamentar de Tabira recebeu uma proposta totalmente inusitada a poucas horas da eleição da Mesa Diretora da Câmara.

Seriam R$ 700 mil, ou seja, quase três vezes o duodécimo mensal da Câmara Municipal de Tabira.

Como a eleição estaria definida em torno da chapa de Valdemir Filho,  presume-se que a oferta tenha sido feita a um dos vereadores fechados com seu grupo.  Os nomes de quem coptou  ou de quem foi coptado não  foram revelados.

“A pergunta que não quer calar: Como faz pra pagar? É impossível admitir que uma Câmara da nossa região simplesmente abra mão de três duodécimos mensais e fique bem financeiramente! Com a palavra os envolvidos”, conclui o blogueiro.