Notícias

Senado articula ‘boiadinha’ com pauta do agronegócio e de afrouxamento de regras ambientais

Por André Luis

Pacheco determina que ‘PL do veneno’ seja apreciado apenas por comissão dominada por ruralistas

O Senado vem buscando nas últimas semanas acelerar a tramitação de propostas polêmicas de interesse da bancada do agronegócio e, para isso, tem driblado o plenário da Casa e a comissão de Meio Ambiente.

A tramitação da “boiadinha”, como vem sendo chamada por ambientalistas e senadores, acontece sem a obstrução ou mesmo com a complacência do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Em nota, o parlamentar afirmou que a distribuição dos projetos segue o regimento e que não vai haver atropelo. ​

O senador mineiro havia prometido a ex-ministros do Meio Ambiente, artistas e ambientalistas que a tramitação desses projetos não seria atropelada e que teria “participação muito ativa das comissões de Agricultura e a de Meio Ambiente”.

Mas na prática, o que se vê é outra coisa. Pelo menos oito projetos de lei, de maior ou menor impacto ambiental, foram aprovados pelo Senado ou são alvos de articulação para avançarem, nas últimas semanas, em grande parte sem que haja ampla análise de seu teor.

São matérias que visam a alterar o Código Florestal, flexibilizar o uso de agrotóxicos, anistiar desmatadores ou diminuir restrições em áreas de preservação e unidades de conservação.

A principal movimentação aconteceu na quarta-feira (1º), quando Pacheco deu andamento justamente a um dos projetos alvo de protestos da sociedade civil, o chamado PL do Veneno. A proposta retira poder decisório do Ibama e da Anvisa e flexibiliza uma série de regras relativas a agrotóxicos.

O presidente do Senado enviou o projeto apenas para a CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária), dominada por ruralistas. Ignorou, por exemplo, a análise pela CMA (Comissão de Meio Ambiente) e a CAS (Comissão de Assuntos Sociais), que trata de assuntos ligados à saúde.

Em resposta, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou requerimento para que o texto fosse também encaminhado para a CMA —ainda não houve decisão. Leia a íntegra da reportagem de João Gabriel e Renato Machado na Folha de S. Paulo.

Outras Notícias

Justiça Eleitoral concede liminar pró Nicinha em Tabira

Nesta quarta-feira (26), a Justiça Eleitoral concedeu uma liminar contra práticas eleitorais irregulares associadas ao candidato Flávio Marques. O foco da ação judicial foi a utilização indevida de veículos de som, circulando fora dos horários e locais permitidos, desrespeitando as normas eleitorais. Segundo a decisão do juiz João Paulo dos Santos Lima, da 50ª Zona […]

Nesta quarta-feira (26), a Justiça Eleitoral concedeu uma liminar contra práticas eleitorais irregulares associadas ao candidato Flávio Marques. O foco da ação judicial foi a utilização indevida de veículos de som, circulando fora dos horários e locais permitidos, desrespeitando as normas eleitorais.

Segundo a decisão do juiz João Paulo dos Santos Lima, da 50ª Zona Eleitoral, um veículo identificado pela placa PQD-0170, estava propagando mensagens eleitorais de forma irregular, especialmente nas imediações de hospitais e instituições públicas, em desrespeito aos limites de volume sonoro previstos por lei. A decisão judicial determinou a imediata suspensão do uso desses equipamentos sonoros, que estavam sendo utilizados fora do contexto permitido.

O juiz fundamentou sua decisão no artigo 300 do Código de Processo Civil, que permite a concessão de medidas provisórias quando há risco de dano irreparável ou de difícil reparação ao equilíbrio da disputa eleitoral. No caso, a circulação irregular de propaganda sonora foi considerada um risco ao equilíbrio do pleito. Além disso, foi estipulada uma multa de R$ 30 mil em caso de descumprimento da decisão.

A liminar também autoriza, em caso de reincidência, a apreensão dos equipamentos de som utilizados na irregularidade, uma medida que visa garantir a igualdade entre os candidatos e assegurar que o processo eleitoral ocorra dentro das normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

“Essa decisão marca mais um capítulo na disputa entre Nicinha Melo e Flávio Marques, com a coligação de Nicinha comemorando o que considera uma vitória crucial para garantir a legalidade e o equilíbrio da campanha eleitoral. Com a Justiça Eleitoral agindo prontamente para coibir irregularidades, Nicinha Melo reforça sua posição como uma candidata comprometida com a ética e o respeito às normas democráticas”, destacou a assessoria de Nicinha.

Brejinho: Gilson Bento entrega Cemitério Público em Placas de Piedade

Por André Luis Nesta quarta-feira (8), o prefeito Gilson Bento realizou a entrega de um Cemitério Público para a comunidade de Placas de Piedade, um momento de grande importância para os moradores da região. Além disso, durante a cerimônia, foi assinada uma Ordem de Serviço para a reforma da Pracinha central do Povoado. A construção […]

Por André Luis

Nesta quarta-feira (8), o prefeito Gilson Bento realizou a entrega de um Cemitério Público para a comunidade de Placas de Piedade, um momento de grande importância para os moradores da região. Além disso, durante a cerimônia, foi assinada uma Ordem de Serviço para a reforma da Pracinha central do Povoado.

A construção do Cemitério Público era um anseio antigo da comunidade de Placas de Piedade, e finalmente se concretizou com a entrega realizada pelo prefeito Gilson Bento. Essa obra representa um avanço significativo para a região, proporcionando um local adequado e digno para a realização de sepultamentos e homenagens póstumas.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância das obras para a população local. “Essas melhorias eram esperadas pela comunidade de Placas há muitos anos, e agora estamos entregando à população”, ressaltou Gilson Bento. 

Além do prefeito Gilson Bento, estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Naldo de Valdim, os vereadores Rossinei, Tony, Galeguinho e Inácio, bem como todo o secretariado do município. 

A assinatura da Ordem de Serviço para a reforma da Pracinha central do Povoado também foi um momento importante durante a cerimônia. A reforma desse espaço público visa proporcionar um ambiente agradável e acolhedor para os moradores, promovendo a convivência social e o lazer, além de valorizar a identidade local.

Câmara realizará sessão solene pelos 74 anos de Tabira

A Câmara de Vereadores de Tabira realizará Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 74 anos de emancipação política de Tabira. A sessão ocorre no próximo sábado, dia 27 de maio, às 16h, na sede do poder legislativo. O presidente Valdemir Filho e demais vereadores estão convidando a população para participar da entrega de outorga […]

A Câmara de Vereadores de Tabira realizará Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 74 anos de emancipação política de Tabira.

A sessão ocorre no próximo sábado, dia 27 de maio, às 16h, na sede do poder legislativo.

O presidente Valdemir Filho e demais vereadores estão convidando a população para participar da entrega de outorga de título de cidadão tabirense e medalha Pedro Pires de honra ao mérito.

Ainda será inaugurada a galeria das mulheres tabirenses na política, que levará o nome da escritora e ex-secretária da casa, Nevinha Pires.

Em Serra, vereador André Maio atrai questionamentos por apoio a Charlles de Tiringa

Em uma postagem nas redes sociais o vereador André Maio, ligado ao grupo de Sebastião Oliveira, declarou seu “total e irrestrito apoio” à pré-candidatura de Charlles de Tiringa a Deputado Federal. Ele trocou o apoio que havia sinalizado a Waldemar Oliveira alegando que “trabalhou fiado” pra o Federal,  além de garantir apoio ao seu irmão,  Sebastião […]

Em uma postagem nas redes sociais o vereador André Maio, ligado ao grupo de Sebastião Oliveira, declarou seu “total e irrestrito apoio” à pré-candidatura de Charlles de Tiringa a Deputado Federal.

Ele trocou o apoio que havia sinalizado a Waldemar Oliveira alegando que “trabalhou fiado” pra o Federal,  além de garantir apoio ao seu irmão,  Sebastião Oliveira,  para Estadual.

Em sua defesa,  diz que o candidato pelo PSDB “é um exemplo de superação, de coragem e de fé. Um homem que saiu da roça, da zona rural, que morou em casa de taipa, que enfrentou todas as dificuldades da vida, mas que nunca desistiu de sonhar. Pelo contrário: transformou sua luta em vitória e sua história em inspiração para milhares de pessoas”.

De fato, Charlles e Tiringa,  com milhões de seguidores,  tem um espaço no país construído através do humor. As tiradas envolvendo o sisudo Tiringa, descoberto por Charlles,  rodam o país. A pergunta que fica é qual plataforma,  programa, ideias serão defendidas por Charlles, se eleito.

Aliado e adepto do bolsonarismo,  um direito,  o humorista e empresário tem aderido a pautas ultra conservadoras. Em uma das mais polêmicas,  disse em determinada oportunidade que os pais tinham direito de escolha a vacinar ou não seus filhos, expondo a filha menor no colo.

Não apenas em Pernambuco,  políticos têm buscado amparo em influencers. Não pelo conteúdo programático ou posições,  mas pelo que podem oferecer de votos com o apoio dos que condenam a política tradicional. É o que se chama “efeito Tiririca”, referência ao humorista que teve votação recorde com o slogan “pior do que está,  não fica”.

Recentemente,  o presidente da AMUPE, Marcelo Gouveia comemorou a filiação de Galo Cego,  cuja imagem é rigorosamente ligada ao humor,  sem nenhuma contribuição ao debate sobre os desafios do país.

Pior, não há uma legislação que coloque os mortais comuns no mesmo patamar desses nomes, mais fortes em influência que conteúdo,  inclusive,  com estrutura econômica para em alguns casos construir bases de apoio que tornam ainda mais desigual a disputa.

Não há crítica à atividade humorística. Ao contrário,  em um país de desigualdades, a resiliência do brasileiro está em rir de tudo e nisso,  eles são queridos e exaltados por esse talento. O debate reside no modelo de país que queremos e que espaço há para eles nesse sentido,  de contribuir em desafios tão complexos que o país aponta para o futuro.

Boa sorte, Brasil…

Cristiano Menezes: “Eu vim ajudar a transformar Serra Talhada e estou à disposição de Luciano Duque”

Na segunda-feira (29), a Rádio Serra FM entrevistou o secretário de Obras e Infraestrutura, Cristiano Menezes (PT), pré-candidato da situação a prefeito de Serra Talhada em 2020. Falando à Juliana Lima e Joãozinho Teles, o secretário de Duque reforçou sua pré-candidatura e apoio ao grupo governista. “Eu vim pra cá ajudar a transformar a cidade […]

Na segunda-feira (29), a Rádio Serra FM entrevistou o secretário de Obras e Infraestrutura, Cristiano Menezes (PT), pré-candidato da situação a prefeito de Serra Talhada em 2020.

Falando à Juliana Lima e Joãozinho Teles, o secretário de Duque reforçou sua pré-candidatura e apoio ao grupo governista. “Eu vim pra cá ajudar a transformar a cidade de Serra Talhada e foi (sic) de fato o que esse governo de Luciano Duque vem fazendo. Estou à disposição do prefeito Luciano Duque, de Serra Talhada e do grupo”.

Ele  também comentou os boatos de que o grupo já teria definido o nome de Márcia Conrado. “Eu acredito no que Luciano Duque vem dizendo, que a escolha ainda está em aberto. Márcia de fato tem caminhado, e ela está no papel dela. Tem trabalhado, se colocado à disposição, tem uma gestão exitosa na Secretaria de Saúde, tem condições de ser candidata e prefeita, mas se render dentro do processo é se entregar. Porém eu não tenho nenhuma vaidade, no momento que Luciano Duque ou grupo chegar e disser que é nossa candidatura é inviável não tenho problema com isso”.

Cristiano saiu do PT de São José do Belmonte e se filiou ao PT de Serra Talhada, conduzido atualmente por Júnior Moraes. Nos bastidores há quem aposte que a estratégia do PT local é indicar Cristiano Menezes para compor a chapa governista, apesar do prefeito Luciano Duque ter se desfiliado do partido do ex-presidente Lula.