Notícias

Segundo Datafolha, Bolsonaro tem baixa aprovação. Presidente contesta

Por Nill Júnior
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Prestes a completar 100 dias no cargo, Jair Bolsonaro tem a pior avaliação já registrada para um presidente em início de mandato.

Segundo o instituto Datafolha, 30% dos brasileiros consideram o governo de Bolsonaro ruim ou péssimo, índice semelhante ao daqueles que consideram ótimo ou bom (32%) ou regular (33%).

Bolsonaro perde para Dilma, Lula, FHC e Collor. Seu comportamento é considerado inadequado e até seus eleitores estão frustrados. “Os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, alvos frequentes de críticas do atual presidente, eram mal avaliados apenas por 10% e 7% da população ao fim dos primeiros três meses do governo”.

A pesquisa também capta um sentimento de frustração generalizado. Para 61% dos ouvidos, Bolsonaro fez menos do que se esperava no exercício do cargo.

Presidente ironiza pesquisa: o presidente Jair Bolsonaro reagiu em sua conta no Twitter com um “kkkkkkk” a dados que seriam parte da pesquisa Datafolha divulgada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo.

No tuíte, o presidente da República postou o que seriam dados da pesquisa sobre a “imagem do presidente” em que se pergunta se os entrevistados consideram-no pouco ou muito inteligente. A mesma questão é feita em relação aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Na imagem postada por Bolsonaro, 58% o consideram muito inteligente, contra 85% que considerariam Dilma muito inteligente e, 69%, Lula. Outros 39% o considerariam pouco inteligente, contra 9% de Dilma e 24% de Lula.

Segundo a pesquisa, pouco mais de três meses após a posse, o presidente Jair Bolsonaro tem a pior avaliação entre os presidentes de primeiro mandato desde a redemocratização de 1985.

O governo é ruim ou péssimo para 30% dos brasileiros, índice semelhante ao daqueles que consideram ótimo ou bom (32%) ou regular (33%). Não souberam opinar 4% dos entrevistados.

O instituto ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios nos dias 2 e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Outras Notícias

Paulo Câmara cobra agenda de desenvolvimento em paralelo à reforma da Previdência

Durante o Fórum Nordeste, em Brasília, governador alertou a União sobre a paralisia de ações e da necessidade de retomada do crescimento dos Estados O governador Paulo Câmara defendeu, nesta quarta-feira (26/06), durante reunião do Fórum Nordeste com o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, a execução de uma agenda de desenvolvimento para o […]

Fotos: Luis Macedo/Agência Câmara

Durante o Fórum Nordeste, em Brasília, governador alertou a União sobre a paralisia de ações e da necessidade de retomada do crescimento dos Estados

O governador Paulo Câmara defendeu, nesta quarta-feira (26/06), durante reunião do Fórum Nordeste com o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, a execução de uma agenda de desenvolvimento para o país dissociada da discussão da reforma da Previdência.

No encontro, realizado no escritório de representação do Ceará, em Brasília, Paulo Câmara pontuou que a concentração do debate nacional no tema, provocada pelo Governo Federal, tem impedido o avanço de um conjunto de medidas com impacto significativo nas economias dos Estados.

“Quem tem como pauta única a reforma da Previdência é o Governo Federal. Nós governadores estamos lidando com seis meses de paralisia em todas as áreas, e precisamos encontrar caminhos para o retorno dos investimentos, da geração de empregos e a retomada do crescimento em nossos Estados”, afirmou o governador de Pernambuco.

Ao longo da reunião com Rodrigo Maia, Paulo Câmara e os demais governadores nordestinos ressaltaram a importância de o Congresso Nacional analisar novas fontes de financiamento para os Estados, tendo como ponto de partida pautas que já estão tramitando no Legislativo. No conjunto de pontos destacados pelos governadores estão  a cessão onerosa, o Fundo Social, a securitização da dívida, alterações no Fundo de Participação  dos Estados (FPE), Plano Mansueto, entre outros.

“Essa agenda já conta com um bom entendimento do Congresso Nacional e dialoga diretamente com a retomada dos investimentos no nosso País. Vai nos dar mais garantias para reforçar as ações do poder público nas áreas de educação, saúde, segurança e na geração de emprego e renda”, frisou Paulo Câmara.

Câmara de Tuparetama realiza agendamento para biometria eleitoral até terça-feira

A Câmara Municipal de Tuparetama está realizando, entre os dias 3 e 5 de novembro, o agendamento para o cadastro biométrico eleitoral, no espaço do Orelhão Digital. O serviço é voltado tanto para quem vai tirar o primeiro título de eleitor quanto para quem já possui o documento e ainda não realizou o cadastro biométrico. […]

A Câmara Municipal de Tuparetama está realizando, entre os dias 3 e 5 de novembro, o agendamento para o cadastro biométrico eleitoral, no espaço do Orelhão Digital.

O serviço é voltado tanto para quem vai tirar o primeiro título de eleitor quanto para quem já possui o documento e ainda não realizou o cadastro biométrico. O atendimento está sendo feito presencialmente, durante o horário de expediente da Câmara.

Após o agendamento, o atendimento biométrico será realizado nas unidades da Justiça Eleitoral em São José do Egito, conforme o cronograma estabelecido.

A iniciativa busca facilitar o acesso dos eleitores de Tuparetama ao serviço, garantindo a regularização do título e o exercício pleno da cidadania.

“Se você deseja ficar em dia com a Justiça Eleitoral e exercer o seu direito de cidadania, venha à Câmara Municipal de Tuparetama realizar o seu agendamento”, reforça o comunicado da instituição.

Material de Aécio esgota, diz Aline

A vereadora Aline Mariano, da bancada tucana na Câmara do Recife, transformou seu comitê da campanha de deputada estadual em Afogados da Ingazeira, QG regional da campanha de Aécio. Fez tanto sucesso, segundo ela, que a procura por material do tucano foi muito além da expectativa. “Tive que reabastecer por mais três vezes”, disse Aline. […]

image_preview

A vereadora Aline Mariano, da bancada tucana na Câmara do Recife, transformou seu comitê da campanha de deputada estadual em Afogados da Ingazeira, QG regional da campanha de Aécio.

Fez tanto sucesso, segundo ela, que a procura por material do tucano foi muito além da expectativa. “Tive que reabastecer por mais três vezes”, disse Aline.

da Coluna Diário Político

Fabrizio Ferraz anuncia parceria com presidente da Câmara Municipal de Cabrobó

O deputado estadual Fabrizio Ferraz anunciou uma nova parceria no Sertão do São Francisco firmada com o vereador e presidente da Câmara Municipal de Cabrobó, Dim Saraiva. Ferraz, que está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, tem se destacado pela trabalho na Casa com a elaboração de políticas públicas, reuniões e importantes articulações. No sertão, […]

O deputado estadual Fabrizio Ferraz anunciou uma nova parceria no Sertão do São Francisco firmada com o vereador e presidente da Câmara Municipal de Cabrobó, Dim Saraiva. Ferraz, que está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, tem se destacado pela trabalho na Casa com a elaboração de políticas públicas, reuniões e importantes articulações.

No sertão, o parlamentar tem tido um crescimento notório e atraído cada vez mais o apoio popular. Com a nova parceria, o grupo político do deputado ganha uma força muito importante.

“Dim Saraiva tem sido um quadro de destaque em nosso Estado pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente da Câmara Municpal, além de ser empresário e um grande agricultor. Juntos, iremos reforçar o trabalho e ampliar a destinação de recursos para o município e para toda a região. Essa aliança vem para consolidar também a pré-candidatura de Saraiva a prefeito de Cabrobó e reafirmar a nossa disposição em fazer muito mais pela população”, disse Fabrizio Ferraz.

O acordo de trabalho foi fechado na tarde dessa segunda-feira, durante um encontro na fazenda do deputado estadual Fabrizio Ferraz, no município de Floresta. O deputado reiterou ainda que a interlocução com o município fica fortalecida e que uma agenda de soluções para as demandas mais prementes da região será elaborada.

“Estaremos junto com Dim Saraiva para enfrentarmos os principais desafios do município e trazer mais benefícios para o povo”, finalizou.

Serra Talhada: MP recomenda acompanhamento do estoque das farmácias básicas

Emissão de documentos médicos também devem ser acompanhados. Após tomar conhecimento de que médicos contratados pela Prefeitura de Serra Talhada e vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) estariam prescrevendo aos usuários medicamentos que não estão previstos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a Secretaria de […]

Emissão de documentos médicos também devem ser acompanhados.

Após tomar conhecimento de que médicos contratados pela Prefeitura de Serra Talhada e vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) estariam prescrevendo aos usuários medicamentos que não estão previstos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a Secretaria de Saúde do município adotasse providências para que esses profissionais priorizem as medicações incluídas na referida relação.

Segundo o documento, casos constate que o medicamento oferecido pelo SUS não seja eficaz para o caso específico de seu paciente, o médico poderá prescrever outro não padronizado, desde que justifique as razões por escrito, em laudo médico.

“A falta de prioridades na adoção, pelo profissional médico, de produtos padronizados, constantes na Rename, tem influenciado na desarticulação da assistência farmacêutica no âmbito dos serviços de saúde”, comentou o promotor de Justiça Rodrigo Amorim da Silva Santos.

Além disso, os médicos também deverão ser orientados a emitirem documentos com caligrafia legível, preferencialmente digitado ou, em caso de impossibilidade, com letra de fôrma, sob o risco de responderem por infração administrativa perante o Conselho Regional de Medicina.

“A emissão de documentos médicos ilegíveis tem o potencial de colocar em risco a vida dos usuários, tanto para postergar o fornecimento de medicamento em razão da ilegibilidade da caligrafia, ou por possibilitar a dispensação equivocada de medicamentos pela incompreensão do que fora prescrito”, destacou o promotor.

Ainda segundo a publicação, caso a Farmácia Básica do município identifique que a receita médica apresentada pelo usuário prescreve medicamentos não padronizados pelo SUS sem as devidas justificativas médicas, deverão ser adotadas providências administrativas imediatas para submeter o usuário a nova consulta médica, a fim de verificar a possibilidade de substituição do medicamento por outro que esteja disponível à dispensação para a população.

Por fim, a recomendação reforça que o município deverá manter a regularidade dos estoques de medicamentos inerentes à atenção básica, tanto na farmácia do município, quanto nas demais unidades de saúde.