São José do Egito vai ganhar mais uma escola no padrão FNDE
Por André Luis
O Secretário de Educação de São José do Egito, Henrique Marinho, esteve na manhã desta terça (06.07), no local onde será erguida mais uma escola da rede municipal.
Segundo o secretário, a planta é idêntica ao prédio que foi construído para a Escola Professora Rosa do Prado São José. A estrutura vai contar com 12 salas de sala, laboratórios, auditório, setor administrativo e quadra coberta com arquibancada e vestiários.
O projeto está na etapa de levantamento topográfico e nivelamento do solo. A nova escola será construída em um terreno do antigo Parque de Exposições.
“Na sua construção vai gerar emprego e renda para nosso povo. Quando estiver pronta, vai contribuir para o desenvolvimento do conhecimento de nossas crianças”, comentou Henrique Marinho.
Estima-se que por dia são depositadas a céu aberto em Pernambuco 4,4 toneladas de lixo. Nesse sentido, o levantamento feito pelo Tribunal de Contas de PE em 2017, divulgado em fevereiro deste ano, aponta que 114 municípios do Estado (62%) descumprem a Lei Nº 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual trata da destinação correta […]
Estima-se que por dia são depositadas a céu aberto em Pernambuco 4,4 toneladas de lixo. Nesse sentido, o levantamento feito pelo Tribunal de Contas de PE em 2017, divulgado em fevereiro deste ano, aponta que 114 municípios do Estado (62%) descumprem a Lei Nº 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual trata da destinação correta dos resíduos sólidos, através, entre outros pontos, da eliminação dos lixões, que deveriam ter sido encerrados até agosto de 2014.
Também de acordo com levantamento apresentado pelo TCE, de agosto de 2014 até 20 de fevereiro de 2018, já foram despejados no meio ambiente cerca de 5,7 milhões de toneladas de lixo – o suficiente para ocupar mil campos de futebol. Segundo o estudo, 51 municípios (27,7%) depositam os resíduos de forma correta, em aterros sanitários, enquanto que 10,3% das cidades operam com aterros controlados. Dados do Tribunal apontam ainda que Pernambuco vai precisar de ao menos nove anos e quatro meses para acabar com os lixões, se mantido o ritmo de implantação dos aterros sanitários dos últimos dois anos.
Baseado em dados como esses e nos impactos ambientais, bem como, nos riscos à saúde, atrelados à destinação incorreta do lixo, o deputado estadual Zé Maurício, à frente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMAS) da Alepe, propôs visitas periódicas aos principais aterros sanitários e lixões do Estado, a fim de identificar in loco o tratamento dado aos resíduos sólidos em PE. A primeira delas está prevista para terça-feira (20/03) ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR Candeias), que recebe os resíduos provenientes de Jaboatão, Recife, Cabo de Santo Agostinho, Moreno, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.
“Desde 2017, vimos promovendo debates no âmbito da CMAS, com personalidades e instâncias relacionadas à destinação correta dos resíduos sólidos, para tentarmos chegar a uma solução viável para o problema”, aponta Zé Maurício. “Além dos catadores, recebemos membros da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), prefeitos de alguns municípios pernambucanos, como o de Toritama (que teve seu lixão desativado no último mês de dezembro); profissionais que atestaram o potencial de geração de energia através do lixo, comprovada em outros países; órgãos como a CPRH, que os mostrou a importância do ICMS Socioambiental para a destinação correta dos resíduos; e profissionais como o Sr. Laércio Queiroz, que nos demonstrou a relevância do investimento em consórcios intermunicipaispara a resolução dessa questão”, detalha o parlamentar.
Segundo o deputado, as visitas – que devem acontecer até junho na Região Metropolitana do Recife, Agreste, Sertão e Zona da Mata – representam o reconhecimento do real impacto desses espaços para população e das iniciativas que já vêm implementadas para o problema. “Elas (as visitas) contribuirão para posteriormente realizarmos audiências públicas, com os principais entes envolvidos na gestão dos resíduos sólidos em Pernambuco, na perspectiva de ajudar na construção de uma política sustentável e sustentada de manejo desses materiais no Estado”, pontua.
Por Anchieta Santos O prefeito de Ingazeira e presidente em exercício da Amupe, Luciano Torres (PSB), pediu ao secretário Iran Costa (saúde) o envio de soro antiofídico para os hospitais do interior. Só este mês, disse ele, três pessoas foram picadas por cobra em seu município e todas tiveram que ir para o Recife. Se casos simples […]
O prefeito de Ingazeira e presidente em exercício da Amupe, Luciano Torres (PSB), pediu ao secretário Iran Costa (saúde) o envio de soro antiofídico para os hospitais do interior.
Só este mês, disse ele, três pessoas foram picadas por cobra em seu município e todas tiveram que ir para o Recife. Se casos simples como este pudessem ser tratados no interior, disse o prefeito, o HR (Recife) não vivia superlotado.
Nesta segunda-feira (28) o Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque esteve em reunião com representantes de empresários chineses que pretendem se instalar no Brasil, mais precisamente em Pernambuco e, a Capital do Xaxado tem estado na mira destes empresários. O primeiro contato aconteceu quando do seminário sobre a Zona Franca do Semiárido que aconteceu na […]
Nesta segunda-feira (28) o Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque esteve em reunião com representantes de empresários chineses que pretendem se instalar no Brasil, mais precisamente em Pernambuco e, a Capital do Xaxado tem estado na mira destes empresários.
O primeiro contato aconteceu quando do seminário sobre a Zona Franca do Semiárido que aconteceu na cidade no último dia 8, na oportunidade o prefeito foi apresentado, pelo empresário Giovani Andrada, ao representante do grupo Chinês e na oportunidade agendou a reunião que aconteceu nesta segunda-feira.
Segundo Luciano Duque, a reunião aconteceu na sede da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) no Recife, e nela, mais uma vez os representantes chineses demonstrarão a intenção de estreitar um intercâmbio comercial, cultural e sócio-econômico com o Brasil.
“São cerca de 40 indústrias que poderão aportar na cidade, fazendo uma verdadeira revolução em toda região. Não existe nada definido, estamos negociando. É necessário que façamos nosso dever de casa, ou seja, vamos apresentar todo um estudo, apresentar incentivos, estaduais e municipais e mostrar todas as nossa potencialidades, aí então de posse deste estudo eles (os chineses), tomaram sua decisão”, informou Luciano.
Serra Talhada já foi visitada pelos representantes do Grupo Chinês e parte na frente, tanto no oferecimento de mão de obra para atender a demanda das indústrias e montadoras que pretendem instalar no município como em localização geográfica. Com boa logística o município oferece vantagem para escoamento dos produtos.
A Secretaria de Saúde de Carnaíba realizará um mutirão de triagem para atendimentos psicológicos. O objetivo é avaliar, qualificar e reduzir a fila de espera pelo atendimento na rede municipal de saúde. A ação acontecerá nos próximos dias 1 e 2 de março no horário das 07h30 às 13h na própria Secretaria. Nesses dias serão […]
A Secretaria de Saúde de Carnaíba realizará um mutirão de triagem para atendimentos psicológicos. O objetivo é avaliar, qualificar e reduzir a fila de espera pelo atendimento na rede municipal de saúde.
A ação acontecerá nos próximos dias 1 e 2 de março no horário das 07h30 às 13h na própria Secretaria.
Nesses dias serão atendidos todos os pacientes que deixaram o encaminhamento no setor de regulação (marcação de exames). “A ideia é fazer a escuta de todos os pacientes para podermos direcionar para algum serviço de saúde. Surgiu essa necessidade depois de fazermos uma triagem nessa fila de espera e identificarmos situações que podem ter outros encaminhamentos”, ressaltou a secretária de Saúde, Alessandra Noé.
A Secretaria de Saúde recomenda que quem já está com o encaminhamento, procure seu ACS ou Unidade Básica de Saúde onde é cadastrado para mais informações, caso esse contato não tenha sido feito ainda.
O candidato a prefeito de Betânia, Val Araújo (Republicanos), e o melhor posicionado da oposição, Bebe Água, do PSB, se reúnem hoje para definir seu futuro em Betânia. Isso porque a candidata governista Aline Araújo lidera as intenções de voto. Uma pesquisa da Revista Total nos dias 6 e 7 de agosto de 2024, mostrou Aline Araújo […]
O candidato a prefeito de Betânia, Val Araújo (Republicanos), e o melhor posicionado da oposição, Bebe Água, do PSB, se reúnem hoje para definir seu futuro em Betânia.
Isso porque a candidata governista Aline Araújo lidera as intenções de voto. Uma pesquisa da Revista Total nos dias 6 e 7 de agosto de 2024, mostrou Aline Araújo liderando os principais cenários. Na oposição, Bebe Água é o nome melhor pontuado, com Wal Araújo como terceira opção.
Assim, a única opção para a oposição ter alguma chance é a aliança entre Bebe Água e Wal Araújo. Por isso os candidatos se reúnem neste domingo para um acerto definitivo.
Wal e Bebe Água confirmam a reunião que buscará um acordo para a aliança do bloco. Caso contrário, morrem abraçados.
Você precisa fazer login para comentar.