Sem categoria

Rogério Leão nega contas rejeitadas e diz que fora de Serra, não conhece um vereador que apoie Carlos Evandro

Por Nill Júnior

p1O ex-prefeito de São José do Belmonte e Diretor do Porto do Recife , Rogério Leão (PR), também respondeu falando ao blog o questionamento de Carlos Evandro (PSB), que afirmou à Rádio A Voz do Sertão que outros nomes tinham problemas com o TCE e também disputariam mandatos, citando o candidato que será apoiado pelo grupo de Inocêncio Oliveira em Serra Talhada.

“Já tive cinco contas julgadas pela Câmara de Vereadores de Belmonte, todas aprovadas. Houve um período em que a oposição era maioria e ainda assim aprovou minhas contas por unanimidade. Pra mim isso é despreparo e desespero. É a segunda vez que ele me cita assim. Sugiro que Carlos Evandro faça o que eu tenho feito. Estou trabalhando muito, andando pelo Estado para fortalecer meu projeto. Já quanto a ele, desconheço apoio  de um vereador sequer fora de Serra”, alfinetou.

Leão disse ainda que além de contar com o apoio de nomes como Inocêncio e Sebastião Oliveira, tem quatro vereadores antenados com seu projeto. “Não acredito que Carlos Evandro seja candidato, mas sendo ou não, vou brigar para ser majoritário em Serra”.

No Pajeú, Rogério ainda conta com apoios em cidades como Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Flores, Tuparetama, São José do Egito e Itapetim. Ele acredita que juntamente com Anchieta Patriota e Ângelo Ferreira fará o tripé dos mais votados no Pajeú para Alepe.

Outras Notícias

“Sou candidato, serei senador de Pernambuco”, afirma Miguel Coelho

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (11), para reafirmar sua pré-candidatura ao Senado Federal por Pernambuco. A manifestação ocorre em meio a especulações políticas sobre o futuro da candidatura e após a repercussão da Operação Vassalos, que teve como alvos integrantes da família Coelho. Na gravação, Miguel afirma […]

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (11), para reafirmar sua pré-candidatura ao Senado Federal por Pernambuco. A manifestação ocorre em meio a especulações políticas sobre o futuro da candidatura e após a repercussão da Operação Vassalos, que teve como alvos integrantes da família Coelho.

Na gravação, Miguel afirma que segue no projeto eleitoral e que pretende disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026.

“Quero reafirmar: sou candidato, serei senador de Pernambuco com muita fé em Deus e podendo contar com a confiança dos homens e das mulheres pernambucanos”, declarou.

Nos últimos dias, comentários nos bastidores da política indicavam dúvidas sobre a manutenção da candidatura. No vídeo, o ex-prefeito critica o que chamou de “muito mimimi” e “muita conversa desencontrada” em torno do tema.

Miguel Coelho também comentou a discussão sobre a possível federação entre o Progressistas (PP) e o União Brasil, que tem sido debatida no cenário nacional. Segundo ele, a decisão sobre os rumos políticos da legenda em Pernambuco caberá ao próprio partido.

“A federação União Progressista ainda não foi homologada. E ninguém vai poder tomar decisão pela União Brasil senão nós que somos do partido”, afirmou.

O ex-prefeito destacou ainda o tamanho da sigla e sua presença política no estado, citando a representação do partido entre prefeitos, deputados e vereadores.

Ao final da mensagem, Miguel Coelho reforçou que pretende disputar o cargo e afirmou que a candidatura será mantida até a eleição.

“Seremos candidatos e vamos ganhar no voto, mostrando ao povo de Pernambuco como se faz política de transformação”, disse.

A declaração ocorre em um momento de intensificação das articulações políticas em Pernambuco para a formação das chapas que disputarão as eleições de 2026.

TCE-PE alerta gestores sobre exigências do STF para pagamento de emendas parlamentares

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) emitiu um alerta formal a gestores estaduais e municipais sobre a impossibilidade de iniciar a execução orçamentária e financeira das emendas parlamentares impositivas previstas para 2026. A vedação é imediata e permanecerá em vigor até que o TCE-PE certifique o cumprimento integral dos requisitos de transparência e de […]

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) emitiu um alerta formal a gestores estaduais e municipais sobre a impossibilidade de iniciar a execução orçamentária e financeira das emendas parlamentares impositivas previstas para 2026.

A vedação é imediata e permanecerá em vigor até que o TCE-PE certifique o cumprimento integral dos requisitos de transparência e de rastreabilidade sobre a destinação de recursos, previstos na Resolução TC nº 302/2025.

A decisão foi tomada por unanimidade e anunciada pelo presidente Carlos Neves durante sessão do Pleno desta quarta-feira (11).  A medida atende determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecida na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854/2025. No entendimento do STF, a liberação dos recursos depende da comprovação prévia de que estados e municípios adotam mecanismos de transparência e rastreabilidade que permitam acompanhar a origem e a destinação das emendas. A verificação desse cumprimento cabe aos Tribunais de Contas.

A resolução do TCE-PE lista os requisitos necessários para o estado e municípios. Entre elas estão a existência de legislação própria sobre o tema e o envio de uma declaração ao Tribunal, em formulário específico.

Até agora, a maioria dos órgãos públicos informou não atender plenamente aos critérios exigidos. Diante disso, o TCE-PE encaminhou aos gestores Planos de Ação com orientações para corrigir as falhas identificadas, mas reforçou que a simples apresentação do plano não autoriza o início da execução das emendas.

Os recursos só poderão ser utilizados após o TCE-PE emitir certificação de que o estado ou município cumpre integralmente todos os requisitos previstos nos art. 4º, § 3º, da Resolução TC nº 302/2025.

No alerta, o presidente Carlos Neves orienta os gestores a adotarem, em prazo hábil, todas as providências necessárias para evitar prejuízos à execução das emendas ao longo do ano. A situação será considerada regular apenas quando o governo estadual ou a prefeitura adotar as medidas exigidas e comunicar ao TCE-PE. Somente então o Tribunal poderá deliberar sobre o início da execução das emendas.

Duplicação da BR-232 até Serra Talhada: entenda o passo a passo da obra

​A espera é longa, mas o projeto está andando. No comentário para o Jornal Itapuama desta quinta-feira (12), destaco o passo a passo da obra que promete transformar a logística e a segurança do Sertão pernambucano: a duplicação da BR-232 até Serra Talhada. ​Destaco o aspecto das audiências públicas em Arcoverde e Belo Jardim, previstas […]

​A espera é longa, mas o projeto está andando.

No comentário para o Jornal Itapuama desta quinta-feira (12), destaco o passo a passo da obra que promete transformar a logística e a segurança do Sertão pernambucano: a duplicação da BR-232 até Serra Talhada.

​Destaco o aspecto das audiências públicas em Arcoverde e Belo Jardim, previstas no cronograma da duplicação para discutir temas como impactos ambientais na rota da duplicação.

Também há de se dividir os momentos. Esse, o da elaboração do projeto da obra, orçado em R$ 250 milhões,  antes mais de R$ 2 bilhões na execução da obra, parceria entre Governo Federal e Governo do Estado.

Raquel Lyra na Manhã Total desta sexta

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, inicia nesta quinta-feira (12) uma agenda de visitas pelo Sertão do Pajeú. Na sexta-feira, ela nos concede entrevista dentro do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, a partir das 08h da manhã. Um momento importante para falar sobre ações e investimentos do Governo do Estado na região. Também para […]

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, inicia nesta quinta-feira (12) uma agenda de visitas pelo Sertão do Pajeú.

Na sexta-feira, ela nos concede entrevista dentro do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, a partir das 08h da manhã. Um momento importante para falar sobre ações e investimentos do Governo do Estado na região. Também para debater outros temas de interesse do Estado, em um ano desafiador onde a gestora tem agenda administrativa e política, quando disputará a reeleição.

A entrevista também será retransmitida pela nossa parceira Rádio Cultura FM, de São José do Egito, na frequência 94,7 FM, ampliando o alcance das informações para toda a região.

Romero Sales no Debate das Dez, da Rádio Pajeú

O deputado estadual Romero Sales Filho participa, nesta quinta-feira (12), do programa Debate das Dez, da Rádio Pajeú. Durante a entrevista, o parlamentar deve comentar a entrega de equipamentos agrícolas realizada na noite da quarta-feira (11) em Afogados da Ingazeira. A ação, articulada junto ao Governo de Pernambuco, contemplou associações rurais com equipamentos destinados ao […]

O deputado estadual Romero Sales Filho participa, nesta quinta-feira (12), do programa Debate das Dez, da Rádio Pajeú.

Durante a entrevista, o parlamentar deve comentar a entrega de equipamentos agrícolas realizada na noite da quarta-feira (11) em Afogados da Ingazeira. A ação, articulada junto ao Governo de Pernambuco, contemplou associações rurais com equipamentos destinados ao fortalecimento da agricultura familiar.

No programa, Romero Sales também deve abordar pautas relacionadas à atuação na Assembleia Legislativa de Pernambuco e às demandas da região do Pajeú.

O deputado conta com o apoio do grupo de oposição em Afogados da Ingazeira, liderado por Danilo Simões. Também integram o grupo os vereadores Edson do Cosmético e Zé Negão, além do gerente de articulação da Casa Civil, Edson Henrique.

Você pode ouvir e fazer perguntas sintonizando FM 99,3 e ligando para (87) 3838-1213, pela Internet no www.radiopajeu.com.br/portal ou em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play, ou Apple Store, para iPhone. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. Para participar pelo zap, o número é (87) 9-9956-1213. Você ainda pode assistir pelo YouTube e Facebook.