Notícias

Rodrigo Novaes (PSD) pede criação de varas especializadas no combate ao crime organizado

Por Nill Júnior
Foto: Jarbas Araújo

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) realizou, nesta segunda-feira (19), indicação para criação de varas especializadas no combate ao crime organizado. O anúncio foi feito durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A iniciativa trará mais isenção e efetividade na tramitação das condenações e nas investigações dos crimes. A indicação seguirá para o poder judiciário, a quem cabe a criação destas varas, e ao governo do Estado.

“O tráfico de drogas e armas, assaltos a bancos e grupos de extermínios são graves ameaças à segurança nacional e devem ser combatidos com a máxima energia por parte do Estado”, destacou Novaes.

O parlamentar explicou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio de uma norma em 2006, já havia recomendado aos sistemas judiciários federais e estaduais a criação de tais varas especializadas. “Os estados do Maranhão, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Pará, Bahia, Roraima e Santa Catarina já criaram suas, e cabe a Pernambuco ser também protagonista nas ações de combate ao crime organizado”, relatou.

“Não se pode pensar em segurança pública somente imaginando o batedor de carteira e pequenos roubos, o Rio de Janeiro está aí servindo de exemplo negativo para todo o país. É preciso expertises e polícia preparada para todo tipo de crime”, disse.

Com a implantação das varas especializadas espera-se uma maior integração com outros órgãos, a exemplo da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deco), do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Ministério Público Estadual (MPPE). O vice-líder do governo ressaltou ainda que, na próxima terça (20), irá reiterar este pedido ao governador Paulo Câmara.

Outras Notícias

Serra Talhada realiza segunda noite do São João com campanha para proteção das mulheres‏

O São João das Tradições na Terra do Xaxado em homenagem a Ivaldo Nogueira, viveu sua segunda noite da festa junina. A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a campanha de prevenção, com distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além da panfletagem realizada durante o evento. Outra ação da Prefeitura, através da Secretaria de […]

DSC_0084

O São João das Tradições na Terra do Xaxado em homenagem a Ivaldo Nogueira, viveu sua segunda noite da festa junina. A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a campanha de prevenção, com distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além da panfletagem realizada durante o evento.

Outra ação da Prefeitura, através da Secretaria de Mulher, mobilizou homens para adesão a campanha “Eles por Elas”, realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), que visa à conscientização masculina acerca do combate à violência contra a mulher.

DSC_1154

Durante a apresentação do cantor Geraldo Cardoso, a equipe da Secretaria da Mulher abordou os homens que estavam no pátio da Estação do Forró para preenchimento do formulário de adesão a campanha, adesivando e registrando fotos da adesão de cada um dos homens que foram sensibilizados para contribuírem nesta iniciativa.

No Palco, além de Geraldo Cardoso, o Forró do Firma comandou a programação. Com o apoio da polícia militar, a segunda noite do São João das Tradições foi de muita alegria e diversão, sem ocorrências, segundo nota.

DSC_1097

João não abandonou ideia de estar com Marília

Em recente conversa com a ex-deputada federal Marília Arraes (PDT), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), cotado ao governo do estado, teria ofertado uma duas vagas à majoritaria para Marília, enquanto que a outra ficaria com o senador Humberto Costa (PT). Na composição, o nome para o cargo de vice-governador seria indicado pelo ministro […]

Em recente conversa com a ex-deputada federal Marília Arraes (PDT), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), cotado ao governo do estado, teria ofertado uma duas vagas à majoritaria para Marília, enquanto que a outra ficaria com o senador Humberto Costa (PT).

Na composição, o nome para o cargo de vice-governador seria indicado pelo ministro Silvio Costa Filho (Republicanos).

Com isso, cairiam por terra as especulações que circulam nos bastidores de que o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) deveria ser o segundo senador na chapa de João Campos (PSB). A informação é do Blog do Elielson.

Flores: divulgada programação junina

A prefeitura de Flores anunciou a programação junina 2017. Apresentações, shows, forró, barracas de artesanato, exposições de fotos, comidas típicas e apresentações das tradicionais quadrilhas juninas e o resgate do Festival do Carro de Boi vão animar integram a programação. Dia 12 no Povoado do Tenório, a atração é  Zueirões  do Forró. Dia 16, no  Povoado do Saco do Romão, […]

A prefeitura de Flores anunciou a programação junina 2017. Apresentações, shows, forró, barracas de artesanato, exposições de fotos, comidas típicas e apresentações das tradicionais quadrilhas juninas e o resgate do Festival do Carro de Boi vão animar integram a programação.

Dia 12 no Povoado do Tenório, a atração é  Zueirões  do Forró. Dia 16, no  Povoado do Saco do Romão,  Ricardo França e Banda. Dia 17, em  Santana D’Almas, Márcio Diniz e Banda. Dia 22 em Sítio dos Nunes,  Neno do Acordeon, Erika Diniz e Banda.

No dia 23 em Sítio dos Nunes, apresentação do Grupo de Bacamarteiros Cabras do Nordeste de Flores, Harry Estigado e Capim com Mel.

Na Sede haverá a caminhada do forró, Bacamarteiros Cabras do Nordeste de Flores,  as apresentações das quadrilhas Melhor Idade e  Flor Arte, além de atrações como John Geração e Forró Pé de Serra.

O povo também vai assistir Desfile de Bacamarteiros e ao festival de Carros de Boi. As festividades na Sede começarão a partir das seis e meia da manhã do dia 24 e vão se estender até a noite. Nos distritos e Povoados, os festejos começarão sempre por volta das oito e meia da noite.

MP impugna candidaturas de Russomano, Marta e Erundina

Por falta da apresentação de documentos considerados obrigatórios pela legislação eleitoral, o Ministério Público Eleitoral de São Paulo impugnou as candidaturas de Celso Russomano (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Luiza Erundina (PSOL) e Major Olimpio (SD) à prefeitura de São Paulo. As impugnações são questionamentos ao pedido de registro das candidaturas e, quando as irregularidades são […]

o-RUSSOMANO-M

Por falta da apresentação de documentos considerados obrigatórios pela legislação eleitoral, o Ministério Público Eleitoral de São Paulo impugnou as candidaturas de Celso Russomano (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Luiza Erundina (PSOL) e Major Olimpio (SD) à prefeitura de São Paulo.

As impugnações são questionamentos ao pedido de registro das candidaturas e, quando as irregularidades são confirmadas, podem impedir que uma pessoa se torne candidata.

Em geral, o atraso na apresentação desses documentos pelos candidatos foi ocasionado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que teve dificuldades para emitir no prazo as certidões de documentos que foram solicitadas pelas candidaturas. Estes documentos precisam ser apresentados à Justiça Eleitoral.

Por meio de nota, o Tribunal de Justiça informou que, no caso de certidões de primeiro grau, a expedição é feita de forma automática. No entanto, nas eleições deste ano, a Justiça Eleitoral começou a exigir certidões de segundo grau, que ainda não são feitas de forma automatizada e que, pela alta demanda, gerou sobrecarga no órgão.

“Os pedidos de certidões excederam em muito a demanda esperada pelo Tribunal – foram mais de 87 mil documentos solicitados, o que gerou sobrecarga na expedição e entrega das certidões”.

Tuparetama vivenciou mais um Balaio Cultural

A Associação de Artistas de Tuparetama (ACATU) realizou no último sábado (1º), com apoio da Prefeitura Municipal, através do secretário de Cultura, Desporto e Turismo do município, Fernando Marques, o Balaio Cultural. O evento foi realizado no Espaço Cultural da Praça da Academia das Cidades de Tuparetama e contou com a participação de: Ramon Farias, […]

A Associação de Artistas de Tuparetama (ACATU) realizou no último sábado (1º), com apoio da Prefeitura Municipal, através do secretário de Cultura, Desporto e Turismo do município, Fernando Marques, o Balaio Cultural.

O evento foi realizado no Espaço Cultural da Praça da Academia das Cidades de Tuparetama e contou com a participação de: Ramon Farias, Rimas em Canto e o Coco Lampião de Serra Talhada.

O Secretário Fernando Marques, comemorou o sucesso do evento. “Mais uma vez foi uma apresentação com uma grande presença de público e com a riqueza das apresentações culturais”, disse.

Segundo Fernando, o Balaio Cultural alcançou um grande sucesso, em 2018, estando desde agora preparando a programação para a edição do 8º aniversário. “Vivemos a expectativa da edição especial de aniversário que será em 5 de janeiro”, disse o secretário.

O Balaio Cultural teve início, em janeiro de 2011, tendo entre os idealizadores, o produtor cultural, Fernando Marques. O evento acontece todo primeiro sábado de cada mês divulgando a cultura sertaneja, os artistas, os talentos de Tuparetama e da região. Este evento vem promovendo a cultura do repente, da poesia, da declamação, da dança, da música, das artes plásticas, do vídeo, do cinema e do teatro, dentre outras.