Notícias

Representante do ProRural integra missão de apoio à piscicultura em Brasília

Por Nill Júnior

O ProRural participou, na última semana, da missão empresarial que levou representantes da Rede Produtiva da Piscicultura da região dos lagos do Rio São Francisco para Brasília. O objetivo das reuniões, que aconteceram na Secretaria da Aquicultura e Pesca e no Ministério do Meio Ambiente, foi buscar soluções para problemas e entraves enfrentados pelos piscicultores do Sertão da Bahia e de Pernambuco, além de buscar alternativas para novos empreendimentos do setor.

No encontro com o Ministério de Meio Ambiente, articulado pela Associação Peixe SF, entidade que representa toda a cadeia produtiva nos Lagos do São Francisco, foram discutidos assuntos como a necessidade de ações emergenciais para a aquisição de hidrotratores para retirada de vegetação aquática como as baronesas e elódias, que causam danos à atividade da piscicultura, assim como a implantação de um sistema público único de monitoramento dos indicadores físico-químicos dos reservatórios de Itaparica, Xingó, Moxotó, e Sobradinho.

Além da pautas nacionais dos piscicultores, foram trados assuntos específicos da região do São Francisco, como a regulamentação e desburocratização dos licenciamentos ambientais e da concessão de outorgas, e cessão de uso das águas públicas e ações de apoio à comercialização dos pescados com as liberações dos selos de inspeção ARTE e SISBI, a missão também pautou a preocupação com a segurança Jurídica dos empreendimentos aquícolas nas águas e lagos da União.

Segundo o coordenador da Unidade de Gestão Territorial do ProRural em Petrolândia, Kleyton Lima, é muito importante estabelecer esse diálogo com a instância federal, para que haja segurança jurídica dos empreendimentos desde a produção ao licenciamento até a comercialização da tilápia na região, que é responsável por grande parte do pescado produzido no país. “Com o encontro foi possível estabelecer um canal de comunicação com os ministérios e as secretarias executivas que regulamentam e que podem colaborar com o desenvolvimento da atividade da piscicultura tanto no Sertão de Itaparica, como também nas outras regiões produtoras de peixe nos Estados de Pernambuco e Bahia. Acredito que ações unificadas de áreas afins e correlatas do Governo Federal com a atividade irão fortalecer a tilapicultura e, consequentemente, facilitar a resolução dos problemas apresentados durante a missão e quaisquer outras questões referentes ao desenvolvimento da piscicultura daqui para frente”, comenta.

Outras Notícias

Sandrinho Palmeira anuncia pacote de melhorias para Afogados da Ingazeira

A Coluna do Domingão, do blog, deste domingo (9), divulgou que durante o programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú, na última sexta-feira (7), o prefeito Sandrinho Palmeira detalhou um pacote de melhorias para o município. As ações incluem licitações para a melhoria das estradas rurais, perfuração de poços e recapeamento asfáltico de 40 […]

A Coluna do Domingão, do blog, deste domingo (9), divulgou que durante o programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú, na última sexta-feira (7), o prefeito Sandrinho Palmeira detalhou um pacote de melhorias para o município. As ações incluem licitações para a melhoria das estradas rurais, perfuração de poços e recapeamento asfáltico de 40 ruas, além da inauguração de novas praças e infraestrutura urbana.

O prefeito reconheceu a insuficiência do maquinário atual para atender às demandas de manutenção das estradas rurais e anunciou a licitação de horas-máquina para acelerar esse processo. “Nosso maquinário não tem sido suficiente para esse atendimento como deve ser feito”, afirmou Palmeira, prometendo deixar as estradas “um tapete”.

Além das estradas, Palmeira informou sobre a licitação para a perfuração de poços, destacando a escolha dos locais através de georreferenciamento. Este método visa assegurar que os poços atendam às áreas mais necessitadas de água.

No âmbito urbano, o prefeito anunciou o recapeamento asfáltico de 40 ruas, incluindo vias importantes como Gustavo Fittipaldi, Antônio Vidal, e as avenidas principais de São Braz e Sobreira. Ele também mencionou o acesso da nova ponte Pacus-São Francisco, que está prevista para ser inaugurada no dia 5 de julho.

A administração municipal também está focada na entrega de novas praças. “Estamos concluindo a praça do São Francisco para fazer entrega em julho, a praça no Padre Pedro Pereira e a pracinha do Cemitério”, detalhou Sandrinho Palmeira.

Com um volume significativo de recursos disponíveis, o prefeito expressou confiança de que 2024 será um ano de muitas realizações e melhorias para Afogados da Ingazeira. “Com o volume de recursos, 2024 será um ano de muitas entregas”, finalizou.

Guerra dos prints: Duque diz que teve garantia da legenda por Marília

Está provado que a eleição em Serra Talhada também vai ser a da guerra dos prints de WhatsApp. Se no dia dos lançamento da pré-candidatura de Luciano Duque,  foi compartilhada uma mensagem de Paulinho da Força dizendo que o destino da legenda quem decidia era Marília,  agora surge um contraponto. No dia do anúncio do […]

Está provado que a eleição em Serra Talhada também vai ser a da guerra dos prints de WhatsApp.

Se no dia dos lançamento da pré-candidatura de Luciano Duque,  foi compartilhada uma mensagem de Paulinho da Força dizendo que o destino da legenda quem decidia era Marília,  agora surge um contraponto.

No dia do anúncio do apoio de Marília Arraes à pré-candidata e prefeita Márcia Conrado, Duquistas enviaram ao blog print de uma conversa de 3 de abril.

Duque pergunta se procede a informação de que Marília estaria no apoio à reeleição de Márcia Conrado, realizado dia 6 de abril. O link apresentado por Luciano é de uma matéria que indicaria a presença da vice-presidente nacional do Solidariedade no ato.

“Duque, você formou chapas de vereadores em outros partidos e filiado você já está. Então não tem agonia”, diz Marília.

E segue: “Tô cuidando de mais de 100 municípios, eu pessoalmente e Juanna, somente. Essas questões mais críticas e que têm prazo vou deixar pra resolver quando tiver menos atribulação”, disse.

Para Luciano,  que também apresentou a mesma mensagem a esse blogueiro dia  25, no Cais do Sertão,  Recife,  essa era uma sinalização de que ele teria a legenda. Mas, não foi o que aconteceu. Veja o print:

Armando Monteiro participa de caminhada com Hélio dos Terrenos

Ao participar de uma grande caminhada nesta segunda-feira (26) ao lado do candidato a prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos (PTB), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) afirmou que a vitória do aliado vai inaugurar um novo tempo para o município, marcado por futuras realizações. Armando, Hélio, lideranças locais e a militância percorreram as principais […]

Ao participar de uma grande caminhada nesta segunda-feira (26) ao lado do candidato a prefeito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos (PTB), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) afirmou que a vitória do aliado vai inaugurar um novo tempo para o município, marcado por futuras realizações.

Armando, Hélio, lideranças locais e a militância percorreram as principais ruas do Centro e visitaram o mercado público e a feira livre da cidade, tradicional reduto comercial da cidade. O ex-prefeito Cintra Galvão, um dos principais expoentes da política de Belo Jardim, também prestigiou o ato político.

“Nós vamos inaugurar um novo tempo em Belo Jardim, um tempo de esperança, um tempo de realizações. Um tempo de compromissos com os verdadeiros interesses da população. Hélio é um homem do povo, é uma pessoa humilde, que conhece o sentimento popular. Queremos construir aqui uma grande parceria em favor do desenvolvimento dessa terra”, discursou o senador.

Durante a caminhada, o senador Armando Monteiro fez uma homenagem ao  ex-prefeito e ex-deputado Cintra Galvão, um dos principais aliados de Hélio dos Terrenos. “Eu não poderia deixar de fazer um tributo aqui em Belo Jardim, um reconhecimento e uma homenagem à maior liderança da história do município, essa referência da política de Pernambuco, que é o meu amigo Cintra Galvão, que vai poder celebra no dia 2 de julho essa grande vitória”, cravou o parlamentar.

Problema de energia em poços de Lagoa do Caroá afetam abastecimento em Afogados

Em nota ao blog, a Compesa informou agora a tarde que problemas de energia nos poços 02, 03 e 06 do Sítio Lagoa do Caroá, que faz parte do Sistema Zé Dantas algumas localidades de Afogados da Ingazeira estão com a vazão reduzida em 30%. Leia a íntegra da nota. Prezados houve um problema de […]

Em nota ao blog, a Compesa informou agora a tarde que problemas de energia nos poços 02, 03 e 06 do Sítio Lagoa do Caroá, que faz parte do Sistema Zé Dantas algumas localidades de Afogados da Ingazeira estão com a vazão reduzida em 30%. Leia a íntegra da nota.

Prezados houve um problema de energia que gerou a parada dos poços 02, 03 e 06 do sítio Lagoa do Caroá que faz parte do Sistema Zé Dantas, devido a essa paralização as localidades que recebem seu abastecimento a partir desse sistema terá sua oferta de água reduzida, previsão de retorno até as 16:00h

Hoje estamos abastecendo: Sobreira, São Cristóvão e Residencial Dom Francisco. Esses estão ligados ao sistema Zé Dantas e estão com a vazão reduzida em 30%.

Municipalização do trânsito de Tabira vai mexer com a vida da cidade, diz Flávio Marques

A municipalização do trânsito de Tabira será debatida no próximo dia 26 de julho em Audiência Pública na Câmara Municipal. O  radialista Anchieta Santos recebeu no Programa Cidade Alerta da Cidade FM o Secretário Flávio Marques,  de Administração e o engenheiro de Trânsito, Esdras Cordeiro. Todos os segmentos da sociedade tabirense serão ouvidos nesta audiência, […]

A municipalização do trânsito de Tabira será debatida no próximo dia 26 de julho em Audiência Pública na Câmara Municipal.

O  radialista Anchieta Santos recebeu no Programa Cidade Alerta da Cidade FM o Secretário Flávio Marques,  de Administração e o engenheiro de Trânsito, Esdras Cordeiro.

Todos os segmentos da sociedade tabirense serão ouvidos nesta audiência, falou Flávio. O Esdras adiantou a princípio que quatro semáforos serão utilizados, haverá relocação de taxistas, mototaxistas, lotações e faixas de pedestre elevadas serão implantadas além de ponto especifico de carga e descarga.

O acesso de entrada na cidade será com mão única pelas Praças Pedro Pires e Gonçalo Gomes e a saída pela Rua Desembargador João Pães, conhecida como Rua de Zé Maria.

Flávio adiantou que a via será melhorada pela gestão municipal “Será importante a participação de todos os interessados, pois as mudanças serão muitas, para que as reclamações não venham depois”, concluiu Flávio.

A Audiência Pública será realizada na quinta, dia 26 de julho, começando às 8h30 da manhã e aberta ao público. “A municipalização vai garantir eficiência, segurança e fluidez no trânsito da cidade”, garantiu o  Esdras Cordeiro.