Notícias

Recursos Hídricos PE comemora investimentos em obras de saneamento rural

Por André Luis

A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco utilizou suas redes sociais para anunciar uma notícia de grande impacto para o estado: a contemplação de nove projetos de obras de saneamento rural pelo Novo PAC Seleções do Governo Federal, no âmbito do eixo “Água para Todos”.

Segundo a secretaria, “Pernambuco foi agraciado com investimentos significativos no valor de R$ 48 milhões, destinados à construção de sistemas de abastecimento em diversas cidades do estado.” Os municípios beneficiados com esses projetos incluem Bezerros, Caruaru, Betânia, Cabrobó, Vitória de Santo Antão, Jataúba, Petrolândia, Tupanatinga e Palmares.

O Governo Federal anunciou investimentos totais de R$ 18,3 bilhões em projetos de saneamento em todo o país. Essas ações foram direcionadas especialmente para proporcionar condições melhores de vida, sobretudo para as populações que residem nas zonas rurais.

“Pernambuco, com cerca de dois milhões de habitantes vivendo em áreas rurais, enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso à água potável.” De acordo com dados apresentados pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, “o semiárido do estado ocupa 89% do território, contando apenas com 20% da água potável disponível”, informou a Secretaria na postagem.

Diante desse panorama, os recursos provenientes do Governo Federal representam uma importante injeção de recursos para complementar os esforços contínuos do Governo do Estado em busca de soluções para a crise hídrica e para reduzir as disparidades regionais em Pernambuco.

Outras Notícias

Identificadas vítimas de acidente fatal em Afogados

Um grave acidente ocorrido no início da noite desta terça-feira (8) chocou os moradores da cidade de Afogados da Ingazeira. De acordo com informações preliminares, uma ultrapassagem indevida teria sido a causa da tragédia, registrada nas proximidades da oficina de Lela Mecânico. Duas pessoas perderam a vida no local. Segundo relatos que circulam nas redes […]

Um grave acidente ocorrido no início da noite desta terça-feira (8) chocou os moradores da cidade de Afogados da Ingazeira. De acordo com informações preliminares, uma ultrapassagem indevida teria sido a causa da tragédia, registrada nas proximidades da oficina de Lela Mecânico.

Duas pessoas perderam a vida no local. Segundo relatos que circulam nas redes sociais, as vítimas fatais seriam dois homens identificados popularmente como David Fernando, o “Vaquinha” e Wesley Silva, conhecido por “Cabelinho”

Uma mulher também ficou ferida e foi socorrida.

Segundo informações, trata-se da mãe de David que estava na garupa da moto e foi socorrida ao Hospital Regional. Seu estado de saúde ainda não foi revelado.

O clima é de consternação entre os moradores e internautas, que utilizam as redes sociais para prestar homenagens e buscar informações sobre o ocorrido. A Polícia esteve no local realizando os primeiros levantamentos e orientando o tráfego, que ficou parcialmente interrompido.

Mais informações e atualizações serão publicadas em breve. conforme a apuracão.

Comitiva de prefeitos acompanha Rogério Leão em audiência com Governador

O deputado Rogério Leão (PR), acompanhado dos prefeitos Junior Amorim (São Benedito do Sul), Vaninho (Santa Terezinha), Gueber (Orocó) e Dr. Manoel (Carnaubeira da Penha) foram recebidos pelo governador Paulo Câmara, na tarde desta quinta-feira (9), no Palácio do Campo das Princesas. Durante a visita, os gestores apresentaram as demandas de seus respectivos municípios e […]

O deputado Rogério Leão (PR), acompanhado dos prefeitos Junior Amorim (São Benedito do Sul), Vaninho (Santa Terezinha), Gueber (Orocó) e Dr. Manoel (Carnaubeira da Penha) foram recebidos pelo governador Paulo Câmara, na tarde desta quinta-feira (9), no Palácio do Campo das Princesas.

Durante a visita, os gestores apresentaram as demandas de seus respectivos municípios e receberam do Governador a garantia de que o governo dará uma atenção especial no sentido de direcionar a resolução das questões apresentados.

Rogério Leão disse estar contente com a audiência entre o governador e seus correligionários. “Nós estamos sempre apresentando as demandas das Regiões em que atuamos e sempre temos a atenção do Governo”, enfatizou Leão.

De acordo com os prefeitos a atenção que o deputado Rogério Leão tem dado para as questões de suas cidades é de suma importância. “Quando vamos até o deputado somos sempre bem recebidos e ele sempre trata nossas demandas com zelo e rapidez”, disse o prefeito de São Benedito do Sul, Junior Amorim.

“Nós viemos de longe para tratar das questões das nossas cidades e o deputado Rogério Leão é sempre atencioso e luta na busca de nossos propósitos”, lembrou Dr. Manoel, prefeito de Carnaubeira da Penha.

Para o prefeito de Orocó, município do Sertão que fica a 570 km da Capital, o deputado Rogério Leão está sempre atento as suas demandas. “Embora estarmos passando por tantas dificuldades com essa crise que abrange o nosso Brasil, sempre que procuramos o deputado Rogério Leão ele nos atende prontamente”, foi enfático o prefeito Gueber.

Vaninho, prefeito de Santa Terezinha agradeceu a oportunidade dada em poder falar com o Governador. “Um deputado forte. Rogério Leão tem uma atenção tão grande pelo nosso Sertão, por nossas demandas, pelo povo de nossas cidades, é sempre bom está ao lado dele num momento como este. Ter uma audiência com o Governador é sempre uma honra”.

 

Dilma diz que Petrobras está acima de crimes e malfeitos

A presidente Dilma Rousseff disse, neste domingo, que a Petrobras está acima de qualquer crime ou malfeito e que dirigentes ou responsáveis por denúncias de corrupção devem ser punidos. “O Brasil e nós todos temos que aprender que se pessoas cometeram erros, malfeitos, crimes, atos de corrupção, isso não significa que as instituições tenham feito […]

2014082412516

A presidente Dilma Rousseff disse, neste domingo, que a Petrobras está acima de qualquer crime ou malfeito e que dirigentes ou responsáveis por denúncias de corrupção devem ser punidos.

“O Brasil e nós todos temos que aprender que se pessoas cometeram erros, malfeitos, crimes, atos de corrupção, isso não significa que as instituições tenham feito isso. Não se pode confundir as pessoas com as instituições”, declarou Dilma, durante entrevista coletiva no Palácio da Alvorada.

Segundo a presidente, a Petrobras é uma empresa que dever ser preservada como instituição, apesar de denúncias que possam surgir. Afirmou, no entanto, que, por depender da atuação de homens e mulheres, nenhuma empresa está acima de qualquer suspeita.

“A Petrobras é muito maior do que qualquer agente dela, diretor ou não, que cometam crimes, equívocos e que sejam condenados. Isso não significa condenação da empresa. Homens e mulheres falham, não as instituições. A Petrobras está acima disso”.

Sobre a decisão do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa de fazer delação premiada à Justiça e Polícia Federal, Dilma respondeu que não comentaria a decisão “de uma pessoa presa”.

A presidente e candidata à reeleição pelo PT reagiu às críticas da adversária Marina Silva (PSB), de que o país não precisa de uma “gerente”, dizendo que esse tipo de análise só pode partir de quem nunca teve experiência administrativa.

“Essa história de que o Brasil não precisa ter cuidado na execução das suas obras e obrigação de entregá-las é uma temeridade. Ou é (avaliação de) quem nunca teve experiência administrativa e não sabe que um pais da complexidade do Brasil (é preciso) dar conta de tudo, de obras, do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida, e das relações políticas”, afirmou.

Tabira: Paulo Câmara autoriza licitações para as obras da PE 304 e do anel viário 

Governador autorizou ainda a licitação para construção do Polo de Educação à Distância da Universidade de Pernambuco (UPE) e a licitação para construir a 2ª etapa do Curral de Gado. Nesta sexta-feira (17), finalizando a programação pelo sertão, o governador esteve em Tabira, onde anunciou duas obras para a infraestrutura da cidade. Ele autorizou a […]

Governador autorizou ainda a licitação para construção do Polo de Educação à Distância da Universidade de Pernambuco (UPE) e a licitação para construir a 2ª etapa do Curral de Gado.

Nesta sexta-feira (17), finalizando a programação pelo sertão, o governador esteve em Tabira, onde anunciou duas obras para a infraestrutura da cidade. Ele autorizou a licitação para contratação da empresa responsável pela obra de restauração de um trecho com 16 quilômetros da PE-304, situado entre Tabira e Água Branca, na Paraíba. 

No projeto serão investidos mais de R$ 276 mil, e para realizar as obras o Estado disponibilizará R$ 17 milhões, incluindo trabalhos de requalificação do pavimento, recuperação da rede de drenagem e sinalização da pista.

“Já percorremos 111 municípios anunciando ações do Plano Retomada e investimos cerca de R$ 3 bilhões em diversas áreas, com obras que estão em andamento e outras muito perto de inaugurar. Queremos, até o final de 2022, gerar 130 mil novos empregos no Estado e investir um total de R$ 5 bilhões. Será o maior investimento público da história de Pernambuco”, enfatizou Paulo Câmara.

Na sequência, o governador autorizou a licitação para contratar a empresa que vai construir o Anel Viário de Tabira, em um segmento de 1,5 quilômetros entre a PE-320 e a PE-304, na divisa com a Paraíba, cujo aporte total gira em torno de R$ 3,4 milhões.

Na área da educação, o governador formalizou o processo de licitação para construção de cobertura de quadras na Escola Estadual Pedro Pires Ferreira, na EREM Professora Carlota Breckenfeld e na EREFEM Arnaldo Alves Cavalcanti, além de autorizar a licitação para construção do Polo de Educação à Distância da Universidade de Pernambuco (UPE). 

Também foi anunciada a implantação do Programa Mãe Coruja em Tabira, visando acompanhar as gestantes e puérperas do município, a licitação para construir a 2ª etapa do Curral de Gado.

Brejinho: prefeitura entrega mais um ônibus escolar 

A Prefeitura de Brejinho realizou a entrega de mais um ônibus escolar para a rede municipal de ensino. Este é o quarto veículo incorporado à frota do transporte escolar desde o ano de 2024. A iniciativa faz parte de um plano de renovação da frota municipal, com o objetivo de garantir condições adequadas de deslocamento […]

A Prefeitura de Brejinho realizou a entrega de mais um ônibus escolar para a rede municipal de ensino. Este é o quarto veículo incorporado à frota do transporte escolar desde o ano de 2024.

A iniciativa faz parte de um plano de renovação da frota municipal, com o objetivo de garantir condições adequadas de deslocamento para os alunos, proporcionando mais qualidade no acesso à educação. 

A aquisição dos novos veículos também visa reduzir problemas relacionados a manutenções frequentes de ônibus antigos, otimizando os serviços prestados.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Gilson Bento destacou a importância desse investimento para a educação municipal. “Nosso compromisso é oferecer um transporte de qualidade, seguro e eficiente para nossos alunos. Vamos continuar buscando mais recursos para ampliar essa frota e melhorar ainda mais o atendimento aos estudantes”, afirmou o gestor.