Notícias

Raquel Lyra enaltece riqueza cultural do Estado

Por André Luis

A governadora Raquel Lyra prestigiou, neste domingo (11), a folia de Momo de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte do Estado. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, do prefeito da cidade, Paulo Roberto, de secretários estaduais e deputados, a chefe do Executivo cumprimentou os foliões e visitou o Camarote da Acessibilidade. Na Terra das Tabocas, o ponto alto da folia é o Encontro dos Bichos, quando blocos saem em desfiles com carros alegóricos, representados figurativamente por animais, e arrastam a população pelas ruas do município.

“A riqueza cultural do nosso povo é extraordinária, e é isso que nos diferencia de qualquer outro lugar do mundo. Ela é revelada, sobretudo, durante o nosso carnaval. Desde setembro do ano passado que o nosso time vem trabalhando junto com as prefeituras para garantir que a festa seja feita com tranquilidade, da melhor forma possível, com segurança para todos os que vêm para cá e também garantindo a economia girando, com emprego e renda para nossa gente”, destacou Raquel Lyra.

Neste ano, a festa em Vitória de Santo Antão presta homenagens ao Clube de Fados Taboquinhas e ao Clube Misto Urso Branco, que celebram 100 anos de história, além dos carnavalescos Toinho do Atelier, Carlos Freire, Lula Damião e Edvaldo Melo (Ratinho), que faleceram recentemente.

Ao lado da governadora durante todo o percurso, o prefeito de Vitória de Santo Antão enalteceu o amor do pernambucano pelas suas raízes. “O pernambucano é apaixonado pelo seu Estado. Nós precisamos ter esse sentimento de pertencimento para mostrar os grandes valores que a gente tem. Hoje nós tivemos o prazer de receber a governadora e a vice-governadora, que têm raízes vitorienses, na nossa linda festa”, ressaltou Paulo Roberto.

Também presente na comitiva, a deputada federal Iza Arruda exaltou a festividade no município. “O melhor carnaval do Brasil está em Pernambuco. E Vitória de Santo Antão traz as raízes das alegorias, o que é muito cultural. Temos os Fados, Taboquinhas, Girafa, são tantos blocos e alegrias e é por isso que todos precisam conhecer a nossa festa”, finalizou a parlamentar. 

O deputado estadual Joaquim Lira e o vice-prefeito do município, Edmo Neves, também estiveram presentes na festividade.

Outras Notícias

Afogados: LDO é aprovada pela Câmara

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira aprovou na noite desta segunda (25) a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o ano de 2015. Depois de ficar algumas sessões em tramitação na casa, a LDO foi aprovada por unanimidade. O vereador Igor Mariano apresentou requerimento e que seja assinado por todos os vereadores solicitando […]

201302042302551360029235

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira aprovou na noite desta segunda (25) a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o ano de 2015. Depois de ficar algumas sessões em tramitação na casa, a LDO foi aprovada por unanimidade.

O vereador Igor Mariano apresentou requerimento e que seja assinado por todos os vereadores solicitando que a Câmara envie uma reclamação para a Anatel, solicitando que o referido órgão fiscalize os serviços de telefonia móvel no município de Afogados da Ingazeira, pois a cada dia que se passa está pior.

Luiz Besourão solicitou voto de pesar pelo falecimento de Fernando Menezes que trabalhava no Detran em Recife e que era um parceiro do mesmo.

O presidente, Augusto Martins, informou que a Câmara está articulando uma Audiência Pública para debater sobre o trânsito no município de Afogados da Ingazeira com representantes do Contran e Detran. A data provavelmente para ocorrer a audiência será dia 11 de setembro.

Todos os vereadores compareceram a sessão. A informação é do Afogados On Line.

Relator conclui parecer favorável à redução do número de congressistas

G1 Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz o número de parlamentares no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou ao G1 que pretende apresentar nesta quarta-feira (16) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado parecer recomendando a aprovação do texto. A PEC, de autoria do senador Jorge Viana […]

fotouolG1

Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz o número de parlamentares no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou ao G1 que pretende apresentar nesta quarta-feira (16) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado parecer recomendando a aprovação do texto.

A PEC, de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC), prevê a redução do número de cadeiras da Câmara de 513 para 385 (enxugamento que equivale a um corte de 25% no total de deputados). No Senado, a proposta é cortar um terço dos parlamentares, passando dos atuais 81 senadores (três por unidade da federação) para 54 (dois por unidade da federação).

O texto sugere que a mudança no número de cadeiras da Câmara seja adotada já nas eleições de 2018. Para os senadores, a PEC propõe a aplicação da redução a  partir das eleições de 2022. O argumento do autor é que, em 2014, houve renovação de somente um terço das cadeiras da Casa, e cada um dos eleitos tem mandato de oito anos, que se encerrará somente em 2022.

“Vou tentar apresentar o relatório nesta quarta-feira [16]. Vou pedir ao presidente da comissão [senador José Maranhão (PMDB-PB)] para fazer a leitura”, disse Randolfe Rodrigues ao G1.

Pelas regras da Casa, após ser apresentado pelo relator, o texto terá de ser votado pelos integrantes da CCJ. Por se tratar de uma emenda à Constituição, se aprovada na comissão, a PEC ainda terá de ser submetida a duas votações no plenário do Senado e outras duas no da Câmara.

Para alterar a Constituição, uma PEC precisa contar com o apoio de pelo menos três quintos dos parlamentares – 49 dos 81 senadores e 308 dos 513 deputados – em cada um dos dois turnos de votação.

Justificativa: para Randolfe Rodrigues, a redução do número de deputados e senadores se justifica pelo fato de o governo federal estar propondo, neste momento, uma outra mudança na Constituição – a adoção de um teto para os gastos públicos nas próximas duas décadas com o argumento de que o país está passando por uma crise econômica.

“Essa [redução do número de parlamentares] é a mais importante reforma política. Enquanto se fala em redução de despesas, em teto de gastos públicos, a maior redução que precisava ter é a dos custos do Legislativo”, afirmou ao G1 o senador, de oposição ao governo Michel Temer.

Para o relator da PEC da redução do número de parlamentares, há um espírito corporativista entre os congressistas que pode inviabilizar a aprovação do texto. Mas Randolfe diz acreditar que a pressão popular pode estimular deputados e senadores a discutirem a proposta.

Raquel Lyra reforça frota da Rede Estadual de Saúde com entrega de novas ambulâncias

Veículos foram destinados a 15 hospitais localizados nas quatro macrorregiões de saúde do Estado. O HOSPM, em Serra Talhada, foi um deles Com o objetivo de garantir mais agilidade no transporte de pacientes e conforto aos profissionais de saúde, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause entregaram, nesta terça-feira (1º), 33 novas ambulâncias […]

Veículos foram destinados a 15 hospitais localizados nas quatro macrorregiões de saúde do Estado. O HOSPM, em Serra Talhada, foi um deles

Com o objetivo de garantir mais agilidade no transporte de pacientes e conforto aos profissionais de saúde, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause entregaram, nesta terça-feira (1º), 33 novas ambulâncias de suporte básico para unidades hospitalares pernambucanas. O reforço na frota representa o investimento de R$ 10 milhões anuais e tem o objetivo de reduzir o tempo de resposta a casos críticos. A iniciativa atende a 15 hospitais da Rede Estadual de Saúde, localizados nas quatro macrorregiões de saúde do Estado, sobretudo as grandes emergências da Região Metropolitana do Recife.

Durante o evento, a gestora entregou as chaves das ambulâncias aos diretores dos hospitais contemplados. “Esta entrega é muito importante para reforçar o atendimento em saúde para a população pernambucana. A média da frota que tínhamos era de sete anos, então agora estamos fazendo esta renovação. Esses veículos atendem tanto às grandes emergências da capital, como também serão destinadas aos hospitais no interior para garantir mais saúde para a nossa gente”, ressaltou Raquel Lyra.

O contrato das ambulâncias também conta com serviços de condutores, medicamentos e equipamentos, durante as 24 horas do dia, de domingo a domingo. A expectativa é contribuir diretamente para a redução dos índices de mortalidade em casos de urgência e reduzir o tempo de resposta em casos críticos, algo essencial para salvar vidas.

Para a secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, a medida amplia e qualifica os serviços oferecidos à população. “Atualmente, a Rede Estadual de Saúde realiza expressiva quantidade de remoções inter-hospitalares para internamentos e realização de exames e procedimentos. Então ampliar a quantidade de ambulâncias facilita o processo de transferência, dando mais comodidade para o paciente e seus familiares, gerando uma melhor utilização da rede de saúde, com maior agilidade e eficiência”, explicou.

A diretora do Hospital Agamenon Magalhães, Ângela Lanna, afirmou que a entrega demonstra o compromisso do Estado com a saúde. “É uma entrega muito importante para o hospital, garantindo uma requalificação de toda a frota de ambulâncias da unidade. Trazendo para a gente uma segurança muito grande no transporte dos pacientes que precisam sair para a realização de exames externos ou para transferências. Essa entrega reforça o compromisso do Governo de Estado com as unidades de saúde”, disse.

A distribuição das ambulâncias considerou o desgaste da frota, o perfil dos hospitais e a necessidade de remoções. Além das ambulâncias, os serviços incluem condutores, medicamentos e equipamentos, durante as 24 horas do dia, de domingo a domingo. A expectativa é contribuir diretamente para a redução dos índices de mortalidade em casos de urgência e diminuir o tempo de resposta em casos críticos, algo essencial para salvar vidas.

As unidades contempladas são:

Região Metropolitana do Recife: Hospital da Restauração – HR (7); Hospital Getúlio Vargas – HGV (4); Hospital Agamenon Magalhães – HAM (3); Hospital Otávio de Freitas – HOF (3); Hospital Barão de Lucena – HBL (2); Hospital Ulysses Pernambucano – HUP (1); 

Hospital Geral da Mirueira – HGM (1); Hospital Geral de Areias – HGA (1); Hospital Jaboatão Prazeres – HJP (1).

Zona da Mata: Hospital Belarmino Correia – HBC (1); Hospital Regional José Fernandes Salsa – HJFS (1).

Agreste: Hospital Regional do Agreste – HRA (3); Hospital Regional Dom Moura – HRDM (1).

Sertão: Hospital Professor Agamenon Magalhães – HOSPAM (1); Hospital Regional Inácio de Sá – HRIS (3).

Ministro Augusto Heleno testa positivo para novo coronavírus

Já líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho testa negativo. O teste do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Augusto Heleno deu positivo para o Covid-19 – novo coronavírus. O resultado foi confirmado no início da manhã desta quarta-feira (18). Heleno tem 72 anos de idade e seu […]

Já líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho testa negativo.

O teste do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Augusto Heleno deu positivo para o Covid-19 – novo coronavírus.

O resultado foi confirmado no início da manhã desta quarta-feira (18). Heleno tem 72 anos de idade e seu estado de saúde é bom. Neste momento, ele não apresenta sintomas da doença.

Por precaução, o ministro será submetido a isolamento domiciliar pelo período de 14 dias, até que a contaminação desapareça.

O general Augusto Heleno é mais um integrante da comitiva do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos que testa positivo para coronavírus. Submetido a novo exame ontem, Bolsonaro testou negativo.

Já o teste do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, deu negativo. O senador comemorou o resultado em suas redes sociais.

“Meus amigos, o teste que fiz para o novo coronavírus deu resultado negativo! Quero agradecer as manifestações de carinho e solidariedade nesses dias de apreensão e lembrar a todos que redobrem os cuidados pra evitar a propagação do vírus, principalmente entre os mais vulneráveis”, escreveu Fernando Bezerra.

Retorno da CPMF dificilmente será aprovado, dizem analistas

Do G1 O governo anunciou nesta segunda-feira (14), que irá propor oficialmente o retorno da CPMF, que ficou conhecida como “imposto do cheque”, com alíquota de 0,2%. Foi anunciado também um corte de gastos no total de R$ 26 bilhões, com medidas como adiamento de reajuste a servidores e redução de ministérios e cargos. A […]

levi

Do G1

O governo anunciou nesta segunda-feira (14), que irá propor oficialmente o retorno da CPMF, que ficou conhecida como “imposto do cheque”, com alíquota de 0,2%. Foi anunciado também um corte de gastos no total de R$ 26 bilhões, com medidas como adiamento de reajuste a servidores e redução de ministérios e cargos.

A volta da CPMF, segundo os cálculos divulgados pelo governo, vai ser responsável, sozinha, por metade do ajuste nas contas públicas anunciado para o ano de 2016, que é de R$ 64,9 bilhões.

O anúncio também inclui outras medidas para aumentar a arrecadação do governo, como alíquota progressiva de Imposto de Renda sobre ganho de capital. Veja a lista completa de medidas para aumentar a arrecadação aqui.

Segundo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a CPMF seria “provisória”, durando não mais que quatro anos.

Economistas e analistas financeiros ouvidos pelo G1 criticaram a proposta e acreditam que o governo terá grande dificildade para conseguir aprovar o retorno da CPMF no Congresso. Já a Federação Brasileira de Bancos afirmou que o tributo, “tendo em vista sua ampla cobertura, menor impacto inflacionário, simplicidade e maior rapidez de implantação em relação a outros tributos, facilita o reequilíbrio das contas públicas”.