Notícias

QualiPão: projeto do SEBRAE vai investir R$ 862 mil no setor de panificação em Afogados

Por Nill Júnior

O Qualipão é um programa setorial focado no desenvolvimento de panificadoras e indústrias de panificação.

Realizado em parceria com o Sebrae (como o Sebrae/PE e RN), sindicatos locais e moinhos, o projeto oferece capacitações e consultorias técnicas para donos, gerentes e atendentes.

O objetivo é modernizar os negócios, aumentar a produtividade e otimizar processos. Os participantes têm acesso a conteúdos práticos e teóricos focados em Gestão e Controle, técnicas de Produção, práticas de inclusão digital.

O programa também tem o apoio de instituições como o Sindicato da Indústria de Panificação, como a Comercial Querubim e o Grande Moinho Cearense.

Em Afogados, o projeto representa investimentos de R$ 862 mil.

no segmento da Panificação em Afogados.

A imersão técnica é capitaneada pela Seta Consultoria, que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento do setor. Inclui capacitação, seminários técnicos, consultoria individual e acompanhamento de resultados em áreas como controle de produção, redução de desperdício de matéria-prima, padronização de receitas, tecnologia, produtividade, pré-pesagem de ingredientes, dentre outros inúmeros tópicos, visando aumentar a competitividade dos empreendimentos do setor. Ao todo, doze panificadores serão beneficiados.

O projeto prevê também a participação dos empreendedores na FIPAN 2026, que será realizada em São Paulo, no próximo mês de julho. A FIPAN é uma das maiores feiras de panificação e food-service da América Latina. Toda as despesas com a participação no evento – passagens aéreas, traslado e hospedagem – serão custeadas pelo projeto, sem qualquer despesa para os participantes.

O calendário de atividades do projeto tem início em 9 de junho. A prefeitura de Afogados acompanha e dá apoio logístico à execução do projeto.

Outras Notícias

Decolagem de avião do Recife para Índia que buscará doses de vacina contra Covid é adiada

Foto: César dos Reis/Azul A decolagem do Airbus A330neo do Recife para Mumbai, na Índia, para buscar dois milhões de doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca/Oxford foi adiada para esta sexta-feira (15). A aeronave partiria da capital pernambucana nesta quinta-feira (14). Segundo a Azul, o voo precisou ser reprogramado por “questões logísticas internacionais”. O […]

Foto: César dos Reis/Azul

A decolagem do Airbus A330neo do Recife para Mumbai, na Índia, para buscar dois milhões de doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca/Oxford foi adiada para esta sexta-feira (15). A aeronave partiria da capital pernambucana nesta quinta-feira (14).

Segundo a Azul, o voo precisou ser reprogramado por “questões logísticas internacionais”. O horário previsto para decolagem permanece o mesmo: 23h.

A companhia aérea acrescenta que o avião, o maior de sua frota, sairá do Aeroporto de Campinas, em São Paulo, nesta quinta e chegará ao Recife à noite, de onde seguirá para a Índia na sexta.

De acordo com a Azul, o voo irá durar 15 horas e não terá escalas em um trajeto de mais de 12 mil quilômetros. 

A previsão para chegada no Brasil das vacinas produzidas na Índia era o sábado (16), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A Azul ainda não informou uma nova data para a chegada. 

O avião será equipado com contêineres espessos que garantirão o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.

As doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde. A vacina da AstraZeneca/Oxford será distribuída a todos os estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, assim, dar início à imunização em todo o País, de forma simultânea e gratuita.

A reportagem procurou o Ministério da Saúde e aguarda retorno. A reportagem é de Fábio Nóbrega/Folha de Pernambuco.

Arcoverde: Gonzaga Patriota inaugura Comitê

O deputado federal Gonzaga (PSB), candidato à reeleição vai  inaugurar seu comitê de campanha em Arcoverde. O ato vai acontecer nesta quinta-feira (24), às 18 horas, na Avenida José Bonifácio, 835, São Cristóvão. “Quero convidar a todos para participarem da inauguração do meu comitê, nesta quinta-feira, espero ver de perto cada um dos meus amigos […]

blogdofranciscoO deputado federal Gonzaga (PSB), candidato à reeleição vai  inaugurar seu comitê de campanha em Arcoverde. O ato vai acontecer nesta quinta-feira (24), às 18 horas, na Avenida José Bonifácio, 835, São Cristóvão.

“Quero convidar a todos para participarem da inauguração do meu comitê, nesta quinta-feira, espero ver de perto cada um dos meus amigos para juntos iniciarmos mais uma caminhada “ convidou Patriota.

Pedro Campos pede investigação sobre vídeos que simulam agressão contra mulheres

O deputado federal Pedro Campos (PSB) pediu que a Procuradoria-Geral da República investigue a circulação de vídeos nas redes sociais que mostram homens reagindo com agressão quando mulheres recusam pedidos de namoro ou casamento. Segundo o parlamentar, o conteúdo tem sido apresentado como “trend” de humor, mas reproduz situações de violência contra mulheres. Em vídeo […]

O deputado federal Pedro Campos (PSB) pediu que a Procuradoria-Geral da República investigue a circulação de vídeos nas redes sociais que mostram homens reagindo com agressão quando mulheres recusam pedidos de namoro ou casamento. Segundo o parlamentar, o conteúdo tem sido apresentado como “trend” de humor, mas reproduz situações de violência contra mulheres.

Em vídeo publicado nas redes, Pedro Campos afirmou que a prática não pode ser tratada como entretenimento. “Esse absurdo é uma trend que tem circulado nas redes sociais nos últimos dias, onde homens reagem com violência quando uma mulher diz não a um pedido de namoro ou de casamento”, disse.

O deputado citou o caso de Lana Anísio Rosa, que, segundo ele, foi agredida após recusar um pedido de namoro. “O que eles estão dizendo que é humor ou uma trend despretensiosa, na verdade é a triste realidade de milhares de mulheres no Brasil, como a Lana Anísio Rosa, que foi vítima de uma agressão de Luís Felipe Sampaio simplesmente porque recusou um pedido de namoro”, declarou.

De acordo com o parlamentar, episódios como esse refletem um cenário de violência registrado no país. “Só no ano passado 1.518 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, um número que tem crescido ao longo dos anos, indo inclusive na contramão dos outros casos de homicídio que estão caindo ano a ano”, afirmou.

Pedro Campos também relacionou a circulação desses conteúdos à disseminação de discurso de ódio nas plataformas digitais. “Fica cada vez mais evidente que o crescimento da violência contra as mulheres está relacionado com a divulgação de discurso de ódio através das redes sociais, com comunidades e ideologias que acham que vídeos como esse são humor, são entretenimento e não são. Eles são criminosos”, disse.

O deputado informou que encaminhou pedido formal de investigação. “Como membro da comissão de segurança pública, eu entrei com um pedido para que a procuradoria-geral da República investigue as pessoas que divulgaram esses vídeos, que produziram esses vídeos e que também pergunte às redes sociais o que eles estão fazendo para impedir que crimes sejam cometidos nessas plataformas”, afirmou.

Para o parlamentar, o conteúdo divulgado pode incentivar agressões. “Vídeo estimulando agressão contra a mulher não é trend, não é piada, não é graça, é crime”, concluiu.

Itapetim: prefeitura conclui pavimentação de acesso à escola

Em  Itapetim, a gestão do prefeito Adelmo Moura (PSB), concluiu a pavimentação de acesso à escola Cristina Salvador de Lucena, no Sítio Ambó. Também foi construída uma calçada no local e está sendo finalizada a construção de um corrimão. A ação vai melhorar em 100% a acessibilidade da escola, trazendo mais segurança às crianças, aos […]

Em  Itapetim, a gestão do prefeito Adelmo Moura (PSB), concluiu a pavimentação de acesso à escola Cristina Salvador de Lucena, no Sítio Ambó.

Também foi construída uma calçada no local e está sendo finalizada a construção de um corrimão.

A ação vai melhorar em 100% a acessibilidade da escola, trazendo mais segurança às crianças, aos profissionais e motoristas do transporte escolar.

“Não vai faltar esforço, dedicação e vontade de trabalhar para que possamos avançar muito nos próximos anos”, afirma o prefeito Adelmo.

Sandrinho no Debate das Dez

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira é o convidado da série “Os prefeitos e os seis meses”, no Debate das Dez desta quinta-feira, no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Gestão, Expoagro, trânsito, mobilidade, entregas, desafios, são alguns temas na pauta. Sandrinho foi reeleito em 2024 com 13.061 votos, ou 57,61% dos votos válidos. O opositor, […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira é o convidado da série “Os prefeitos e os seis meses”, no Debate das Dez desta quinta-feira, no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

Gestão, Expoagro, trânsito, mobilidade, entregas, desafios, são alguns temas na pauta.

Sandrinho foi reeleito em 2024 com 13.061 votos, ou 57,61% dos votos válidos. O opositor, Danilo Simões, teve 42,39%, ou 9.609.

O gestor foi reeleito com a promessa de calçar ou asfaltar todas as ruas com dez imóveis ou mais, tendo por base o ano de 2024. Também a municipalização do trânsito, melhora na interlocução com os bairros e zona rural.

O Debate vai ao ar às 10h na Rádio Pajeú, dentro do programa Manhã Total.

Você pode ouvir e fazer perguntas sintonizando FM 99,3 e ligando para (87) 3838-1213, pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play, ou Apple Store, para iPhone. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. Para participar pelo zap, o número é (87) 9-9956-1213. Você ainda pode assistir pelo YouTube e Facebook.