Notícias

Projeto Florestar será lançado em Riacho das Almas nesta quarta-feira (5) 

Por André Luis

Projeto tem como objetivo ampliar o número de áreas verdes no município com o apoio de estudantes da Rede Pública de Ensino 

Será lançado nesta quarta-feira (5) em Riacho das Almas o Projeto Florestar – Viveiros Educadores no Território, que será desenvolvido numa parceria com o Governo de Pernambuco por meio da Compesa e a Prefeitura de Riacho das Almas. O lançamento do projeto será às 9h da manhã no auditório da Escola Mário da Mota Limeira, e contará com a presença do diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa Aldo Santos e outras autoridades responsáveis pela iniciativa.

O Projeto Florestar é uma parceria com os municípios que têm projetos da Compesa e visa tornar os espaços públicos mais verdes e capacitar estudantes de escolas públicas como viveiristas para que a manutenção dos espaços seja feita de forma adequada e sustentável.

Na programação do lançamento, que será aberto ao público, técnicos da Compesa farão a apresentação do projeto e a comunidade também vai participar fazendo perguntas e dando sugestões. “É um desejo antigo nosso ampliar as áreas verdes no nosso município e um projeto como o Florestar só vem acrescentar e nos dar um direcionamento para que possamos fazer isso de maneira correta para atender às necessidades da nossa região”, disse o prefeito de Riacho das Almas Mário Mota.

Outras Notícias

Humberto chega a Brasília para a posse de Dilma

Líder do PT no Senado, o senador Humberto Costa (PE) chegou a Brasília já nessa terça-feira (30) para acompanhar os preparativos da posse do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, que ocorrerá na tarde do dia 1º de janeiro de 2015. Humberto antecipou a ida a Brasília e passará o réveillon na Capital para participar […]

Foto Richard Casas Divulgação PT

Líder do PT no Senado, o senador Humberto Costa (PE) chegou a Brasília já nessa terça-feira (30) para acompanhar os preparativos da posse do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, que ocorrerá na tarde do dia 1º de janeiro de 2015. Humberto antecipou a ida a Brasília e passará o réveillon na Capital para participar de reuniões políticas sobre os últimos ajustes do novo governo.

“A expectativa é muito boa para um ano que será desafiador sob vários aspectos. Mas eu não tenho dúvidas de que a presidenta e a sua equipe saberão responder à altura da confiança depositada pelos brasileiros nas urnas”, esclareceu Humberto. “Serão mais quatro anos de um projeto que vem mudando o Brasil pra melhor.”

Há duas semanas, o líder do PT participou de uma reunião com o presidente nacional do partido, Rui Falcão, para discutir formas de como o PT estadual poderá contribuir com a segunda administração de Dilma. Também estiveram no encontro, que ocorreu na sede do partido, em Brasília, os deputados federais João Paulo, Pedro Eugênio e Fernando Ferro, a deputada estadual Tereza Leitão, que dirige a legenda em Pernambuco, e Bruno Ribeiro, próximo presidente estadual do partido.

“Dilma teve uma vitória expressiva no nosso Estado no 2º turno, vencendo com mais de 70% dos votos válidos. É extremamente natural que Pernambuco queira estar representado nesse processo, oferecendo ideias novas a um novo governo”, afirmou Humberto. “Penso que isso ocorrerá naturalmente.”

Dos 39 ministérios, 25 já têm nome definidos. Restam 14 nomeações para que a presidenta conclua a equipe do 1º escalão com que iniciará a sua próxima gestão. A partir daí, serão definidas as nomeações nos segundo e terceiro escalões do Governo Federal, que devem ocorrer ao longo do primeiro semestre do próximo ano.

Projeto que acaba com tarifa mínima de energia e água é debatido na Alepe

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) abriu para debate em audiência pública, nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa, o projeto de sua autoria nº 712/2017 que proíbe as concessionárias de água e luz elétrica de cobrarem a tarifa mínima de consumo aos cidadãos. Participaram da discussão o superintendente de Relações Institucionais da Celpe, João Paulo Rodrigues; […]

Foto: Sabrina Nóbrega

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) abriu para debate em audiência pública, nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa, o projeto de sua autoria nº 712/2017 que proíbe as concessionárias de água e luz elétrica de cobrarem a tarifa mínima de consumo aos cidadãos. Participaram da discussão o superintendente de Relações Institucionais da Celpe, João Paulo Rodrigues; o assessor da Diretoria de Articulação e Meio Ambiente, Waldecy Farias e o presidente da comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE, Ewerton Kleber.

O parlamentar defendeu a competência da Casa Legislativa para tratar de normas do direito do consumidor. “Não se pode interferir em questões técnicas de distribuição de energia e abastecimento de água porque são de competência da União. Mas, temos atribuição constitucional concorrente para trabalhar em matérias referentes à relação consumerista, que é o caso da tarifa mínima de consumo que vem sendo cobrada”, explicou. Foi destacado, ainda, as leis sobre direito do consumidor que já foram aprovadas pela Casa Legislativa, a exemplo da 16.259/2018 e 16.055/2017.

“É algo muito injusto o que acontece com os usuários dos serviços das concessionárias, o cidadão ter que pagar por um produto que não consumiu”, criticou Novaes. Para ele, o fato de disponibilizar o serviço potencialmente ao indivíduo não legitima a cobrança da tarifa. “Não estamos falando de taxa ou tributo. Falamos de tarifa e isso é preço. Preço se paga quando existe o consumo do produto”, afirmou.  E acrescentou: “O fato de você ter um serviço disponível não te faz devedor dele, é preciso que o produto seja entregue”.

O deputado ressaltou que o valor, de investimentos que a Celpe ou a Compesa faça na rede elétrica ou encanação, deve estar compreendido dentro dos investimentos naturais como em qualquer outra empresa faz. “O fato de ser uma concessionária de prerrogativa do poder público não a faz diferente de uma empresa comum neste quesito. O que eu imagino é que o lucro dessas concessionárias sirva de pagamento para expansão de suas redes”, pontuou.

No decorrer da reunião, os representantes das concessionárias explicaram a base legal da arrecadação e a razão técnica de, atualmente, empresas de todo o Brasil exigirem o pagamento, mesmo daqueles que não utilizam o serviço. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) foram convidadas para a audiência, mas só a última enviou representante.

Chuvas e danos: prefeitura de Itapetim adia festa de São Vicente

30Em virtude dos grandes estragos  provocados pelas chuvas no no município de Itapetim,  a Prefeitura de Itapetim adiará a festa do Padroeiro São  Vicente Ferrer. Na manhã  deste sábado (15), o prefeito Adelmo Moura esteve reunido com secretário de Cultura Ailson Alves, com o Padre Ademar Lucena e com o jurídico do município. O motivo […]

30Em virtude dos grandes estragos  provocados pelas chuvas no no município de Itapetim,  a Prefeitura de Itapetim adiará a festa do Padroeiro São  Vicente Ferrer.

Na manhã  deste sábado (15), o prefeito Adelmo Moura esteve reunido com secretário de Cultura Ailson Alves, com o Padre Ademar Lucena e com o jurídico do município. O motivo do encontro foi para tratar das festividades religiosas e profanas do Distrito de São Vicente que estava programada de 19 a 22 de Abril.

Diante dos grandes estragos provocados pelas chuvas dos últimos dias, que chegaram a carregar parte do asfalto e estrutura da ponte que de acesso ao Distrito, não será possível realizar a festividade.

Assim, o prefeito juntamente com os demais resolveram adiar a data que será marcada após uma previsão da Defesa Civil, o DER (Departamento de Estradas e Rodagens). As equipes avaliarão o caso para tomar as devidas soluções.

“A Prefeitura agradece a compreensão de todos e afirma que estão sendo tomadas todas as providências para solucionar o problema”, conclui a nota.

Bancada estadual do PTB se reúne com Armando

A bancada do PTB na Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado estadual Júlio Cavalcanti, se reuniu com o ministro Armando Monteiro. Monteiro, que é o presidente licenciado do partido no Estado, recebeu os parlamentares para planejar o fortalecimento da legenda nos próximos meses e fazer uma avaliação do cenário político atual. Além de Júlio Cavalcanti, participaram […]

IMG_1748

A bancada do PTB na Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado estadual Júlio Cavalcanti, se reuniu com o ministro Armando Monteiro. Monteiro, que é o presidente licenciado do partido no Estado, recebeu os parlamentares para planejar o fortalecimento da legenda nos próximos meses e fazer uma avaliação do cenário político atual.

Além de Júlio Cavalcanti, participaram da reunião  os deputados Silvio Costa Filho (líder da bancada de oposição na Casa), Romário Dias, Álvaro Porto, Augusto César de Carvalho e José Humberto Cavalcanti, além do presidente estadual do partido, ex-deputado federal José Chaves.

Os parlamentares discutiram com Armando a preparação do PTB para conquistar novas lideranças nos próximos meses, na Metropolitana e no Interior, o que será feito por meio de viagens do grupo. Além disso, aproveitaram o encontro para fazer uma avaliação da atuação da bancada na Assembleia e do quadro político estadual. “Vamos fazer uma campanha de filiação ao PTB, buscando renovar seus quadros em todos os municípios”, declarou Júlio Cavalcanti.

“O nosso partido tem um projeto político e vai continuar tendo um projeto político. Um partido só se justifica se ele tiver projeto”, ressaltou Armando Monteiro.

Covid-19: Serra confirma 32 novos casos; Afogados da Ingazeira, nenhum

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados 32 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 2.157 casos confirmados.  O número de casos suspeitos subiu para 117 e o de casos descartados subiu para 7.577. Quanto à evolução dos casos confirmados, o município tem 1.865 pacientes recuperados, 259 em […]

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados 32 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 2.157 casos confirmados. 

O número de casos suspeitos subiu para 117 e o de casos descartados subiu para 7.577. Quanto à evolução dos casos confirmados, o município tem 1.865 pacientes recuperados, 259 em tratamento domiciliar, 06 em leitos de internamento e 27 óbitos. 

Em relação aos profissionais de saúde contaminados, 82 estão recuperados e 12 em isolamento.

O boletim diário, portanto, fica com 2.157 casos confirmados, 117 casos suspeitos, 1.865 recuperados, 7.577 descartados e 27 óbitos.

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira informa que nesta quarta (05.08) não foram detectados casos novos para covid-19 no município. 

Entram em investigação os casos de 7 pacientes do sexo masculino com idades entre 26 e 90 anos, e 9 pacientes do sexo feminino com idades entre 23 e 62 anos. 

Ainda segundo a Secretaria, foram 10 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para a covid-19. 

O boletim informa ainda que, 7 pacientes apresentaram cura após avaliação clínica e epidemiológica. 

Já são 182 pacientes recuperados para covid-19 no município, o que representa 86,2% do total de casos aqui registrados. Atualmente, 22 casos estão ativos para a doença em Afogados. 

Portanto, o boletim diário de Afogados da Ingazeira, conta com 211 casos confirmados, 52 em investigação, 182 recuperados e 7 óbitos.

A Secretaria informa ainda, que hoje, o município atingiu a marca de 1.825 pessoas testadas para covid-19.