Notícias

Procurador diz que se Congresso aprovar contas será “vitória do vale-tudo”

Por Nill Júnior

Júlio-Marcelo-de-OliveiraO procurador Julio Marcelo de Oliveira, do Ministério Publico de Contas, afirmou ao blog do Matheus Leitão que uma eventual aprovação das contas da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional “enfraquecerá a noção de responsabilidade fiscal, de respeito às leis, de transparência na gestão pública e equilíbrio das contas públicas”.

Para Julio Marcelo, “será a vitória da maquiagem contábil e do vale-tudo fiscal em ano eleitoral”. As afirmações do procurador são uma resposta ao relator das contas no Senado, Acir Gurgacz (PDT-RO), que apresentou um parecer em que pede a aprovação com ressalvas das contas de Dilma em 2014.

O parecer contraria a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), que, por unanimidade, decidiu pela reprovação das contas de 2014 diante das chamadas “pedaladas ficais”, manobras para aliviar, momentaneamente, o descontrole financeiro do governo.

Após a decisão do TCU de recomendar a reprovação das contas da presidente Dilma, a corte envia a decisão ao Congresso Nacional, que avalia o parecer, podendo segui-lo pela reprovação ou não.

O relator das contas na comissão de orçamento, que é de um partido da base governista, disse ainda que é preciso ter cuidado para não engessar o governo federal, estados e municípios.

Registre-se, o Procurador é militante político. Comparece a passeatas a favor do impeachment e, em sua página do Facebook, ele é a esposa conclamam as pessoas a aderirem à movimentos como “Vai pra rua”.

Outras Notícias

Custódia debate Mobilidade Urbana

O Conselho Municipal de Segurança e Cidadania de Custódia, com participação da Prefeitura de Custódia, está mobilizando todos os seguimentos da sociedade para iniciar a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana do município. Em reunião realizada, dia 12 de junho no auditório da Secretaria de Educação, foram  iniciados os debates em torno do tema. […]

Foto 4 Reuniao COMSEC 2015 01O Conselho Municipal de Segurança e Cidadania de Custódia, com participação da Prefeitura de Custódia, está mobilizando todos os seguimentos da sociedade para iniciar a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana do município.

Em reunião realizada, dia 12 de junho no auditório da Secretaria de Educação, foram  iniciados os debates em torno do tema. Como todas as médias cidades, Custódia já tem problemas ligados à mobilidade.

De acordo com o presidente do Conselho, nesse primeiro momento serão colhidas sugestões. “Estamos ainda ajustando a metodologia para elaboração do plano de ação. Teremos varias audiências e será constituída uma comissão técnica”.

Na próxima quinta-feira, dia 18 de junho será realizada mais uma reunião, no auditório da Secretaria de Educação.  O plano quer promover um debate amplo sobre questões ligadas a acessibilidade, alternativas verdes de transporte, diminuição da emissão de poluentes, dentre outros aspectos.

Joelson participa de evento do Governo do Estado no Recife

O prefeito de Calumbi, Joelson, utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (2) para destacar sua participação no evento Mudar Juntos, promovido pelo Governo de Pernambuco, na capital Recife. A iniciativa, que reuniu gestores municipais de várias regiões do estado, teve como objetivo apresentar propostas governamentais para 2025 e debater demandas locais. Joelson descreveu o encontro […]

O prefeito de Calumbi, Joelson, utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (2) para destacar sua participação no evento Mudar Juntos, promovido pelo Governo de Pernambuco, na capital Recife.

A iniciativa, que reuniu gestores municipais de várias regiões do estado, teve como objetivo apresentar propostas governamentais para 2025 e debater demandas locais.

Joelson descreveu o encontro como um momento significativo para fortalecer a interlocução entre o município e o estado. “Hoje, em Recife, participei do evento Mudar Juntos promovido pelo Governo do Estado. Momento muito importante para ouvirmos as propostas do Governo para 2025 e também levar as demandas do nosso município. Vamos continuar buscando o melhor pra nossa cidade, sempre”, afirmou o gestor em publicação.

O evento reuniu prefeitos, secretários e lideranças de todo o estado, com o objetivo de debater estratégias e iniciativas para enfrentar os principais desafios enfrentados pelos municípios pernambucanos.

Presos acusados de homicídio na zona rural de Afogados

Zezito de Amaro, 72 anos, foi assassinado dia 2 de maio. Prisões aconteceram hoje em Petrolândia  Exclusivo A Polícia Civil prendeu a pouco em Petrolândia  dois acusados do homicídio contra o senhor José Góes de Santana, 72 anos, conhecido por Zezito de Amaro, muito conhecido na cidade. Ele foi morto dia 2 de maio, na área […]

Ubiratan Rocha explicou detalhes da prisão

Zezito de Amaro, 72 anos, foi assassinado dia 2 de maio. Prisões aconteceram hoje em Petrolândia 

Exclusivo

A Polícia Civil prendeu a pouco em Petrolândia  dois acusados do homicídio contra o senhor José Góes de Santana, 72 anos, conhecido por Zezito de Amaro, muito conhecido na cidade.

Ele foi morto dia 2 de maio, na área rural do município de Afogados da Ingazeira, no Sítio Portazio.

As investigações foram conduzidas pelo Delegado Ubiratan Rocha. Uma das surpresas da investigação foi a de que o agricultor foi morto com disparo de arma de fogo,  apesar de terem sido encontradas armas brancas próximas ao corpo.

Foram presos em Petrolândia detentos com iniciais ECS e EJN. Os nomes completos não foram informados por conta da Lei de Abuso de Autoridade.

Segundo a polícia em boletim, iniciadas as investigações de imediato, diligências foram concretizadas e em quatro dias foi dado um norte investigativo às operações.

Foi verificado que os autores do homicídio vieram da cidade de Custódia, via Quitimbu, passando pelo Sítio Carapuça para, ao fim, chegarem ao local onde o homicídio foi praticado.

Já na quinta-feira (07), perícia foi realizada na motocicleta apreendida em Custódia, onde o Instituto de Criminalística confirmou a compatibilidade da mesma com a monitorada pela polícia.

Armas foram apreendidas, necessitando de comparação balística, roupas similares as usadas foram apreendidas mediante auto de busca e apreensão, motocicleta apreendida, armas e mais elementos de informações.

Os mandados foram expedidos pelo juiz da Vara Única da Comarca de Afogados da Ingazeira, após descrição das investigações relacionadas ao homicídio e representação desta autoridade policial.

Participaram da ação os policiais Paulo Maychrovicz , Inário Rafael, Isabela Guedes, Toninho, Marcos Antonio, Franklyn Gonçalves e Fredson. Sobre mais detalhes, a Polícia Civil informou estar fazendo inquirições, ou seja, tirando mais dúvidas sobre o caso.

Lucas Ramos cobra verba para conclusão de ramal do Agreste

Obra é tida como essencial para Sertânia e Arcoverde O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) aproveitou o encontro com a presidente Dilma Rouseff, em Cabrobó, no Sertão do estado, nesta sexta-feira (21), para cobrar a liberação da verba para a conclusão do ramal do Agreste, obra que irá abastecer de água para consumo humano municípios como […]

adutora-do-agreste-compesa

Obra é tida como essencial para Sertânia e Arcoverde

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) aproveitou o encontro com a presidente Dilma Rouseff, em Cabrobó, no Sertão do estado, nesta sexta-feira (21), para cobrar a liberação da verba para a conclusão do ramal do Agreste, obra que irá abastecer de água para consumo humano municípios como Sertânia e Arcoverde.

“O ramal do Agreste vai possibilitar que as regiões de Pernambuco mais atingidas pela seca sejam beneficiadas com a água da transposição”, afirmou o deputado. O ramal do Agreste levará o volume do Eixo Leste da Transposição a cidades que sofrem com a seca, passando metade para a Adutora do Agreste e a outra metade para o Reservatório do Ipojuca, em Arcoverde.

Em Cabrobó, a presidente inaugurou a primeira estação do eixo Norte do projeto de integração do Rio São Francisco. Na ocasião, o governador Paulo Câmara assinou um termo de compromisso que assegura a implantação de 52 sistemas de abastecimento de água ao longo dos canais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), beneficiando as comunidades localizadas no entorno do canal. O investimento é de R$ 120 milhões.

“A água irá passar ao lado das casas dos pernambucanos e seria inadmissível que não fôssemos beneficiados. Com os sistemas de abastecimento, vamos abastecer as famílias e garantir água para consumo humano, amenizando os efeitos da crise hídrica”, concluiu o deputado.

Paulinho Tomé cobra reabertura do Banco do Brasil de Tupanatinga

O deputado Paulinho Tomé apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco uma indicação para que a agência do Banco do Brasil do município de Tupanatinga que seja reaberta. De acordo com o parlamentar, o fechamento da agência para o público ocorreu em 2013, depois de um assalto e explosão de caixas eletrônicos. “Essa é uma reivindicação […]

Agência, quando explodida em 2013

O deputado Paulinho Tomé apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco uma indicação para que a agência do Banco do Brasil do município de Tupanatinga que seja reaberta.

De acordo com o parlamentar, o fechamento da agência para o público ocorreu em 2013, depois de um assalto e explosão de caixas eletrônicos.

“Essa é uma reivindicação dos moradores de Tupanatinga e região, que precisam se deslocar para Arcoverde – 53km de distância – para utilizar os serviços bancários. Além do transtorno, isso onera o orçamento familiar”, afirmou o parlamentar.

Paulinho Tomé

O Procon já havia instituído  uma medida cautelar contra os bancos que foram alvos de criminosos e ainda não apresentaram celeridade na reabertura das agências e postos danificados em Pernambuco.

Ontem, ficou definido que  os bancos terão que apresentar medidas preventivas para manutenção da ordem e segurança das agências bancárias; documentos que comprovem o atendimento de segurança com as especificações estabelecidas pela Polícia Federal; cronograma de investimentos em monitoramento e segurança privada das agências, dentre outras medidas.