Pleito em São José do Egito promete ser um dos mais quentes da região
Pleito em São José do Egito promete ser um dos mais quentes da região
Últimas questões ligadas a vices foram equacionadas nos dois grupos
Mais um município tem o jogo sucessório definido no Pajeú. Em São José do Egito o ex-deputado Zé Marcos de Lima (PR), ateu o martelo e indicou para vice na chapa encabeçada por Romério Guimarães (PT) Neném Dudu, do PMDB.
A Frente de apoio a Romério terá PT, PMDB, PR, PTB, PSD, PRB, PHS, PSC e PROS. A garantia do grupo é de que não haverá problemas com o atual vice-prefeito Naldinho de Raimundo, que teria endossado a chapa.
A eleição terá status de clássico eleitoral. No sábado, foi anunciada a chapa Evandro Valadares (PSB) prefeito e o médico Eclérinston Ramos candidato a vice. A chapa teve o “carimbo” de Gilberto Rodrigues e do governador Paulo Câmara. “Ele reconheceu e disse ao governador que essa seria a melhor chapa para vencer as eleições”, disse Ramos.
Por Iedo Ferraz Lima*, com fotos do professor Dierson Ribeiro As fotografias são da grande cheia registrada no Rio Pajeú no mês de abril de 1967. Por meio delas, podemos visualizar algumas ruas de Serra Talhada que foram alagadas devido ao aumento das águas. Naquele dia, os moradores serra-talhadenses ficaram amedrontados o transbordamento. Mais de […]
Por Iedo Ferraz Lima*, com fotos do professor Dierson Ribeiro
As fotografias são da grande cheia registrada no Rio Pajeú no mês de abril de 1967.
Por meio delas, podemos visualizar algumas ruas de Serra Talhada que foram alagadas devido ao aumento das águas.
Naquele dia, os moradores serra-talhadenses ficaram amedrontados o transbordamento. Mais de cinquenta anos se passaram e alguns habitantes mais velhos da cidade presenciaram aquela grande cheia, que jamais será esquecida.
O Rio Pajeú nasce na Serra da Balança, município de Brejinho, próximo à divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco.
Ele percorre um longo trecho de 347 km até desaguar no Velho Chico. É a maior bacia hidrográfica do estado de Pernambuco, abrangendo os municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Calumbi, Flores, Floresta e outros municípios sertanejos.
*Iedo Ferraz Lima é triunfense e reside em Paulo Afonso -BA. É servidor do MP baiano.
Pelo quarto ano consecutivo a Câmara de Vereadores de Tuparetama prestará homenagem a várias mulheres do município que se destacaram e se destacam em seus segmentos de trabalho/profissão e através de suas histórias de vida. Representantes da força da mulher sertaneja, as indicadas e aprovadas por unanimidade pelos vereadores que compõem a Câmara Municipal receberão […]
Pelo quarto ano consecutivo a Câmara de Vereadores de Tuparetama prestará homenagem a várias mulheres do município que se destacaram e se destacam em seus segmentos de trabalho/profissão e através de suas histórias de vida.
Representantes da força da mulher sertaneja, as indicadas e aprovadas por unanimidade pelos vereadores que compõem a Câmara Municipal receberão Moção de Aplauso e placa alusiva ao Dia Internacional da Mulher em sessão solene na próxima sexta-feira, dia 06 de março, no Centro Recreativo Professor Rabêlo.
Por segmento, serão homenageadas as seguintes mulheres:
Assistência Social – Eliene Ferreira Ramos de Oliveira
Saúde – Isabela de Lima Vieira Guedes
Cultura – Maria Solange de Souza
Educação – Maria Martinha Marques Magalhães
Religião – Tereza Rabêlo de Vasconcelos
Empreendedorismo – Inácia da Costa Pessoa
Acadêmica – Maria Eduarda de Brito Cruz
Política e serviço público – Carolina Lima de Souza
Também recebem menção honrosa, indicadas pelos vereadores, as seguintes mulheres que se destacam em suas áreas de trabalho e de atuação social, pelos serviços prestados à comunidade e pelos exemplos como mães de família e cidadãs tuparetamenses:
Indicação do vereador Danilo Augusto: Sônia Maria de Freitas
Indicação do vereador Orlando Ferreira: Zumira Gomes de Souza
Indicação do vereador Idelbrando Valdevino: Maria do Carmo dos Anjos (Novinha)
Indicação da vereadora Priscilla Filó: Maria de Lourdes Silva (Preta do Gás)
Indicações da vereadora Vanda Lúcia: Luzinete Nunes de Moura e Rosália Nunes da Silva
Indicação do vereador Plécio Galvão: Terezandrea Nogueira Galvão
Indicação do vereador Diógenes Patriota: Camila da Silva Farias Patriota
Para o presidente da Câmara, vereador Danilo Augusto, “Esta é uma ocasião importante para homenagear as mulheres tuparetamenses, e essa homenagem se estende a todas as munícipes. Em tudo que nós temos e no muito que nós somos devemos a uma mulher. A mulher representa o esteio da família e é uma força tanto na política quanto na economia, na educação, no esporte, na religião, enfim, em todos os segmentos“.
As vereadoras que representam a mulher no espaço político de Tuparetama, Priscilla Filó e Vanda Lúcia também falaram sobre o significado da homenagem: “Temos orgulho em representar a parcela feminina de Tuparetama na Câmara e esperamos que a mulher ocupe cada vez mais seu lugar de direito nesses espaços. Fazer esta homenagem nesses 4 anos é um reconhecimento da importância de tantas mulheres incríveis em nosso município.” disse a vereadora Priscilla.
Para a vereadora Vanda Lúcia, “É uma homenagem sincera e carinhosa para quem merece, que são as mulheres guerreiras e talentosas de Tuparetama, elas merecem todo dia nossos aplausos e esforço do nosso trabalho por uma sociedade melhor para elas, seus filhos e suas famílias. Como mulher eu me sinto contemplada nesse momento especial“.
Recife terá novos voos diretos para Córdoba (Argentina), Porto Alegre(RS), Vitória (ES), Salvador (BA) e Belém (PA) Em reunião hoje (26) com o governador Paulo Câmara, o presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Sérgio Kakinoff, anunciou a ampliação dos voos da companhia em Pernambuco. O Estado vai ganhar o reforço da terceira frequência do voo […]
Recife terá novos voos diretos para Córdoba (Argentina), Porto Alegre(RS), Vitória (ES), Salvador (BA) e Belém (PA)
Em reunião hoje (26) com o governador Paulo Câmara, o presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Sérgio Kakinoff, anunciou a ampliação dos voos da companhia em Pernambuco. O Estado vai ganhar o reforço da terceira frequência do voo Recife/Buenos Aires e um novo destino internacional: Córdoba, na Argentina. Além disso, Kakinoff confirmou o retorno do voo Guarulhos/Petrolina, atendendo um pedido do governador Paulo.
Além desses, foram anunciados quatro voos diretos para Porto Alegre, Vitória, Salvador e Belém. A expansão contará ainda com uma frequência adicional Recife/Congonhas.
Além de Paulo Câmara, Paulo Kakinoff e Felipe Carreras, participaram da reunião, no Palácio do Campo das Princesas, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry, o diretor de Relações Institucionais da Gol, Cláudio Borges, Bhrener Matos, consultor de Relações Institucionais da Gol, e Victor Viana, analista de Planejamento da Gol.
Com as novidades, a companhia operará 15.222 voos no Estado, em 2018. A projeção para o próximo ano, no Recife, supera inclusive capitais do Nordeste como Fortaleza, que terá, em 2018, 14.283 voos operados pela Gol. A nova frequência da Gol partindo do Recife com destino a Buenos Aires chega para incrementar as outras duas já operadas pela companhia, frutos do voo lançado em 2016. Uma comprovação do verdadeiro sucesso da rota. O início das operações do voo inaugural está marcado para janeiro de 2018.
O novo voo Guarulhos/Petrolina e a nova frequência Recife/Congonhas entram em operação já no próximo mês de novembro. O retorno ao mercado de Salvador e a nova frequência para Fortaleza estão previstas para maio de 2018.
Os voos domésticos para Belém, Vitória, Porto Alegre e Salvador, e o novo voo para Córdoba, na Argentina, fazem parte do pacote de incremento para a alta temporada. A previsão é um aumento de 20% no número de assentos nos voos da companhia partindo do Recife, só nesse período.
A governadora Raquel Lyra já havia demonstrado interesse durante a COP 28 de realizar o evento no Estado Pernambuco vai sediar o próximo evento Conexão ODS realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil. Em encontro com a governadora Raquel Lyra, nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, os representantes do Pacto Global […]
A governadora Raquel Lyra já havia demonstrado interesse durante a COP 28 de realizar o evento no Estado
Pernambuco vai sediar o próximo evento Conexão ODS realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil. Em encontro com a governadora Raquel Lyra, nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, os representantes do Pacto Global da ONU dialogaram sobre o evento, que promove discussões relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em uma agenda para avançar no desenvolvimento econômico sustentável, governança nas empresas e redução das desigualdades sociais. A demonstração do interesse em sediar o evento foi feita pela governadora no início de dezembro durante a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai, e agora vai se concretizar.
“Há janelas de oportunidade para o desenvolvimento dos ODS em Pernambuco, apesar de tantos desafios no Estado. Iniciamos a agenda de desenvolvimento econômico com sustentabilidade desde o início da gestão e nosso objetivo é alcançar essa agenda, que é capaz de mudar a vida dos pernambucanos, combatendo a pobreza, promovendo educação de qualidade e levando água e saneamento. O Pacto Global da ONU pode contar com a parceria do nosso Governo para construir esse evento coletivamente”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
O Conexão ODS é um encontro que une a gestão pública, a iniciativa privada, as organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para dialogar sobre ações relacionadas à sustentabilidade. “O evento mobiliza empresas do setor privado para debater e atingir os 17 ODS. E a governadora já havia demonstrado interesse em promover aqui em Pernambuco”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.
Os ODS são ações para proteção do meio ambiente e do clima, o fim da pobreza e uma vida mais próspera para todas as pessoas, nas quais as Nações Unidas estão contribuindo para atingir a Agenda 2030 no Brasil. Entre alguns objetivos estão água potável e saneamento, energia limpa e acessível, fome zero e agricultura sustentável.
“Estamos muito felizes com essa definição de Pernambuco sediar o próximo Conexão ODS e agora é criar um comitê técnico e curador para que a gente possa estruturar o evento. Ele terá toda a energia da localidade para que a gente possa trazer o que importa para a região”, destacou Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.
Estiveram participando do encontro com a governadora o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; o CMO do Pacto Global da ONU no Brasil, Otavio Toledo; o Presidente do Transforma Brasil e Porto Social, Fábio Silva; Tereza Oliveira, Membro do Conselho de Administração do Grupo Cornélio Brennand; e Paulo Sales, da Moura.
Presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), comemorou o arquivamento do projeto da chamada Escola sem Partido na comissão especial que analisava a proposta. “É uma vitória dos que acreditam na organização da luta do povo. Foi a mobilização da sociedade, especialmente daqueles que fazem a educação pública do país, […]
Presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), comemorou o arquivamento do projeto da chamada Escola sem Partido na comissão especial que analisava a proposta. “É uma vitória dos que acreditam na organização da luta do povo. Foi a mobilização da sociedade, especialmente daqueles que fazem a educação pública do país, que levou essa Casa a tomar essa acertada decisão, de arquivar um projeto que era uma verdadeira ‘lei da mordaça’ na educação brasileira”, celebrou o parlamentar.
Após seis semanas seguidas de tentativas de colocar a Escola sem Partido em votação, a matéria foi arquivada por causa do encerramento das atividades da comissão especial nesta legislatura. Em todas as reuniões convocadas pelo colegiado, a oposição atuou fortemente, obstruindo os trabalhos. “Esperamos que essa derrota possa fazer como que o novo governo possa refletir e retire esse projeto de sua pauta”, afirmou Danilo Cabral.
As discussões relacionadas ao Escola sem Partido serviram para alavancar o nome do então deputado Jair Bolsonaro (PSL), presidente eleito, no cenário nacional bem antes do lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República. Em declarações à imprensa, o futuro ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, indicado por Bolsonaro, chegou a dizer que o Escola sem Partido deveria ser aprovado pelo Congresso Nacional com um texto mais moderado.
Por causa disso, explicou Danilo Cabral, espera-se que o tema volte à Câmara dos Deputados no próximo ano. “Então, precisamos celebrar a vitória para mostrar, de forma objetiva que, quando há uma mobilização da sociedade, nós podemos barrar os atrasos que estão sendo impostos pela nova agenda. Mas, ao mesmo tempo, essa vitória tem que servir para que a gente permaneça vigilante e não permita o retorno dessa pauta”, ressaltou.
Danilo Cabral, que também integrou a comissão especial, destacou que, como preconiza a Constituição, a educação deve construir cidadania na vida das pessoas. “Não se faz educação sem liberdade de expressão, de pensamento e pluralismo de ideias. Por isso, não queremos escola sem partido. Queremos escolas com professor valorizado, escola integral, com merenda, livros e resultados positivos. Essa é a escola que merecemos”, finalizou.
Você precisa fazer login para comentar.