Primeira dama de Tamandaré autuada por morte de filho de doméstica
Fato de a polícia não ter identificado patroa causou revolta nas redes sociais. Caso repercute no país
Sabrina Rocha – G1
“Se fosse eu, meu rosto estaria estampado, como já vi vários casos na televisão. Meu nome estaria estampado e meu rosto estaria em todas as mídias. Mas o dela não pode estar na mídia, não pode ser divulgado”.
O desabafo foi feito por Mirtes Renata Souza, mãe do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos. A criança morreu ao cair do 9º andar de um edifício de luxo no Recife após a mãe descer para passear com o cachorro dos patrões e deixar o menino aos cuidados da patroa.
A empregadora foi autuada por homicídio culposo, mas não teve o nome divulgado pela Polícia Civil. Ela chegou a ser presa em flagrante, mas pagou R$ 20 mil de fiança e responderá em liberdade. Nesta quinta-feira (4), Mirtes contou em entrevista à TV Globo que era empregada doméstica do prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker, e da mulher dele, Sari Corte Real, acusada da negligência.
O G1 e a TV Globo ligaram ao longo da manhã para o telefone do prefeito de Tamandaré, mas até 13h05 ele não atendeu às ligações.
A assessoria de comunicação do município também foi procurada, mas não se manifestou até o mesmo horário. A Polícia Civil foi procurada para confirmar a identidade dos patrões, mas não respondeu.
Segundo o delegado Ramon Teixeira, responsável pelo caso, câmeras do circuito interno de segurança do condomínio mostraram o momento em que a mulher permitiu que Miguel entrasse sozinho no elevador. Nas imagens, era possível ver que ela fala com o menino, mas o deixa lá.
O vídeo mostrou Sari Corte Real dialogando com a criança. Em dado momento, ela coloca a mão sobre os botões do painel.
“Só vi ela [sic] botando a mão no botão da cobertura. Pelo que percebi no vídeo, era o da cobertura. Mas não posso confirmar que aquele botão foi acionado porque eu não vi a luz. Porque, quando aperta os botões, acende a luzinha. Alguns acendem mais forte, outros mais fraco. Independente de ter acionado ou não, não era para ter deixado ele dentro do elevador”, declarou.
Mirtes e a mãe resolveram pedir demissão. Ela contou que, após ver as imagens, ainda ligou para a ex-patroa e ouviu da mulher que ela não tinha apertado o botão do elevador e que iria provar isso. “Por falta de paciência, que eu tive com os filhos dela, meu filho está lá em Bonança [distrito de Moreno], junto com o tio, enterrado”, declarou.
Na quarta-feira (3), Miguel Otávio foi velado no Recife e, depois, foi enterrado no mesmo cemitério em que o irmão de Mirtes, que morreu em 2015, foi enterrado, na Região Metropolitana.
Veja algumas reações:
Vale vinte mil reais, a dor de uma mãe que nunca mais verá seu filho? A Carne mais barata do mercado é a negra. Expor a funcionaria ao vírus, expor o filho dela à morte, mas não expor seu rosto à sociedade. Revoltante!#justicapormiguelhttps://t.co/adktqvPrQ8
— Thelma 🎭 (@thelminha) June 4, 2020
Se o cachorro tivesse caído do 9° andar teria gente mais indignada e colocando a culpa na empregada.
— Gil Luiz Mendes (@gilLUIZMENDES) June 4, 2020
A indignação da tia do Miguel e o tom do @LinsPedro ao fazer a pergunta para a qual sabemos a resposta: o nome de uma empregada seria assim tão protegido? Essa lei serve pra pobre tbm? Miguel foi morto por essa negligente, não foi sem querer.#justicapormiguel pic.twitter.com/trnGrFmf9c
— Imperatriz Furiosa (@josianenandrade) June 4, 2020
Miguel, 5 anos, estava no trabalho com a mãe, em plena pandemia. A patroa mandou a mãe passear com os cachorros enquanto fazia as unhas em casa. Irritada com o choro do garoto, o colocou no elevador. Ele caiu do 9 andar. Esse é o retrato da elite escravocrata.#JustiçaPorMiguel
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) June 4, 2020
Sarí Gaspar Côrte Real é o nome da primeira dama de tamandaré responsável pela morte de miguel de 5 anos filho da empregada doméstica da mesma
a mídia não tá mostrando o rosto dela mas vamos deixar a madame famosa #justicapormiguel #VidasNegrasImportam #BlackLivesMatter pic.twitter.com/xTiE61TfUx
— bella ❁ (@styliodinson) June 4, 2020