Notícias

Prefeitura de Tabira transfere ponto facultativo de Corpus Christi para o dia 23 de junho

Por André Luis

A Prefeitura de Tabira oficializou, por meio do Decreto nº 031/2025, a transferência do ponto facultativo de Corpus Christi, originalmente previsto para o dia 19 de junho (quinta-feira), para a segunda-feira, dia 23 de junho. A decisão foi tomada em alinhamento com o Governo do Estado de Pernambuco, que publicou a mudança no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o decreto, a alteração se aplica a todas as repartições públicas municipais, com exceção dos serviços considerados essenciais, que deverão manter seu funcionamento conforme determinação das chefias responsáveis.
A medida busca uma melhor adequação do funcionamento interno dos órgãos públicos e da prestação de serviços à população no período junino. A decisão foi assinada pelo prefeito Flávio Marques e já está em vigor.

As escolas da rede municipal de ensino, no entanto, seguirão o calendário escolar previamente estabelecido. Dessa forma, não haverá aulas nos dias 19, 23 e 24 de junho, como já previsto.

Nos dias 23 (segunda-feira) e 24 de junho (terça-feira, Dia de São João), os serviços essenciais, como saúde, segurança e limpeza urbana, continuarão operando normalmente, conforme escalas definidas pelas respectivas secretarias.

Outras Notícias

Presidente da Câmara de Brejinho confunde eleitor ao aparecer ao lado de Paulo, Armando e Marília

Fazer foto com candidato a governador, sem votar em nenhum, parece ser o esporte preferido do Presidente da Câmara de Brejinho Ligerkson Lira. Filiado ao PSB, Ligerkson pousou para os fotógrafos ao lado do Governador Paulo Câmara. Quando os eleitores do vereador pensavam que ele votaria no seu colega de partido, eis que surgem nos […]

Por Anchieta Santos

Fazer foto com candidato a governador, sem votar em nenhum, parece ser o esporte preferido do Presidente da Câmara de Brejinho Ligerkson Lira.

Filiado ao PSB, Ligerkson pousou para os fotógrafos ao lado do Governador Paulo Câmara.

Quando os eleitores do vereador pensavam que ele votaria no seu colega de partido, eis que surgem nos blogs e rede social a foto do Presidente da Câmara com o senador Armando Monteiro, candidato a Governador pela Frente das Oposições.

E por último não deixou passar a oportunidade de aparecer ao lado de Marília Arraes. O vereador confunde tanto o seu eleitor, que rompeu com o ex-prefeito Wanderley, mas apoia a aliada dele a Prefeita Tânia Maria. Dá para entender?

Waldemar Borges transfere domicílio eleitoral para Gravatá

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) transfere nesta quinta-feira (01.10), às 12h, no Cartório da 30ª Zona Eleitoral, o seu domicílio eleitoral para o município de Gravatá. De acordo com o líder do Governo na Assembleia Legislativa (ALEPE), a transferência não significa ainda uma decisão de disputar a prefeitura, mas apenas o atendimento a uma […]

Waldemar-Borges

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) transfere nesta quinta-feira (01.10), às 12h, no Cartório da 30ª Zona Eleitoral, o seu domicílio eleitoral para o município de Gravatá.

De acordo com o líder do Governo na Assembleia Legislativa (ALEPE), a transferência não significa ainda uma decisão de disputar a prefeitura, mas apenas o atendimento a uma exigência legal para não fechar as portas a essa possibilidade, se ela vier a se concretizar.

“A decisão é a de participar ativamente desse momento da vida política da cidade, procurando contribuir para um debate elevado, que seja capaz de projetar a Gravatá do futuro”, destacou Borges.

Borges e Vila Pitombeira abrem arraial dos bairros de Afogados

Depois de dois anos de pandemia, sem poder curtir a magia dos festejos juninos, a Prefeitura de Afogados deu início à programação do projeto Arraial do Meu Bairro. A temporada teve início pelos bairros Borges (quinta) e Vila Pitombeira (sexta). Ruas e casas enfeitadas, mesas com comidas típicas do período junino, e as quadrilhas juninas […]

Depois de dois anos de pandemia, sem poder curtir a magia dos festejos juninos, a Prefeitura de Afogados deu início à programação do projeto Arraial do Meu Bairro. A temporada teve início pelos bairros Borges (quinta) e Vila Pitombeira (sexta).

Ruas e casas enfeitadas, mesas com comidas típicas do período junino, e as quadrilhas juninas devidamente ensaiadas. A Prefeitura montou o palco e levou atrações culturais para animar as festas. Bacamarteiros também deram o ar da sua graça, com o belo espetáculo de suas detonações.

“Essa é a festa mais rica e tradicional do Nordeste, onde nosso povo festeja as suas tradições, seja na música, seja na dança, e também na deliciosa gastronomia. Muito feliz em poder novamente celebrar, com o povo, o nosso período junino,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.

O Arraial do Meu Bairro é um projeto coordenado pela Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados, em parceria com os moradores de cada bairro participante.

Homens armados tomam moto de assalto na zona rural de Quixaba

Na manhã desta segunda-feira (14), o agricultor Gláucio, conhecido por Neném de Cornélio teve sua moto tomada de assalto por dois elementos armados, que o abordaram no Sítio Bom Jesus, zona rural de Quixaba. A informação foi repassada a redação do blog pela irmã da vítima, Márcia Siqueira. Segundo informações, eram dois elementos e eles […]

Na manhã desta segunda-feira (14), o agricultor Gláucio, conhecido por Neném de Cornélio teve sua moto tomada de assalto por dois elementos armados, que o abordaram no Sítio Bom Jesus, zona rural de Quixaba. A informação foi repassada a redação do blog pela irmã da vítima, Márcia Siqueira.

Segundo informações, eram dois elementos e eles estariam descalços, com roupas rasgadas e possivelmente com fome, estariam escondidos na mata. Um dia antes, no domingo (13),  teria ocorrido uma troca de tiros nas proximidades.

Segundo as informações da irmã da vítima, os elementos estariam assaltando na zona rural, perto de onde ocorreu o roubo da moto, no Sítio Bom Jesus, pertinho do Sítio Rosilho.

A suspeita é que os elementos que estavam no domingo sejam os mesmo que tomaram a moto do Gláucio.

Ainda segundo informações, os Elementos teriam varado a mata do Riacho do Meio e saíram no Bom Jesus, no momento em que o rapaz seguia em sua moto juntamente com um outro irmão, sentido Carnaíba.

Além da moto, Gláucio teve a carteira com todos os documentos e um cartão de crédito, roubados.

Márcia disse ao blog que não souberam informar para que lado os elementos fugiram, se  com destino a Quixaba ou Carnaíba.

Informações dão conta ainda que a Polícia foi acionada e realizou diligências na região, mas ainda não lograram exito na prisão dos suspeitos.

Márcia pede para quem tiver alguma informação que possa levar ao destino da moto do irmão, que entre em contato com a polícia.

Preocupada com casos de dengue, Saúde capacita profissionais de Gerências Regionais em Salgueiro

A VII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Salgueiro e que contém ainda outros 6 municípios, é a região com a maior variação de casos das arboviroses em Pernambuco. Até o último dia 23.03, foram notificados 1.105 suspeitas de dengue (em 2018 foram 20, um aumento de 5.425%), 65 de chikungunya (em 2018 […]

A VII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Salgueiro e que contém ainda outros 6 municípios, é a região com a maior variação de casos das arboviroses em Pernambuco. Até o último dia 23.03, foram notificados 1.105 suspeitas de dengue (em 2018 foram 20, um aumento de 5.425%), 65 de chikungunya (em 2018 foram 12 / + 441%) e 31 de zika (em 2018 foram 2 / + 1.450%).

Desde o início do ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vem monitorando a situação, prestando apoio técnico aos municípios e realizando o trabalho de pulverização (uso de bombas costais e com o popularmente chamado de carro fumacê) para promover o bloqueio da transmissão viral. Outra ação tem sido a capacitação de profissionais, com um evento realizado nesta quinta no Instituto Federal do Sertão Central, em Salgueiro.

A Oficina de Manejo Clinico para Pacientes com Arbobiroses já tinha sido realizada no último mês de fevereiro, via webconferência, para todo o Estado. Com o aumento de casos e o interesse de ampliar a discussão, foi agendada a atividade na região. Profissionais de saúde da rede de urgência e de Vigilância em Saúde da VII Geres participaram, além de equipes da IX (Ouricuri), X (Afogados da Ingazeira) e XI (Serra Talhada), totalizando 40 cidades e em torno de 130 participantes. Os infectologistas Luciano Arraes e Regina Coeli estão conduzindo a ação.

O infectologista Luciano Arraes, médico dos hospitais Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e Correia Picanço (HCP), está apresentando a sintomatologia da dengue, chikungunya e zika e informando os  caminhos para se pensar em um caso de arbovirose, além de explicitar os exames para um diagnóstico definitivo e a forma de tratamento. Já Regina Coeli está mostrando o diagnóstico diferencial e manejo clínico em crianças.

MOSQUITO – Em relação a 2º análise da presença de larvas nos imóveis (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa), 23 municípios das VII, IX, X e XI Geres estão com risco de surto para as arboviroses. “Precisamos de ações dos gestores municipais e de todas as esferas da sociedade para evitar que o mosquito Aedes aegypti nasça e se prolifere. Medidas simples, como manter os recipientes com água fechados, são essenciais para que possamos diminuir os adoecimentos na região”, reforça Claudenice Pontes.