Notícias

Prefeitura de Afogados conquista prêmio nacional do Sebrae 

Por André Luis

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira conquistou o prêmio nacional do SEBRAE “História de Quem Atende”, com o projeto Zona Rural sem Fronteiras, desenvolvido pela Sala do Empreendedor do município. 

O prêmio “Histórias de Quem Atende” é um programa de reconhecimento institucional do Sebrae, que busca valorizar o atendimento de excelência, o comprometimento e a dedicação dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento aos empreendedores.

A Sala foi premiada na categoria Rede Parceira com a apresentação do projeto Zona Rural sem Fronteiras. A categoria Rede Parceira avalia as histórias de atendimento executadas por atendentes das Salas do Empreendedor e dos parceiros. Foram 352 inscrições e apenas 10 vencedores. 

“Fomos a única sala do empreendedor do Estado a ser premiada nessa categoria. É muito gratificante ver os frutos do nosso trabalho e o reconhecimento nacional das.nossas ações,” destacou o secretário de administração e desenvolvimento econômico de Afogados, Ney Quidute. 

Para concorrer, a coordenadora da sala do empreendedor de Afogados, Regina Almeida, enviou um vídeo com depoimentos de mulheres da comunidade quilombola do leitão da carapuça falando sobre as ações na comunidade do “zona rural sem fronteiras: empreender é possível,” diminuindo o desperdício e agregando valor à produção de frutas. 

O anúncio dos vencedores aconteceu na última sexta (22), na sede do Sebrae em São Paulo. A cerimônia de entrega das premiações aos ganhadores deverá ocorrer ainda este semestre.

Outras Notícias

Escola Dário Gomes de Lima recebe Prêmio Gestão Escolar

Nesta segunda (04), ocorreu a solenidade de entrega do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, que reuniu as cinco melhores gestões escolares do país, no salão de eventos do Zagaia Hotel. A Escola Dário Gomes de Lima, localizada na cidade de Flores, Sertão pernambucano, foi a representante do Nordeste na etapa final do PGE 2017. A […]

Nesta segunda (04), ocorreu a solenidade de entrega do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, que reuniu as cinco melhores gestões escolares do país, no salão de eventos do Zagaia Hotel. A Escola Dário Gomes de Lima, localizada na cidade de Flores, Sertão pernambucano, foi a representante do Nordeste na etapa final do PGE 2017.

A unidade de ensino foi uma das mais de sete mil escolas em todo o país inscritas no Prêmio, que busca reconhecer o trabalho dos gestores escolares, a partir da avaliação de projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública de todo o país.

“Quero, primeiramente, parabenizar todos que fazem a Escola Dário Gomes de Lima, alunos, professores, pais e funcionários, enfim, todos que ajudaram na conquista desse resultado, nesse reconhecimento nacional. Para mim é motivo de muito orgulho e reforça a minha crença de que estamos no caminho certo, de priorizar a Educação Pública, em tempo integral e de qualidade. Estamos construindo hoje o nosso futuro”, disse o governador Paulo Câmara.

O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, acompanhou a premiação e comemorou o resultado de Pernambuco no Prêmio. “Com muito orgulho, a Escola Dário Gomes e Ana, sua gestora, representaram o belo trabalho que estamos realizando em Pernambuco e a transformação na vida de nossos estudantes. Estamos construindo um novo Pernambuco pela Educação. O principal é nosso sentimento de vitória pela nossa Educação”.

“Representar Pernambuco e o Nordeste nos enche de orgulho por tudo que a escola representa para a vida da comunidade local. O PGE é o reconhecimento de um trabalho incansável, dedicado a todos que fazem a Família Dário Gomes”, destaca Ana Lúcia Xavier Cavalcanti, gestora da escola em Flores.

Além da Dário Gomes de Lima, também foram agraciadas a Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, do Mato Grosso do Sul, o Centro de Atenção à Criança Girassol de Tempo Integral (CAIC), de Palmas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Jones José do Nascimento, do Espírito Santo, a EEF Mont Alvern, de Ituporanga, Santa Catarina. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) agraciou as cinco gestoras escolares com troféu, além de uma viagem aos Estados Unidos, financiada pelo governo dos Estados Unidos.

A escola: A Dário Gomes de Lima atende mais de 555 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Dentre os destaques da Dário, estão: o foco na aprendizagem de todos os alunos, mediante o SPE (Sistema de Posicionamento Educacional), atendimento das necessidades de aprendizagem no contraturno, projetos inovadores (A Escola Vai à Feira), participação e interação ativa com a comunidade, além da conquista do 1º lugar no Ensino Fundamental Anos Finais (média 6,23), no Ensino Médio (média 6,80) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2016.

Em mais de duas décadas, aproximadamente 38 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos.

São José do Egito: Câmara promove solene e entrega títulos de cidadãos egipcienses

Nesta sexta, 18, a Câmara de Vereadores de São José do Egito promoveu sessão solene para entrega de Títulos de Cidadania Egipciense. Cinco personalidades que fazem parte do cotidiano local foram agraciadas com a honraria. Receberam os títulos o promotor Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, proposta de autoria do vereador Maurício Mendes, Enoque Estevão Gomes e […]

01

Nesta sexta, 18, a Câmara de Vereadores de São José do Egito promoveu sessão solene para entrega de Títulos de Cidadania Egipciense. Cinco personalidades que fazem parte do cotidiano local foram agraciadas com a honraria.

Receberam os títulos o promotor Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, proposta de autoria do vereador Maurício Mendes, Enoque Estevão Gomes e Rosângela Dantas Baía, projetos do vereador Aderbal Ned, Gercino Domingos Filho e Josimar Lira Matos, ambos indicados pelo parlamentar Flávio Jucá.

O presidente José Vicente Souza conduziu a sessão que contou também com as presenças dos vereadores Albérico Tiago, Beto de Marreco, David Teixeira, Gerson Souza, Jota Ferreira e Rogaciano Jorge. A reunião solene antecedeu o feriado municipal de 19 de março, dia do padroeiro do município, São José.

Oficial: Luciano Duque adere a Armando

Ato de anúncio acontece nesta segunda em Recife Principal aliado e coordenador da campanha de Marília Arraes, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, do PT, adere nesta segunda-feira (3) à candidatura de Armando Monteiro a governador de Pernambuco. O ato, que deve reunir outras lideranças do grupo de Duque, acontece durante entrevista coletiva, às […]

Ato de anúncio acontece nesta segunda em Recife

Principal aliado e coordenador da campanha de Marília Arraes, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, do PT, adere nesta segunda-feira (3) à candidatura de Armando Monteiro a governador de Pernambuco.

O ato, que deve reunir outras lideranças do grupo de Duque, acontece durante entrevista coletiva, às 11h, no Recife Praia Hotel.

Luciano Duque comandou desde o ano passado a mobilização em favor da pré-candidatura de Marília Arraes ao governo do Estado. A entrevista coletiva acontecerá às 11h, no Salão Boa Vista, no Recife Praia Hotel.

“A decisão de apoiar Armando se deu de maneira natural, tendo em vista a lealdade do senador a Lula, inclusive por ter votado contra o impeachment e ter permanecido, na condição de ministro, ao lado de Dilma. Armando também foi candidato e palanque para Lula e Dilma nas últimas três eleições presidenciais”, diz a oposição em nota.

Resolução do TRE jogada no lixo em Arcoverde, diz jornalista

Blog do Magno O juiz eleitoral de Arcoverde, Drauternani Pantaleão, autorizou uma carreata hoje na cidade, a 250 km do Recife, do candidato a prefeito pelo MDB, Wellington da LW, sob o argumento de estar obedecendo uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral, mesmo após a aprovação da resolução, por unanimidade do pleno da corte, suspendendo […]

Blog do Magno

O juiz eleitoral de Arcoverde, Drauternani Pantaleão, autorizou uma carreata hoje na cidade, a 250 km do Recife, do candidato a prefeito pelo MDB, Wellington da LW, sob o argumento de estar obedecendo uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral, mesmo após a aprovação da resolução, por unanimidade do pleno da corte, suspendendo todos os atos de campanha com aglomerações no Estado. 

Ao blog do Magno, ele disse que o ato seria realizado, mas obedecendo as regras sanitárias e a resolução, ou seja, uma carreata sem aglomerações.

Mas nada disso se cumpriu. O candidato, junto com a prefeita Madalena Britto, do PSB, partido oficial do governador, desmoralizaram a Justiça Eleitoral. 

As fotos enviadas ao blog comprovam tudo. Homens, mulheres e até crianças em situação de risco, expondo a vida em cima de caminhões. Uma multidão foi formada. Era como se a prefeita dissesse: aqui, a lei sou eu. Mando até na Justiça Eleitoral.

Uma vergonha que levou a resolução baixada pelo TRE ao ridículo, com repercussão negativa em todo o Estado. Pelo que ocorreu em Arcoverde, a cidade é uma ilha, não pertence ao território de Pernambuco. 

Vestidos de verdes, Wellington, seu vice, o delegado Israel Rubis, e a prefeita acenavam para o povo em cima de uma caminhonete apinhada de gente. Na prática, a prefeita revogou a lei e jogou a resolução do TRE no lixo. Confira as imagens.

Por meio de nota, o TRE-PE se pronunciou sobre a decisão do desembargador eleitoral Edilson Nobre que permitiu o candidato a prefeito de Arcoverde pelo MDB, Wellington da LW, promover uma carreata na cidade, hoje, provocando várias aglomerações e desrespeitando a própria determinação do Tribunal.

Leia a justificativa do TRE-PE: A carreata de Arcoverde foi autorizada em processo judicial, antes da edição da Resolução n. 372/2020, e, por isso, o Des. Edilson Pereira Nobre Jr, em decisão unipessoal, entendeu de autorizar a realização do ato.

Prefeito de Ouro Velho anuncia inclusão do município em obra do Ramal da Adutora do Cariri

O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, anunciou nesta quarta-feira (18) que o município foi incluído na obra do Ramal da Adutora do Cariri, um projeto essencial para melhorar o abastecimento de água na região.  Através de suas redes sociais, Valadares comunicou que, juntamente com o engenheiro chefe do município, José Filho, autorizou o início […]

O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, anunciou nesta quarta-feira (18) que o município foi incluído na obra do Ramal da Adutora do Cariri, um projeto essencial para melhorar o abastecimento de água na região. 

Através de suas redes sociais, Valadares comunicou que, juntamente com o engenheiro chefe do município, José Filho, autorizou o início das obras, que serão conduzidas pelo Consórcio TransParaíba.

Valadares destacou que a inclusão de Ouro Velho no projeto é fruto do empenho dos deputados Wilson Santiago Filho e Wilson Santiago, além do apoio do futuro prefeito, Dr. Júnior. A obra, avaliada em mais de R$ 432 milhões e com quase 400 km de extensão, beneficiará toda a zona urbana da cidade, resolvendo problemas crônicos como o rodízio no fornecimento de água. “Em breve, o problema de rodízio de água estará resolvido”, afirmou o prefeito. 

Além disso, dois novos reservatórios serão construídos e reformados para garantir o abastecimento de toda a área urbana.

A Adutora do Cariri beneficiará diretamente cerca de 150 mil pessoas em vários municípios da região, incluindo Monteiro, Prata, Amparo, Sumé, Serra Branca, São João do Cariri e outros, além de 37 chafarizes destinados à população rural. 

O projeto, que utilizará a água da transposição do Rio São Francisco, é considerado crucial para garantir mais qualidade de vida à população do Cariri paraibano.

Apesar da importância da obra, o prefeito alertou sobre os impactos temporários que a população poderá enfrentar, como escavações em algumas ruas, pesquisas em imóveis e bloqueios temporários em certos trechos. 

Valadares pediu a colaboração da comunidade, orientando para que as pessoas recebam os colaboradores devidamente identificados e respeitem as sinalizações nas áreas de trabalho.

Com o início das obras programado para breve, a expectativa é que o projeto solucione de forma definitiva os problemas relacionados à escassez de água na região, garantindo mais segurança hídrica e qualidade de vida para os moradores. O prefeito agradeceu ainda ao governador João Azevedo pelo apoio e inclusão de Ouro Velho no ramal da adutora.