Notícias

Prefeito de Catende planejou morte de testemunha, diz Polícia Civil

Por Nill Júnior
img-20160602-wa0027
Do G1PE

A Polícia Civil de Pernambuco revelou, nesta segunda-feira (22), que o prefeito de Catende, Otacílio Alves Cordeiro, acusado de comandar um esquema de fraude em licitações que causou prejuízo de R$ 25 milhões aos cofres públicos, planejou a morte de uma testemunha.

O crime não chegou a ser praticado. Essa foi uma das descobertas da Operação ‘Longa Manus’, que resultou na prisão de três pessoas, na última sexta (19): o filho e secretário de Administração da cidade, o sobrinho do gestor e um coronel reformado da Polícia Militar (PM).

A conclusão do caso foi divulgada durante coletiva de imprensa na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife. A ‘Longa Manus’, expressão do latim que significa ‘braço longo’, é a segunda fase da Operação ‘Tsunami’, que, desde junho, investigava um esquema de fraude em licitações envolvendo o prefeito e servidores municipais.

“O objetivo era sangrar a prefeitura paulatinamente ao longo desses anos de gestão”, alegou a delegada de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), Patrícia Domingos. O gestor municipal, que está preso no Centro de Triagem desde julho, deve responder por mais de 50 crimes, que podem somar até 340 anos de detenção.

“Ele (o prefeito) ficava andando na praça, atendendo eleitores, teria até feito algumas viagens de carro, e a testemunha teria fotografado esses momentos. Com base nisso, numa conversa entre o pai e o filho (do prefeito), Otacílio comenta que ele estava fotografando fora de casa e o filho diz: ‘Olha, a gente tem que dar um jeito nesse cidadão’. E Otacílio fala: ‘É mesmo. Vamos contratar um povo pra dar uma surra nele na frente da cidade inteira pra ver se ele para?’”, relatou a delegada.

Em seguida, de acordo com Domingos, eles teriam planejado com o sobrinho do prefeito contratar duas pessoas para matar o informante. “Eles combinaram de mandar a nossa digníssima testemunha para a ‘cidade do pé junto’ ou botar ‘pra beber água’. Entendemos que isso aí se trata de uma cogitação de homicídio”, afirmou.

Outras Notícias

Silvio Costa Filho diz que definição da chapa para 2026 será feita após o Carnaval

Foto: Leandro de Santana/ Folha de Pernambuco Ministro destaca impacto econômico do Carnaval de Pernambuco, e afirma estar preparado para disputar Por Maysa Sena/Blog da Folha O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o desenho da chapa majoritária em Pernambuco para as eleições de 2026 só deve avançar após o período […]

Foto: Leandro de Santana/ Folha de Pernambuco

Ministro destaca impacto econômico do Carnaval de Pernambuco, e afirma estar preparado para disputar

Por Maysa Sena/Blog da Folha

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o desenho da chapa majoritária em Pernambuco para as eleições de 2026 só deve avançar após o período carnavalesco, destacando que o momento agora é de celebração e foco na economia, especialmente com o impacto positivo do Carnaval do estado.

“Acho que a gente pode celebrar um Carnaval participativo e democrático. Fico muito feliz com a perspectiva do Carnaval do Recife e de Pernambuco”, afirmou o ministro durante o 60º Baile Municipal, no Classic Hall, na madrugada deste domingo (6). A expectativa, disse, é de forte movimentação turística durante o período no estado. “A gente tem mais de três mil voos durante o Carnaval, com crescimento do turismo em quase 10%. Isso é muito importante para a nossa economia”, destacou.

Segundo ele, o debate eleitoral deve ganhar força somente após o fim da folia. “Passando o Carnaval, aí sim a gente inicia efetivamente o calendário eleitoral”, afirmou.

Ao comentar o nome dele como possível candidato ao Senado em 2026, Silvio Costa Filho deixou clara sua disposição. “Estou muito focado, ao lado do presidente Lula, em escutar o povo. Sou deputado federal, estou preparado para disputar o Senado, mas tudo no seu tempo”, disse.

O ministro reforçou que a prioridade do grupo político é a construção de uma candidatura unificada. “Na hora certa, vamos sentar todos que estão colocados para definir como vamos construir essa unidade”, afirmou.

Prefeitura de Afogados inicia nesta sexta-feira pagamento dos servidores municipais 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia nesta sexta-feira (25) o pagamento do funcionalismo público municipal, aposentados e pensionistas.  Serão injetados na economia local,  R$ 4,4 milhões com o pagamento dos salários de março de 1.551 servidores públicos municipais, incluindo aposentados e pensionistas, segundo nota.  “Estamos mais um mês cumprindo o compromisso de pagar em […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia nesta sexta-feira (25) o pagamento do funcionalismo público municipal, aposentados e pensionistas. 

Serão injetados na economia local,  R$ 4,4 milhões com o pagamento dos salários de março de 1.551 servidores públicos municipais, incluindo aposentados e pensionistas, segundo nota. 

“Estamos mais um mês cumprindo o compromisso de pagar em dia os nossos servidores, garantindo-lhes condições de um melhor planejamento financeiro e contribuindo para o aquecimento do comércio local,” destacou a secretária municipal de finanças, Lúcia Gomes. 

Nesta sexta (25) recebem as Secretarias  de Administração, Assistência Social, Agricultura, Assistência Social, Assuntos Jurídicos, Controle interno, Cultura e esportes, Finanças, Governo, Infraestrutura, Transportes, Gabinete, Ouvidoria, Assessoria especial e Coordenadoria da mulher e aposentados e pensionistas que ganham 01 salário mínimo, com iniciais de A a Z.

O cronograma segue nesta segunda (28) com pagamento de Secretaria de Educação e aposentados e pensionistas que ganham Até R$ 3 mil,  terça (29) com o pagamento de Saúde e aposentados e pensionistas com vencimentos de R$ 3.001,00 até R$ 5 mil. E quarta (30), com aposentados e pensionistas com vencimentos acima de R$ 5 mil.

Lula sabe que governo precisa acordar

Hoje no Sertão Notícias,  na Cultura FM,  falo sobre a primeira reunião ministerial do governo Lula. No encontro,  Lula admitiu que seu governo não entregou o que prometeu à sociedade brasileira. Em linhas gerais, apesar de alguns indicativos importantes como redução do desemprego e melhoria da renda, com redução da pobreza, o governo sabe que, […]

Hoje no Sertão Notícias,  na Cultura FM,  falo sobre a primeira reunião ministerial do governo Lula.

No encontro,  Lula admitiu que seu governo não entregou o que prometeu à sociedade brasileira.

Em linhas gerais, apesar de alguns indicativos importantes como redução do desemprego e melhoria da renda, com redução da pobreza, o governo sabe que, em um ambiente tão polarizado, precisa acordar.

Exemplo é que, há excessiva polarização política,  fruto da divisão gerada com o fenômeno do bolsonarismo,  e mais opções na direita que ma esquerda para 2028. Lula, inclusive,  chega a  admitir que poderá não ser ele o candidato do bloco progressista.

 

Preço da Gasolina C: qual o efeito da taxa de câmbio e do ICMS no preço do produto final?

Por Cayo Jefferson Piancó* O relacionamento entre o Governo Federal e as Unidades Federativas ao longo do mandato vigente tem sido marcada por uma série de conflitos, sendo a divergência entre as estratégias de gestão durante os períodos de crise da pandemia de Covid-19 uma das mais sérias. Porém, os embates entre os poderes executivos […]

Por Cayo Jefferson Piancó*

O relacionamento entre o Governo Federal e as Unidades Federativas ao longo do mandato vigente tem sido marcada por uma série de conflitos, sendo a divergência entre as estratégias de gestão durante os períodos de crise da pandemia de Covid-19 uma das mais sérias.

Porém, os embates entre os poderes executivos não amenizaram com o avanço da vacinação. Pelo contrário, diante dos constantes aumentos no preço da gasolina, as discussões entre a presidência e governadores estaduais se intensificam.

Para o Presidente da República, o contexto exige uma redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Tal compreensão o levou a encaminhar ao Congresso um projeto de lei para que o valor do imposto seja fixado sobre cada tipo de combustível em todo o país. Por outro lado, os Governadores argumentam que o valor da alíquota utilizado no cálculo do imposto não foi alterado.

Sendo assim, o que está aumentando não é o imposto em si, mas o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF). Este valor configura a base de cálculo do ICMS e está sob responsabilidade da Petrobras.

Para compreender melhor um lado ou outro e saber o que realmente encarece a gasolina mais cara para o consumidor final, é preciso entender o que está implicado na precificação do combustível.

De acordo com a página oficial da Petrobras, juntamente com o ICMS, somam-se ao preço da gasolina outros três impostos, sendo estes federais: a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o Programa de Integração Social (PIS/Pasep) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

A soma destes impostos configura, de acordo com a página da petroleira, um 11,3% do valor final. Acrescenta-se a estes tributos o valor repassado às distribuidoras e às revendedoras, representando um 10,7%; o custo do álcool anidro acrescentado à gasolina, compondo um 16,9%; e o preço realizado pela Petrobras, constituindo um 33,4% do preço da gasolina.

Ao analisarmos, então, o peso de cada componente, verifica-se que a maior parcela no custo da gasolina se deve ao preço estabelecido pela Petrobras. Tendo em vista que a petroleira tem sua política de preços alinhada ao mercado internacional, a variação no preço do petróleo e na taxa de câmbio também formam parte da formação do preço da gasolina.

De acordo com a cotação do dia atual, o preço bruto do petróleo Brent custa US$82,73 e o WTI, US$79,20. Ao longo dos últimos quatro meses, o valor de ambos tem variado entre US$70 a US$80. No entanto, estes não configuram os maiores valores já registrados ao longo da história.

Em julho de 2008, por exemplo, no contexto da crise econômica, tanto o Brent quanto o WTI chegaram a custar mais de US$140. Neste mês, o preço médio da gasolina cobrado nos postos de combustível brasileiros era de R$2,50 por litro.

Ou seja, apesar do valor recorde do petróleo, a taxa de câmbio tornava viável praticar preços mais baixos. Em julho de 2008, US$1 custava em média R$1,56; hoje, em outubro de 2021, custa em média R$5,47.

Dentro deste novo patamar, o preço médio atual da gasolina é de R$6,20.

É importante ressaltar que a política de paridade internacional, que acaba conferindo um peso maior ao preço do dólar, passou a ser praticada somente em 2017. Porém, tal diferença não torna menos relevante a comparação entre valores nominais do dólar e do preço na bomba.

*Cayo Jefférson Piancó é empresário do setor de combustíveis, responsável pelos postos Do Trevo São José do Egito, e Petrovia  em São José do Egito, Itapetim e Brejinho.

Serra Talhada e Arcoverde recebem liberação para instalação de infraestrutura 5G

Localizadas no Sertão de Pernambuco, as cidades de Serra Talhada e Arcoverde receberam nesta quarta-feira (26) a autorização para a instalação da infraestrutura para o 5G. A partir do dia 31 de julho, os municípios estarão aptos a iniciar a implementação do serviço.  A liberação foi concedida após uma reunião Grupo de Acompanhamento da Implantação […]

Localizadas no Sertão de Pernambuco, as cidades de Serra Talhada e Arcoverde receberam nesta quarta-feira (26) a autorização para a instalação da infraestrutura para o 5G. A partir do dia 31 de julho, os municípios estarão aptos a iniciar a implementação do serviço. 

A liberação foi concedida após uma reunião Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) que autorizou a instalação em novos 102 municípios do país. No total, 1.712 cidades já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar a tecnologia.

De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o órgão está empenhado em disponibilizar o quanto antes esse serviço de qualidade para toda a sociedade. “Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas estamos construindo um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. A meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada antes da data limite e mais de 30% dos municípios brasileiros já estão aptos para instalação da infraestrutura 5G”, destacou.

Além das cidades pernambucanas, as operadoras também poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis em outros 16 estados brasileiros. Na nova liberação, o estado de Minas Gerais foi o maior beneficiado, recebendo o aval para a implantação em 22 municípios. Na sequência estão Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (13), Mato Grosso do Sul (7), Paraíba (6), Espírito Santo (6), Paraná (5), Rio Grande do Norte (5), Rio de Janeiro (4), Mato Grosso (4), Maranhão (2), Pernambuco (2), Ceará (2), Pará (2), Bahia (1), São Paulo (1), e Tocantins (1).

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

IMPLANTAÇÃO

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora. As informações são do Diario de Pernambuco.