Notícias

Prefeito de Carnaíba enfrenta dilema na escolha do nome da base governista para 2024

Por André Luis

Por André Luis

A Coluna do Domingão de ontem analisou que o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, encontra-se diante de um dilema na escolha do nome da base governista para a disputa das eleições do próximo ano. Após uma semana positiva, marcada por duas boas notícias – a conclusão da Estrada de Ibitiranga e a aprovação do empréstimo junto à Caixa Econômica Federal pela Câmara Municipal – o prefeito tem se deparado com preocupações relacionadas à Secretária de Assistência Social, Thaynara Queiroz.

Thaynara Queiroz tem sido questionada devido a um acidente ocorrido na Itã e há alegações por parte da oposição de que ela estaria sob efeito de álcool no momento do ocorrido. A oposição afirma ter reunido vídeos que supostamente comprovam a situação e planeja explorar essas imagens durante a campanha eleitoral, caso seja ela o nome ungido por Anchieta.

A Coluna analisou ainda que  curiosamente, o nome de Thiago Arruda tem ganhado mais destaque nos espaços da prefeitura, como no programa de rádio, enquanto Thaynara Queiroz deixou de aparecer nas peças de divulgação desde o dia 31 de agosto.

Esse dilema enfrentado pelo prefeito Anchieta Patriota coloca em evidência a importância da escolha do nome da base governista para as eleições do próximo ano. A reputação e a imagem dos candidatos influenciam diretamente na percepção do eleitorado e podem ser determinantes para o sucesso da campanha.

A acusação de envolvimento em um acidente sob efeito de álcool é uma questão delicada e que precisa ser devidamente esclarecida. É fundamental que sejam realizadas investigações e apurações imparciais para verificar a veracidade das alegações e tomar as medidas adequadas, caso necessário.

Outras Notícias

Falsos policiais federais sequestram e matam jovem no Pajeú

Na sexta feira supostos policiais federais em número de dez, usando dois veículos Gol prata, invadiram uma residência no Riacho do Gado de Tabira, quebraram móveis e levaram algemado Jefferson Clementino do Nascimento, 23 anos, agricultor. O pai, Dagoberto Bispo do Nascimento procurou a PM, a PC e a Delegacia de Afogados da Ingazeira e […]

Na sexta feira supostos policiais federais em número de dez, usando dois veículos Gol prata, invadiram uma residência no Riacho do Gado de Tabira, quebraram móveis e levaram algemado Jefferson Clementino do Nascimento, 23 anos, agricultor.

O pai, Dagoberto Bispo do Nascimento procurou a PM, a PC e a Delegacia de Afogados da Ingazeira e não havia nenhum registro da prisão de seu filho.  No sábado por volta das 06h15 da manhã, a Guarnição Tática de Iguaraci foi solicitada, via telefone, de que no sítio Souza havia um cadáver, as margens da estrada vicinal.

A área foi isolada e às 10h os Policiais Civis chegaram ao local, bem como o Sr Dagoberto Bispo do Nascimento, que reconheceu a vítima, como sendo seu filho Jeferson Clementino do Nascimento.

A vítima tem antecedentes criminais por Posse Ilegal de arma de fogo, bem como era usuário de drogas, conforme relatou seu genitor. A polícia ainda não tem pistas dos assassinos.

Paulo Gonet afirma que tentativa de ruptura da ordem democrática foi comprovada no processo

Após a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal (AP) 2668, que trata da tentativa de golpe de Estado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a procedência da acusação referente aos réus do Núcleo 1. Segundo ele, os fatos descritos na denúncia foram devidamente comprovados por diversas provas, como […]

Após a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal (AP) 2668, que trata da tentativa de golpe de Estado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a procedência da acusação referente aos réus do Núcleo 1. Segundo ele, os fatos descritos na denúncia foram devidamente comprovados por diversas provas, como exige o devido processo legal.

Denúncia

De acordo com Gonet, a denúncia apresenta detalhes sobre a estruturação e a atuação da organização criminosa entre meados de 2021 e início de 2023, com o objetivo de promover a ruptura da ordem democrática no Brasil. O procurador-geral destacou que a acusação não se baseou em suposições frágeis, uma vez que os próprios integrantes do grupo documentaram quase todas as fases da ação. Durante a investigação, foram apreendidos arquivos digitais, planilhas, discursos prontos e trocas de mensagens relacionados ao plano.

Ataques às instituições

Gonet afirmou que o grupo era liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e contava com autoridades de alto escalão do governo, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência. Segundo ele, a organização criminosa desenvolveu e executou um plano progressivo e sistemático de ataques às instituições, visando prejudicar a alternância legítima de poder nas eleições de 2022 e enfraquecer o livre exercício dos demais Poderes constitucionais, especialmente o Judiciário. Além disso, o grupo tentou desacreditar publicamente o sistema eletrônico de votação.

PF e colaboração premiada

Embora a Polícia Federal tenha descoberto a maior parte dos fatos de forma independente, o procurador-geral ressaltou que os relatos do colaborador Mauro Cid foram fundamentais para esclarecer e aprofundar a investigação.

Punhal Verde e Amarelo

Ainda segundo Paulo Gonet, os autos confirmam o início da execução de planos, como o Punhal Verde e Amarelo, que previa até mesmo o assassinato por envenenamento do presidente eleito e de seu vice e  a “neutralização” do ministro Alexandre de Moraes. Esse plano envolvia o monitoramento das autoridades e compartilhamento de dados de segurança e o uso de armamento pesado e reconhecia a alta probabilidade de mortes além das previstas.

Autoritarismo e desmonte dos órgãos de controle

Com base nas últimas décadas, Gonet lembrou que a dinâmica do autoritarismo geralmente se inicia com o desmonte dos órgãos de controle, como o Judiciário, especialmente as cortes constitucionais. “Não é por acaso que o STF e o TSE se tornaram alvos prioritários e ostensivos dos ataques do grupo. Essas instituições são essenciais para o equilíbrio democrático e funcionam como guardiãs dos valores constitucionais permanentes”, destacou.

O Núcleo 1 é composto por Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência), Almir Garnier Santos (almirante e ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Jair Bolsonaro (ex-presidente da República), Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).

Desfile marcou festa dos 166 anos de Serra Talhada

O município de Serra Talhada completou neste sábado (06), o seu 166º aniversário de emancipação política. As comemorações começaram logo cedo com o tradicional Desfile Cívico, na Rua Enoque Inácio de Oliveira, e corte do bolo, na Praça de Alimentação da feira livre, com apresentação do forrozeiro Assisão. Com a participação de diversas escolas públicas […]

O município de Serra Talhada completou neste sábado (06), o seu 166º aniversário de emancipação política. As comemorações começaram logo cedo com o tradicional Desfile Cívico, na Rua Enoque Inácio de Oliveira, e corte do bolo, na Praça de Alimentação da feira livre, com apresentação do forrozeiro Assisão.

Com a participação de diversas escolas públicas e privadas, escolas visitantes, Grupo Cavalgada Feminina, Clube do Fusca Carros Antigos, Jeep Clube, Clube de Trilheiros, Associação de Promotores de Eventos de Pega de Boi, Polícia Militar, Tiro de Guerra e STTRANS, o desfile abordou a temática do meio ambiente, com o lema “A natureza espera um gesto seu”, além de outros temas que representam o desenvolvimento de Serra Talhada, como saúde e educação.

“Hoje é sem dúvidas um dia de muita alegria para todos nós que amamos Serra Talhada, por estarmos aqui celebrando os seus 166 anos, ao mesmo tempo em que comemoramos as conquistas de um novo momento vivido pelo nosso município, festejado e retratado tão brilhantemente por cada instituição que desfilou nessa avenida”, disse o prefeito Luciano Duque, que esteve acompanhado da primeira-dama, Karina Rodrigues.

Programação: a programação do dia do aniversário de Serra Talhada foi encerrada com a Noite de Glória dedicada ao público evangélico, onde se apresentaram os cantores Rose Nascimento, Heitor Melo e Marília Marques, dentro do Festival Promessas, na Estação do Forró.

Casa da Cultura: Na noite de sexta-feira (05), a Prefeitura reabriu da Casa da Cultura, que é mantida pela Fundação Cultural de Serra Talhada, e com a apresentação do projeto de revitalização da Praça Sérgio Magalhães, dois importantes cartões postais da Capital do Xaxado.

Fundada há trinta anos, a Casa da Cultura abriga o museu da cidade, onde é contada boa parte da história do município e de seus personagens principais, como o Rei do Cangaço, Lampião. O espaço foi reformado e entregue ao público numa noite de muita alegria.

Na oportunidade foi apresentado também o projeto de reforma da Praça Sérgio Magalhães, uma demanda antiga da população. A ordem de serviço está prevista para o mês de setembro, após a festa da padroeira Nossa Senhora da Penha, graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Kaio Maniçoba, representado na solenidade por sua mãe e ex-prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba.

Gestos do Executivo em busca de afinar a relação institucional com Alepe

Raquel Lyra e secretário estadual da Casa Civil ressaltaram melhora na relação do Governo com a Casa Por Juliano Muta e Ricco Viana/Blog da Folha Após aprovações sem percalços dos últimos pacotes de projetos enviados à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a governadora Raquel Lyra (PSDB) avaliou como positiva a votação de projetos estratégicos do […]

Raquel Lyra e secretário estadual da Casa Civil ressaltaram melhora na relação do Governo com a Casa

Por Juliano Muta e Ricco Viana/Blog da Folha

Após aprovações sem percalços dos últimos pacotes de projetos enviados à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a governadora Raquel Lyra (PSDB) avaliou como positiva a votação de projetos estratégicos do Executivo e ressaltou as negociações das propostas com setores da sociedade civil.

“A gente tem conseguido aprovar todos os projetos de lei que são de interesse do povo de Pernambuco e sou grata à Assembleia Legislativa por conta disso. Ainda na semana passada, aprovamos a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovamos 95% dos projetos de negociações salariais”, destacou, durante participação no Fórum Nordeste 2024, ontem.

“Tem uma coisa residual ainda que está na mesa de negociação, mas estamos muito confiantes de que está todo mundo trabalhando no mesmo passo, é devolver Pernambuco à liderança do Nordeste Brasileiro, que é o nosso lugar de destino”, ponderou Raquel Lyra.

Melhora

O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, também destacou a melhor relação do Governo com a Alepe. “A gente tem construído uma relação desde o ano passado. É evidente que o ano passado foi o ano mais difícil, porque foi um ano em que a gente teve uma contenção de despesa enorme. A gente não pôde fazer gestos, nem obras. Então, na medida em que as obras vão acontecendo, você tende a ter uma relação melhor”, avaliou Túlio.

Segundo Vilaça, o ritmo de entregas do governo tende a crescer nos próximos meses o que vai gerar resultados. O secretário também ressaltou a importância da relação institucional entre Raquel e o presidente da Assembleia, Álvaro Porto (PSDB).

“São relações institucionais que devem ser mantidas e devem ser permanentemente nutridas para que a coisa funcione de forma melhor, porque eu acho que o objetivo não só dele, do presidente da Alepe, do Álvaro Porto, quanto dela, é trazer o melhor para Pernambuco, então eu acho que nesse sentido é caminhar para que a gente tenha um estado melhor, que eu acho que esse é o objetivo de todos nós”, concluiu.

Segundo o secretário, o foco da gestão é aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA) até o prazo final para votação, em outubro.

Gesto

Na tarde de ontem, a governadora Raquel Lyra e Álvaro Porto almoçaram juntos no Palácio do Campo das Princesas e a gestora sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Presente para acompanhar os painéis do Fórum Nordeste, durante a tarde, Álvaro Porto ressaltou o compromisso da Casa legislativa em aprovar “o que for benéfico para Pernambuco”.

Segundo ele, a LOA será “analisada e debatida” dentro “dos prazos previstos no regimento”.

“Após a aprovação da LDO, a expectativa é que, ao chegar na Alepe, a Lei Orçamentária Anual (LOA) seja analisada e debatida nas comissões, dentro dos prazos previstos no regimento. Como sempre tem feito, a Casa vai se mobilizar para estudar os números e previsões orçamentárias e vai votar e aprovar tudo o que for benéfico para Pernambuco”, afirmou Álvaro Porto.

Caixa Econômica Federal participa de evento com prefeitos eleitos de Pernambuco

Simplificação de processos e linhas de captação de recursos da Caixa para os municípios. Foram com esses dois painéis que a Caixa Economia Federal participou do Seminário de Novos Gestores, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) entre os dias 11 e 12 de novembro, no Hotel Canarius, em Gravatá.  No dia 11 de novembro, […]

Simplificação de processos e linhas de captação de recursos da Caixa para os municípios. Foram com esses dois painéis que a Caixa Economia Federal participou do Seminário de Novos Gestores, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) entre os dias 11 e 12 de novembro, no Hotel Canarius, em Gravatá. 

No dia 11 de novembro, o representante da Caixa, Flávio Gavazza, falou aos prefeitos sobre a simplificação e desburocratização nos repasses para os municípios. Entre as novidades do Banco, destacam-se mudanças na minuta de contrato de repasse mais simplificada, redução de tarifas e a liberação mais ágil de recursos após a licitação. 

As novas regras afetam todos os municípios brasileiros que firmarem contratos de repasses com a União e estão detalhadas na Portaria Conjunta MGI/MF/CGU n/]33/2023. “Essas mudanças também trazem benefícios como a possibilidade de repasses automáticos, a dispensa de vistoria prévia e a ampliação e liberação de recursos, facilitando a execução de obras, por exemplo”, explicou Flávio.

No dia 12 de novembro, o painel da Caixa discutiu a captação de recursos. Um das modalidades destacadas foi o empréstimo através do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que conta com um prazo de amortização de até 240 meses. O Saneamento para Todos, Pró-Transporte, Cidades e Moradia são programas que contam com recursos do Fundo. 

O painel foi conduzido pelo superintendente Recife da Caixa, Marcelo Maia e contou com a participação dos superintendentes de todas as regiões do Banco, em Pernambuco.